Futebol
"Maior que o Real Madrid": Saúl exalta Flamengo às vésperas da final contra o PSG
16 Dez 2025 | 15:20
Futebol
03 Mai 2025 | 17:50 |
No domingo (4), às 18h30, no Mineirão, o Flamengo entra em campo para enfrentar o Cruzeiro pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. E a partida tem um ingrediente especial: Giorgian De Arrascaeta vai reencontrar o ex-clube em mais um capítulo da sua trajetória no Rubro-Negro. Desde que chegou ao Flamengo, em 2019, o meia uruguaio se notabilizou não apenas pelo talento e regularidade, mas também pelo desempenho superior sempre que enfrenta a antiga equipe. A conexão com o Cruzeiro ficou no passado. Em campo, o camisa 10 tem feito valer cada minuto jogado.
Em seis confrontos entre Flamengo e Cruzeiro desde 2019, o clube carioca saiu com cinco vitórias e um empate. Arrascaeta participou de três desses jogos. Venceu todos. Marcou gol, deu assistência e dominou o meio de campo com a serenidade e o controle que o torcedor da Gávea conhece bem.
O retrospecto é ainda mais simbólico se levado em conta o cenário: no Mineirão, palco onde se tornou ídolo da torcida celeste, Arrascaeta segue invicto quando veste vermelho e preto. A última vitória sobre o ex-clube aconteceu na 32ª rodada do Brasileirão de 2024: 1 a 0 fora de casa, com o uruguaio sendo peça-chave.
Retrospecto contra o Cruzeiro com a camisa do Flamengo
Cruzeiro 0x1 Flamengo – R32 – Brasileirão 2024
Flamengo 2x1 Cruzeiro – R13 – Brasileirão 2024
Cruzeiro 0x2 Flamengo – R27 – Brasileirão 2023 (Arrascaeta em campo)
Flamengo 1x1 Cruzeiro – R8 – Brasileirão 2023
Cruzeiro 1x2 Flamengo – R20 – Brasileirão 2019 (Arrascaeta em campo / 1 gol)
Flamengo 3x1 Cruzeiro – R1 – Brasileirão 2019 (Arrascaeta em campo)
A relação de Arrascaeta com o Cruzeiro começou antes mesmo da transferência para o futebol brasileiro. Em 2014, ainda como jogador do Defensor Sporting, do Uruguai, enfrentou os mineiros pela fase de grupos da Copa Libertadores. Foram dois confrontos: vitória por 2 a 0 em casa e empate por 2 a 2 no Mineirão — a única vez que não venceu o Cruzeiro em sua carreira.
Mesmo assim, se destacou: distribuiu assistências nos dois jogos e foi um dos destaques da equipe uruguaia. À época, já chamava atenção dos brasileiros — o que resultaria em sua contratação pelo clube celeste logo depois. Em 2024, o meia de 30 anos reencontra o Cruzeiro em um de seus melhores momentos físicos e técnicos dos últimos anos. Sem lesões, com ritmo de jogo elevado e assumindo protagonismo com naturalidade, Arrascaeta lidera a artilharia do Campeonato Brasileiro com cinco gols em seis rodadas.
Dono da SAF revela bastidores da chegada do novo treinador à Toca da Raposa, confirma pedido para não negociar atletas e evita polêmica
16 Dez 2025 | 17:00 |
Na chegada do novo comandante à Toca da Raposa, o gestor da SAF do clube, Pedro Lourenço, atendeu a imprensa e trouxe os primeiros detalhes sobre o planejamento para a próxima temporada. Segundo o dirigente, a primeira exigência do treinador foi clara: a manutenção do atual plantel.
Pedrinho afirmou que Tite se mostrou satisfeito com as peças que tem à disposição e solicitou que nenhum jogador seja negociado neste momento, pedido que a diretoria pretende acatar. "Ele [Tite] está muito feliz com o grupo que temos. Pediu para não nos desfazermos de nenhum jogador. E a intenção é essa mesmo", declarou Pedro Lourenço.
O dirigente também elogiou a postura do ex-técnico da Seleção Brasileira, classificando-o como "ambicioso" e alinhado com o pensamento da gestão. Tite, por sua vez, foi sucinto em suas primeiras palavras, limitando-se a expressar "orgulho e gratidão" pelo convite da equipe mineira.
Apesar do otimismo com a contratação, um tema sensível paira sobre a Toca da Raposa: a convivência entre Tite e Gabigol. Questionado sobre como será a gestão do relacionamento entre os dois, Pedro Lourenço optou por esquivar-se da polêmica. "Isso aí é outro assunto, vamos deixar para depois", resumiu o mandatário, preferindo focar no trabalho visando o próximo ano.
