Futebol

COM DESGASTE DE BRAZ MAIS APARENTE, DIRETORIA PODE BUSCAR UM NOVO NOME PARA FUTEBOL DO CLUBE

Briga e rompimento com Gabigol são uns dos motivos para desgaste do dirigente

30 Ago 2023 | 11:26 |

Icon Comentário0

A relação conturbada entre o vice de futebol do Flamengo, Marcos Braz, e o atacante Gabigol tem sido um dos fatores que contribuíram para a perda de comando no vestiário e a crise no clube. Essa ruptura entre jogador e dirigente teve origem em uma discussão em julho e se intensificou, culminando no fim de um diálogo que vinha desde 2019.


Essa situação reflete um desgaste gradual que Marcos Braz tem enfrentado, marcado por fases ruins e problemas menores que se somaram. A relação com Gabigol era especialmente importante para o vice de futebol, já que o jogador tinha influência sobre o grupo de atletas e atuava como um canal de comunicação entre a diretoria e os jogadores.


No entanto, a relação com outras lideranças no elenco não era igualmente positiva, e havia uma divisão interna que dificultava a capacidade de Marcos Braz exercer sua influência e poder no vestiário. Segundo informações internas, há um consenso de que a chegada de novas vozes de comando, incluindo um executivo profissional, se torna necessária.


A promoção de Gabigol a camisa 10 e capitão, realizada pelo presidente Rodolfo Landim, tinha como intuito reforçar a influência da diretoria na condução do vestiário. No entanto, essa estratégia não teve sucesso, e Gabigol não conseguiu exercer um papel de liderança efetiva tanto dentro quanto fora do clube.

Nesse contexto, a diretoria do Flamengo está considerando a contratação de um novo executivo para desempenhar um papel mais ativo na reformulação do clube, que está planejada para o final da temporada. Além disso, a saída de Marcos Braz antes do término do mandato de Landim, que ocorre no próximo ano, também tem sido discutida como uma possibilidade.



Futebol

Clube mineiro busca a contratação de Luiz Araújo, do Flamengo

Atacante quer jogar mais minutos e não fecha as portas para uma negociação e equipe da Série A vê com bons olhos uma negociação

Luiz Araújo entra na mira do Atlético-MG para uma transferência, mas Flamengo reluta em negociar - Foto: Adriano Fontes/Flamengo
Luiz Araújo entra na mira do Atlético-MG para uma transferência, mas Flamengo reluta em negociar - Foto: Adriano Fontes/Flamengo

13 Fev 2026 | 14:10 |

Icon Comentário0

O Atlético negocia a contratação de Luiz Araújo, atacante do Flamengo. A informação foi antecipada pelo jornalista Thiago Fernandes nesta sexta-feira (13). Segundo a rádio Itatiaia, as conversas ocorrem há cerca de um mês e houve avanço nas tratativas.


Ainda assim, o Flamengo demonstra resistência à liberação, principalmente por entender que precisaria buscar uma reposição no mercado antes de concretizar qualquer saída. Luiz Araújo é bem avaliado pela comissão técnica e tem sido utilizado com frequência por Filipe Luís. Apesar disso, o jogador não descarta uma transferência que lhe garanta mais minutos como titular, já que a disputa por espaço no elenco rubro-negro é considerada intensa.


ATACANTE RETORNA APÓS LESÃO


Luiz Araújo voltou aos treinamentos com o grupo na quinta-feira (12), no CT Ninho do Urubu. A reintegração acontece em momento estratégico, às vésperas do clássico contra o Botafogo, pelas quartas de final do Campeonato Carioca, marcado para domingo (15).

O camisa 7 estava afastado desde 25 de janeiro. No clássico contra o Fluminense, o atacante sentiu dores musculares e, após exames de imagem, foi diagnosticado com lesão de menor grau, ficando fora das últimas partidas.


CLÁSSICO DECISIVO NO NILTON SANTOS

O retorno do atacante amplia as opções ofensivas do Flamengo para um confronto de caráter eliminatório. O duelo contra o Botafogo será disputado em jogo único, às 17h30 (horário de Brasília), no Estádio Nilton Santos. O mando de campo pertence ao rival, que terminou a Taça Guanabara na liderança do grupo, enquanto o Mengão encerrou a primeira fase na quarta colocação.



Futebol

Emerson Royal revela confiança de Filipe Luís após críticas no Flamengo

Lateral chegou ao Mengão se recuperando de lesão e ouviu reclamações de parte de torcedores, mas palavras do técnico ajudam em adaptação

Emerson Royal explica participação de Filipe Luís em seu processo de adaptação ao Flamengo - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Emerson Royal explica participação de Filipe Luís em seu processo de adaptação ao Flamengo - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

13 Fev 2026 | 14:00 |

Icon Comentário0

Emerson Royal chegou ao Flamengo, em julho de 2025, após seis meses sem atuar. Recuperado de uma lesão muscular significativa na panturrilha direita, o lateral retornou ao Brasil depois de sete temporadas no futebol europeu e precisou passar por um processo de readaptação ao ritmo e às exigências do calendário nacional. As críticas recebidas nos primeiros meses, segundo o próprio jogador, tiveram impacto. Ao mesmo tempo, serviram como combustível para buscar espaço em um elenco altamente competitivo.


