
Futebol
|
Apesar de estrangeiro, Carlo Ancelotti não quer ser um estranho no ninho. O novo técnico da seleção brasileira quer passar por uma imersão no futebol nacional, mantendo contato com técnicos e conhecendo mais o que rola por aqui.
Não vai dar tempo para a próxima convocação e a data Fifa de junho. Mas tão logo cumpra os jogos contra Equador e Paraguai, o treinador terá uma agenda de idas a jogos e intercâmbio com quem atua no mercado nacional.
A ideia passa longe de uma rivalidade entre o europeu que está chegando agora e as mentes que moldam os times do Brasileirão.
Na perspectiva da CBF, a vinda de Ancelotti é uma oportunidade de sugar a experiência dele não só para a seleção principal. O intuito da entidade é propiciar um canal interno que envolva também os treinadores da sub-20, Ramon Menezes, sub-17, Dudu Patetuci, e o futuro técnico da sub-15 - que ainda será contratado.
Esse modo de trabalho já está alinhado com Rodrigo Caetano, coordenador da seleção. A figura de Juan, embora silenciosa, é importante porque a CBF considera o coordenador técnico como um backup de informações e métodos na seleção. Até por isso ele ficou após a demissão de Dorival Júnior.
Nos tempos de Flamengo, Juan, inclusive, era o único com autorização para acompanhar os treinos de Jorge Jesus. Também nessa função de armazenar conhecimento do que se fazia ali.
Ancelotti chegou ontem à noite ao Brasil. Hoje à tarde, anuncia a primeira lista de convocados, em um evento no Rio. A cidade passará a ser sua casa ao longo do contrato de um ano, até a Copa do Mundo.
Goleiro é um dos principais destaques do Mengão na temporada e uma parte de seu jogo vem chamando cada vez mais a atenção
|
Em entrevista coletiva realizada neste sábado (14), nos Estados Unidos, o goleiro Agustín Rossi falou sobre a preparação do Flamengo para o Mundial de Clubes da FIFA 2025 e comentou aspectos do sistema defensivo rubro-negro, especialmente sua atuação com os pés, algo que tem chamado a atenção.
Rossi sobre jogo com os pés no Flamengo: "Gosto desse estilo e me sinto parte dessa proposta"
Questionado sobre sua evolução nesse fundamento, Rossi destacou que a prática não é novidade em sua carreira, embora não fosse prioridade durante sua passagem pelo Boca Juniors, já havia tido oportunidades de mostrar sua qualidade em outros clubes.
“Não era uma característica do Boca tentar muito jogar assim. Mas antes disso, atuei no Estudiantes com o Milito, no Defensa y Justicia com o Holán, onde era proibido dar chutões, e também com o Beccacece. No Lanús joguei da mesma forma. No Flamengo, tanto com o Sampaoli quanto agora com o Filipe Luís, a ideia é parecida. Gosto desse estilo e me sinto parte dessa proposta”, afirmou o goleiro.
Rossi também foi questionado sobre os números defensivos do Flamengo, que lidera o Campeonato Brasileiro em ações de pressão no campo ofensivo. Para ele, o bom desempenho coletivo na marcação avançada tem sido fundamental para a solidez da equipe na defesa.
“O Filipe (Luís) deixou claro desde o início que queria um time seguro, com qualidade ofensiva, mas também sólido defensivamente. Sabemos que a defesa começa no ataque. Somos o time que mais pressiona no Brasileirão, e isso influencia diretamente na nossa solidez lá atrás. Eu sou o último homem da defesa e preciso estar pronto para agir quando a bola chegar. Esse é o meu papel”, explicou o argentino.
O Flamengo encerra a preparação em Atlantic City, Nova Jersey, e viaja neste domingo (15) para a Filadélfia, onde estreia no Mundial de Clubes contra o Espérance de Tunis, na segunda-feira (16). O segundo compromisso será na sexta (20), contra o Chelsea, também na Filadélfia. A cidade é famosa por ser o cenário das icônicas escadarias do filme Rocky — inspiração para a superação rubro-negra em busca do título mundial.
Pelo grupo do Palmeiras, time de Lionel Messi e Luís Suárez fazem um jogo mopvimentado, mas sem muito perigo para as defesas
|
Al Ahly e Inter Miami não saíram do 0 a 0 na partida inaugural da Copa do Mundo de Clubes da Fifa, neste sábado, em Miami, nos Estados Unidos. Isso não significa, porém, que o jogo foi morno. Muito pelo contrário. Se não fosse as grandes defesas de Ustari e El Shenawy a partida poderia ter sido de muitos gols.
