Futebol
|
0Desde que assumiu o comando do Flamengo, Filipe Luís tem construído uma carreira vitoriosa como treinador. No último domingo (02), ao vencer o Botafogo por 3 a 1 e conquistar a Supercopa do Brasil 2025, ele alcançou seu segundo título profissional e passou a ter mais troféus do que derrotas na nova função. Até o momento, o ex-lateral tem apenas uma única derrota — para o Fluminense, na 30ª rodada do Brasileirão 2024.
Elogios à trajetória de Filipe Luís
O desempenho do Flamengo sob o comando de Filipe Luís tem gerado reconhecimento. O comentarista Lédio Carmona, do Grupo Globo, destacou a inteligência do treinador e afirmou que sua trajetória tem tudo para ser brilhante:
"Filipe Luís está só começando uma carreira que tem tudo para ser arrebatadora. Ele é muito inteligente. Entende muito do jogo, tem uma didática boa, é muito discreto, tem a confiança dos jogadores — e digo onde trabalhar, porque é o jeito dele, que cativa. Ele preenche todas as caixinhas do ótimo treinador. Dificilmente vai dar errado", destacou Lédio.
Já o ex-atacante Paulo Nunes, também comentarista na Globo, ressaltou o controle do técnico sobre o elenco e como isso tem potencializado o desempenho individual dos jogadores:
"Tem o controle, né. O controle do elenco, do time. É impressionante como o Flamengo trabalha bem coletivamente. Individualmente, os jogadores subiram muito. Mas, quando o coletivo está bom, vão aparecer as individualidades. O Flamengo mostra isso. Para o Botafogo, é preocupante", completou Paulo Nunes.
Os números de Filipe Luís como técnico
Filipe Luís assumiu a equipe principal em 2024, após a saída de Tite, e rapidamente deixou sua marca. Desde então, comandou o Flamengo em 18 partidas, com 12 vitórias, cinco empates e apenas uma derrota. No caminho, já conquistou Copa do Brasil 2024 e a Supercopa do Brasil 2025.
Próximo desafio: Campeonato Carioca
Agora, o Flamengo volta suas atenções para o Campeonato Carioca. O time entra em campo nesta quarta-feira (05) para enfrentar a Portuguesa, em Uberlândia (MG), às 19h (horário de Brasília), pela oitava rodada da competição.
Na tabela, o Rubro-Negro ocupa a quinta posição, com 10 pontos, atrás de Maricá (11), Nova Iguaçu (12), Vasco (13) e Volta Redonda (13). No entanto, tem um jogo a menos do que os três primeiros colocados, o que pode mudar sua posição na briga pelo topo da tabela.
O treinador tem mais títulos do que derrotas e registra 76% de aproveitamento desde que assumiu o time em 2024 e segue nesta temporada.
|
0Filipe Luís segue consolidando seu trabalho à frente do Flamengo. Em pouco mais de seis meses no comando, o técnico acumula um desempenho impressionante, com mais títulos conquistados do que derrotas sofridas no período. O treinador comandou a equipe em 18 partidas e obteve um aproveitamento de 76%. Foram 12 vitórias, cinco empates e apenas uma derrota, além de duas taças levantadas no período.
EFICIÊNCIA OFENSIVA E DEFENSIVA
Sob a gestão de Filipe Luís, o Flamengo balançou as redes 30 vezes e sofreu apenas 12 gols. O time ainda conseguiu criar 56 grandes chances, enquanto cedeu apenas 21 oportunidades claras aos adversários. Além da boa produção ofensiva, a equipe demonstra solidez defensiva. São necessários, em média, 16,9 arremates contra o gol rubro-negro para que o time sofra um tento, o que reflete uma boa organização tática.
POSSE DE BOLA E CONTROLE DE JOGO
O Mais Querido também se destaca pelo domínio das partidas. Com média de 56% de posse de bola, o time tem mantido um jogo propositivo, valorizando a troca de passes e controlando as ações. Esse estilo de jogo tem sido um dos pilares do trabalho de Filipe Luís, garantindo um desempenho consistente e um futebol envolvente.
Os números reforçam a capacidade do técnico de extrair o melhor do elenco. Além do desempenho expressivo, o comandante já acumula dois títulos, confirmando sua competência na gestão do grupo. A sequência positiva fortalece ainda mais a confiança da torcida e da diretoria no trabalho desenvolvido pelo treinador. A expectativa é de que o time siga evoluindo sob seu comando.
Com a equipe em boa fase e apresentando um futebol sólido, o Mengão segue firme na busca por mais conquistas. A continuidade do trabalho pode ser um diferencial para manter o alto nível de desempenho ao longo da temporada.Diante dos números expressivos, Filipe Luís já se coloca entre os técnicos mais promissores do futebol brasileiro, construindo uma trajetória de sucesso no comando do CRF.
