
Futebol
|
No dia 19 de setembro, que foi a última terça-feira, Marcos Braz, o vice-presidente de futebol do Flamengo, esteve envolvido em um conflito com um torcedor do clube dentro de um shopping localizado na cidade do Rio de Janeiro. Após o incidente, ambos dirigiram-se à delegacia para registrar uma queixa formal e, em seguida, foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) para a realização de exames de corpo de delito.
Conforme o relatório emitido pelo Instituto Médico Legal (IML), Marcos Braz, que é dirigente do Flamengo e também vereador no Rio de Janeiro, apresentou um corte no nariz como resultado do incidente, enquanto o torcedor envolvido, Leandro, sofreu uma mordida na região da virilha.
"A lesão apresentada é compatível com mordidas humanas, na região do terço superior da coxa direita", consta o resultado do exame de corpo de delito de Leandro, em contusão classificada como em "formato ovular" pelo perito. Já em relação ao ferimento de Marcos Braz, o laudo indica "ação contundente e ferida contida no nariz".
Marcos Braz e Leandro se envolveram em uma briga no Barra Shopping. Após o incidente, o dirigente do Flamengo permaneceu dentro de uma loja e só saiu do local com escolta da Polícia Militar. Ambos dirigiram-se posteriormente à 16ª Delegacia de Polícia (16ª DP) para registrar a ocorrência e prestar depoimento.
De acordo com testemunhas, o torcedor expressou sua insatisfação com a situação atual do Flamengo e fez cobranças a Marcos Braz. A confusão teria começado quando o jovem foi perseguido e agredido pelo dirigente, que também é vereador, e por seguranças.
O novo lateral da equipe da Baixada Santista também falou sobre a possibilidade de estrear contra o Mais Querido, no dia 16 de julho
|
O Flamengo volta a campo no próximo sábado (12), em confronto contra o São Paulo, pelo Brasileirão. Logo depois, o Rubro-Negro encara o Santos, na Vila Belmiro, também pelo torneio de pontos corridos. Assim, o novo reforço da equipe paulista, o lateral-direito Igor Vinícius, se colocou à disposição para estrear diante do Mais Querido, no dia 16.
Igor Vinícius se põe à disposição do Santos para jogo contra o Flamengo: "Consegui treinar todos os dias desde que cheguei".
Ele continuou: "Ainda estou na fase de conhecer a equipe, as características dos jogadores e entendendo a forma que o Cléber gosta de jogar. Acredito que vim para ganhar espaço, estou à disposição e sempre respeitando meus companheiros, JP Chermont, Aderlan, além do próprio Escobar que está jogando ali. Fico à disposição do treinador e acredito que tenho condições de jogar, sim, diante do Flamengo", disse o lateral.
Assim, Santos e Flamengo se enfrentam apenas no dia 16 de julho, quando o Mais Querido visita a equipe paulista na Vila Belmiro, para o confronto válido pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 20h.
Antes de pensar no Santos, o Flamengo se prepara para enfrentar o São Paulo. O Mais Querido encara a equipe paulista no dia 12, no Maracanã, em confronto que marca o retorno do Campeonato Brasileiro após o Mundial de Clubes. O jogo será às 16h30, no Maracanã.
O ex-técnico do Mais Querido destacou os pontos fortes do elenco rubro-negro e os motivos que o fazem não vencer o Mengo
|
Rogério Ceni renovou no final do último mês seu contrato com o Bahia. Desse modo, o questionamento que fica é se o técnico continuará perdendo para o Flamengo, já que de dezesseis jogos, ele acumula 16 derrotas. Em entrevista, o ex-comandante do Mais Querido desabafou sobre a 'freguesia' nos confrontos com o Mengo.
Rogério Ceni fala sobre freguesia para o Flamengo: "O Flamengo perde muitos poucos jogos, se você for analisar".
Ele continuou: "Infelizmente eu me tornei treinador no momento que o Flamengo fez o seu melhor time desde a década de 1980 quando tinha Zico, Adílio, Andrade, Tita, Nunes… Filipe Luís fez 50 jogos tinha três ou quatro derrotas, somente. Ou seja, o percentual, dos últimos 50 jogos, talvez 8% das equipes conseguiram uma vitória sobre o Flamengo. Então é difícil para todo mundo", disse Rogério Ceni, em entrevista ao GE antes de completar:
Logo em seguida, Rogério Ceni destacou que sua equipe precisa se fortalecer para poder vencer o Flamengo. Ele ainda destaca que também é preciso jogo mental para superar o Mais Querido nas competições.
"Eu acho que nós precisamos crescer como time, e já tivemos oportunidade de vencer, tivemos muito próximos de vencer, fizemos jogos com o Flamengo ao longo do ano passado sendo superiores. Fizemos um jogo aqui na Fonte Nova que o Flamengo fez uma finalização no gol e ganhou de 1 a 0 da gente. E nós tivemos ótimas chances de gol", acrescentou Ceni.
"O jogo é muito mental, você tem que tentar ter força mental para que a bola, quando tiver oportunidade, você faça. Contra o Flamengo, infelizmente, não aconteceu. É chato, incomoda, claro que incomoda. E esperamos que, apesar de o Flamengo ter um ótimo time para este ano de novo, investiu bastante em contratações, que a gente possa ter a oportunidade de vencer este ano", concluiu o ex-goleiro.
Rogério Ceni tem 100% de derrotas contra o Flamengo, entre 2017 e 2025. O técnico encarou o Mais Querido defendendo São Paulo, Fortaleza, Cruzeiro e Bahia. Assim, o treinador já sofreu revés do Rubro-Negro pela Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro.
Diretor de futebol do Mengão está considerando a possibilidade de deixar o clube, mas pode ter que arcar com valor milionário
|
Com pouco mais de seis meses no cargo, José Boto vive seu momento mais turbulento como diretor executivo de futebol do Flamengo. Escolhido por Bap para liderar o principal departamento do clube, o dirigente português enfrenta questionamentos internos, desgaste com jogadores e funcionários, e já demonstra insatisfação com o ambiente na Gávea. Apesar de ainda contar com o respaldo do presidente, o futuro do executivo é incerto — e uma eventual saída envolveria multa rescisória.
Segundo o portal ‘GE’, o contrato de Boto prevê uma multa de aproximadamente R$ 2 milhões, caso o vínculo seja rompido agora, independentemente da parte que tomar a iniciativa. O acordo segue modelo semelhante ao dos atletas, com dois tipos de vínculo: um trabalhista e outro de direito de imagem.
Neste último, há uma cláusula que garante ao Flamengo um acréscimo de 30% no valor da multa, caso José Boto não comunique a intenção de se desligar com pelo menos 30 dias de antecedência. O dispositivo é semelhante ao que embasa a estratégia jurídica do clube no caso Gerson, em que o Flamengo considera a transferência para o Zenit (RUS) uma rescisão unilateral antecipada.
Apesar dos bons resultados em campo no primeiro semestre, há desconforto nos bastidores com a forma de atuação de Boto. O diretor de futebol tem enfrentado resistência de dirigentes, atletas e membros da comissão técnica, que criticam sua postura no dia a dia. O episódio mais recente foi a negociação com o atacante Mikey Johnston, que chegou a ser acertado com o clube, mas teve a contratação vetada diretamente por Bap. A interferência presidencial evidenciou o momento de desgaste do dirigente.
Do lado de Boto, também há frustração com o cenário atual. Pessoas próximas ao português admitem que ele não está satisfeito com o ambiente interno, mas consideram improvável uma saída imediata, sobretudo a poucos dias da abertura oficial da janela de transferências.