
Futebol
Vivendo e aprendendo! Flamengo busca não repetir erros do último mundial para evitar fracassos
Futebol
|
A assistência para o gol decisivo de Léo Pereira sobre o Deportivo Táchira fez Luiz Araújo igualar Arrascaeta como o jogador do Flamengo com mais passes para gol na temporada, cinco. Titular em quatro dos últimos cinco jogos, o Camisa 7 rubro-negro aproveitou as chances e agora figura no topo das principais estatísticas ofensivas da equipe em 2025.
Além de compartilhar a liderança de assistências com Arrasca, o atacante está na primeira colocação de grandes chances criadas (7) e passes decisivos (38). Com cinco gol marcados, ele soma 10 participações diretas e é o segundo no quesito. Luiz também está no top-3 de dribles certos, finalizações, finalizações no gol, passes para área adversária.
1º em assistências (5)
1º em grandes chances criadas (7)
1º em passes decisivos (38)
2º em participações em gols (10)
2º em dribles certos (39)
2º em finalizações no gol (19)
2º em passes p/ área rival (97)
3º em gols (5)
3º em finalizações (49)
O Camisa 7 participou de todos os primeiros 17 jogos do elenco principal do Flamengo na temporada, da estreia com Sampaio Corrêa até a goleada com o Juventude. Período que foi utilizado por Filipe Luís como uma peça para mudar o jogo no segundo tempo, com sete partidas como titular e 10 saindo do banco.
Esse cenário foi mudando com o passar dos jogos. A lesão de Plata e muitos desfalques no meio-campo abriram espaço no lado direito do ataque, e Luiz Araújo começou a ganhar mais minutos. Ele jogou quatro dos últimos cinco jogos como titular, período que marcou um gol (LDU) e deu duas assistências (LDU e Táchira).
Últimos jogos de Luiz Araújo como titular:
Resta um jogo de Campeonato Brasileiro antes da pausa para o Mundial de Clubes. Essa crescente de Luiz de Araújo indica que o atacante vai chegar ao torneio da Fifa como titular do Flamengo. Ainda mais depois de Filipe Luís afirmar que Plata e De La Cruz não devem demorar para retornarem das lesões.
Jornal “AS”, da Espanha, destaca domínio recente dos clubes do Rio e coloca o Rubro-Negro como o projeto mais sólido entre os brasileiros
|
Em tom elogioso e com análise detalhada dos participantes brasileiros, o texto assinado por Juan Lopesino reforça o momento histórico vivido pelo Rio. O jornal espanhol aponta que os três times cariocas dominaram a América do Sul nos últimos anos, vencendo consecutivamente a Copa Libertadores entre 2022 e 2024.
A sequência de conquistas é destacada logo na abertura: “O Flamengo venceu em 2022, o Fluminense em 2023 e o Botafogo em 2024”, resume a publicação. O domínio recente transformou o Rio em referência internacional não apenas pelo número de clubes envolvidos, mas pelo peso das conquistas recentes.
Dentro desse cenário, o “AS” foi direto ao avaliar as forças dos três cariocas: o Flamengo lidera. O jornal classifica o Rubro-Negro como o time com “o projeto mais sólido” entre os brasileiros classificados para o Mundial. A continuidade do trabalho, a base mantida e a qualidade técnica do elenco são os fatores apontados como diferenciais do clube da Gávea.
Segundo o periódico espanhol, o Flamengo é o único entre os três que conseguiu manter um elenco competitivo após a conquista continental. A matéria elogia o trabalho do técnico Filipe Luís e cita a experiência de nomes como Arrascaeta, Gerson e Pedro como pilares de um time “com vasta experiência e qualidade”.
Ainda segundo o “AS”, esse diferencial coloca o Flamengo em posição de protagonismo, especialmente quando comparado aos rivais locais. A publicação menciona que tanto Fluminense quanto Botafogo passaram por mudanças significativas desde os respectivos títulos da Libertadores, o que, na visão do jornal, compromete o desempenho dos dois na competição internacional.
