Futebol

Após críticas, novos VPs do Flamengo defendem contratação de José Boto

Dirigentes do Mengão usam as redes sociais para explicar o trabalho da nova diretoria e torcedores veem como uma resposta a comentários de jornalista da Globo

VPs defendem trabalho de José Boto no Flamengo - Foto: Reprodução/Shakhtar
VPs defendem trabalho de José Boto no Flamengo - Foto: Reprodução/Shakhtar

23 Dez 2024 | 09:43 |

Icon Comentário0

A recente autonomia concedida ao diretor técnico do Flamengo, José Boto, tornou-se alvo de críticas e discussões entre torcedores e jornalistas. Um dos destaques foi a opinião de Ana Thaís Matos, do Grupo Globo, que classificou como “absurdo” o poder delegado ao português, especialmente na decisão de manter Filipe Luís como técnico. A declaração gerou reações de dirigentes do clube e ampla repercussão nas redes sociais.


Reações internas do Flamengo


Dois vice-presidentes do Flamengo reagiram à declaração. Marcos Motta, novo VP de Administração, fez uma postagem interpretada como uma indireta sobre o tema.


Todos os grandes clubes com os quais trabalho – ou trabalhei – mundo afora, trazem em seus organogramas a figura do diretor técnico e/ou diretor esportivo de forma destacada. Sejam eles “clubes de dono” ou associações esportivas”, escreveu Marcos Motta, no X. Torcedores lembraram imediatamente da fala de Ana Thaís Matos na última quinta-feira (20) nos comentários da publicação.

Já Ricardo Hinrichsen, vice-presidente de Marketing, foi mais direto ao ironizar as críticas de Ana Thaís nas redes sociais.


“No dia 9 de dezembro último, 55% dos sócios votantes nas eleições do Flamengo disseram não ao amadorismo, e sim a um modelo gestão baseado no conhecimento e na ciência. Mas quem conhece o clube é jornalista da Faria Lima que nunca colocou os pés na Gávea”, escreveu o VP.

A declaração de Ana Thaís Matos

Durante o programa Seleção SporTV na última quinta-feira (19), Ana Thaís opinou sobre a decisão do presidente Luiz Eduardo Baptista (Bap) de permitir que José Boto influencie diretamente na continuidade de Filipe Luís como treinador.

“É uma loucura essa informação. O presidente delegou a um cara que não conhece o clube se ele (Filipe) vai ser treinador ou não? Isso é um absurdo, gente. Não é possível. Que isso, que loucura! Delegar a uma pessoa, que não conhece o clube, quem vai ser o treinador, se merece ou não continuar”, criticou a jornalista.

Ana Thaís ainda apontou que tal movimento reflete uma tentativa de criar uma figura centralizadora, algo que considera negativo:

“Acho ousado, não vejo como inovação. É uma forma (do Bap) começar dividindo a atenção… Já começa fazendo aquele culto à imagem. “Vou começar aqui com um diretor que vai dar entrevista, vai ser o cara que todo mundo vai bater”. Sou contra a cultura desse tipo de dirigente no Brasil”, finalizou a comentarista.

José Boto no Rio de Janeiro

Apesar das controvérsias, José Boto segue alheio ao debate. O diretor técnico passará o Natal em Portugal e desembarcará no Rio de Janeiro no próximo sábado (28). Mesmo antes de sua chegada ao clube, Boto já está desempenhando papel ativo, como na decisão de não renovar o contrato de David Luiz, uma medida anunciada no domingo (22).

O futuro sob Boto

A nova gestão do Flamengo, liderada por Bap, aposta na modernização administrativa e na autonomia de seus profissionais. Ainda assim, as críticas de Ana Thaís Matos refletem uma parte da torcida e da imprensa que vê com ceticismo esse modelo. Resta saber como o trabalho de Boto impactará o clube nos próximos meses.



