
Futebol
15 Mar 2025 | 12:23 |
Os confrontos entre Flamengo e Palmeiras nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2024 ainda são lembrados por Abel Ferreira, técnico do time eliminado. O português foi expulso na partida de volta, no Allianz Parque, após fazer um gesto obsceno em direção à arbitragem. Em entrevista nesta sexta-feira (14), o treinador revelou que aquele foi o momento mais vergonhoso de sua vida.
"Eu tenho que mudar, nós temos que mudar e vocês (jornalistas) têm que mudar. Eu entendo que as perguntas mais quentes dão cliques. Mas, vocês têm essa responsabilidade. Vocês passam a imagem. O momento de maior vergonha na minha vida foi no Palmeiras. Fiz um gesto (pegou nas partes íntimas, durante um jogo contra o Flamengo) para dizer que o árbitro não tinha coragem. E um de vocês foi até o gesto para voltar a imagem e me fazer ser expulso," afirmou Abel Ferreira.
O técnico seguiu, visivelmente emocionado: "Chorei em casa na frente da minha esposa e das minhas filhas. Sangrei por dentro, foi o momento de maior vergonha na vida. Nenhum momento me revejo nela. Mas, não fiz para ofender alguém. Todos nós temos que melhorar, mas vocês (imprensa) têm que melhorar muito. Se queremos mudar a mentalidade, jornalistas como tu, que são mais novos, devem questionar aos mais velhos se é este tipo de jornalismo que queremos para o futuro. É isso que faço como treinador e é o que espero de vocês", revelou o técnico.
Relembre o episódio
Naquela ocasião, o Flamengo, então sob o comando de Tite, venceu o jogo de ida, no Maracanã, por 2 a 0. No jogo de volta, no Allianz Parque, o Palmeiras abriu o placar rapidamente e pressionou, mas Abel Ferreira se irritou com as marcações da arbitragem. Durante o segundo tempo, o técnico fez o gesto em direção ao árbitro e acabou expulso.
Após a expulsão, o Mengão segurou o placar, avançou para as quartas de final e seguiu até conquistar o pentacampeonato da Copa do Brasil, eliminando equipes como Bahia, Corinthians e Atlético-MG. Por outro lado, em 2024, o Palmeiras de Abel Ferreira conquistou apenas o Campeonato Paulista.
Jogador, que marcou gol do título pelo Mais Querido, foi recentemente liberado pelo Mengão e encontrou nova casa no Alviverde
03 Out 2025 | 09:52 |
Depois de passagem marcada por títulos nas categorias de base do Flamengo, Felipe Teresa é o novo reforço do Palmeiras. O atacante de 19 anos rescindiu contrato com o Rubro-Negro no fim de setembro e assinou vínculo de dois anos com o clube paulista, que ficará com 80% dos seus direitos econômicos. Assim, o jovem encerra um período de uma semana e meia sem equipe.
A decisão de liberar Felipe Teresa partiu do próprio Flamengo, que demonstrou insatisfação com a postura do atleta. O clube, no entanto, não entrou em detalhes sobre os motivos e apenas agradeceu pelo período em que o jogador vestiu o Manto Sagrado.
Na despedida, Teresa publicou mensagem em tom de gratidão: “Hoje encerro um ciclo no Clube de Regatas do Flamengo, o time do meu coração e que sempre terá um lugar especial na minha vida. Apesar das circunstâncias, saio com gratidão por ter tido a oportunidade de vestir essa camisa tão pesada e cheia de história”, escreveu.
Formado no Ninho do Urubu, Felipe Teresa acumulou conquistas importantes. Em 2024, foi protagonista ao marcar o gol do título no Mundial de Clubes Sub-20, contra o Olympiacos (GRE). Além disso, chegou a receber oportunidades no time profissional sob comando de Filipe Luís, tendo marcado contra o Grêmio, em Porto Alegre, pelo Brasileirão do mesmo ano.
Sem o atacante, o Flamengo sub-20 volta a campo neste sábado (04), às 10h (horário de Brasília), contra o Madureira, pelo Campeonato Carioca da categoria. O duelo acontece no Estádio Conselheiro Galvão. Os Garotos do Ninho estão na terceira colocação da tabela, enquanto o Tricolor Suburbano é o 10º na competição.
