Futebol

ATENÇÃO, FLAMENGO! ASSOCIAÇÃO DE ÁRBITROS QUER PARAR O CAMPEONATO BRASILEIRO APÓS ACUSAÇÕES DE JOHN TEXTOR

A ANAF afirmou que há árbitros insatisfeitos e dispostos a protestar nas próximas rodadas do Brasileirão

Reprodução
Reprodução

23 Abr 2024 | 11:59 |

Icon Comentário0

A Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (ANAF) deseja paralisar o Campeonato Brasileiro. Segundo a entidade, a competição "está em xeque" após as acusações de John Textor, dono da SAF do Botafogo, sobre manipulação de resultados.O que aconteceu?


A ANAF afirmou que há árbitros insatisfeitos e dispostos a protestar nas próximas rodadas do Brasileirão. A entidade emitiu uma nota assinada pelo presidente Salmo Valentim.


Ela criticou também o presidente da CBF Ednaldo Rodrigues e o presidente da comissão de arbitragem Wilson Seneme. A organização acusa Ednaldo de não pagar os salários da arbitragem feminina e vê Seneme " despreparado para estar no cargo que assumiu sem nenhum projeto".


"Pelo bem do futebol, o Brasileirão precisa ser paralisado! E uma boa parcela de árbitros está disposta a dar esse grito de liberdade por não aguentarem mais tamanha indiferença e pouco caso por parte do presidente da CBF que em respeito ao futebol deveria ter vergonha na cara e renunciar", diz trecho da nota da ANAF.

A manifestação da ANAF acontece no dia seguinte ao depoimento de John Textor na CPI da Manipulação de Jogos. O dirigente também apresentou os relatórios da Good Game que, segundo ele, embasam as acusações de manipulação nas partidas do Brasileirão.


Veja, na íntegra, a nota da ANAF

"Os árbitros precisam se unir e paralisar o Campeonato Brasileiro; competição está em xeque após acusações de Textor que colocam o VAR sob suspeição

Não há outro caminho: é preciso parar o Brasileirão 2024 antes que façam o VAR virar caso de polícia. Tenho recebido inúmeros telefonemas de árbitros insatisfeitos e já há um volumoso grupo que deseja, em protesto ao que está ocorrendo, interromper o campeonato brasileiro já nas próximas rodadas.

Tudo isso ocorre graças a um show de horrores onde o protagonista principal é o ex-afastado presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, que anda mais preocupado com o seu volumoso salário na entidade, do que, por exemplo, em pagar as árbitras que estão trabalhando de graça para a CBF. Desde o ano passado, a arbitragem feminina atua sem receber em diversos torneios femininos nacionais. Isso mostra bem o retrocesso que sua gestão causa ao futebol e à arbitragem brasileira.

Eu já disse algumas vezes que Wilson Seneme é despreparado para estar no cargo que assumiu sem nenhum projeto. Aliás, qual a formação acadêmica dele?

Não precisa ser especialista no assunto para atestar que o ex-diretor de árbitros da Conmebol, demitido após pressão de alguns países, por bom senso, diante de tudo o que estamos vendo e vivendo, no mínimo deveria ser afastado. Ele não tem comando e fez a arbitragem brasileira chegar ao fundo do poço, sendo exposta no Senado Federal por um dirigente inconsequente que mesmo sem provas, insiste em dizer que o Brasil possui árbitros que manipulam resultados. Isso pōe não só o VAR sob suspeição, como pode gerar sérios prejuízos à imagem da arbitragem.

Pelo bem do futebol, o Brasileirão precisa ser paralisado! E uma boa parcela de árbitros está disposta a dar esse grito de liberdade por não aguentarem mais tamanha indiferença e pouco caso por parte do presidente da CBF que em respeito ao futebol deveria ter vergonha na cara e renunciar!"

