Futebol

Chegada de Neymar ao Santos é maior do que a de Romário ao Flamengo - afirma jornalista

Apesar do ‘baixinho’ ter retornado ao futebol brasileiro no auge de sua forma física e campeão do mundo, comentarista aponta lado midiático como fator

Romário chega no Flamengo como melhor jogador do mundo - Foto: Reprodução
Romário chega no Flamengo como melhor jogador do mundo - Foto: Reprodução

  |

Icon Comentário0

Durante a edição do programa F90, da ESPN, nesta terça-feira (28), o comentarista Breiller Pires fez uma declaração polêmica ao comparar o retorno de Neymar ao Santos com a chegada de Romário ao Flamengo em 1995. Para ele, a volta do atual camisa 10 ao futebol brasileiro tem um impacto midiático superior ao do Baixinho, que, na época, era o melhor jogador do mundo e peça-chave na conquista do tetracampeonato mundial pela Seleção.


a maior volta da história do futebol brasileiro. Supera Romário e Ronaldo. Romário voltou em um auge que o Neymar não está, mas é mais midiático", afirmou o comentarista no F90.


A chegada de Romário ao Flamengo completa 30 anos


No dia 14 de janeiro de 1995, um dos momentos mais marcantes do futebol brasileiro aconteceu: Romário desembarcava no Rio de Janeiro para ser apresentado como jogador do Flamengo, poucos dias antes de ser eleito o melhor do mundo pela FIFA. A decisão de trocar o Barcelona pelo clube de maior torcida do Brasil causou uma enorme comoção na cidade.

Milhares de torcedores se aglomeraram nas ruas para acompanhar o desfile do craque em carro aberto, decorado com a marca de um dos patrocinadores da negociação. Relembrando aquele momento, Romário afirmou que, apesar de abrir mão de uma proposta financeiramente mais vantajosa, não se arrepende da escolha.


"Vou te falar a verdade: depois de 30 anos, olhando para trás, eu não faria diferente. Troquei a chance de ganhar mais dinheiro para ser mais feliz. E consegui", disse o ex-atacante em entrevista à TV Globo.

Ao participar do Charla Podcast, Romário se emocionou ao falar sobre a passagem pelo Flamengo.

"Hoje é um dia especial na minha vida. São 30 anos desde que voltei ao futebol brasileiro, ao Flamengo. Cleber, Michel, Plínio, obrigado por terem me trazido. Passei aqui um momento do cara*** (voz embargada). Passei um tempo maneiro do cara***, estou até... (começa a chorar)", declarou o Baixinho.

Romário no Flamengo

Romário vestiu o Manto Sagrado entre 1995 e 1999, disputando 240 partidas e marcando 204 gols — uma impressionante média de 0,85 por jogo — tornando-se o quinto maior artilheiro da história do clube. Apesar de não ter conquistado grandes títulos pelo Flamengo devido a uma série de dificuldades enfrentadas pelo clube na época, o craque foi bicampeão carioca (1996 e 1999), venceu a Copa dos Campeões Mundiais (1997) e a Copa Mercosul (1999).



Futebol

Filipe Luís pelo Flamengo brilha com sua entrega e é cotado para a Seleção, revela René Simões

Com rotina intensa de estudos e conversas frequentes com técnicos experientes, treinador do rubro-negro desperta admiração nos bastidores

Filipe Luís observa o campo com atenção durante partida do Mengão, mostrando o foco e dedicação que têm impressionado nomes do futebol brasileiro. ( Foto/ CRF )
Filipe Luís observa o campo com atenção durante partida do Mengão, mostrando o foco e dedicação que têm impressionado nomes do futebol brasileiro. ( Foto/ CRF )

  |

Icon Comentário0

Durante participação no videocast “Toca e Passa”, do jornal O Globo, René Simões compartilhou bastidores de sua relação com Filipe Luís, atual comandante do Flamengo. Aos 72 anos, o experiente técnico afirmou manter conversas quase diárias com o ex-lateral, abordando principalmente temas ligados à postura e aspectos emocionais no futebol.




