
Futebol
|
A maior goleada do Flamengo sobre Vasco em toda a sua história, 6 a 1, neste domingo (2), dá ao clube liderança de melhor ataque do Brasileirão na era dos pontos corridos. Nunca rebaixado, o Mengão chegou aos 1182 gols totais em 22 duas edições (2003 a 2024) e se isola no topo da lista ao ultrapassar o Santos.
O único time da Série A que pode disputar a liderança com o Flamengo neste momento é o São Paulo, que também nunca foi rebaixado e soma 1173 gols. O Santos, que caiu pela primeira vez em sua história, vai para a segunda posição e deve assumir terceiro em breve.
Veja o top 12 da lista:
Flamengo- 1182 gols
Santos- 1178
São Paulo- 1173
Atlético-MG- 1141
Fluminense- 1107
Palmeiras- 1082
Internacional- 1047
Athletico-PR- 1042
Grêmio- 1023
Cruzeiro- 1021
Corinthians- 1002
Botafogo- 889
Lembrando que o rebaixamento do Santos fez da marca já era praticamente uma certeza, mas existia expectativa de liderança independente da situação dos paulista. Isso porque média de gols do Flamengo nas últimas edições de Brasileirão é muito alta. A goleada histórica sobre o Vasco, portanto, acelerou o processo.
O time marcou, em média, 68 gols nas últimas cinco edições do campeonato, com destaque para o recorde de 86 em 2019. A média de gol por jogo, portanto, é de 1,7. Em 2024, o time tem 13 gols nos primeiros sete jogos e 1,8 de média.
Artilheiros do Flamengo na história do Brasileirão
Vitória histórica sobre o Vasco rende atualização também na lista de artilheiros do Flamengo na história do Brasileirão. O quarteto Gabigol, Pedro, Bruno Henrique e Arrascaeta são os atletas presentes no top-10 que marcaram gol no clássico.
Pedro e Bruno Henrique seguem disputando o terceiro lugar, Arrascaeta empata com Petkovic e Gabigol segue isolado na segunda colocação. Todos estão atrás do líder Zico, que tem 135 gols com o Manto em Brasileiros. Confira a lista:
Zico – 135 gols
Gabigol – 68 gols
Pedro – 48 gols
Bruno Henrique – 46 gols
Bebeto – 41 gols
Renato Abreu – 40 gols
Romário – 37 gols
Nunes – 34 gols
Petkovic – 31 gols
Arrascaeta – 31 gols
Após revés para o Ceará, Flávio Dias critica atuação do Vasco e demonstra medo de novo tropeço diante do rival no Maracanã
|
O apresentador do canal Atenção Vascaínos, Flávio Dias, usou um tom de desabafo ao comentar a nova derrota do Vasco, dessa vez para o Ceará, na Arena Castelão. Visivelmente irritado, o jornalista não poupou críticas à atuação da equipe e demonstrou preocupação com o clássico contra o Flamengo, marcado para o próximo sábado (19), no Marac
anã.
Durante sua participação ao vivo no canal do YouTube, Flávio admitiu estar inquieto com o que pode acontecer no confronto diante do maior rival. “Estou apavorado com o jogo de sábado. Se o Vasco repetir o que fez contra um Ceará limitado, vai levar um caminhão de gols do Flamengo já no primeiro tempo”, disparou, sem rodeios.
Boa parte do desabafo foi direcionado ao técnico Fábio Carille. Apesar da fama de organizar boas defesas, o treinador não tem conseguido transmitir esse conceito ao elenco vascaíno, segundo Flávio. “O treinador é conhecido por armar times com defesas sólidas. Mas o Vasco é tudo, menos isso. O que a gente viu foi um time desorganizado, espaçado e vulnerável”, pontuou.
A preocupação do jornalista reflete o sentimento de parte da torcida, que vê o clássico com apreensão após mais um resultado negativo. “Não é exagero dizer que tem torcedor desistindo até de assistir. O que era para ser um jogo de afirmação virou um pesadelo anunciado”, comentou um torcedor nas redes sociais, em resposta ao vídeo.