O elenco do Flamengo desembarcou no Rio de Janeiro na madrugada desta segunda-feira (3) após a conquista da Supercopa do Brasil
|
0No domingo (2), Flamengo e Botafogo protagonizaram a final da Supercopa do Brasil no Estádio Mangueirão. O Rubro-Negro levou a melhor e garantiu o tricampeonato ao vencer por 3 a 1. Bruno Henrique, grande destaque da partida, marcou duas vezes, enquanto Luiz Araújo fechou o placar para o Mengão. O jogo teve uma longa paralisação devido à forte chuva que atingiu Belém no início do confronto.
INÍCIO INTENSO E PARALISAÇÃO POR CHUVA FORTE
O duelo começou com muita intensidade e com o Mais Querido dominando as ações. Logo aos 9 minutos, Bruno Henrique sofreu pênalti após ser derrubado por Lucas Halter dentro da área. O próprio atacante foi para a cobrança e abriu o placar. Porém, pouco depois, a forte chuva obrigou o árbitro Ramon Abatti Abel a interromper a partida por 1 hora e 12 minutos devido às más condições do gramado.
REINÍCIO COM DOMÍNIO RUBRO-NEGRO
Após a retomada do jogo, o Flamengo manteve o ritmo e ampliou a vantagem aos 19 minutos. Em jogada bem trabalhada, Plata desviou de cabeça para Michael, que encontrou Bruno Henrique livre para marcar o segundo gol da partida. O Mais Querido seguiu pressionando o adversário, mas o placar permaneceu inalterado até o intervalo.
O Botafogo tentou equilibrar as ações na etapa final, mas encontrou dificuldades para furar a defesa rubro-negra. Aos 20 minutos, Nico De La Cruz se envolveu em uma discussão com dois jogadores do alvinegro, evidenciando o clima quente do clássico. Pouco depois, Arrascaeta entrou em campo para aumentar o poder ofensivo do CRF.
Aos 30 minutos, Filipe Luís promoveu mudanças, acionando Luiz Araújo e Juninho. A substituição surtiu efeito, e aos 37, o camisa 7 aproveitou um erro defensivo do Botafogo para encobrir o goleiro adversário e marcar um golaço. O placar foi ampliado para 3 a 0, praticamente selando o título. Mesmo com o resultado praticamente definido, o Botafogo conseguiu descontar aos 40 minutos com Patrick de Paula. No fim da partida, o Flamengo promoveu a estreia de Danilo, que teve seus primeiros minutos em campo vestindo o Manto Sagrado.
A equipe de General Severiano foi derrotada pelo Mais Querido pelo placar de 3 a 1, neste último domingo (2), pela decisão da Supercopa
|
0O Botafogo foi derrotado pelo Flamengo pelo placar de 3 a 1, neste último domingo (2), pela Supercopa do Brasil. Após o jogo, o técnico interino Carlos Leiria justificou a diferença no placar pelo curto tempo de preparação em relação ao Mais Querido.
"Sabíamos da dificuldade do jogo, tendo em vista a diferença de aproximadamente 10 dias ou mais de preparação (em relação ao Flamengo) para uma partida importante, e isso ficou evidente. O tempo de preparação é muito importante. Teremos um próximo encontro no dia 12 e certamente vai diminuir essa distância que teve a partir desse período de retorno nosso para fazer a pré-temporada em virtude das conquistas do ano passado", disse o técnico interino do Botafogo antes de completar:
"No jogo de hoje, acredito que houve um desequilíbrio de preparação pelo tempo", justificou Carlos Leiria após ser vice para o Flamengo na Supercopa do Brasil.
CULPA DA CHUVA?
O clássico também ficou marcado pela longa paralisação por conta da forte chuva. Ao todo, o jogo ficou parado por cerca de 1h10. Assim, o técnico do Botafogo destacou que esse pode ter sido também um fator determinante para a vitória do Flamengo.
"A pausa de 1h10, aproximadamente, acho que esse talvez tenha sido um fator determinante. E também um pouco pela característica da nossa equipe. A maneira que o jogo transcorreu depois da chuva, de alguma maneira, dificultou o nosso jogo, sim", disse Carlos Leiria.
FLAMENGO MAIOR CAMPEÃO DA SUPERCOPA
Com a vitória diante do Botafogo, o Flamengo se sagrou o maior campeão da Supercopa do Brasil com três títulos no total. Vale lembrar que o Rubro-Negro conquistou o primeiro em 2020, contra o Palmeiras e o segundo contra o Athletico-PR, em 2021.