Futebol

Após críticas, novos VPs do Flamengo defendem contratação de José Boto

Dirigentes do Mengão usam as redes sociais para explicar o trabalho da nova diretoria e torcedores veem como uma resposta a comentários de jornalista da Globo

VPs defendem trabalho de José Boto no Flamengo - Foto: Reprodução/Shakhtar
VPs defendem trabalho de José Boto no Flamengo - Foto: Reprodução/Shakhtar

23 Dez 2024 | 09:43 |

Icon Comentário0

A recente autonomia concedida ao diretor técnico do Flamengo, José Boto, tornou-se alvo de críticas e discussões entre torcedores e jornalistas. Um dos destaques foi a opinião de Ana Thaís Matos, do Grupo Globo, que classificou como “absurdo” o poder delegado ao português, especialmente na decisão de manter Filipe Luís como técnico. A declaração gerou reações de dirigentes do clube e ampla repercussão nas redes sociais.


Reações internas do Flamengo


Dois vice-presidentes do Flamengo reagiram à declaração. Marcos Motta, novo VP de Administração, fez uma postagem interpretada como uma indireta sobre o tema.


Todos os grandes clubes com os quais trabalho – ou trabalhei – mundo afora, trazem em seus organogramas a figura do diretor técnico e/ou diretor esportivo de forma destacada. Sejam eles “clubes de dono” ou associações esportivas”, escreveu Marcos Motta, no X. Torcedores lembraram imediatamente da fala de Ana Thaís Matos na última quinta-feira (20) nos comentários da publicação.

Já Ricardo Hinrichsen, vice-presidente de Marketing, foi mais direto ao ironizar as críticas de Ana Thaís nas redes sociais.


“No dia 9 de dezembro último, 55% dos sócios votantes nas eleições do Flamengo disseram não ao amadorismo, e sim a um modelo gestão baseado no conhecimento e na ciência. Mas quem conhece o clube é jornalista da Faria Lima que nunca colocou os pés na Gávea”, escreveu o VP.

A declaração de Ana Thaís Matos

Durante o programa Seleção SporTV na última quinta-feira (19), Ana Thaís opinou sobre a decisão do presidente Luiz Eduardo Baptista (Bap) de permitir que José Boto influencie diretamente na continuidade de Filipe Luís como treinador.

“É uma loucura essa informação. O presidente delegou a um cara que não conhece o clube se ele (Filipe) vai ser treinador ou não? Isso é um absurdo, gente. Não é possível. Que isso, que loucura! Delegar a uma pessoa, que não conhece o clube, quem vai ser o treinador, se merece ou não continuar”, criticou a jornalista.

Ana Thaís ainda apontou que tal movimento reflete uma tentativa de criar uma figura centralizadora, algo que considera negativo:

“Acho ousado, não vejo como inovação. É uma forma (do Bap) começar dividindo a atenção… Já começa fazendo aquele culto à imagem. “Vou começar aqui com um diretor que vai dar entrevista, vai ser o cara que todo mundo vai bater”. Sou contra a cultura desse tipo de dirigente no Brasil”, finalizou a comentarista.

José Boto no Rio de Janeiro

Apesar das controvérsias, José Boto segue alheio ao debate. O diretor técnico passará o Natal em Portugal e desembarcará no Rio de Janeiro no próximo sábado (28). Mesmo antes de sua chegada ao clube, Boto já está desempenhando papel ativo, como na decisão de não renovar o contrato de David Luiz, uma medida anunciada no domingo (22).

O futuro sob Boto

A nova gestão do Flamengo, liderada por Bap, aposta na modernização administrativa e na autonomia de seus profissionais. Ainda assim, as críticas de Ana Thaís Matos refletem uma parte da torcida e da imprensa que vê com ceticismo esse modelo. Resta saber como o trabalho de Boto impactará o clube nos próximos meses.