O receio é tanto que o próprio Flávio colocou em dúvida sua presença no Maracanã. Apesar de já ter credenciado sua equipe de reportagem, ele revelou que ainda pensa duas vezes antes de confirmar a ida ao estádio. “Estou reconsiderando. Vou pra quê? Ser humilhado de novo? Ver mais uma goleada acontecer?”, questionou, desanimado.
O Flamengo terá força máxima para a partida contra o Juventude. Pedro ainda não começa jogando, por conta do planejamento do técnico Filipe Luís.
|
Líder do Campeonato Brasileiro e ainda invicto, o Flamengo recebe o Juventude, nesta quarta-feira (16), às 21h30 (de Brasília), com a chance de até abrir gordura sobre a concorrência. A equipe carioca venceu no fim de semana, ao fazer 2 a 0 no Grêmio, em Porto Alegre, e ainda segue invicta. Antes, empatou com o Internacional por 1 a 1 e derrotou o Vitória por 2 a 1.
Veja a escalação do técnico Filipe Luís para o confronto: Rossi; Wesley, Léo Pereira, Danilo e Alex Sandro; Erick Pulgar, Allan, Arrascaeta e Gerson; Plata e Michael.
Já o Juventude de Fábio Matias entrará em campo da seguinte forma; confira: Gustavo; Ewerthon, Abner, Adriano Martins e Felipinho; Davi Góes, Jadson e Mandaca; Batalla, Giovanny e Matheus Babi.
Indiciado pela Polícia Federal após suposto envolvimento em manipulação em apostas esportivas, Bruno Henrique ficará no banco de reservas. Oficialmente, o Flamengo informa que o atacante não está sofrendo punições e que a opção de Filipe Luís ocorre pelo controle de carga. O camisa 27 foi titular do time contra o Grêmio, no último domingo (13).
O cria do Mais Querido teve uma atuação abaixo do esperado apesar de ter deixado um tento no confronto disputado no Santiago Bernabéu
|
A noite desta quarta-feira (16) não está sendo boa para os torcedores do Real Madrid (ESP). Isso porque, a equipe merengue foi superada pelo Arsenal, pelo placar agregado de 5 a 1, e foi eliminada da Champions League. Cria do Flamengo, Vinícius Júnior foi o autor do único tento do time espanhol no confronto.
O jogo entre Arsenal e Real Madrid começou equilibrado, com Mbappé marcando um gol de peito após assistência de Vini Jr. No entanto, o tento foi anulado pelo atacante estar impedido. Logo em seguida, o árbitro de campo e o VAR confirmaram um pênalti para o time inglês, mas Saka acabou perdendo.
No entanto, o Arsenal voltou melhor para o segundo tempo e Saka se redimiu, abrindo o placar no Santiago Bernabéu. Os ingleses se aproximavam ainda mais da classificação, com vantagem de quatro gols no placar agregado. Porém, Vini Jr, cria do Mais Querido, roubou a bola após Saliba bobear e marcou para os merengues.
Apesar do apoio dos torcedores espanhóis, o Real Madrid viu o Arsenal virar o placar com Gabriel Martinelli, que aproveitou um contra-ataque e chutou a bola para o fundo das redes após ficar cara a cara com Courtois. O jogo finalizou com classificação do Arsenal, que enfrenta agora o PSG (FRA), na semifinal da Champions League.
Apesar do gol, Vini Jr não teve uma ótima atuação no confronto contra o Arsenal. O craque somou duas finalizações no gol e uma para fora, além de três chutes bloqueados pelos marcadores. De quatro tentativas de drible, apenas uma foi bem sucedida.
O cria do Flamengo acertou oito passes de 15 tentados, tendo 53% de aproveitamento em 54 ações com a bola. Ele também tentou dez cruzamentos e só acertou um, mas também deu dois passes decisivos.