Futebol
01 Mai 2025 | 11:49 |
O Flamengo estreia na Copa do Brasil nesta quinta-feira (1º), contra o Botafogo-PB, no Estádio Castelão, em São Luís (MA). O palco da partida, no entanto, virou alvo de polêmica. Tradicionalmente com capacidade para 20 mil pessoas, o estádio teve o público ampliado para 39.622 torcedores — quase o dobro — após um novo laudo emitido pelo Corpo de Bombeiros do Maranhão.
A ampliação da capacidade foi possível graças a uma obra emergencial iniciada no dia 25 de abril e concluída na véspera da partida. O curioso é que o novo laudo que atestou a liberação do estádio foi emitido em 24 de abril, um dia após o início da venda de ingressos pelo Botafogo-PB.
Segundo o jornalista Lúcio de Castro, o laudo anterior, datado de 10 de dezembro de 2024, limitava o público a 20 mil pessoas. A partir da obra emergencial e de um parecer provisório, o estádio foi liberado para receber quase 40 mil torcedores — justamente aproveitando a força da torcida do Flamengo para potencializar a bilheteria.
As intervenções incluíram reforço com argamassa de alta resistência e instalação de vigas metálicas para sustentar pilares comprometidos. O novo laudo tem validade de apenas três meses.
Um relatório técnico encomendado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura, no valor de R$ 9 mil, apontou problemas graves no Castelão, como corrosão avançada, colapso parcial de vigas, infiltrações e erosão nas fundações. O setor 1, anteriormente interditado, foi liberado após as intervenções paliativas.
As ações corretivas e preventivas executadas em sistemas estruturais foram avaliadas por profissionais especializados..."
Em nota, o Corpo de Bombeiros afirmou que a ampliação da capacidade foi feita com base em critérios técnicos e que a segurança estrutural foi garantida por profissionais especializados:
"A revisão da capacidade de público do Estádio Castelão foi realizada com total embasamento técnico e legal, seguindo as normas vigentes, alcançando a capacidade máxima de projeto de 39.622 pessoas sem comprometer a segurança da infraestrutura. As ações corretivas e preventivas executadas em sistemas estruturais foram avaliadas por profissionais especializados. A comercialização de ingressos deve ser realizada dentro dos parâmetros definidos no laudo técnico e sob a responsabilidade dos organizadores do evento", diz a nota.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) manifestou “estranheza” com a mudança repentina e encaminhou um documento ao comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto Pinto de Araújo. No texto, a entidade alerta para riscos à segurança de atletas, torcedores e profissionais envolvidos no evento:
"A CBF, através dos Diretores que abaixo subscrevem, manifesta sua profunda preocupação com a existência de informações repentinamente modificadas, emitidas por órgãos públicos estaduais. Uma vez que tal cenário compromete não apenas o planejamento logístico e operacional do evento, mas também a segurança de atletas, torcedores, profissionais envolvidos e da população em geral", escreveu a entidade, direcionada ao corpo de bombeiros.
A SAF do Botafogo-PB, responsável pela comercialização dos ingressos, é citada como responsável direta pela operação. O governo do estado do Maranhão garantiu, em nota oficial, que os torcedores terão segurança para assistir o jogo e que todos os pré-requisitos para o aumento de capacidade foram cumpridos. Confira a nota:
"O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), informa que todas as exigências legais e normativas relacionadas à segurança e à utilização do Estádio Governador João Castelo para a partida entre Botafogo da Paraíba e Flamengo, marcada para o dia 1º de maio do corrente ano, foram devidamente atendidas. Os laudos referentes à capacidade máxima do estádio foram atualizados após intervenções realizadas ao longo dos anos de 2024 e 2025, ampliando a capacidade de 20 mil para 39.622 pessoas. Essa atualização está em conformidade com a quantidade de ingressos disponibilizados para o evento. Ressaltamos que todas as medidas e adequações foram implementadas conforme os parâmetros estabelecidos pelos órgãos competentes, com o objetivo de garantir a segurança e o bem-estar de todos os usuários."
