Futebol
Treino define time titular do Flamengo para encarar o Ceará no Brasileirão
02 Dez 2025 | 09:33
Futebol
04 Dez 2024 | 14:53 |
A manhã de quarta-feira (4) foi marcada por um debate acalorado entre os candidatos à presidência do Flamengo, organizado pelo jornal O Globo. Entre os vários temas discutidos, destacou-se a declaração de Luiz Eduardo Baptista (Bap) sobre sua participação no polêmico "conselhinho". A fala do candidato surpreendeu, pois diferiu da postura adotada em um debate anterior, na ESPN.
Dessa vez, Bap admitiu ter desempenhado um papel significativo no conselhinho, alegando que a ideia surgiu para proteger o futebol do amadorismo. Contudo, a justificativa gerou controvérsias, já que o próprio conselho era formado por dirigentes sem experiência profissional no futebol. Ele também detalhou os motivos de seu afastamento do grupo.
"O conselinho foi a forma que encontramos do presidente aceitar alguma blindagem ao amadorismo no futebol. Foi uma peça criada para blindar o futebol, uma tentativa. Tudo que implementamos em 19/20 tiveram muito sucesso. Enquanto eu, Tostes e o conselho funcionou adequadamente, nós tivemos grandes conquistas; quem escolhia o atleta não era o agente ou o VP de Futebol, eram os profissionais do scout", inicia.
"A partir de 2021, com as conquistas, nós afrouxamos nisso e eu me afastei. Entendi que não podia manter a blindagem, manter o nível de profissionalização ou aprofunda-lá, preferi me afastar do que assinar em baixo disso", conclui.
BAP CRITICA PARTICIPAÇÃO DE MARCOS BRAZ
Segundo Bap, Marcos Braz foi escolhido para liderar o departamento de futebol do Flamengo em uma decisão de última hora e que, inicialmente, o atual vice de futebol não fazia parte do projeto do presidente Rodolfo Landim. O candidato destacou que a montagem do elenco foi conduzida por profissionais e que não teria interferido no processo e que a havia a intenção de amplificar a profissionalização do clube, o que não aconteceu e levou a sua saída.
"A estrutura que foi definida para 19 não previa um nome como Marcos Braz. Em cima da hora o presidente fez essa escolha. Quem escolheu os jogadores que iam jogar no Flamengo foram os profissionais que lá estavam, não o dirigente amador. Eu achava que ganhando muito, com o tempo, a gente ia profissionalizar o Flamengo. Não aconteceu. Meu afastamento do Conselho se deu fundamentalmente por essa divergência conceitual que é irreconciliável", diz.
CONTRADIÇÃO COM DECLARAÇÕES NA ESPN
As declarações de quarta-feira contrastam com as feitas por Bap no debate da ESPN. Na ocasião, ele negou envolvimento na instauração conselhinho, atribuindo sua criação e condução exclusivamente ao atual presidente Rodolfo Landim, a quem chamou de "pai do conselhinho".
Clima desde o AeroFla até a conquista da Libertadores e as comemorações no Rio de Janeiro deixaram o espanhol do Mengão surpreso
02 Dez 2025 | 12:00 |
Após o inédito tetracampeonato de um brasileiro na Libertadores, Saúl Ñíguez comemorou nas redes sociais sua primeira conquista com o Mais Querido. O meia espanhol, recém-chegado ao clube, publicou assim que o apito final soou no Monumental de Lima. “Meu primeiro título com o Flamengo foi nada mais, nada menos que uma Libertadores. Absurdo”, escreveu o jogador no X (ex-Twitter), acompanhado de uma foto segurando a taça da Glória Eterna.
Ativo nas redes desde que desembarcou no Rio, Saúl voltou a movimentar seu perfil após o título. Ele até compartilhou a brincadeira que tomou conta da torcida: a sugestão para que o clube alterasse o nome oficial das redes para “Fl4mengo”, em referência às quatro Libertadores conquistadas.
Na decisão contra o Palmeiras, Saúl começou no banco e não foi utilizado por Filipe Luís. O espanhol participou de quatro partidas ao longo da campanha, mas perdeu espaço no time titular após o retorno de Erick Pulgar, que é fundamental para o esquema do treinador.
Saúl e sua família chegaram ao Rio em julho. O meia estava emprestado ao Sevilla pelo Atlético de Madrid e tinha negociação encaminhada para atuar na Turquia, mas o Flamengo entrou no páreo e levou o jogador ao futebol brasileiro.
