
Futebol
28 Jun 2025 | 11:31 |
O Flamengo tem um desafio enorme no domingo, pelas oitavas de final do Mundial de Clubes: enfrenta o Bayern de Munique, atual campeão alemão e considerado um dos favoritos ao título. Mas um brasileiro que conhece bem a equipe bávara afirma que há maneiras de superar o rival europeu.
Cacau sobre o Bayern: "A defesa é o ponto fraco do deles. Por isso, pressionar a saída de bola pode ser uma boa ideia"
E não é qualquer brasileiro: o ex-atacante Cacau, que fez quase toda a carreira na Alemanha e chegou a jogar pela seleção do país na Copa de 2010, sabe bem o que é enfrentar e vencer o Bayern de Munique. "O Flamengo vai dar trabalho, e as chances de vencer a partida são boas", afirma.
Cacau foi uma das estrelas do Stuttgart, que conquistou o título do Campeonato Alemão na temporada 2006/07. A conquista foi a quinta da equipe na história, a última até hoje. Aquele título ficou marcado por uma arrancada da equipe na reta final, que incluiu uma vitória por 2 a 0 sobre o Bayern na 30ª rodada. Os dois gols foram marcados por Cacau, e aquela derrota destruiu as chances do time bávaro brigar pelo título.
Quase três décadas depois, o brasileiro ainda acompanha de perto a Liga Alemã, e conhece bem o atual elenco do Bayern de Munique. O ex-jogador deu duas dicas para o time de Filipe Luis tentar se impor sobre o adversário.
"A defesa é o ponto fraco do Bayern. Por isso, pressionar a saída de bola pode ser uma boa ideia, para forçar erros", afirma o ex-atacante. Já para a defesa do Flamengo, a recomendação é ficar de olho em um trio. "Eles não podem dar espaços para Olisé, Musiala e Sané, que são perigosos individualmente".
Cacau ainda tem casa na Alemanha e passa uma parte do ano no país. Por isso, sabe bem qual a real importância que o Mundial de Clubes tem para o torcedor alemão. "Para os clubes, é importante. Mas para os torcedores, é um torneio meio "fora de hora" e por isso ainda não pegou", afirma.
O jornalista alemão Mario Krischel, que cobre o dia a dia do Bayern para a revista Kicker e está acompanhando o Mundial nos EUA, disse que o clube leva muito a sério o duelo contra o Rubro-Negro: "Ninguém, absolutamente ninguém no Bayern está subestimando o Flamengo. Jogadores e comissão técnica sabem que será um jogo duro", afirmou.
Clube chileno onde joga o volante está em busca de um novo treinador e campeão pelo Mengão está no páreo para conseguir a vaga
06 Set 2025 | 22:00 |
Campeão carioca pelo Flamengo em 2017, o técnico Zé Ricardo pode estar perto de retornar ao cenário sul-americano. O treinador participa de um processo seletivo para assumir o Colo-Colo, do Chile, equipe que tem como destaque o volante Arturo Vidal, campeão da Copa do Brasil e da Libertadores pelo Rubro-Negro em 2022.
Zé Ricardo, ex-Flamengo, sobre Colo-Colo, de Arturo Vidal: "Participei da primeira etapa"
Sem clube desde sua saída do Criciúma, Zé Ricardo já avançou na primeira etapa da seleção: “Participei da primeira etapa, que era a apresentação do currículo. Depois houve um corte e ficaram apenas cinco. Fui convidado para fazer uma apresentação, realizei, e agora aguardamos a próxima fase, que é a da proposta. Estou feliz, porque não é simples: no Chile não há tradição de treinadores brasileiros”, declarou ao jornal chileno As.
Se concretizado o acerto, o brasileiro substituirá Jorge Almirón, ex-Boca Juniors, desligado do cargo em agosto: “Só de estar nesta fase já é uma grande honra. Tenho que cruzar os dedos. Sei que é uma escolha difícil, porque o Colo-Colo é um clube grandioso e tradicional”, completou Zé Ricardo.
Zé Ricardo viveu seu auge inicial no Flamengo, onde conquistou o Carioca de 2017 e levou o time ao terceiro lugar no Brasileirão de 2016, recolocando o clube na Libertadores após três anos. Porém, a queda precoce na fase de grupos do torneio continental trouxe forte pressão, culminando em sua saída.