Emerson Royal sobre participação de Filipe Luís em sua adaptação no Flamengo: "ele me ajudou bastante nesse processo..."




APOIO DE FILIPE LUÍS FOI DECISIVO

Nesse período de adaptação, Emerson Royal contou com o respaldo do técnico Filipe Luís, figura que também conviveu com forte pressão ao longo da carreira. O respaldo da comissão técnica foi determinante para que o jogador mantivesse confiança e sequência em campo.


“O Filipe é um cara ímpar. Eu não o conhecia pessoalmente antes de vir para cá, só o via jogar. Sempre gostei muito do jeito que ele atuava, e ele me ajudou bastante nesse processo. Conversava comigo, me blindava, me apoiava durante as críticas. Mesmo com tudo isso, continuava me colocando para jogar e dizia: ‘Royal, acho que confio mais em você do que você mesmo’”, revelou o lateral.

EVOLUÇÃO E OLHAR PARA O CLÁSSICO

No triunfo sobre o Vitória, Emerson Royal voltou a apresentar bom desempenho. O lateral destacou a postura competitiva da equipe, que conseguiu igualar a intensidade física do adversário fora de casa: “A gente sabia que eles iam competir muito. Conseguimos competir no mesmo nível e somar os três pontos, que era o mais importante”, afirmou.

PRÓXIMO DESAFIO

Em boa fase e vindo de duas atuações consistentes, Emerson Royal deve ser novamente opção no clássico contra o Botafogo. O Flamengo volta a campo no domingo (15), às 17h30, no Estádio Nilton Santos, pelas quartas de final do Campeonato Carioca.



Futebol

Flamengo vê a Recopa como momento para apresentar ajustes

Elenco do Mengão se reapresentou para a temporada há 1 mês e clube entende que competição é a hora de evolução nos treinos se mostrar

Flamengo entende que a partir da Recopa é o momento para os jogadores mostrarem níveis mais próximos do ideal - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Flamengo entende que a partir da Recopa é o momento para os jogadores mostrarem níveis mais próximos do ideal - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

13 Fev 2026 | 13:00 |

Icon Comentário0

Mesmo com desempenho abaixo do esperado neste início de temporada, o Flamengo trabalha para chegar à Recopa Sul-Americana com índices técnicos e táticos mais próximos do ideal. O Rubro-Negro enfrenta o Lanús na próxima quinta-feira, em Buenos Aires, pelo jogo de ida, e decide o título no Maracanã, no dia 26. A comissão técnica entende que o momento é de evolução gradual, especialmente após um calendário que sofreu alterações ainda nas primeiras semanas do ano. A informação é do portal Uol.


RETORNO ANTECIPADO E POUCO TEMPO DE PREPARAÇÃO


O elenco principal completou um mês de reapresentação nesta semana, o que evidencia o curto período de trabalho em 2026. Os jogadores voltaram às atividades no dia 12 de janeiro, iniciando a pré-temporada no CT Ninho do Urubu. Inicialmente, a estreia estava prevista para 28 de janeiro, contra o São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro. No entanto, os resultados negativos no Campeonato Carioca, com a equipe sub-20, levaram a diretoria a antecipar a utilização do elenco principal.


A estreia ocorreu sete dias antes do planejado, no clássico contra o Vasco, quando o Flamengo venceu por 1 a 0 pelo Estadual. Após o vice da Supercopa Rei diante do Corinthians, em 1º de fevereiro, o volante Jorginho avaliou que a antecipação pode ter impactado o desempenho coletivo. O meio-campista, atualmente, está em recuperação de lesão.

INDICADORES FÍSICOS APONTAM EVOLUÇÃO


Apesar das oscilações técnicas e dos resultados abaixo da expectativa, os números físicos indicam avanço em relação ao início da temporada passada. Segundo levantamento divulgado pelo youtuber “Falso 9”, funcionário da Flamengo TV que teve acesso aos dados de GPS da equipe, houve melhora nos principais indicadores.

A comparação considera os cinco primeiros jogos de 2025 e os cinco de 2026, desconsiderando os confrontos recentes contra Sampaio Corrêa e Vitória. O recorte aponta aumento de 9,8% na distância total percorrida, crescimento de 4,8% na média de distância por tempo e elevação de 8,8% na distância em alta intensidade. O desafio agora é transformar os bons números físicos em desempenho consistente dentro de campo, especialmente na decisão continental contra o Lanús.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Flamengo envia proposta por destaque do Coritiba, que já respondeu
Futebol

Flamengo envia proposta por destaque do Coritiba, que já respondeu

13 Fev 2026 | 12:36

Icon Comentário0
Rossi volta à mira do futebol italiano, que faz contato com o Flamengo
Futebol

Rossi volta à mira do futebol italiano, que faz contato com o Flamengo

13 Fev 2026 | 11:28

Icon Comentário0
Flamengo tem atividade focada no duelo contra o Botafogo no Carioca
Futebol

Flamengo tem atividade focada no duelo contra o Botafogo no Carioca

13 Fev 2026 | 10:11

Icon Comentário0