
Futebol
Flamengo x Palmeiras: critério da CBF para definir arbitragem é definido
08 Out 2025 | 16:33
Futebol
23 Abr 2024 | 11:59 |
A Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (ANAF) deseja paralisar o Campeonato Brasileiro. Segundo a entidade, a competição "está em xeque" após as acusações de John Textor, dono da SAF do Botafogo, sobre manipulação de resultados.O que aconteceu?
A ANAF afirmou que há árbitros insatisfeitos e dispostos a protestar nas próximas rodadas do Brasileirão. A entidade emitiu uma nota assinada pelo presidente Salmo Valentim.
Ela criticou também o presidente da CBF Ednaldo Rodrigues e o presidente da comissão de arbitragem Wilson Seneme. A organização acusa Ednaldo de não pagar os salários da arbitragem feminina e vê Seneme " despreparado para estar no cargo que assumiu sem nenhum projeto".
"Pelo bem do futebol, o Brasileirão precisa ser paralisado! E uma boa parcela de árbitros está disposta a dar esse grito de liberdade por não aguentarem mais tamanha indiferença e pouco caso por parte do presidente da CBF que em respeito ao futebol deveria ter vergonha na cara e renunciar", diz trecho da nota da ANAF.
A manifestação da ANAF acontece no dia seguinte ao depoimento de John Textor na CPI da Manipulação de Jogos. O dirigente também apresentou os relatórios da Good Game que, segundo ele, embasam as acusações de manipulação nas partidas do Brasileirão.
Veja, na íntegra, a nota da ANAF
"Os árbitros precisam se unir e paralisar o Campeonato Brasileiro; competição está em xeque após acusações de Textor que colocam o VAR sob suspeição
Não há outro caminho: é preciso parar o Brasileirão 2024 antes que façam o VAR virar caso de polícia. Tenho recebido inúmeros telefonemas de árbitros insatisfeitos e já há um volumoso grupo que deseja, em protesto ao que está ocorrendo, interromper o campeonato brasileiro já nas próximas rodadas.
Tudo isso ocorre graças a um show de horrores onde o protagonista principal é o ex-afastado presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, que anda mais preocupado com o seu volumoso salário na entidade, do que, por exemplo, em pagar as árbitras que estão trabalhando de graça para a CBF. Desde o ano passado, a arbitragem feminina atua sem receber em diversos torneios femininos nacionais. Isso mostra bem o retrocesso que sua gestão causa ao futebol e à arbitragem brasileira.
Eu já disse algumas vezes que Wilson Seneme é despreparado para estar no cargo que assumiu sem nenhum projeto. Aliás, qual a formação acadêmica dele?
Não precisa ser especialista no assunto para atestar que o ex-diretor de árbitros da Conmebol, demitido após pressão de alguns países, por bom senso, diante de tudo o que estamos vendo e vivendo, no mínimo deveria ser afastado. Ele não tem comando e fez a arbitragem brasileira chegar ao fundo do poço, sendo exposta no Senado Federal por um dirigente inconsequente que mesmo sem provas, insiste em dizer que o Brasil possui árbitros que manipulam resultados. Isso pōe não só o VAR sob suspeição, como pode gerar sérios prejuízos à imagem da arbitragem.
Pelo bem do futebol, o Brasileirão precisa ser paralisado! E uma boa parcela de árbitros está disposta a dar esse grito de liberdade por não aguentarem mais tamanha indiferença e pouco caso por parte do presidente da CBF que em respeito ao futebol deveria ter vergonha na cara e renunciar!"
Salmo Valentim
Presidente da ANAF
Wallace Yan inicia acompanhamento psicológico no Flamengo após polêmicas recentes e punição interna, buscando equilíbrio emocional e amadurecimento na carreira
08 Out 2025 | 18:36 |
O atacante Wallace Yan decidiu iniciar uma nova fase no Flamengo, buscando amadurecimento dentro e fora de campo. Para isso, o jovem de 20 anos contratou o psicólogo esportivo Cleiton Carvalho, profissional reconhecido por trabalhar o equilíbrio emocional e o foco de diversos atletas, entre eles Luiz Henrique, ex-Botafogo e atualmente no Zenit, da Rússia.
A decisão surge após duas polêmicas recentes que colocaram o nome de Wallace em evidência. Na partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, contra o Atlético-MG, o atacante provocou Hulk, fez embaixadinhas com a cabeça antes de cobrar o pênalti e, na sequência, chutou a bola para fora. O Mais Querido acabou eliminado da competição.
Já no último fim de semana, o jovem voltou a se envolver em outro episódio polêmico: foi expulso na Fonte Nova ao atingir Gilberto, do Bahia, com uma cotovelada. A atitude resultou em prejuízo direto à equipe, que terminou o jogo com dois atletas a menos. Em resposta, a diretoria rubro-negra aplicou uma multa disciplinar ao jogador e reforçou a importância de um controle emocional mais maduro.