Desde então, o técnico acumulou passagens por Vasco, Botafogo, Internacional, Cruzeiro e outros clubes médios, sem repetir o mesmo brilho do início. Agora, o Colo-Colo surge como chance de retomar espaço em um gigante do continente. O clube chileno, de Vidal, é o único do país a conquistar a Libertadores, em 1991.
Treinador tem conseguido fazer o cria do Mengão voltar a atuar em alto nível no Real Madrid e craque brasileiro defende a postura
06 Set 2025 | 21:00 |
O campeão mundial de 2002, Rivaldo, aprovou a forma como Xabi Alonso tem conduzido a relação com Vini Jr no Real Madrid. Em entrevista à Betfair, o ex-jogador comentou a escolha do técnico espanhol de deixar o atacante revelado pelo Flamengo no banco na segunda rodada da La Liga, diante do Real Oviedo.
Rivaldo sobre ação de Xabi Alonso: "Foi uma estratégia para tirar o melhor de Vini Jr"
Para Rivaldo, a decisão não foi uma punição, mas sim uma estratégia para potencializar o rendimento do camisa 7: “Não vejo isso como um castigo. Foi uma estratégia para tirar o melhor de Vinícius. É uma forma de fazê-lo crescer ainda mais”, destacou o pentacampeão.
A aposta de Alonso surtiu efeito rapidamente. Na vitória por 3 a 0 sobre o Oviedo, Vini Jr entrou no segundo tempo e deixou sua marca. Na rodada seguinte, voltou a balançar as redes contra o Mallorca, confirmando o bom início de temporada.
Rivaldo também elogiou a chegada do novo comandante merengue e sua relação com o brasileiro: “Xabi é um grande treinador, mas também foi um grande jogador. Ele sabe exatamente o que alguém como Vinícius pensa e sente. Às vezes é preciso fazer ajustes até com os craques”, finalizou.
Depois de encerrar a última temporada abaixo das expectativas, Vini Jr começou a atual em alta. Em três rodadas de La Liga, soma dois gols e uma assistência, participando de metade dos tentos do Real Madrid. Sem ser convocado para a Data Fifa, o atacante permaneceu na Espanha e segue focado na sequência da temporada. O próximo compromisso dos merengues será no dia 13 de setembro, contra a Real Sociedad, fora de casa, pela 4ª rodada do Campeonato Espanhol.
Juan Sebástian Verón, ídolo e atual mandatário do clube de La Plata, que pega o Mengão na Libertadores, não perdoa decisão da entidade
06 Set 2025 | 20:00 |
O Flamengo já conhece seu próximo adversário na Libertadores: o Estudiantes de La Plata (ARG), pelas quartas de final. Antes mesmo da bola rolar, o presidente do clube argentino e ídolo Juan Sebastián Verón usou as redes sociais para disparar contra a Conmebol, após a exclusão do Independiente da Copa Sul-Americana.
Verón, presidente do Estudiantes, sobre a Conmebol: "escolheram a opção mais fácil"
“Eles escolheram a opção mais fácil. É muito difícil entender como chegaram a essa decisão… e eu não tolero qualquer tipo de violência, mas isso é tudo muito injusto”, criticou o presidente do Estudiantes de La Plata.
A punição aconteceu após torcedores do Independiente se envolverem em briga com adeptos da Universidad de Chile. Na ocasião, invadiram o setor visitante, roubaram faixas, atiraram bombas e atearam fogo em objetos.
Diante da gravidade do caso, a Conmebol decidiu excluir o clube da competição e aplicar multa de 250 mil dólares (cerca de R$ 1,3 milhão), além de uma punição de sete jogos dentro da Conmebol com portões fechados, além de outros sete como visitante sem direito a torcida.
Pelas quartas de final, Flamengo e Estudiantes vão se enfrentar em dois confrontos decisivos. O primeiro será no dia 18 de setembro, no Maracanã. A volta está marcada para o dia 25, no Estádio Jorge Luis Hirschi, em La Plata.
Jogos das quartas de final