O histórico entre as partes é conturbado. A relação deteriorou-se publicamente após a não convocação do atacante para a Copa do Mundo de 2022. Na ocasião, durante a comemoração do título da Libertadores pelo Flamengo, Gabigol endossou coros ofensivos da torcida contra o treinador e afirmou que já jogava em uma "seleção".
Valorizado sob o comando de Filipe Luís, atacante desperta o interesse do clube russo que já tirou Gerson da Gávea; diretoria rubro-negra não pretende facilitar
16 Dez 2025 | 16:30 |
Luiz Araújo consolidou-se como uma das peças importantes do elenco do Flamengo na atual temporada. A identificação rápida com a torcida e a entrega em campo fizeram com que o atacante ganhasse a confiança irrestrita do técnico Filipe Luís. No entanto, o bom desempenho do camisa 7 ultrapassou as fronteiras nacionais e chamou a atenção do mercado europeu, especificamente do Zenit, da Rússia, que avalia uma investida pelo jogador.
O monitoramento do Zenit sobre o atleta rubro-negro traz à tona memórias recentes de negociações entre as duas equipes. O clube de São Petersburgo busca peças de reposição para o setor ofensivo e enxerga em Luiz Araújo as características ideais para o esquema tático da equipe.
Vale recordar que, ainda na janela do meio do ano, os russos foram responsáveis pela contratação do meio-campista Gerson. Na ocasião, a operação movimentou cerca de 25 milhões de euros (aproximadamente R$ 160 milhões na cotação da época), retirando um dos pilares do time carioca. Esse histórico recente faz com que a diretoria do Flamengo adote uma postura defensiva quanto a novas baixas para o mesmo destino.
Apesar do interesse externo, o Flamengo encontra-se respaldado contratualmente. Luiz Araújo, que veste o Manto Sagrado desde julho de 2023, possui vínculo firmado com o clube até dezembro de 2027. Desde sua chegada, o jogador acumulou títulos e tornou-se essencial para o funcionamento da equipe, o que endurece a posição do clube em eventuais conversas.
A diretoria rubro-negra não demonstra intenção de facilitar o negócio. Para tirar o atacante do Rio de Janeiro, o investimento precisaria ser significativo. O valor de mercado base de Luiz Araújo gira em torno do que foi pago pelo Flamengo ao Atlanta United para contratá-lo: cerca de 9 milhões de euros (R$ 48 milhões na cotação de 2023). Qualquer tratativa, portanto, teria que partir desse patamar mínimo para sequer ser ouvida pelos dirigentes cariocas.
O capitão do PSG elogiou a evolução tática trazida pelo treinador rubro-negro, garantiu estar recuperado de lesão no quadril e celebrou o retorno de companheiro
16 Dez 2025 | 16:00 |
O zagueiro Marquinhos, capitão do Paris Saint-Germain, projetou a grande final da Copa Intercontinental contra o Flamengo com palavras de respeito e admiração pelo adversário. Em entrevista concedida antes da decisão, o defensor brasileiro analisou o momento do clube carioca e destacou o impacto do trabalho do técnico Filipe Luís na forma de jogar da equipe.
Demonstrando estar atento ao que acontece no Brasil, Marquinhos não poupou elogios à postura do rival desta quarta-feira (17). Para o zagueiro, o Flamengo não é apenas um time forte tecnicamente, mas uma equipe que está mudando paradigmas sob o comando de seu ex-companheiro de Seleção Brasileira.
"Com certeza acompanho o futebol brasileiro e sei como o Flamengo está bem. O Flamengo vem revolucionando a ideia de jogo do futebol brasileiro. O Filipe Luís vem trazendo muita coisa do estilo europeu taticamente. É um time muito qualificado para fazer um bom jogo contra a gente", declarou o defensor.
Além da análise tática, a condição física do capitão era uma dúvida para a final. Marquinhos havia sofrido uma lesão no quadril na semana anterior, durante partida contra o Bilbao. No entanto, ele tranquilizou a torcida francesa e confirmou estar apto para o duelo no Estádio Ahmad bin Ali.
"Estou bem. Tive um problema contra o Bilbao, mas foi pouca coisa, apenas um alerta. Me recuperei bem e treinei estes últimos dias. Vai ficar para o treinador decidir quem vai jogar", afirmou o jogador que deve estar em campo para a grande decisão.
Flamengo e PSG decidem o título nesta quarta-feira (17), às 14h (horário de Brasília), em Al Rayyan, no Catar. A cobertura da final será ampla e multiplataforma, garantindo que a torcida possa assistir de qualquer lugar. Na televisão aberta, a TV Globo transmitirá a partida para todo o Brasil. Para quem prefere a TV por assinatura,o canal sportv exibirá o confronto com pré-jogo estendido e análises especializadas.