
Futebol
Reviravolta! Lorran volta ao elenco profissional do Flamengo no Clássico contra o Botafogo
Futebol
|
Flamengo inicia sua trajetória na Copa Libertadores nesta quinta-feira (3), contra o Deportivo Táchira, da Venezuela. O jogo está marcado para as 21h30 (horário de Brasília) e será realizado no Estádio Polideportivo de Pueblo Nuevo, em San Cristóbal. O clube busca seu quarto título da competição, após conquistas em 1981, 2019 e 2022.
Como a delegação seguirá viagem direta para Salvador após o jogo na Venezuela, onde enfrenta o Vitória no domingo (6) pelo Campeonato Brasileiro, existe a possibilidade de alguns jogadores serem preservados. Nomes como Ayrton Lucas, Allan e Everton Cebolinha podem ser opções para rotação na equipe titular.
Com a necessidade de administrar o elenco, a provável escalação do Flamengo para enfrentar o Deportivo Táchira deve ter: Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira, Alex Sandro (Ayrton Lucas); Pulgar, De la Cruz (Allan); Luiz Araújo, Michael (Everton Cebolinha), Bruno Henrique e Juninho.
O duelo do Mengão contra o Deportivo Táchira não será exibido em TV aberta. No entanto, os torcedores poderão acompanhar a partida pelos canais ESPN, na TV por assinatura, e pelo streaming da Disney+.
O Mais Querido está no Grupo C da Libertadores ao lado de Deportivo Táchira (VEN), LDU (EQU) e Central Córdoba (ARG). No próximo dia 9, quarta-feira, o Flamengo encara o Central Córdoba no Maracanã, com promessa de bom público.
Atacante marcou e deu assistência contra a LDU e se fortalece por sequência no time titular do Mais Querido comandado por Filipe Luís
|
Luiz Araújo vinha sendo utilizado com frequência, mas não era titular desde o jogo contra o Botafogo-PB, no dia 1º de maio, pela Copa do Brasil. Mesmo assim, o atacante manteve boas atuações vindo do banco, como no empate com o Bahia, e viu sua oportunidade surgir diante dos equatorianos na última quinta-feira.
A resposta foi imediata: gol, assistência, participação intensa e um desempenho que chamou a atenção da comissão técnica. A atuação reforça o bom momento do jogador no elenco rubro-negro e deve render nova chance no time titular neste fim de semana, diante do Botafogo, pelo Brasileirão de 2025.
“Já vinha jogando com o Filipe, claro que não vinha sendo titular, mas no jogo contra o Bahia eu entrei e fiz uma grande partida”, lembrou Luiz Araújo, ainda no gramado do Maracanã. “Tenho certeza que, como o Filipe sempre fala, o campo fala. Creio que estava merecendo essa oportunidade. E hoje eu fiz por merecer.”
Contra a LDU, além da influência direta nos dois gols do Flamengo, o camisa 7 demonstrou intensidade sem a bola, recomposição tática e bom entrosamento com De La Cruz e Pedro — fatores que podem pesar na briga por vaga no time titular. Com a lesão de Everton Cebolinha, que segue em recuperação, Luiz Araújo surge como solução imediata para o setor.
O adversário do fim de semana também traz boas lembranças ao atacante. Em fevereiro, na decisão da Supercopa do Brasil, foi diante do próprio Botafogo que Luiz Araújo teve uma de suas atuações mais marcantes com a camisa rubro-negra. Na ocasião, o Flamengo venceu por 3 a 1 e ficou com a taça.
Alvinegro não perde para o rival carioca como visitante no Campeonato Brasileiro desde 2019, mas Mengão chega embalado para o duelo
|
Neste domingo (18), às 18h30, o Maracanã será palco de mais um clássico entre Flamengo e Botafogo, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto coloca frente a frente dois rivais tradicionais em momentos distintos, mas com um retrospecto recente que chama atenção. O Alvinegro tenta manter um tabu que já dura cinco anos diante do Mais Querido como visitante na competição nacional.
Desde 2019, o Botafogo não sabe o que é perder para o Flamengo jogando como visitante no Brasileirão. De lá para cá, foram quatro confrontos com domínio alvinegro: três vitórias e um empate: 1 a 1 em 2020, vitórias por 1 a 0 em 2022, 3 a 2 em 2023 e 2 a 0 na temporada atual.
Do lado rubro-negro, a equipe comandada por Filipe Luís chega embalada após a vitória por 2 a 0 sobre a LDU, pela Copa Libertadores. O desafio agora é manter o ritmo no Brasileirão, mesmo com a presença de desfalques importantes. A equipe deve manter a base que atuou no meio da semana, com dúvidas pontuais no setor ofensivo.
A formação mais provável do Flamengo inclui Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira (ou Danilo), Alex Sandro; Evertton Araújo, De la Cruz e Arrascaeta; Luiz Araújo, Michael e Bruno Henrique (ou Pedro). A principal indefinição está no comando do ataque, com Pedro e Bruno Henrique disputando a posição de centroavante titular para o clássico.
A última vitória do Flamengo sobre o Botafogo, como mandante no Brasileirão, ocorreu em 2019, por 3 a 2 — ano em que o clube conquistou o título nacional. Desde então, o equilíbrio e a efetividade do Alvinegro marcaram os confrontos seguintes. Agora, o Mengão tenta recuperar o domínio e encerrar o jejum diante da torcida.
Com seis jogadores fora por lesão, o time alvinegro deve usar Cuiabano no ataque e tratar clássico contra o Mais Querido como decisão
|
Pela nona rodada do Campeonato Brasileiro, Botafogo e Flamengo se enfrentam neste domingo (18), no Maracanã, em um dos clássicos mais aguardados da rodada. Em meio a uma série de baixas, o clube de General Severiano finalizou a preparação com mudanças significativas na escalação, incluindo improvisações no ataque para suprir as ausências.
Um dos destaques da formação provisória é a presença de Cuiabano no setor ofensivo. Lateral de origem, o atleta deve atuar avançado devido ao número elevado de desfalques. A decisão do técnico Renato Paiva busca preservar a competitividade da equipe mesmo com a ausência de nomes importantes, como Matheus Martins e Savarino.
Na zaga, o treinador não poderá contar com Alexander Barboza, que se recupera de uma lesão no pé esquerdo. Além dele, Bastos também está fora devido a um problema no joelho. Com isso, a defesa deve ser composta por Jair, David Ricardo e Alex Telles. A provável escalação do Botafogo é: John; Vitinho, Jair, David Ricardo e Alex Telles; Gregore, Marlon Freitas e Allan (ou Nathan Fernandes); Rwan Cruz, Igor Jesus e Cuiabano.
Ao todo, o Botafogo terá seis ausências confirmadas para o confronto: Matheus Martins (coxa esquerda), Savarino (coxa direita), Bastos (joelho esquerdo), Alexander Barboza (pé esquerdo), Mastriani (coxa esquerda) e Artur (desconforto muscular). O número de baixas obriga o técnico a reorganizar o time com peças alternativas, mantendo o equilíbrio tático no clássico.
Atualmente ocupando o décimo lugar no Brasileirão, o Botafogo encara o duelo com o Flamengo como uma oportunidade para se aproximar da parte de cima da tabela. Mesmo com um time mesclado, a equipe alvinegra quer aproveitar o clássico para reencontrar o bom desempenho e encostar no grupo de cima da classificação.