Futebol

Cria do Ninho é eleito o melhor jogador do Japão

O defensor revelado pelo Flamengo vive o auge de sua carreira no Vissel Kobe, mas o fim de seu contrato desperta o interesse do clube paraense

Eleito o melhor zagueiro da Liga Japonesa, Matheus Thuler entra na mira do Remo para a disputa do Brasileirão 2026 - foto: reprodução
Eleito o melhor zagueiro da Liga Japonesa, Matheus Thuler entra na mira do Remo para a disputa do Brasileirão 2026 - foto: reprodução

29 Dez 2025 | 17:53 |

Icon Comentário0

O zagueiro Matheus Thuler vive um momento de consagração no futebol asiático. Aos 26 anos, o defensor, que deixou o Brasil para atuar no Vissel Kobe, do Japão, encerrou a temporada com o prestígio em alta ao ser eleito o melhor zagueiro da J-League. No entanto, o sucesso do outro lado do mundo chamou a atenção do mercado nacional, e o atleta surge como um dos alvos do Clube do Remo para a temporada de 2026.


Revelado nas categorias de base do Flamengo, Thuler construiu uma trajetória vitoriosa na Gávea antes de iniciar seu périplo internacional. Agora, com experiência na Europa e na Ásia, ele se torna uma peça cobiçada por equipes que buscam solidez defensiva para o Campeonato Brasileiro.


CONSAGRAÇÃO NA ÁSIA


A premiação no Japão coroa a temporada mais consistente da carreira de Thuler. O zagueiro é uma das estrelas do Vissel, tornando-se o pilar defensivo da equipe. A performance segura rendeu a ele o título de melhor defensor da competição.

A trajetória internacional do jogador começou após um ciclo multicampeão no Flamengo, onde participou das conquistas do Brasileirão (2019 e 2020), da Libertadores (2019), além da Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana e Campeonato Carioca.


DE OLHO NO MERCADO DA BOLA 

Enquanto celebra o sucesso no Japão, o futuro de Thuler pode estar próximo de um retorno ao Brasil. De volta à elite do futebol nacional, o Remo já iniciou o planejamento para montar um elenco competitivo visando a disputa da Série A do Brasileirão em 2026. Segundo informações divulgadas pelo portal Zona Remista, o Leão definiu o ex-flamenguista como um alvo prioritário para a zaga.


Futebol

Jorginho, do Flamengo, mira volta à Seleção Italiana

Volante rubro-negro admite que o retorno ao futebol brasileiro não diminuiu sua ambição de defender a Azzurra; campeão da Euro 2021 coloca-se à disposição

Campeão da Euro 2021, Jorginho sonha em ajudar a Itália na repescagem da Copa mesmo atuando no Flamengo - foto: reprodução
Campeão da Euro 2021, Jorginho sonha em ajudar a Itália na repescagem da Copa mesmo atuando no Flamengo - foto: reprodução

29 Dez 2025 | 17:36 |

Icon Comentário0

Contratado pelo Flamengo no segundo semestre de 2025, o volante Jorginho vive uma nova fase na carreira no futebol sul-americano, mas mantém os olhos voltados para o Velho Continente. O jogador ítalo-brasileiro reafirmou, em declaração recente, que não desistiu de vestir a camisa da Seleção da Itália, mesmo estando ausente das listas de convocação desde a disputa da Eurocopa de 2024.


O meio-campista deixou claro que, apesar da distância geográfica, o objetivo de representar o país europeu continua sendo um combustível em sua rotina de treinamentos no Ninho do Urubu. "Com certeza ainda tenho o desejo de ser convocado. Todo jogador de futebol trabalha para poder ser feliz no clube e ter o privilégio de representar o seu país", afirmou o atleta.


EXPERIÊNCIA DE UM CAMPEÃO


A Itália vive um momento delicado e decisivo. Em março de 2026, a Azzurra disputará a repescagem valendo uma vaga na próxima Copa do Mundo. Jorginho, campeão da Euro em 2021 e com 57 partidas pela seleção no currículo, acredita que sua bagagem pode ser útil nesse momento de pressão.