Futebol

Vitão elogia concorrência na zaga do Flamengo: "altíssimo nível"

Novo reforço rubro-negro projeta disputa sadia por titularidade com nomes de "nível de Seleção" com nomes de "nível de Seleção" como Léo Pereira e Ortiz

Vitão revela papo com Filipe Luís em 2025 e projeta disputa com Léo Pereira e Ortiz na zaga do Flamengo - foto: reprodução
Vitão revela papo com Filipe Luís em 2025 e projeta disputa com Léo Pereira e Ortiz na zaga do Flamengo - foto: reprodução

09 Jan 2026 | 19:00 |

Icon Comentário0

A chegada do zagueiro Vitão ao Flamengo eleva de vez o patamar do sistema defensivo do rubro-negro. Durante sua apresentação oficial no Ninho do Urubu, o zagueiro adotou um discurso de humildade e aprendizado ao projetar a disputa por posição.


O novo camisa 44 terá como concorrentes diretos Léo Pereira, Léo Ortiz e Danilo. E para o jogador, a concorrência será benéfica para ele: "São jogadores de altíssimo nível. Todos com nível de Seleção. Chego para ajudar, sei da minha posição nesse primeiro momento. Quero aprender o máximo com eles", afirmou. Ele também ressaltou que, com o calendário cheio, espera aproveitar as oportunidades que surgirem.


PAPO COM FILIPE LUÍS


Durante sua apresentação oficial no Ninho do Urubu, o defensor revelou bastidores de uma conversa com o técnico Filipe Luís. O contato ocorreu logo após o confronto entre Flamengo e Internacional, válido pela última edição da Conmebol Libertadores, quando o Rubro-Negro eliminou a equipe gaúcha.

O interesse do Flamengo em Vitão não é recente. O clube já havia tentado a contratação em 2025, sem sucesso. No entanto, a persistência da diretoria e o aval técnico foram fundamentais. "Conversei pouco com o Filipe Luís. Na verdade, o meu primeiro contato com ele foi depois do jogo da Libertadores no Beira-Rio. Conversei um pouco, ele disse que contava comigo, que estava me esperando. Mas, como eu disse, estava muito focado no Internacional", detalhou o zagueiro.


OPERAÇÃO POR VITÃO

Para transformar o desejo em realidade, o Flamengo precisou desembolsar cerca de 5,5 milhões de euros, além de perdoar uma dívida do Internacional referente à compra do volante Thiago Maia, avaliada em mais de 4,5 milhões de euros. A operação financeira complexa garantiu a chegada do atleta para reforçar o sistema defensivo.


Futebol

Vitão é apresentado e abre coração ao Flamengo: "A sensação é inexplicável"

Zagueiro ex-Internacional veste o Manto Sagrado no Ninho do Urubu, confirma propostas de rivais e destaca realização de sonho antigo

Apresentado oficialmente, Vitão revelou ter recusado proposta do Cruzeiro para realizar o sonho de jogar no Flamengo - foto: reprodução
Apresentado oficialmente, Vitão revelou ter recusado proposta do Cruzeiro para realizar o sonho de jogar no Flamengo - foto: reprodução

09 Jan 2026 | 17:54 |

Icon Comentário0

Um desejo antigo da diretoria do Flamengo finalmente se concretizou. Nesta sexta-feira (9), o zagueiro Vitão foi apresentado oficialmente como novo reforço do clube, em coletiva de imprensa realizada no Centro de Treinamento Ninho do Urubu. Vindo do Internacional, o defensor não escondeu a satisfação pelo desfecho das negociações e enfatizou o peso emocional de sua escolha em vestir a camisa rubro-negra.


Durante a apresentação, o jogador destacou que, apesar do profissionalismo mantido em seu clube anterior, o convite do time carioca mudou o rumo de seu planejamento, tornando-se uma prioridade imediata sobre qualquer outra possibilidade de mercado.


SONHO ANTIGO


Ao segurar o Manto Sagrado pela primeira vez, Vitão descreveu o momento como único em sua trajetória profissional. O atleta revelou que instruiu seus representantes a focarem no clube carioca assim que o interesse se tornou concreto, deixando de lado outras sondagens.

"A sensação é inexplicável, não tenho palavras para descrever a felicidade. Já teve especulações, mas respeito a instituição que eu trabalhava, deixava isso para o meu staff. Mas a partir do momento que o Flamengo quer te contratar, é difícil pensar em outra coisa", afirmou o zagueiro.


Vitão reforçou que sua decisão foi guiada pelo sentimento e pela grandeza do desafio. "Eu segui meu coração. Meus empresários estão aí, sabem que eu tive outras propostas, que não quis nem ouvir, mas quando chega o Flamengo, você não nega. Não tem como", completou.