Segundo Simões, os dois evitam discutir questões táticas, por considerar que o atual treinador do Mais Querido domina esse campo com profundidade. “De tática, não precisa falar com ele. Esse cara e o que ele sabe é absurdo”, destacou René, elogiando o conhecimento e a leitura de jogo de Filipe.





 Ele só pensa em Flamengo” - disse o treinador Renê Simões em entrevista 


DETERMINAÇÃO CHAMA A ATENÇÃO NOS BASTIDORES


O veterano técnico também ressaltou a entrega do ex-jogador fora das quatro linhas. Em um dos relatos, contou que Filipe Luís costuma responder mensagens altas horas da noite, muitas vezes ainda analisando jogos do próprio time. “Ele me mostrou que estava assistindo ao Fla-Flu pela sexta ou sétima vez”, disse Simões, apontando a busca incansável por melhorias e antecipação de cenários.


Esse comportamento, segundo René, é a chave para entender o sucesso que o treinador vem colhendo desde que assumiu a equipe principal do Mengão. Para ele, o desempenho atual não é fruto do acaso, mas resultado direto da dedicação e estudo constantes. Com pouco tempo de carreira à frente do time profissional, Filipe Luís já é visto como uma das promessas mais promissoras da nova geração de técnicos brasileiros.

TUDO O QUE O FLAMENGO PRECISA 

“O que ele pensa de futebol é muito sólido. Tem convicções firmes e sabe exatamente o que quer implementar”, afirmou Simões durante o bate-papo, evidenciando a segurança do técnico rubro-negro mesmo com pouco tempo na função. Diante da saída de Dorival Júnior da seleção brasileira, nomes para substituí-lo começaram a circular nos bastidores do futebol. E Filipe Luís, ainda que novato na função, já aparece em algumas dessas conversas. Para René, porém, essa possibilidade ainda está distante.



Futebol

Flamengo x Corinthians terá árbitro polêmico para o clássico do Brasileirão

A CBF anunciou Bruno Boschilia, do Paraná, e Thiaggo Americano Labes, de Santa Catarina, como os assistentes de campo na partida

Em setembro de 2024, em confronto válido pela 25ª rodada do Brasileirão, o zagueiro Fabrício Bruno deixou o campo da Neo Química criticando veementemente o juiz
Em setembro de 2024, em confronto válido pela 25ª rodada do Brasileirão, o zagueiro Fabrício Bruno deixou o campo da Neo Química criticando veementemente o juiz

  |

Icon Comentário0

A arbitragem de Flamengo x Corinthians será comandada pelo árbitro Ramon Abatti Abel. O juiz recheado de polêmicas em jogos do Rubro-Negro foi o escolhido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para a partida deste domingo (27), às 16h, no Maracanã, pela sexta rodada do Brasileirão.



A CBF anunciou Bruno Boschilia, do Paraná, e Thiaggo Americano Labes, de Santa Catarina, como os assistentes de campo na partida. O VAR será responsabilidade de Rodrigo D Alonso Ferreira, da Federação de Catarinense.


ESCOLHA NÃO AGRADA O TIME CARIOCA

A escolha de Ramon Abatti Abel para a arbitragem de Flamengo x Corinthians desagrada bastante os rubro-negros, que lembram das polêmicas protagonizadas pelo árbitro nos últimos anos. Inclusive em dois jogos recentes contra o time paulista.


Em setembro de 2024, em confronto válido pela 25ª rodada do Brasileirão, o zagueiro Fabrício Bruno deixou o campo da Neo Química Arena criticando veementemente as decisões do juiz.

O defensor classificou a postura de Ramon como "arrogante", afirmou que todos os jogos com o árbitro são polêmicos e reclamou da condução na briga generalizada no fim do jogo. Carlos Alcaraz e Cacá foram expulsos como resultado da confusão.

HISTÓRICO DO ÁRBITRO COM POLÊMICAS 

O Flamengo está na quinta posição entre os times com mais jogos com Ramon Abatti no comando da arbitragem: 19 partidas. Apesar dos muitos erros, o Mengão ainda consegue ter histórico positivo em jogos com o juiz: 10 vitórias, 4 empates e 5 derrotas. Mas o que fica marcado são as falhas gritantes contra o Mais Querido. 



