
Futebol
|
Desde o início de sua curta trajetória como técnico do Flamengo, Filipe Luís deixou claro que valorizaria as categorias de base. O ex-lateral, que conhece o Ninho do Urubu como poucos, tem dado sequência à ideia de transição entre jovens talentos e o profissional. E um dos nomes que mais têm aproveitado esse espaço é o de Wallace Yan.
Camisa 64 do elenco principal, Wallace apareceu com mais força no Carioca, mas vem ganhando espaço aos poucos também no Brasileirão e na Libertadores. Com apenas 12 jogos pelo time de cima — e só um como titular — o jovem já soma sete participações diretas em gols. Segundo o site de estatísticas SofaScore, Wallace Yan precisa de apenas 46 minutos para participar de um gol.
Trata-se da melhor média do elenco rubro-negro no Campeonato Brasileiro. No recorte geral, são 4 gols e 3 assistências — números expressivos para quem ainda busca se firmar na rotação principal do time. O desempenho eficiente chama atenção não apenas pelos dados frios, mas pelo impacto prático em campo. No domingo (25), contra o Palmeiras, Wallace teve mais uma chance no fim da partida e não desperdiçou: foram só três minutos em campo até cruzar na medida para Ayrton Lucas fechar o placar no Allianz Parque.
Filipe Luís, que já demonstrou publicamente confiança no talento do jogador, vê Wallace como uma peça capaz de mudar a dinâmica ofensiva em momentos decisivos. Com boa leitura de espaço, drible curto e finalização rápida, o garoto formado no Ninho tem se mostrado útil nos minutos finais — especialmente em jogos de alto nível físico.
O técnico evita fazer promessas sobre titularidade, mas internamente a avaliação é que Wallace deve seguir ganhando espaço, especialmente em jogos em que o time precise de criatividade no terço final. A média de 2,8 finalizações para marcar um gol também reforça o perfil de jogador que incomoda. Não é comum um jovem da base apresentar números tão diretos e, ao mesmo tempo, mostrar desenvoltura em partidas contra adversários de peso. O gol diante do Athletico e a boa atuação contra o Vasco, por exemplo, foram lances que reforçaram o potencial do meia-atacante.
O arqueiro do Mais Querido teve pouco trabalho na partida contra o Espérance, nesta última segunda-feira; agora ele se prepara para a decisão contra o Chelsea
|
O Flamengo venceu o Espérance (TUN) na noite desta última segunda-feira (16), pelo placar de 2 a 0. O Mais Querido dominou por quase toda a partida e Augustín Rossi pouco teve trabalho. Após o confronto, o goleiro rubro-negro enalteceu a vitória da equipe no Mundial de Clubes, destacando que é difícil vencer o Mengão.
Sabemos que é muito difícil ganhar o Flamengo. Isso é por conta do time todo", destacou Rossi.
O arqueiro Rubro-Negro continuou: "A gente sabe que se não toma gol, está mais perto de vencer. Isso é o que tentamos hoje, e tentamos sempre. Tive a oportunidade de fazer duas defesas. Uma com o pé. Estou aí para dar segurança ao time e ajudar quando a bola chegar", afirma.
Rossi também revelou que a ansiedade para a estreia do Flamengo no Mundial existiu, mas foi superada com a boa partida da equipe contra o Espérance: "A gente tinha aquela ansiedade por conta da estreia em uma competição nova. Mas sabíamos que, a gente fazendo o nosso jogo, do nosso jeito. O que o Filipe quer, dentro do campo. Sabíamos que as coisas poderiam dar certo. A gente fez o que tinha que fazer, conseguimos a vantagem no primeiro tempo. Depois, ampliamos. Naquele momento, o jogo tinha que ficar com bola. Foi o que a gente fez. Muito feliz pela vitória", ressalta.
Com a vitória diante do Espérance, o Flamengo assumiu a liderança do Grupo D, seguindo pelo Chelsea que possui a mesma pontuação. No entanto, o Rubro-Negro leva vantagem na quantidade de cartões amarelos recebidos: um contra três da equipe inglesa. Já o time tunisiano e o Los Angeles FC (EUA) aparecem nas últimas colocações.
Com todos os jogadores à disposição, o Flamengo enfrenta o Chelsea na próxima sexta-feira (20), em confronto válido pela segunda rodada da fase de grupos do Mundial de Clubes. O jogo terá início às 15h (horário de Brasília), no Lincoln Financial Stadium, mesmo local que o Rubro-Negro encarou o Espérance (TUN), na Filadélfia.