Ex-jogador vê características similares no jogo do atacante cruzmaltino com o Imperador, e lembrou de amadurecimento tardio do ex-Mengão
|
Uma das principais joias do Vasco, o atacante Rayan, de 18 anos, tem chamado a atenção pelo porte físico e pelo desempenho em campo. A jovem promessa foi comparada a Adriano Imperador, que esclareceu um rumor recente sobre Tatá Werneck, pelo ex-meia Souza, revelado em São Januário.
Souza compara jovem a ídolo do Flamengo: "Para mim, o Rayan é o Adriano Imperador"
“Para mim, o Rayan é o Adriano Imperador. O que ele já está fazendo no Vasco, o Adriano não fazia no Flamengo. O Adriano era muito novo, ainda era contestado. Só deslanchou depois que foi para a Europa. O Rayan, hoje, já está num nível acima. Mas é lá fora que ele vai precisar mostrar se vai manter isso”, afirmou Souza, em entrevista ao jornalista Benjamin Back.
Além da comparação, o ex-jogador destacou o perfil disciplinado do atacante vascaíno: “Ele tem muita força, qualidade e é humilde. Sempre conversava com ele sobre finanças, sobre guardar dinheiro. Tem uma cabeça boa e tudo para dar certo no futebol”, finalizou Souza.
Adriano foi negociado pelo Flamengo com apenas 19 anos. Pouco depois de subir aos profissionais, foi vendido à Inter de Milão, sendo emprestado à Fiorentina logo em seguida. O atacante brilhou no futebol italiano e retornou ao Rubro-Negro em 2009, liderando o time no título do Campeonato Brasileiro daquele ano. Ao todo, Adriano conquistou quatro títulos pelo clube: dois Cariocas, uma Copa dos Campeões e o Brasileirão.
Rayan estreou como profissional do Vasco em 2024, mas foi em 2025 que ganhou protagonismo. Em 24 jogos nesta temporada, soma seis gols e uma assistência. Aos 18 anos, é considerado uma das principais esperanças do clube para os próximos anos.
Atleta ainda não foi liberado pelo departamento médico e tende a ficar fora do primeiro jogo, expectativa é que volte diante do Chelsea na segunda rodada
|
A ausência do uruguaio, que não atua desde 18 de maio, deve ser sentida, principalmente pelo encaixe que vinha tendo sob o comando de Filipe Luís. O meia segue entregue à fisioterapia e ainda não foi liberado para atividades com bola. Segundo informações da jornalista Mônica Alves, do Coluna do Fla, o Flamengo trabalha com o cenário de não contar com De La Cruz na estreia.
A tendência é que o camisa 18 seja preservado e só volte a ser relacionado na segunda partida da fase de grupos, contra o Chelsea. “As chances do uruguaio jogar contra o Espérance, na estreia do Mundial, são mínimas”, publicou Mônica em suas redes. O jogador ainda trata um problema no joelho esquerdo e tem retorno previsto apenas para os próximos dias ao gramado.
Desde a lesão, o clube vem adotando cautela no processo de recuperação. A comissão técnica não quer acelerar o retorno e perder o jogador para o restante da competição. A presença contra o Chelsea, adversário mais forte do grupo, é vista como prioridade. Nos treinos abertos à imprensa nos últimos dias, De La Cruz não participou das atividades com o grupo. Ele tem sido acompanhado de perto pelo departamento médico, que monitora qualquer evolução no quadro clínico.
Filipe Luís, que faz sua estreia como técnico do Flamengo em uma grande competição internacional, já testa alternativas no meio. Victor Hugo e Gerson surgem como opções mais naturais para suprir a ausência, com Pulgar e Allan como volantes de base. A expectativa interna é de que o uruguaio consiga iniciar os trabalhos no campo ainda nesta semana, mas, mesmo com essa possibilidade, dificilmente terá tempo suficiente para estar em condição ideal na estreia.