Atacante é um dos destaques do Remo, dirigido por Marcos Braz, e revela que gostaria de ter seguido no Mengão por mais tempo
24 Out 2025 | 21:00 |
Vivendo grande fase na Série B de 2025 como artilheiro do Remo, o atacante Pedro Rocha voltou a falar sobre sua curta passagem pelo Flamengo. Em entrevista ao Lance!, o jogador, que vestiu o Manto Sagrado em 2020, explicou os motivos que interromperam precocemente sua trajetória no clube, apesar das altas expectativas criadas à época.
Pedro Rocha, do Remo: "A minha vontade era permanecer por mais tempo no Flamengo"
Pedro Rocha foi anunciado como uma espécie de “presente de Natal” para a torcida rubro-negra, em 24 de dezembro de 2019. O atacante chegou a um Flamengo em seu auge, recém-campeão da Libertadores e do Brasileirão sob o comando de Jorge Jesus, o que ampliou o otimismo quanto ao seu desempenho.
No entanto, a passagem durou apenas um ano. O jogador tinha contrato de empréstimo com o futebol russo até dezembro de 2020, e o vínculo não foi renovado. Segundo o próprio atacante, a pandemia de Covid-19, que paralisou o futebol e alterou todo o calendário da temporada, foi determinante para sua saída.
“Tinha uma expectativa muito grande de poder jogar e continuar no Flamengo por muito tempo. Mas nem tudo sai como a gente planeja. O ano de 2020 foi muito conturbado para todo mundo, pela questão da pandemia”, contou Pedro Rocha ao Lance!.
O jogador explicou que a extensão do calendário do futebol brasileiro foi o principal obstáculo nas negociações para sua permanência: “O Brasileirão terminou apenas em 2021, e meu contrato se encerrava em dezembro de 2020. Os clubes não se entenderam. A minha vontade era permanecer por mais tempo no Flamengo, mas infelizmente isso não foi possível, e acabei retornando para a Rússia.”
Apesar do pouco tempo e de algumas lesões, Pedro Rocha fez parte de um grupo vitorioso. Em 2020, ele disputou 11 partidas com a camisa rubro-negra, três como titular, marcou um gol e deu uma assistência. Naquele ano, participou das conquistas da Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana, Campeonato Carioca e Campeonato Brasileiro, coroando uma das temporadas mais vitoriosas da história do clube.
Agora, aos 30 anos, Pedro Rocha vive um dos melhores momentos da carreira. Defendendo o Remo, o atacante é o artilheiro isolado da Série B, com 14 gols marcados. Sua boa fase tem sido determinante na campanha do time paraense, que ocupa a quarta colocação (G-4), com 54 pontos, e sonha em voltar à elite do futebol brasileiro.
Mengão vai ao Castelão para encarar o Leão pela 30ª rodada do Brasileirão de olho na briga pelo título da competição, mas com desfalques importantes
24 Out 2025 | 19:00 |
Neste sábado (25), às 19h30 (de Brasília), o Flamengo volta a campo pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo diante do Fortaleza, na Arena Castelão, será transmitido ao vivo e com exclusividade pelo Premiere, via pay-per-view. A partida é tratada como fundamental para as pretensões rubro-negras na disputa pelo título nacional.
O Flamengo ocupa atualmente a segunda colocação do Brasileirão, com 61 pontos, mesma pontuação do Palmeiras, líder do campeonato. A equipe paulista, porém, leva vantagem no número de vitórias, critério que a mantém no topo da classificação. Assim, o confronto em Fortaleza é mais uma oportunidade para o time de Filipe Luís seguir pressionando o rival direto na briga pela taça.
O técnico rubro-negro terá cinco baixas importantes para a partida. O centroavante Pedro segue fora, em recuperação da lesão no braço. No meio-campo, Erick Pulgar e Jorge Carrascal cumprem suspensão automática.