BASTIDORES DO MERCADO 

Antes de fechar com o time da Gávea, Vitão esteve muito próximo de um acerto com o Cruzeiro. O zagueiro confirmou a proposta da equipe mineira, mas explicou que a entrada do Flamengo na negociação foi determinante para mudar sua rota. Segundo ele, atuar no Rio de Janeiro era o movimento necessário para elevar seu patamar esportivo.

"Teve a proposta do Cruzeiro, mas isso fica na mão do meu staff, e quando chegou o Flamengo, eu tive a certeza de que esse era o passo que tinha que dar na minha carreira", explicou o reforço, que finalizou projetando títulos: "Um clube vitorioso, com uma história gigantesca, e eu espero contribuir da melhor maneira possível para ficar na história".


Futebol

Alvo do Flamengo, Gabriel Brazão não crava permanência no Santos: "Depende..."

Em entrevista coletiva nesta sexta-feira, o goleiro reiterou o desejo de continuar na Vila Belmiro, mas admitiu que a decisão final cabe à diretoria

Alvo do Flamengo, Gabriel Brazão afirma que decisão sobre transferência cabe à diretoria do Santos - foto: reprodução
Alvo do Flamengo, Gabriel Brazão afirma que decisão sobre transferência cabe à diretoria do Santos - foto: reprodução

09 Jan 2026 | 17:39 |

Icon Comentário0

O futuro de Gabriel Brazão segue indefinido. Em meio ao forte interesse do Flamengo para a temporada de 2026, o goleiro do Santos concedeu entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (9) e evitou garantir sua permanência na Vila Belmiro. Embora tenha reforçado sua gratidão e vontade de continuar vestindo a camisa do Peixe, o arqueiro deixou claro que as tratativas estão nas mãos dos dirigentes.


A declaração ocorre em um momento de movimentação intensa no mercado da bola. O Rubro-Negro identificou em Brazão o "Plano A" para repor a saída de Matheus Cunha, que acertou sua transferência para o Cruzeiro.


GRATIDÃO AO PEIXE


Questionado sobre a possibilidade de trocar a Baixada Santista pelo Rio de Janeiro, Brazão foi sincero ao admitir a complexidade do momento. O goleiro destacou que sua motivação profissional vai além da questão financeira, citando o acolhimento que recebeu no clube paulista em um momento delicado de sua carreira.

"É uma resposta difícil. Não depende de mim. Depende do que vai acontecer nos próximos dias. Deixo para o clube a minha decisão", afirmou o jogador. Ele completou ressaltando seus valores: "Falo que não é dinheiro que vai mudar meu pensamento, mas o propósito. Deus me colocou aqui em um momento difícil, que pensei em parar de jogar (...) Venho construindo uma história muito bonita aqui e é meu desejo ficar".


O atleta também mencionou sua boa relação com a alta cúpula do Santos, incluindo o executivo Alexandre Mattos e o presidente Marcelo Teixeira, afirmando que só aceitaria uma negociação se fosse considerada "necessária" e benéfica para a instituição.

ACERTO COM ANDREW

A busca do Flamengo por um novo goleiro é agressiva. Com a lacuna deixada por Matheus Cunha, a diretoria carioca elegeu Brazão como prioridade, ciente das dificuldades financeiras enfrentadas pelo Santos, o que poderia facilitar uma investida. No entanto, a postura inicial do Alvinegro Praiano é de resistência, avisando que não pretende negociar seu titular absoluto.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Flamengo oferece valor milionário ao Gil Vicente para antecipar chegada do goleiro Andrew
Futebol

Flamengo oferece valor milionário ao Gil Vicente para antecipar chegada do goleiro Andrew

09 Jan 2026 | 15:50

Icon Comentário0
Reviravolta: Flamengo abre conversas para renovar com Everton Cebolinha
Futebol

Reviravolta: Flamengo abre conversas para renovar com Everton Cebolinha

09 Jan 2026 | 15:39

Icon Comentário0
FERJ anuncia arbitragem para Flamengo x Portuguesa no Campeonato Carioca
Futebol

FERJ anuncia arbitragem para Flamengo x Portuguesa no Campeonato Carioca

09 Jan 2026 | 15:25

Icon Comentário0