Mesmo diante das recentes controvérsias, o talento de Wallace não passou despercebido no mercado internacional. O Wolverhampton, da Inglaterra, monitora o atacante desde a última janela de transferências e segue avaliando a possibilidade de uma investida futura. O clube britânico enxerga grande potencial no jogador, mas ainda prefere aguardar uma fase mais estável antes de apresentar uma proposta oficial.
Com contrato válido até dezembro de 2027, Wallace Yan tem multa rescisória de 40 milhões de euros — o equivalente a R$ 259,3 milhões. O Flamengo aposta que o trabalho psicológico e o amadurecimento fora das quatro linhas possam marcar o início de uma nova etapa para o atleta, combinando talento com disciplina.
Atleta evelado na base do Mengão e campeão intercontinental Sub-20, assina com o Al-Wasl após rescindir contrato com o clube carioca
08 Out 2025 | 18:19 |
O volante João Alves, de 20 anos, está de saída do Flamengo após rescindir contrato de forma amigável com o clube. O jogador, bicampeão intercontinental Sub-20, vai reforçar o Al-Wasl, dos Emirados Árabes Unidos. Mesmo com a transferência, o Rubro-Negro manteve 30% dos direitos econômicos do atleta para lucrar em uma possível negociação futura.
Natural de Picos (PI), João Alves iniciou a carreira na Escolinha R6, projeto esportivo administrado pelo ex-jogador Renê, atualmente no Fluminense. Ele chegou ao clube carioca em 2022, aos 17 anos, e possuía contrato válido até o fim de 2026, com multa rescisória de 50 milhões de euros para o exterior e R$ 30 milhões para clubes brasileiros.
Pelo time principal, o jovem volante disputou cinco partidas oficiais — quatro pelo Campeonato Carioca e uma pela Copa do Brasil, todas em 2025. Já nas divisões de base, João acumulou títulos expressivos: dois troféus da Libertadores Sub-20 e dois do Intercontinental Sub-20, sendo o mais recente conquistado em agosto deste ano, no Maracanã, diante do Barcelona (ESP).
Em 2024, também foi titular na final contra o Olympiacos (GRE), em outro título internacional da categoria. Na atual temporada, somou 29 partidas pelo time sub-20 do Mais Querido. Sua última aparição foi no dia 20 de setembro, na vitória por 1 a 0 sobre o Boavista, pelo Campeonato Carioca Sub-20.
O retorno do Flamengo aos gramados será no dia 15 de outubro, contra o Botafogo, às 19h30 (horário de Brasília), no Estádio Nilton Santos, pela 28ª rodada do Brasileirão. O clássico será transmitido ao vivo pelo Premiere (pay-per-view) e promete ser um teste importante para medir a resposta do elenco após a pausa da Data FIFA.
Mandatários do Mengão e do Alviverde, Bap e Leila Pereira estão em franca guerra política após ação judicial e jornalista cita o ex-vascaíno
08 Out 2025 | 16:47 |
O comentarista Paulo Vinícius Coelho (PVC) voltou a comentar a crise nos bastidores do futebol brasileiro envolvendo Flamengo e a Libra. Em sua análise, o jornalista criticou a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, por colocar o clube paulista no centro do embate, mas também apontou falhas na condução do presidente rubro-negro, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, comparando sua postura à de Eurico Miranda, histórico dirigente do Vasco.
PVC detona detona mandatários: "essa briga não é Flamengo x Palmeiras; é Libra x Flamengo"
PVC explicou que a disputa, na verdade, não é entre Flamengo e Palmeiras, mas sim entre o Mais Querido e o bloco da Libra, que reúne os principais clubes da Série A e B para discutir os direitos comerciais do Campeonato Brasileiro.
Segundo o comentarista, o Palmeiras só acabou envolvido no conflito por iniciativa de Leila Pereira, que adotou uma postura pública de confronto com o Flamengo. “Uma coisa importante de dizer: essa briga não é Flamengo x Palmeiras; é Libra x Flamengo. A Leila Pereira se coloca numa posição de protagonista na briga, e aí parece um duelo entre os dois clubes, o que é ruim”, analisou PVC.
O jornalista também destacou que o foco do impasse está na divisão das receitas entre os clubes da Libra, tema que tem gerado atritos desde o início do ano: “A briga não é entre Flamengo e Palmeiras, não é um clássico, nem disputa de arbitragem. É uma discussão sobre quem tem razão, sobre como dividir o dinheiro entre nove clubes, e não apenas entre os dois”, explicou PVC, reforçando que o debate é estrutural, e não esportivo.
Em sua avaliação, PVC apontou que o protagonismo de Leila Pereira na briga com o Flamengo prejudica o próprio Palmeiras, desviando o foco do debate central. No entanto, ele também direcionou críticas a Bap, presidente do Flamengo, afirmando que o dirigente tem adotado um tom excessivamente personalista nas negociações.
“Eu acho que nenhum dos dois está certo. A Leila está prejudicando o Palmeiras, e o Bap, apesar de ser um bom presidente, tem um individualismo nas decisões… Não é que ele lembre o Eurico Miranda, mas certas situações me fazem comparar. Esse protagonismo entre Palmeiras e Flamengo, numa briga que não é deles, não faz bem para o Palmeiras”, concluiu o comentarista.