A lista de ausências ainda cresceu com Alex Sandro e Léo Ortiz. Segundo o Departamento Médico, Alex Sandro, titular nas últimas quatro partidas, será poupado por controle de carga, como medida preventiva para a reta final da temporada.
Já Léo Ortiz, embora tenha treinado normalmente nesta sexta-feira, permanece no Rio de Janeiro. O zagueiro ainda se recupera de um trauma sofrido contra o Palmeiras e realiza um trabalho específico de preparação, voltado ao duelo da semifinal da Libertadores, contra o Racing, na próxima quarta-feira (29).
Flamengo: Rossi; Emerson Royal (ou Varela), Danilo, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar (ou Saúl Ñíguez), Jorginho e Arrascaeta; Luiz Araújo, Carrascal e Bruno Henrique.
Fortaleza: Brenno; Mancuso, Brítez, Kuscevic e Ávila (Bruno Pacheco); Lucas Sasha, Rodrigo Santos, Pochettino, Guzmán (Herrera) e Breno Lopes; Deyverson (Bareiro ou Kayke).
Equatorianos venceram o jogo de ida diante do Alviverde por 3 a 0 e técnico lembrou que a equipe se classificou em primeiro no grupo do Mengão
24 Out 2025 | 18:00 |
A LDU (EQU) aplicou um 3 a 0 contundente sobre o Palmeiras nesta quinta-feira (24), em Quito, e abriu larga vantagem na semifinal da Copa Libertadores. Após o revés, o técnico Abel Ferreira exaltou a força do time equatoriano e citou o Flamengo como referência para destacar o nível do adversário comandado por Tiago Nunes.
Isso porque a LDU terminou em primeiro lugar no grupo do Flamengo durante a fase de grupos, somando os mesmos 11 pontos do Rubro-Negro, mas com melhor saldo de gols. Ainda assim, o time carioca não perdeu para os equatorianos, com empate em Quito e vitória no Maracanã.
Abel Ferreira, do Palmeiras: "LDU ficou em primeiro no grupo do Flamengo"
Durante a entrevista coletiva, Abel Ferreira fez questão de valorizar o desempenho da LDU e ressaltou que já havia alertado o elenco sobre as dificuldades de atuar na altitude de Quito: “A LDU é uma equipe muito forte em casa, com boa dinâmica, organizada e agressiva nos duelos. Eu avisei minha equipe: LDU ficou em primeiro no grupo do Flamengo, eliminou o Botafogo e o São Paulo. Não foi por falta de aviso. Temos uma desvantagem grande, mas 90 minutos no Allianz Parque é muito tempo.”
O treinador também reforçou a confiança em uma possível reação no jogo de volta, em São Paulo: “Não é a primeira vez que um time brasileiro sofre aqui na altitude. Agora temos 90 minutos no Allianz Parque, e 90 minutos é muito tempo. Parabéns ao adversário, hoje foram melhores, mas vamos em busca da virada.”
Na fase de grupos, Flamengo e LDU se enfrentaram duas vezes. Em 22 de abril, em Quito, o duelo terminou 0 a 0, com boas chances criadas pelos cariocas. No jogo da volta, em 15 de maio, no Maracanã, o Rubro-Negro venceu por 2 a 0, com gols de Léo Ortiz e Luiz Araújo.
O cenário de uma reedição entre Flamengo e LDU segue vivo na competição. Caso ambos avancem, as equipes podem se reencontrar na final da Libertadores, marcada para 29 de novembro. Para isso, o Mengão precisa confirmar a vaga diante do Racing (ARG), em Avellaneda, na próxima quarta-feira (29), podendo jogar pelo empate. Já o time do Equador avança mesmo com derrota por até dois gols de diferença na quinta (30), no duelo de volta contra o Palmeiras, no Allianz Parque.