No entanto, o jogador mantém os pés no chão quanto à visibilidade que o futebol brasileiro oferece aos olhos da comissão técnica italiana. "Se é suficiente ou não, isso não depende de mim. O que eu posso fazer é demonstrar e jogar o máximo possível, além de estar preparado para poder realmente ajudar da melhor maneira se houver uma chamada", ponderou.


ANÁLISE DO CENÁRIO MUNDIAL

Enquanto aguarda uma nova oportunidade, Jorginho analisa o cenário do futebol internacional como observador. Ao ser questionado sobre os favoritos para levantar a taça do Mundial, o volante do Flamengo não hesitou em colocar a Seleção Brasileira no topo da lista, ao lado de gigantes europeus.

"Tem muita seleção boa, mas, com certeza, o Brasil está entre elas porque o futebol brasileiro é sempre muito forte", avaliou. Além da equipe canarinho, Jorginho citou Inglaterra, Espanha e França como as principais promessas de título, destacando o alto nível competitivo dessas seleções.


Futebol

Apresentação de Vitão no Flamengo fica para janeiro por motivo inusitado

Zagueiro chega ao Rio de Janeiro nesta terça-feira (30) para assinar seu vínculo com o Mengão, mas coletiva do jogador será apenas em 2026

Entrevista coletiva de apresentação de Vitão no Flamengo deve ficar para janeiro devido a ausência de José Boto - Foto: Reprodução/Internacional
Entrevista coletiva de apresentação de Vitão no Flamengo deve ficar para janeiro devido a ausência de José Boto - Foto: Reprodução/Internacional

29 Dez 2025 | 17:00 |

Icon Comentário0

O Flamengo já tem acordo encaminhado para a contratação do zagueiro Vitão, que desembarca no Rio de Janeiro nesta terça-feira (30) para realizar exames médicos. Com a aprovação clínica, o jogador assinará contrato em definitivo com o clube. Ainda assim, a oficialização completa da chegada pode levar alguns dias.


Isso porque a apresentação oficial do defensor, com entrevista coletiva no Ninho do Urubu, está condicionada à presença do diretor de futebol José Boto. O dirigente está na Europa e tem retorno previsto ao Brasil apenas no dia 8 de janeiro.


RETORNO DE JOSÉ BOTO ADIA ANÚNCIO OFICIAL


Dessa forma, Vitão, que chega do Internacional, deve ser apresentado somente após a volta do diretor português ao Rio de Janeiro. A ausência de José Boto também pode impactar no anúncio oficial da contratação, que tende a ocorrer de forma conjunta com a apresentação do atleta.

Apesar do pequeno atraso no protocolo, o zagueiro é tratado internamente como o primeiro reforço do Flamengo para a temporada 2026, e a expectativa é de que outros nomes sejam anunciados ao longo da janela.


BAP PROMETE FLAMENGO AGRESSIVO NO MERCADO

A postura no mercado foi reforçada recentemente pelo presidente Luiz Eduardo Baptista, o Bap. Em sua apresentação de final de ano, o mandatário afirmou que não pretende permitir que nenhum clube brasileiro volte a gastar mais do que o Flamengo em futuras janelas de transferências.

Em 2025, por exemplo, o clube investiu pouco mais de R$ 300 milhões, enquanto Botafogo e Palmeiras ultrapassaram a marca de R$ 700 milhões. Ainda assim, foi o Rubro-Negro quem terminou a temporada com os principais títulos.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Cruzeiro confirma contratação de multicampeão pelo Flamengo
Futebol

Cruzeiro confirma contratação de multicampeão pelo Flamengo

29 Dez 2025 | 16:35

Icon Comentário0
Meia do Corinthians fala sobre rumores com o Flamengo: “o que eu sei é…”
Futebol

Meia do Corinthians fala sobre rumores com o Flamengo: “o que eu sei é…”

29 Dez 2025 | 15:30

Icon Comentário0
Filipe Luís pode igualar marca que dura 45 anos no Flamengo
Futebol

Filipe Luís pode igualar marca que dura 45 anos no Flamengo

29 Dez 2025 | 14:24

Icon Comentário0