
Futebol
|
Abel Ferreira já deu o pontapé inicial para a partida entre Palmeiras e Flamengo, na quarta-feira (7), às 20h (de Brasília), no Allianz Parque, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Após o empate contra o Inter no domingo (4), o técnico português convocou a torcida, criticou a imprensa, e revelou que disse a seus jogadores que nesta temporada o Alviverde estará "contra tudo e todos".
Veja a fala do treinador alviverde:
"Esse ano vai ser contra tudo e contra todos. Muitas vezes criam-se notícias, inventam-se, dizem que as lideranças isso e aquilo. Isso é só para gerar notícia, é falso, ruim, jornalismo raso, baixo. Parece que cheguei aqui há quatro dias. Não estou aqui há quatro dias, estou há quatro anos. Não preciso que falem bem de mim, preciso que me respeitem como homem, como português, só preciso que me respeitem. O que fazem os jogadores comigo ou a direção, é isso que exijo dos outros, respeito. Não vou respeitar quem não me respeita. Conheço muito bem quem faz jornalismo sério, e não estou a dizer que sou perfeito e acerto em tudo que faço. Mas olhando o passado recente, tenho acertado mais do que tenho errado. Mas peço desculpas pelos erros que cometi. Aqui parece que todos são perfeitos, e os dirigentes, jogadores e treinadores são os incompetentes. Darei sempre a cara para defender os meus jogadores, como sempre fiz. Muita coisa aconteceu ao mesmo tempo, e mais uma vez: este ano vai ser contra tudo e contra todos. Já preparei os jogadores para isso"
O que aconteceu?
O Palmeiras conseguiu "estancar" a crise de resultados e arrancou um empate contra o Internacional. A equipe tinha três derrotas nos últimos três jogos e o empate, com um gol no final da partida, aliviou a situação da equipe antes do jogo decisivo contra o Flamengo.
Abel Ferreira aproveitou o momento de alívio para criar um ambiento favorável à equipe antes da decisão e inflamou a torcida. O técnico pediu o apoio condicional dos torcedores do primeiro ao último segundo no jogo contra o Flamengo.
"Para aqueles que estão distraídos, mau intencionados, oportunistas, para aqueles que têm inveja do Palmeiras, são nesses períodos que temos que ver quem está do nosso lado, que são aqueles que querem continuar a pertencer e ajudar esse grupo a continuar a ganhar. A força tem que vir de dentro, todos somos um não é só nas vitórias. O treinador tem como função escolher os jogadores para jogar, gostem ou não, mas quem tem a informação toda sou eu. Não é jornalista, torcedor ou oportunista. A função do nosso diretor é ajudar na gestão do grupo, contratar jogadores e vender jogadores. Nossa presidente nem vale a pena falar. Ela é absolutamente extraordinária, tem mais coragem que muitos juntos. E a nossa torcida, os 16 milhões que temos, que na quarta [contra o Flamengo] nos ajudem do primeiro ao último segundo para buscar a vaga na próxima fase", acrescentou.
Abel usou o lema pela primeira vez em abril de 2021. Naquele ano, o Palmeiras optou por poupar seus titulares no Campeonato Paulista para utilizá-los na Libertadores e teve dificuldades para confirmar sua classificação para a fase seguinte do Estadual. Os muros do Allianz Parque foram pichados pelos resultados ruins e Abel chegou a dizer que naquele ano seria "contra tudo e contra todos".
O Palmeiras terminou a temporada de 2021 com o título da Copa Libertadores sobre o Flamengo. O lema de Abel virou um mantra palmeirense que ecoava nas arquibancadas. Contra o mesmo Rubro-negro, o Alviverde precisará reverter um placar de 2 a 0 para avançar á próxima fase na Copa do Brasil. Abel disse em sua coletiva que esse é o momento da torcida e da equipe sofrerem juntas.
"Não conheço só equipes que vencem, só técnicos que ganham e só jogadores que jogam bem, nem famílias perfeitas. Chegou nosso momento de sofrer juntos"
Rubro-Negro tenta reabilitação no Brasileirão diante de um tricolor embalado por boas atuações individuais e que tem Everton Ribeiro como comandante em campo
|
O Flamengo volta a campo neste sábado (10), às 21h (de Brasília), para enfrentar o Bahia no Maracanã, pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro. Após a derrota para o Cruzeiro por 2 a 1 fora de casa, o time comandado por Filipe Luis tenta retomar o caminho das vitórias e manter-se entre os primeiros colocados da tabela.
Do outro lado, o Bahia de Rogério Ceni chega embalado pela vitória sobre o Botafogo por 1 a 0, em Salvador, e com um ingrediente especial: o reencontro com Everton Ribeiro, ex-capitão rubro-negro, que comanda o meio de campo tricolor e volta ao Maracanã em clima de respeito, mas com o foco nos três pontos.
O último confronto entre as equipes aconteceu na Fonte Nova, ainda neste Brasileirão. Na ocasião, o Flamengo venceu por 2 a 0 com gols de Ayrton Lucas e Carlos Alcaraz, este último já negociado. A partida marcou o início de um novo ciclo sob comando de Filipe Luís, então interino, antes da chegada definitiva de Filipe.
Para não ser surpreendido, o Flamengo precisa estar atento a pelo menos cinco nomes que vêm se destacando pelo lado baiano. A começar pelo volante Erick, que mesmo atuando de forma mais recuada, é o artilheiro do time na temporada com sete gols. Outro nome que chama atenção é o atacante Luciano Rodríguez, responsável por seis gols em 2025 e apontado como uma das grandes apostas do Bahia. O uruguaio é o vice-artilheiro da equipe e uma das referências ofensivas de Ceni.
