Futebol
Abel Ferreira admite que título do Brasileirão está nas mãos do Flamengo
23 Nov 2025 | 10:35
Futebol
16 Mai 2024 | 10:26 |
Era madrugada em Bangkok, na Tailândia, quando os celulares e e-mails começaram a pipocar com o ofício da CBF suspendendo as duas próximas rodadas do Brasileirão devido às enchentes no Rio Grande do Sul. Uma decisão que a entidade, por si só, não queria tomar, mas teve que acatar, após pedir a opinião dos clubes a respeito.O que aconteceu?
O presidente Ednaldo Rodrigues, mesmo passando o dia no fuso tailandês, em reunião do Conselho da Fifa e pedindo votospara a candidatura brasileira da Copa feminina de 2027,passou a noite em claro validando os detalhes finais da paralisação. Teve foto ao lado do presidente da Fifa, Gianni Infantino, e tudo.
Às 4h49 (18h49, de Brasília), lá estava ele mandando para um presidente de federação o ofício, via aplicativo de mensagem. O e-mail geral chegou para outras federações minutos depois.
Do Brasil, a coordenação do conteúdo foi feita pelo diretor de competições, Julio Avellar, e o novo diretor jurídico, André dos Santos Almeida. Eles assinaram o papel de forma física. A assinatura de Ednaldo foi feita com recurso digital.
A decisão de Ednaldo sobre aceitar o posicionamento dos clubes já tinha acontecido na segunda-feira (no horário brasileiro), depois que a maioria pró-paralisação foi formada. Os 11 clubes da Liga Forte União (LFU) puxaram o bloco de apoio ao desejo de Grêmio, Internacional e Juventude. Segundo a CBF, na terça-feira (14) os ofícios dos 15 clubes chegaram à entidade — Bahia, Grêmio, Atlético-MG e Vitória, mesmo fora da LFU, abraçaram a causa.
Alguns clubes, como o Flamengo, foram pegos de surpresa com a canetada imediata. A cúpula do futebol estava a caminho do Maracanã para o jogo contra o Bolívar. Em tese, a CBF não teria obrigação de franquear ao clubes essa decisão. Mas abriu o caminho quando remeteu a eles o ofício do Ministério do Esporte, na sexta-feira passada (10), pedindo a pausa no Brasileirão.
Ednaldo tenta manter boa relação com o governo. É um momento em que Brasília precisa dar suporte à candidatura brasileira para sediar a Copa feminina. O ministro André Fufuca, inclusive, também está na Tailândia.
Atacante garante que o Mengão tem que pensar apenas em seus próprios resultados e coloca ‘gordura’ sobre o Palmeiras em segundo plano
23 Nov 2025 | 12:40 |
Autor do terceiro gol na vitória por 3 a 0 sobre o Red Bull Bragantino, neste sábado (22), Bruno Henrique comemorou o resultado no Maracanã e elogiou a atuação da equipe. Apesar da combinação favorável da rodada, com o tropeço do Palmeiras diante do Fluminense, o atacante adotou cautela ao falar sobre a disputa pelo título do Brasileirão.
Bruno Henrique sobre vantagem do Flamengo no Brasileirão: "ainda faltam três jogos"
Depois de um primeiro tempo de domínio, o time só conseguiu abrir o placar na etapa final, com Arrascaeta aproveitando passe de Jorginho. Em seguida, o próprio Jorginho ampliou, e Bruno Henrique fechou o placar. O resultado levou a equipe aos 74 pontos, abrindo quatro de vantagem sobre o Palmeiras, que empatou sem gols em casa.
Na saída de campo, Bruno Henrique avaliou a performance e destacou que a vantagem poderia ter sido construída antes: “Muito feliz pela vitória. Já merecíamos sair no primeiro tempo com essa vitória. Jogamos muito, posicionados, todo mundo ajudando. E, por um detalhe, não fizemos o gol. Mas, graças a Deus, no segundo tempo a gente foi letal e conseguiu concluir em gol as oportunidades que tivemos”, afirmou.
Com o resultado, o Flamengo abriu quatro pontos na liderança e pode até conquistar o título na próxima rodada, desde que vença o Atlético-MG e o Palmeiras perca para o Grêmio. Ainda assim, Bruno Henrique evitou projetar combinações de resultados e reforçou a necessidade de concentração máxima.