Salmo Valentim

Presidente da ANAF


Futebol

Brasil quer sediar Mundial de Clubes com participação do Flamengo

Presidente Lula se reúne com mandatário da FIFA para pedir que a edição de 2029 seja realizada no país; Mengão está classificado

Presidente Lula tem reunião com Infantino e pede realização de Mundial de Clubes de 2029 no Brasil; Flamengo está classificado - Foto: Reprodução
Presidente Lula tem reunião com Infantino e pede realização de Mundial de Clubes de 2029 no Brasil; Flamengo está classificado - Foto: Reprodução

26 Jan 2026 | 12:15 |

Icon Comentário0

O Flamengo foi o primeiro clube brasileiro a assegurar vaga na próxima Copa do Mundo de Clubes. A segunda edição do novo torneio da FIFA está marcada para 2029 e ainda não tem sede definida. Nesse contexto, o Brasil surge como forte candidato para receber a competição.


De acordo com Lauro Jardim, do jornal O Globo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá uma reunião com Gianni Infantino, presidente da FIFA, para tratar do tema. O encontro está marcado para esta segunda-feira (26), às 11h (horário de Brasília).


LULA QUER O TORNEIO NO BRASIL


Segundo informações do jornalista Pedro Ivo Almeida, Lula já manifestou oficialmente o desejo de que o Mundial de Clubes de 2029 seja realizada em solo brasileiro. Além disso, o presidente também solicitou que o Congresso da FIFA de 2027 aconteça no Brasil, reforçando a estratégia de aproximação com a entidade máxima do futebol. A reunião com Gianni Infantino pode ser determinante para avançar nas tratativas e posicionar o país como favorito à sede do torneio.

COMO O FLAMENGO GARANTIU A VAGA


A vaga do Flamengo na próxima Copa do Mundo de Clubes foi conquistada na temporada 2025. Na ocasião, o Rubro-Negro levantou o tetracampeonato da Libertadores ao vencer o Palmeiras por 1 a 0, com gol decisivo de Danilo. Com o título continental, a equipe comandada por Filipe Luís assegurou presença automática no Mundial de 2029, tornando-se o primeiro brasileiro classificado para a competição.

FLAMENGO NA PRIMEIRA EDIÇÃO DO NOVO MUNDIAL

O Flamengo também esteve presente na primeira edição do novo formato da Copa do Mundo de Clubes, disputada em 2025, graças à conquista da Libertadores de 2022. Além do Rubro-Negro, Palmeiras, Fluminense e Botafogo representaram o Brasil no torneio.

Na fase de grupos, o Flamengo terminou na liderança do Grupo D, com sete pontos, após vitórias sobre Espérance (TUN) e Chelsea (ING), além de empate com o Los Angeles FC (EUA). Contudo, nas oitavas de final, o time foi eliminado pelo Bayern de Munique (ALE), ao perder por 4 a 2.



Futebol

Compra de Paquetá não impede investimento alto do Flamengo por atacante

Mengão planeja contratar um centroavante para revezar com Pedro e, mesmo com o alto valor pago no meia, terá verba milionária para negociação

Flamengo segue atrás de um centroavante para a temporada e planeja investir alto em contratação - Foto: Reprodução/Flamengo
Flamengo segue atrás de um centroavante para a temporada e planeja investir alto em contratação - Foto: Reprodução/Flamengo

26 Jan 2026 | 11:38 |

Icon Comentário0

A negociação avançada por Lucas Paquetá não altera o planejamento do Flamengo no mercado. Mesmo com o investimento elevado de 41 milhões de euros pelo meia, o clube segue com o projeto de contratar um centroavante, posição considerada prioridade pela diretoria desde o início da temporada.


O Rubro-Negro já havia demonstrado esse foco ao insistir por Kaio Jorge e ao monitorar outros nomes no mercado, como Taty Castellanos. E, segundo informações do jornalista Bruno Andrade, da ESPN, esse objetivo permanece intacto.


RECURSOS JÁ ESTÃO SEPARADOS


No programa Fala a Fonte, Bruno Andrade revelou que a contratação de Paquetá não inviabiliza a chegada de um atacante. Pelo contrário: o clube já teria separado cerca de 30 milhões de euros exclusivamente para investir na posição.

Esse valor estaria reservado para a próxima janela de transferências, no meio do ano. Ou seja, o centroavante pode não chegar de forma imediata, mas é tratado internamente como uma prioridade estratégica para a sequência do projeto esportivo.


