
Futebol
|
O Flamengo desembarcou no Rio de Janeiro na manhã desta quarta-feira (23) após o empate sem gols com a LDU, em Quito, pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. O retorno à capital carioca foi marcado por uma cena curiosa envolvendo o atacante Bruno Henrique, que levou um susto com a empolgação de torcedores no Aeroporto do Galeão.
Assim que a delegação do Mais Querido começou a sair do saguão, dezenas de fãs se aglomeraram para tentar ver os jogadores de perto. No momento em que Bruno Henrique surgiu, os gritos aumentaram e o camisa 27 se assustou. Por alguns segundos, o atacante pareceu confuso com a movimentação.
BRUNO ENTENDE A SITUAÇÃO E ATENDE OS TORCEDORES
Logo depois, o jogador entendeu que o alvoroço era apenas a empolgação dos torcedores pedindo fotos e autógrafos. Sorridente, Bruno Henrique parou para atender aos pedidos e posou com diversos rubro-negros presentes, transformando o susto inicial em um momento de descontração. Outros atletas também demonstraram simpatia com os fãs. Gerson, Wesley e o técnico Filipe Luís foram bastante requisitados e também pararam para interagir com os presentes. Após o momento de confraternização, os jogadores seguiram para o ônibus da delegação ou seus carros particulares.
FLAMENGO FICA NO EMPATE FORA DE CASA PELA LIBERTADORES
Em campo, o empate sem gols contra a LDU deixou um sabor agridoce. O Mengão teve chances para sair com a vitória mesmo jogando fora de casa, mas a bola teimou em não entrar. Com o resultado, o time carioca terminou o primeiro turno da fase de grupos da Libertadores com quatro pontos somados.
Com a igualdade no Equador, o grupo do Rubro-Negro ficou embolado. A liderança está nas mãos da LDU, que tem cinco pontos. Em segundo lugar aparece o Central Córdoba, com os mesmos quatro pontos do Flamengo, mas à frente no saldo de gols. O Deportivo Táchira é o lanterna, sem nenhum ponto conquistado até aqui.
Com rotina intensa de estudos e conversas frequentes com técnicos experientes, treinador do rubro-negro desperta admiração nos bastidores
|
Durante participação no videocast “Toca e Passa”, do jornal O Globo, René Simões compartilhou bastidores de sua relação com Filipe Luís, atual comandante do Flamengo. Aos 72 anos, o experiente técnico afirmou manter conversas quase diárias com o ex-lateral, abordando principalmente temas ligados à postura e aspectos emocionais no futebol.
Segundo Simões, os dois evitam discutir questões táticas, por considerar que o atual treinador do Mais Querido domina esse campo com profundidade. “De tática, não precisa falar com ele. Esse cara e o que ele sabe é absurdo”, destacou René, elogiando o conhecimento e a leitura de jogo de Filipe.
Ele só pensa em Flamengo” - disse o treinador Renê Simões em entrevista
O veterano técnico também ressaltou a entrega do ex-jogador fora das quatro linhas. Em um dos relatos, contou que Filipe Luís costuma responder mensagens altas horas da noite, muitas vezes ainda analisando jogos do próprio time. “Ele me mostrou que estava assistindo ao Fla-Flu pela sexta ou sétima vez”, disse Simões, apontando a busca incansável por melhorias e antecipação de cenários.
Esse comportamento, segundo René, é a chave para entender o sucesso que o treinador vem colhendo desde que assumiu a equipe principal do Mengão. Para ele, o desempenho atual não é fruto do acaso, mas resultado direto da dedicação e estudo constantes. Com pouco tempo de carreira à frente do time profissional, Filipe Luís já é visto como uma das promessas mais promissoras da nova geração de técnicos brasileiros.
“O que ele pensa de futebol é muito sólido. Tem convicções firmes e sabe exatamente o que quer implementar”, afirmou Simões durante o bate-papo, evidenciando a segurança do técnico rubro-negro mesmo com pouco tempo na função. Diante da saída de Dorival Júnior da seleção brasileira, nomes para substituí-lo começaram a circular nos bastidores do futebol. E Filipe Luís, ainda que novato na função, já aparece em algumas dessas conversas. Para René, porém, essa possibilidade ainda está distante.