Mengão ficou no empate em 0 a 0 diante do Cruzeiro e atacante teve atuação abaixo no confronto, gerando impaciência da torcida, mas treinador explica
03 Out 2025 | 09:32 |
Depois do empate em 0 a 0 com o Cruzeiro, nesta quinta-feira (2), no Maracanã, Filipe Luís concedeu entrevista coletiva e abordou a oscilação de Samuel Lino. O atacante, que começou sua trajetória no Flamengo em alta e chegou até a Seleção Brasileira, atravessa momento de queda de rendimento e foi vaiado ao ser substituído.
Filipe Luís sobre sequência de jogos de Samuel Lino, no Flamengo: "talvez ele tenha sentido um pouco e isso fez o rendimento cair"
O técnico reconheceu a queda de desempenho, mas destacou que a sequência intensa de jogos pesou no aspecto físico. “O Lino teve uma sequência muito pesada de jogos, muito difícil. O jogo da Libertadores teve uma carga grande, depois de três dias jogou contra o Corinthians, partidas muito difíceis, e eu optei por dar essa sequência de minutos para ele. Fisicamente, talvez ele tenha sentido um pouco e isso fez o rendimento cair”, explicou Filipe.
Filipe Luís também fez questão de pedir paciência e compreensão com o atacante, lembrando que jogadores de drible naturalmente se expõem mais a erros: “É importante que vocês e a torcida entendam que os dribladores são os que mais perdem bola, isso é natural do futebol. Sempre que você tem Cebolinha, Michael, Lino, o próprio Plata, são jogadores que arriscam no um contra um e se expõem muito”, afirmou.
Sobre o jogo diante do Cruzeiro, o treinador revelou que a estratégia era explorar o duelo de Lino contra William, mas a marcação dobrada do adversário limitou o atacante: “Eu tentei muito explorar esse um contra um, mas o Cruzeiro dobra bem a marcação, vinha sempre dois ou três, não foi um jogo fácil taticamente para ele”, destacou o treinador.
Filipe lamentou as vaias e reforçou que o estilo de Lino é incentivado por ele: “Sou eu que peço para ele driblar, para ir para cima. Quando ele consegue, gera muita vantagem. Espero que ele não se abale, porque é algo absolutamente normal. Ele tem a minha confiança e vai recuperar a alegria de jogar”, concluiu.
Samuel Lino terá outra chance de se redimir com o torcedor quando o Flamengo voltar a campo no domingo (5), às 18h30 (horário de Brasília), contra o Bahia, na Arena Fonte Nova, pela 27ª rodada do Brasileirão. A partida terá transmissão do Premiere (pay-per-view).
Mengão ficou no 0 a 0 contra o Cruzeiro no Maracanã e torcida reclamou na falta de vontade do clube, mas zagueiro rebate a afirmação
03 Out 2025 | 09:06 |
Após o empate em 0 a 0 entre Flamengo e Cruzeiro, nesta quinta-feira (2), no Maracanã, Léo Ortiz negou que o resultado tenha relação com queda de intensidade da equipe. O zagueiro destacou que, na sua visão, o Rubro-Negro foi melhor justamente no segundo tempo.
Léo Ortiz sobre intensidade do Flamengo: "não tem muito a ver com intensidade. Isso não faltou"
“Desculpa, eu não concordo. Eu acho que na segunda etapa foi onde a gente teve mais volume com a bola. Talvez em algum momento ali no meio eles tiveram um pouquinho mais de controle, ficou um jogo muito de trocação”, declarou o zagueiro.
“No primeiro tempo também foram parecidos os momentos do jogo. Acho que não tem muito a ver com intensidade. Isso não faltou. A gente pressionou do primeiro ao último minuto”, finalizou Léo Ortiz, na zona mista após o duelo com o Cruzeiro.
Flamengo e Cruzeiro fizeram um duelo de alto nível, marcado pela intensidade, mas sem eficácia nas finalizações. O Mais Querido teve duas boas oportunidades para definir o placar, mas não conseguiu balançar as redes.
Com o empate, o Flamengo chegou a 55 pontos e manteve a liderança do Brasileirão, três à frente do Palmeiras (52) e quatro acima do Cruzeiro (51), após 26 rodadas. O Mais Querido tem um jogo a menos na competição, enquanto o alviverde tem duas partidas por fazer.