“Acho que é pensar em nós mesmos. Temos que esquecer o que está vindo de cima para baixo e fazer o nosso dever, que é vencer. Hoje, mais uma vez, vencemos. E continuar nessa pegada, porque ainda faltam três jogos. O Campeonato Brasileiro é muito difícil, então não tem nada definido ainda, mas estamos no caminho certo”, completou.
Depois da vitória, o Flamengo volta aos treinamentos e inicia a preparação para enfrentar o Atlético-MG na terça-feira (25), pela 36ª rodada do Brasileirão. A partida será disputada na Arena MRV, às 21h30 (horário de Brasília).
Elenco se reapresentou na manhã deste domingo (23), após a vitória sobre o Massa Bruta, em preparação para encarar o Atlético-MG pelo Brasileiro
23 Nov 2025 | 12:10 |
Após vencer o Red Bull Bragantino por 3 a 0 no Maracanã, pela 35ª rodada do Brasileirão, o Flamengo não terá tempo para descanso. O elenco rubro-negro se reapresentou já na manhã deste domingo (23), no Ninho do Urubu, para iniciar a preparação visando a reta final do campeonato.
De acordo com a programação do clube, o grupo iniciou as atividades às 10h (de Brasília), sob comando de Filipe Luís. O técnico terá apenas duas sessões de treino até o próximo compromisso, marcado para terça-feira, o que torna a semana ainda mais intensa.
O foco imediato do Flamengo é o confronto contra o Atlético-MG, na Arena MRV. A partida acontece nesta terça-feira (25), às 21h30, pela 36ª rodada do Brasileirão. A transmissão será da Rede Globo, em TV aberta, e do Premiere, no pay-per-view.
Com a vitória sobre o Bragantino, o Flamengo chegou aos 74 pontos e abriu quatro de vantagem sobre o Palmeiras, que aparece em segundo lugar com 70. A combinação mantém o Rubro-Negro no controle da corrida pelo título.
Existe, inclusive, a possibilidade matemática de o time garantir o campeonato já na próxima rodada. Para isso, precisa vencer o Atlético-MG e torcer por uma derrota do Palmeiras diante do Grêmio, em Porto Alegre. Em caso de empate do Alviverde, o Mengão será virtualmente campeão da competição caso vença o Galo, já que seu saldo de gols é muito superior ao da equipe de Abel Ferreira (+50 x +29).
Atacante é um dos principais ídolos da história recente do Mengão e treinador diz que em 2017 esteve quase tudo certo para sua contratação no clube
23 Nov 2025 | 11:47 |
Ídolo do Flamengo desde 2019, Bruno Henrique poderia ter vestido o Manto dois anos antes. Em entrevista à Rádio Tupi, o ex-técnico Zé Ricardo revelou que o atacante quase chegou ao clube em 2017, quando ainda defendia o Wolfsburg, da Alemanha.
Zé Ricardo sobre Bruno Henrique no Flamengo em 2017: "Estava tudo certo"
Segundo Zé Ricardo, a diretoria buscava um nome de velocidade para substituir Emerson Sheik, que deixara o elenco ao fim de 2016. O nome idealizado pela comissão técnica era justamente o de Bruno Henrique: "Quando tivemos a saída do Emerson Sheik, buscamos uma opção para o lado do campo. Esse nome era o Bruno Henrique. Fizemos consultas a todos os ex-treinadores dele e chegamos à escolha", contou Zé Ricardo.
O ex-treinador revelou que o Flamengo chegou a encaminhar um acordo de empréstimo por um ano com o Wolfsburg. No entanto, durante a troca de documentos, o clube alemão comunicou que o Santos havia entrado na disputa para comprar o jogador em definitivo, o que mudou o cenário.
"Estava tudo certo para o empréstimo. Quando começamos a trocar os papéis, o Wolfsburg avisou que o Santos entrou na jogada para comprar o Bruno. Disseram que o Flamengo estava na frente, mas eles queriam vender. A gente optou por não trazê-lo. A austeridade financeira não permitiu", explicou Zé Ricardo.
Dois anos depois, com outra diretoria e situação financeira sólida, o Flamengo finalmente contratou Bruno Henrique, então destaque do Santos. O Rubro-Negro investiu R$ 23 milhões para trazê-lo ao clube no início de 2019. Desde então, o camisa 27 se consolidou como um dos maiores ídolos da história recente, acumulando 14 títulos e igualando Arrascaeta como o maior campeão do clube.
Abel Ferreira admite que título do Brasileirão está nas mãos do Flamengo
23 Nov 2025 | 10:35