Com Saúl novamente à disposição, o Flamengo concentra forças na reta final do Brasileirão. O Mais Querido enfrenta o Ceará nesta quarta-feira (03), às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, pela 37ª rodada. A partida terá transmissão de Rede Globo (TV aberta), GE TV (YouTube) e Premiere (pay-per-view).
Mengão ainda não perdeu como mandante no Brasileirão e pode ser campeão caso consiga prolongar a marca no campeonato contra o Vozão
02 Dez 2025 | 11:05 |
O Flamengo volta a campo nesta quarta-feira (03) para enfrentar o Ceará, em duelo válido pela 37ª rodada do Brasileirão. A partida marca a despedida do time de Filipe Luís como mandante na competição, e o objetivo é manter a impressionante invencibilidade no Maracanã.
Dos 54 pontos disputados em casa, o Flamengo somou 44. Foram 18 jogos no Maracanã nesta edição do campeonato: 13 vitórias, cinco empates e nenhuma derrota, desempenho que representa 81,4% de aproveitamento diante da Nação.
Líder isolado com 75 pontos, o Flamengo chega à rodada acumulando 22 vitórias, nove empates e cinco derrotas. O rival direto pelo título, o Palmeiras, aparece em segundo lugar com 70 pontos. A combinação é simples: vitória sobre o Ceará garante o eneacampeonato brasileiro. Em caso de tropeço, o time precisará secar o adversário paulista contra o Atlético-MG.
Buscando manter a invencibilidade no Maracanã, Flamengo x Ceará se enfrentam às 21h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira (03). O Maracanã estará lotado mais uma vez, e a partida terá transmissão da Rede Globo (TV aberta), GE TV (YouTube) e SporTV (canal fechado).
Treinador descartou clima de revanche contra o Palmeiras na final da Libertadores e focou apenas na grande decisão que o Mengão teria pela frente
02 Dez 2025 | 10:11 |
A final da Copa Libertadores de 2025 entre Flamengo e Palmeiras ganhou contornos de revanche após o vice rubro-negro em 2021. Após a conquista, Filipe Luís revelou como conduziu a preparação mental do elenco para a decisão que garantiu o tetracampeonato.
Filipe Luís sobre Flamengo x Palmeiras: "a maior final da história da Libertadores"
Segundo o treinador, a motivação dos jogadores começou com uma conversa direta sobre a relevância do confronto. Para Filipe Luís, enfrentar um rival direto valorizaria ainda mais o desempenho do Flamengo e daria grandeza histórica ao duelo:
“Quando o Palmeiras eliminou a LDU acho que todo mundo tinha o sentimento de que seria melhor enfrentar a LDU. Na teoria, era melhor, mas um jogo dessa grandeza merece um rival direto do Flamengo nos últimos anos. Eu falei para eles que seria a maior final da história da Libertadores, e esse foi o meu discurso”, afirmou o treinador.
O técnico ainda destacou que a parte emocional ligada ao vice de 2021 não influenciou o elenco: “A parte mental de 2021 não entrou, tinham poucos jogadores aqui. E, se tivesse perdido, fizemos o nosso melhor. Acredito muito no que estou fazendo”, finalizou.
A trajetória rumo ao título começou ainda no Rio, com o tradicional AeroFla na quarta-feira (24), quando milhares de torcedores acompanharam a delegação até o Aeroporto do Galeão. Em Lima, o clima de festa continuou até o dia da final. No sábado (29), Danilo marcou de cabeça o gol decisivo após escanteio cobrado por Arrascaeta, garantindo o 1 a 0 sobre o Palmeiras no Monumental U e sacramentando o tetracampeonato continental.
A final ganhou um ingrediente especial pela presença de Andreas Pereira no Palmeiras. Em 2021, o jogador protagonizou o lance que resultou no gol do título palmeirense. Parte da torcida do Flamengo tratou a decisão de 2025 como “vingança”. Agora, o volante saiu novamente vice, desta vez vestindo a camisa do clube paulista.
Após o título da Libertadores, o Flamengo tem a chance de levantar mais uma taça nesta semana. O Mais Querido recebe o Ceará, no Maracanã, nesta quarta-feira (03), pela 37ª rodada do Brasileirão. A bola rola às 21h30 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo da Rede Globo. Em caso de vitória, o Flamengo se torna eneacampeão brasileiro.