Futebol

Repescagem entre América-MEX e LAFC: o confronto que interessa ao Flamengo no Mundial de Clubes

Duelo entre América e LAFC deve definir o último integrante do grupo d do Mundial de Clubes 2025, que já conta com Flamengo, Chelsea e Espérance de Túnis

América e LAFC se preparam para confronto decisivo que pode colocar um deles no grupo do Flamengo no Mundial de Clubes 2025. ( Foto/FIFA )
América e LAFC se preparam para confronto decisivo que pode colocar um deles no grupo do Flamengo no Mundial de Clubes 2025. ( Foto/FIFA )

  |

Icon Comentário0

A organização do Mundial de Clubes 2025 está prestes a ganhar um novo capítulo. Falta pouco para a confirmação oficial do Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) sobre a exclusão do León-MEX do torneio, o que colocaria em prática a repescagem entre América-MEX e LAFC-EUA. Essa partida será decisiva para definir o último integrante do Grupo D, onde já estão o Mengão, Chelsea e Espérance de Túnis.




CENÁRIOS DEPENDEM DA CAMPANHA DO AMÉRICA NO CAMPEONATO MEXICANO


De acordo com informações da imprensa mexicana, especialmente da ESPN local, o América já foi alertado sobre possíveis datas para o confronto com o time de Los Angeles. Se os mexicanos não conseguirem vaga na final do Clausura 2025, o duelo contra o LAFC será no dia 21 de maio. Caso o América alcance a final do campeonato nacional, o jogo será adiado para uma das datas seguintes: 28 ou 31 de maio. Essa última é a preferida da Concacaf e provavelmente será utilizada se houver necessidade de alteração. A sede da partida, por ora, será o BMO Stadium, casa do LAFC.



ANTECIPAÇÃO DAS LOGÍSTICAS PELO AMÉRICA E PELO LAFC

Mesmo sem a confirmação oficial do TAS, tanto América quanto LAFC já começaram a se preparar. A tendência é que o veredito seja favorável à Fifa, o que abriria espaço imediato para a repescagem. Por isso, os dois clubes iniciaram ajustes logísticos e operacionais, seguindo orientações preliminares.


Embora o BMO Stadium seja o destino mais provável, o América avalia a possibilidade de solicitar um campo neutro. A cidade de Dallas, nos Estados Unidos, surge como alternativa, justamente para minimizar a vantagem do adversário. Ainda assim, essa decisão ficará a cargo exclusivo da Fifa, que detém todos os direitos de bilheteria e escolha do local.


A vaga em disputa completa o Grupo D da competição internacional. A estreia do vencedor da repescagem será no dia 16 de junho, em Atlanta, contra o Chelsea. Ou seja, quem avançar terá um intervalo de cerca de 20 dias entre o jogo classificatório e a primeira partida no Mundial. Se o América vencer, o Mais Querido poderá reencontrar um velho conhecido que deixou marcas na torcida em 2008. Naquela edição da Libertadores, o time mexicano eliminou o Rubro-Negro nas oitavas de final, mesmo após uma vitória expressiva do time carioca no México, por 4 a 2.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Real Madrid enxerga jovem estrela como substituto ideal para Vini Jr ex-Flamengo
Futebol

Real Madrid enxerga jovem estrela como substituto ideal para Vini Jr ex-Flamengo

 

Icon Comentário0
Copa do Brasil: Botafogo-PB x Flamengo passa dos 20 mil entradas vendidas
Futebol

Copa do Brasil: Botafogo-PB x Flamengo passa dos 20 mil entradas vendidas

 

Icon Comentário0
Felipe Melo elogia desempenho de jogador criticado no Flamengo e reclama de postura de Filipe Luís
Futebol

Felipe Melo elogia desempenho de jogador criticado no Flamengo e reclama de postura de Filipe Luís

 

Icon Comentário0