ELENCO TEM CARENCIA NA POSIÇÃO

Atualmente, o Flamengo conta apenas com Pedro como centroavante de origem, especialmente após a venda de Juninho ao Pumas, do México. Filipe Luís tem utilizado Bruno Henrique de forma improvisada na função, mas o próprio jogador já deixou claro que não se sente confortável atuando como referência ofensiva, apesar de cumprir a função quando solicitado. Diante desse cenário, a contratação de mais um atacante de área é vista como necessária e já faz parte do planejamento estrutural do clube para 2026.

NEGOCIAÇÃO POR PAQUETÁ ENTRA NA FASE FINAL

Paralelamente, a negociação por Lucas Paquetá segue em fase decisiva. Na Inglaterra, a informação é de que o acordo pode ser fechado já nesta segunda-feira (26). A última proposta enviada ao West Ham foi de 41,2 milhões de euros, valor bem recebido pelos dirigentes ingleses.

O único ponto em discussão é o modelo de pagamento. O Flamengo propõe parcelamento em três anos, enquanto o West Ham deseja receber a quantia em até 18 meses. Com essa definição, o clube pretende encerrar a negociação e, na sequência, voltar as atenções de forma definitiva para a contratação do tão desejado centroavante.



Futebol

Flamengo espera definir contratação de Paquetá nesta segunda-feira

Mengão chegou a um acordo em valores junto ao West Ham, faltando apenas acertar a forma de pagamento para finalizar negócio pelo meia

Flamengo está perto de fechar a contratação de Lucas Paquetá e pode encerrar acordo ainda nesta segunda-feira (26) - Foto: Reprodução
Flamengo está perto de fechar a contratação de Lucas Paquetá e pode encerrar acordo ainda nesta segunda-feira (26) - Foto: Reprodução

26 Jan 2026 | 10:45 |

Icon Comentário0

A novela envolvendo Lucas Paquetá está muito próxima de um desfecho positivo para o Flamengo. Após o West Ham aceitar os valores apresentados pelo clube carioca, a expectativa é de que a negociação seja concluída nesta segunda-feira (26), restando apenas o acerto sobre a forma de pagamento.


ÚNICO ENTRAVE É O PARCELAMENTO


Neste momento, a divergência entre as partes está concentrada exclusivamente no cronograma de pagamento. Enquanto o Flamengo propõe parcelar o valor total em três anos, o West Ham busca receber a quantia em um prazo menor, de até 18 meses. O presidente Bap confirmou que o acordo está avançado e reforçou que o clube trabalha para encontrar um modelo que seja viável financeiramente e, ao mesmo tempo, atenda às exigências dos ingleses.


CONTATO CONSTANTE ENTRE OS CLUBES

Ainda no domingo (25), Bap revelou que as conversas com os dirigentes do West Ham acontecem praticamente de hora em hora. A intensidade dos contatos reforça o clima de otimismo nos bastidores e indica que esta segunda-feira tende a ser decisiva para o encerramento da negociação. A expectativa é de que as partes cheguem a um denominador comum nas próximas horas, colocando um ponto final na longa tratativa.


VALORES ENVOLVIDOS NO ACORDO

O clube inglês aceitou a proposta de 41 milhões de euros, valor que gira em torno de R$ 255 milhões na cotação atual. Inicialmente, a oferta era de 35 milhões de euros fixos, com mais 5 milhões de euros atrelados a bônus por metas esportivas.

VONTADE DO JOGADOR FOI DECISIVA

Paquetá nunca esteve tão perto de retornar ao Flamengo. Desde o início das conversas, o meia deixou claro ao West Ham o desejo de voltar ao clube que o revelou, postura considerada determinante para o avanço da negociação e para o clima favorável nos bastidores.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Andrew revela ajuda de Rossi durante estreia no Flamengo: “desde que…”
Futebol

Andrew revela ajuda de Rossi durante estreia no Flamengo: “desde que…”

26 Jan 2026 | 10:05

Icon Comentário0
Oferta do Flamengo por Paquetá é menor que outras recebidas pelo West Ham
Futebol

Oferta do Flamengo por Paquetá é menor que outras recebidas pelo West Ham

26 Jan 2026 | 09:39

Icon Comentário0
Confira os jogos desta segunda no Carioca; Flamengo liga secador
Futebol

Confira os jogos desta segunda no Carioca; Flamengo liga secador

26 Jan 2026 | 09:20

Icon Comentário0