As equipes entram em campo para darem sequência na primeira rodada do torneio; o Flamengo venceu o Espérance nesta última segunda-feira (16)
|
Nesta última segunda-feira (16), o Flamengo estreou no Mundial de Clubes com vitória sobre o Espérance. Desse modo, nesta terça (17), mais 4 partidas dão sequência à primeira rodada do torneio, inclusive, mais um brasileiro entrará em campo: o Fluminense.
13h – Fluminense x Borussia Dortmund – MetLife Stadium
16h – River Plate (ARG) x Urawa Red Diamonds (JAP) – Lumen Field
19h – Ulsan Hyundai (COR) x Mamelodi Sundows (AFS) – Inter&Co Stadium
22h – Monterrey (MEX) x Inter de Milão (ITA) – Rose Bowl
Quem abre a sequência de jogos desta terça-feira (17) é o Fluminense, que encara o Borussia Dortmund (ALE), às 13h (horário de Brasília), pelo grupo E. Logo em seguida, o River Plate (ARG) enfrenta o Urawa Red Diamonds, pelo grupo F.
Já às 19h, Ulsan Hyundai e Mamelodi Sundows, integrantes do grupo do Fluminense, se enfrentam no Inter&Co Stadium, em Orlando. Encerrando a terça de jogos, Monterrey (MEX) e Inter de Milão (ITA) duelam às 22h.
O Flamengo dominou a partida contra o Espérance durante boa parte do confronto e chegou a ter mais de 70% de posse de bola, nesta última segunda (16). Desse modo, Arrascaeta não demorou a abrir o placar, após assistência de Luiz Araújo. O camisa 7 ainda deixou o segundo tento do Mais Querido no confronto, após receber um lindo passe de Jorginho.
O Flamengo enfrenta o Chelsea na próxima sexta-feira (20), em confronto válido pela segunda rodada da fase de grupos do Mundial de Clubes. O jogo terá início às 15h (horário de Brasília), no Lincoln Financial Stadium, mesmo local que o Rubro-Negro encarou o Espérance (TUN), na Filadélfia.
O Mais Querido bateu o Espérance (TUN) pelo placar de 2 a 0 e assumiu a liderança do Grupo D, seguido pelo Chelsea, próximo adversário no torneio
|
O Flamengo bateu o Espérance (TUN) pelo placar de 2 a 0 e após a partida Filipe Luís elogiou a atuação do elenco. No entanto, não foi só o técnico do Mais Querido que se encantou com a performance da equipe. Isso porque, o jornal espanhol "Marca", enalteceu o desempenho do Rubro-Negro no Mundial de Clubes.
A primeira rodada do Grupo D terminou com a partida entre Flamengo e Esperance de Tunis. Os brasileiros não se pouparam e deram tudo de si", destacou o periódico espanhol.
O jornal continuou os elogios aos Flamengo: "De Arrascaeta abriu o placar após passe de Araújo, e este último selou a partida com um chute de canhota no segundo tempo", disse, antes de finalizar:
"A figura mais importante da partida foi o camisa 10 uruguaio, que não só marcou o primeiro gol, como também controlou toda a partida, e por isso usa esse número tão valioso. O verdadeiro teste acontece na próxima rodada, com os dois clubes que devem avançar para a próxima fase se enfrentando: Flamengo x Chelsea. Do outro lado do grupo, os “azarões”, LA FC x Esperance, esperam um milagre para avançar às oitavas de final", concluiu o noticiário espanhol.
Com a vitória diante do Espérance, o Flamengo assumiu a liderança do Grupo D, seguindo pelo Chelsea que possui a mesma pontuação. No entanto, o Rubro-Negro leva vantagem na quantidade de cartões amarelos recebidos: um contra três da equipe inglesa. Já o time tunisiano e o Los Angeles FC (EUA) aparecem nas últimas colocações.
Com todos os jogadores à disposição, o Flamengo enfrenta o Chelsea na próxima sexta-feira (20), em confronto válido pela segunda rodada da fase de grupos do Mundial de Clubes. O jogo terá início às 15h (horário de Brasília), no Lincoln Financial Stadium, mesmo local que o Rubro-Negro encarou o Espérance (TUN), na Filadélfia.