No setor esquerdo, o versátil Luciano Juba tem feito diferença. Apesar de ser atacante de origem, tem atuado como lateral e lidera o Bahia em participações ofensivas no Brasileirão. Pelo aplicativo SofaScore, tem média de 7.50 e soma um gol e três assistências na Série A. Quem também tem deixado boa impressão é o jovem Erick Pulga, outro atacante da equipe nordestina. Com um gol, uma assistência e média de 7.33, ele é uma das gratas surpresas do início de campeonato e pode aparecer como opção para Ceni, seja como titular ou no segundo tempo.
Rubro-Negro ultrapassa marca de 62 milhões de seguidores em abril e lidera ranking digital com folga; Instagram se consolida como principal plataforma
|
O Flamengo mantém sua hegemonia fora de campo e mostra força também nas redes sociais. De acordo com o levantamento mais recente da Ibope Repucom, o clube carioca encerrou abril com 62.554.061 seguidores, consolidando sua posição no topo entre os clubes brasileiros. A vantagem é expressiva. O Corinthians, segundo colocado no ranking, possui 41.087.588 seguidores, uma diferença de mais de 21 milhões. O Santos, impulsionado pela imagem de Neymar, aparece em terceiro com 24.175.005.
O crescimento rubro-negro no último mês foi notável: 334 mil novos seguidores em todas as plataformas. A maior parte desse crescimento veio do Instagram, com 159 mil novos inscritos, o que representa 47% do aumento total. A lista abrange os 20 clubes com mais seguidores, incluindo 17 da Série A e 3 da Série B. Entre os principais da elite, Palmeiras (23,4M) e São Paulo (22,8M) completam o top 5. Veja a classificação completa:
1. Flamengo — 62,5 milhões
2. Corinthians — 41,1 milhões
3. Santos — 24,1 milhões
4. Palmeiras — 23,4 milhões
5. São Paulo — 22,8 milhões
Além do Instagram, TikTok e YouTube também mostraram desempenho positivo: foram 100 mil e 60 mil novos seguidores, respectivamente, segundo o relatório do Ibope Repucom. Curiosamente, o desempenho digital acompanha a fase do time dentro de campo. Em abril, o Flamengo disputou oito partidas e obteve cinco vitórias, dois empates e apenas uma derrota, números que ajudam a explicar o engajamento crescente da torcida.
Entre as redes, o Instagram é o principal pilar da presença digital do Flamengo. A plataforma já soma 21,8 milhões de seguidores, sendo o canal com maior público entre os rubro-negros.O Facebook é a segunda rede com mais impacto, com 13 milhões de seguidores. Na sequência, o X/Twitter aparece com 11 milhões.
O TikTok, com 9,3 milhões, e o YouTube, com 7,3 milhões, encerram a lista de redes oficiais analisadas. O número mostra que o clube tem forte penetração em plataformas com perfis variados de público. O crescimento no TikTok e no YouTube reforça a adaptação do clube às tendências de consumo de conteúdo. Os vídeos curtos e bastidores têm feito sucesso entre os torcedores.
Nas redes sociais, ela compartilhou uma mensagem após receber alta hospitalar em São Paulo e falou sobre a viagem tão aguardada
|
A cantora Preta Gil já tem data para viajar para os Estados Unidos. Ela viajará na semana que vem para reiniciar seu tratamento contra o câncer em um hospital no exterior. Nas redes sociais, ela compartilhou uma mensagem após receber alta hospitalar em São Paulo e falou sobre a viagem tão aguardada.
“Passei a última semana internada no Hospital Sírio-Libanês sob os cuidados da minha amada equipe médica!!!! Já estou em casa e sempre cercada pelos meus amores!!!! Sigo aqui me fortalecendo pra semana que vem começar uma nova etapa do meu tratamento nos Estados Unidos", afirmou.
Nos comentários do post dela, vários famosos demonstraram apoio por meio de mensagens carinhosas. “Que notícia maravilhosa, me alegra imensamente”, disse Gaby Amarantos. “Vai ser só benção, irmã”, comentou Amora Mautner. “Cercada de amor e fé”, comentou Flora Gil. “Deus abençoe e te cure completamente onde estiver”, afirmou Isadora Ribeiro.
A cantora Preta Gil revelou que vai fazer o tratamento nos Estados Unidos porque já fez tudo o que podia no Brasil. Ela tem uma longa luta contra o câncer, que começou no intestino e se espalhou para outras áreas do abdômen. Assim, ela quer tentar todas as alternativas em busca da cura e há uma chance em um tratamento que é feito no exterior.
Durante a participação no Domingão com Huck, da Globo, há pouco tempo, Preta contou sobre a complexidade do seu caso. "Agora eu entro em uma fase difícil e complicada. Aqui no Brasil a gente já fez tudo o que podia. Agora as minhas chances de cura estão no exterior. E é para lá que eu vou para voltar curada", disse ela.
E completou: "Eu tenho muita coisa para fazer nessa vida. Eu me recuso a aceitar que se findou para mim agora. Eu ainda tenho uma caminhada”, afirmou ela, e completou: "Eu vou [para o exterior] porque eu tenho muito amor à vida. Eu sei que a gente tem que aprender a lidar com a finitude. Tenho muita fé nos meus orixás e nas minhas santinhas, fé na vida, fé no amo.
O tumor original de Preta Gil foi o câncer no reto, que foi removido em uma cirurgia após tratamento com quimioterapia. A doença retornou no segundo semestre de 2024, quando 6 novos focos foram identificados no peritônio e no sistema linfático, e removidos em cirurgia com duração de 21 horas que aconteceu em dezembro de 2024.