Os dois goleiros foram verdadeiros paredões. No primeiro tempo, Ustari do Inter Miami, defendeu um pênalti de Trézéguet, aos 42 minutos, e foi muito acionado com a bola rolando.
Na etapa final foi a vez de El Shenawy salvar o Al Ahly, principalmente nos minutos finais, com duas defesas espetaculares, uma aos 50 minutos, em finalização de Messi, e outra aos 52, em cabeçada de Falcón. Com o 0 a 0, cada equipe somou um ponto no Grupo A, que ainda tem Palmeiras e Porto.
A partida de abertura da Copa do Mundo de Clubes, neste sábado, teve uma inovação em torneios da Fifa. Os jogadores dos dois times, Al Ahly, do Egito, e Inter Miami, dos EUA, entraram no gramado um de cada vez, com seus nomes anunciados no Hard Rock Stadium, em Miami.
Os egípcios foram os primeiros a entrar, logo depois que terminou a cerimônia de abertura. Jogando em casa, o Inter Miami entrou em seguida: Luis Suárez puxou a fila, que terminou com Lionel Messi, o mais aplaudido. Al Ahly e Inter Miami estão no Grupo A da competição, o mesmo de Palmeiras e Porto, que se enfrentam neste domingo.
Cristiane, Jucinara e Fernanda marcaram os gols rubro-negros na 14ª rodada do Brasileirão Feminino, que levou o time para o quinto lugar
|
Na 14ª rodada do Brasileirão Feminino, o Flamengo venceu o América-MG por 3 a 0 na tarde deste sábado (14), no estádio Luso-Brasileiro. Cristiane, Jucinara e Fernanda balançaram as redes para as Meninas da Gávea, que subiram para o quinto lugar com 26 pontos. Já classificado para as quartas de final, o Mengão encara o Grêmio na última rodada.
A partida começou com as Meninas da Gávea partindo para o ataque. No primeiro minuto de bola rolando, Ju Ferreira arriscou o chute de fora da área, mas saiu em tiro de meta. Dois minutos depois, Fernanda bateu colocado para defesa de Tainá Borges.
Aos 12', o América-MG respondeu com Iara, que recebeu na frente e bateu colocado. A bola bateu na trave. Com o passar do tempo, o Flamengo tentava ficar mais com a posse de bola.
Na reta final da primeira etapa, Jucinara cruzou para Cristiane, que mandou no travessão. Em um bom jogo, com chances para ambos os lados, as equipes por pouco não conseguiram balancar as redes antes do intervalo.
No início do segundo tempo, Ju Ferreira quase abriu o placar. A volante rubro-negra levou pra canhota e bateu. A goleira fez boa defesa e salvou o time mineiro.
Melhor na partida, as Meninas da Gávea balançaram as redes aos 15' com Cristiane! Valéria Cantuário cruzou na marca do pênalti e a centroavante cabeceou firme. Tainá Borges ainda tocou na bola, mas não conseguiu salvar o gol: 1 a 0.
Após inaugurar o marcador, o Mengão continuou no ataque e ampliou aos 32' com um golaço de Jucinara. A lateral dominou na entrada da área, ajeitou com a canhota e bateu com categoria no ângulo da goleira: 2 a 0.
Nos minutos finais, a equipe rubro-negra marcou o terceiro. Glaucia fez boa jogada pela direita e encontrou Fernanda dentro da área. Ela driblou a marcação e bateu sem chance para a goleira, decretando a vitória rubro-negra por 3 a 0 no Luso-Brasileiro.
Vivi Holzel; Monalisa (Fabi Simões), Flávia Mota, Agustina (Núbia) e Jucinara; Djeni (Letícia), Ju Ferreira e Glaucia; Fernanda, Mariana (Valéria Cantuário) e Cristiane (VitóriaAlmeida).
Técnica: Rosana Augusto.
Tainá Borges; Laís Giacomel (Thayná Camilly), Maiara, Mimi e Ilana (Jajá); Sassá, Iara e Rafa Levis (Mari Andrade); Radija, Soraya (Emily Arias) e Pimenta (Gadu).
Técnico: Jorge Victor.
As Meninas da Gávea voltam a campo na próxima quarta-feira (18) para enfrentar o Grêmio, às 15h, no estádio Airton Ferreira da Silva, na última rodada do Brasileirão Feminino.