A CBF anunciou Bruno Boschilia, do Paraná, e Thiaggo Americano Labes, de Santa Catarina, como os assistentes de campo na partida
|
A arbitragem de Flamengo x Corinthians será comandada pelo árbitro Ramon Abatti Abel. O juiz recheado de polêmicas em jogos do Rubro-Negro foi o escolhido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para a partida deste domingo (27), às 16h, no Maracanã, pela sexta rodada do Brasileirão.
A CBF anunciou Bruno Boschilia, do Paraná, e Thiaggo Americano Labes, de Santa Catarina, como os assistentes de campo na partida. O VAR será responsabilidade de Rodrigo D Alonso Ferreira, da Federação de Catarinense.
A escolha de Ramon Abatti Abel para a arbitragem de Flamengo x Corinthians desagrada bastante os rubro-negros, que lembram das polêmicas protagonizadas pelo árbitro nos últimos anos. Inclusive em dois jogos recentes contra o time paulista.
Em setembro de 2024, em confronto válido pela 25ª rodada do Brasileirão, o zagueiro Fabrício Bruno deixou o campo da Neo Química Arena criticando veementemente as decisões do juiz.
O defensor classificou a postura de Ramon como "arrogante", afirmou que todos os jogos com o árbitro são polêmicos e reclamou da condução na briga generalizada no fim do jogo. Carlos Alcaraz e Cacá foram expulsos como resultado da confusão.
O Flamengo está na quinta posição entre os times com mais jogos com Ramon Abatti no comando da arbitragem: 19 partidas. Apesar dos muitos erros, o Mengão ainda consegue ter histórico positivo em jogos com o juiz: 10 vitórias, 4 empates e 5 derrotas. Mas o que fica marcado são as falhas gritantes contra o Mais Querido.
Duelo entre América e LAFC deve definir o último integrante do grupo d do Mundial de Clubes 2025, que já conta com Flamengo, Chelsea e Espérance de Túnis
|
De acordo com informações da imprensa mexicana, especialmente da ESPN local, o América já foi alertado sobre possíveis datas para o confronto com o time de Los Angeles. Se os mexicanos não conseguirem vaga na final do Clausura 2025, o duelo contra o LAFC será no dia 21 de maio. Caso o América alcance a final do campeonato nacional, o jogo será adiado para uma das datas seguintes: 28 ou 31 de maio. Essa última é a preferida da Concacaf e provavelmente será utilizada se houver necessidade de alteração. A sede da partida, por ora, será o BMO Stadium, casa do LAFC.
Mesmo sem a confirmação oficial do TAS, tanto América quanto LAFC já começaram a se preparar. A tendência é que o veredito seja favorável à Fifa, o que abriria espaço imediato para a repescagem. Por isso, os dois clubes iniciaram ajustes logísticos e operacionais, seguindo orientações preliminares.
Embora o BMO Stadium seja o destino mais provável, o América avalia a possibilidade de solicitar um campo neutro. A cidade de Dallas, nos Estados Unidos, surge como alternativa, justamente para minimizar a vantagem do adversário. Ainda assim, essa decisão ficará a cargo exclusivo da Fifa, que detém todos os direitos de bilheteria e escolha do local.
A vaga em disputa completa o Grupo D da competição internacional. A estreia do vencedor da repescagem será no dia 16 de junho, em Atlanta, contra o Chelsea. Ou seja, quem avançar terá um intervalo de cerca de 20 dias entre o jogo classificatório e a primeira partida no Mundial. Se o América vencer, o Mais Querido poderá reencontrar um velho conhecido que deixou marcas na torcida em 2008. Naquela edição da Libertadores, o time mexicano eliminou o Rubro-Negro nas oitavas de final, mesmo após uma vitória expressiva do time carioca no México, por 4 a 2.