Futebol
|
0O Flamengo decidirá pela quinta vez a Copa do Brasil como visitante, mas seu retrospecto nessas ocasiões não é dos melhores. Das quatro finais disputadas fora de casa, venceu apenas a primeira, em 1990. Em duas das outras três conquistas (2013 e 2022), a partida decisiva ocorreu em casa. Em 2006, quando enfrentou o Vasco, os jogos tiveram divisão de ingressos e foram considerados em campo neutro. A informação é do portal ‘GE’. Confira:
Campeão no Serra Dourada (1990)
Na segunda edição da Copa do Brasil, em 1990, o Flamengo chegou à sua primeira final para encarar o Goiás, após superar Capelense, Taguatinga, Bahia e Náutico. No primeiro jogo, em Juiz de Fora, conhecido reduto de Rubro-Negros, mas com público modesto de 2.437 pagantes, venceu por 1 a 0 com um gol de cabeça do zagueiro Fernando. No jogo de volta, com um estádio bem mais cheio (45.504 presentes), segurou o empate em 0 a 0 diante do Esmeraldino e garantiu a classificação para a Libertadores do ano seguinte.
2003: Derrota marcante para o Cruzeiro
Na segunda vez que decidiu fora, em 2003, o Flamengo enfrentou o favorito Cruzeiro, comandado por Alex. Após empate por 1 a 1 nos acréscimos no Maracanã, foi derrotado em Minas Gerais. No primeiro minuto do jogo, Deivid abriu o placar para os mineiros, que logo ampliaram para 3 a 0. Apesar de Fernando Baiano descontar no segundo tempo, o Rubro-Negro não conseguiu igualar.
2017: Cruzeiro vence novamente
O Flamengo enfrentou o Cruzeiro outra vez em uma final de Copa do Brasil, mas sem um favorito claro como em 2003. Na ida, o Flamengo saiu na frente com gol de Paquetá, mas um erro do jovem goleiro Thiago resultou no empate, com Arrascaeta, atualmente ídolo do Mais Querido, empatando o jogo para a Raposa. No jogo de volta, com Muralha de volta ao gol, o título foi decidido nos pênaltis, com os mineiros levando a melhor após Diego parar em Fábio.
2023: Vice-campeonato após derrota no Maracanã
Em 2023, o Flamengo perdeu para o São Paulo no jogo de ida no Maracanã, resultado que acabou sendo decisivo. No Morumbi, apesar de abrir o placar com Bruno Henrique, sofreu o empate com um gol de Rodrigo Nestor. O empate adiou o sonho do penta para 2024.
Agora, o Flamengo se prepara para mais uma difícil decisão fora de casa. O primeiro jogo será em 3 de novembro, no Maracanã, e a final está marcada para 10 de novembro, na Arena MRV.
Disputa acontecerá nos EUA no ano que vem
|
0O Super Mundial de Clubes está cada vez mais próximo e, com isso, a FIFA começa a organizar a estrutura do torneio. Em questão financeira, o Flamengo e outros clubes classificados para a competição, podem receber um valor milionária da entidade máxima do futebol.
A FIFA pretende distribuir cerca de 600 milhões de euros (R$ 1,3 bilhão) aos clubes participantes do Mundial de Clubes. Na divisão da quantia, o Flamengo ficaria com 19 milhões de euros (R$ 114 milhões) somente por estar presente no torneio intercontinental.
Importante frisar que a FIFA planeja fazer esse investimento inicial na busca de convencer todos os times participarem. Pelo lado do Flamengo, o valor indicado pela entidade gira em torno de 10% da receita do clube na temporada. Por outro lado, para outras equipes brasileiras, como Fluminense, é uma quantia acima do esperado. As informações é do economista Cesar Grafietti.
DATA DO SORTEIO DOS GRUPOS DO MUNIDAL DE CLUBES
Enquanto valores de premiação ainda são discutidas, a FIFA já divulgou a data que irá acontecer o sorteio dos grupos: 05 de dezembro, nos Estados Unidos. Desse modo, o Flamengo terá ciência dos times que enfrentará na fase inicial da competição.
Os times vão ser divididos em oito grupos. A divisão das equipes no sorteio será feito com divisão de potes, que levará como base fatores esportivos e geográficos. Até antes do início da competição, a FIFA ainda irá definir e divulgar mais detalhes sobre o Mundial de Clubes.
FLAMENGO NO MUNDIAL DE CLUBES
O Flamengo garantiu vaga no Mundial de Clubes após conquistar a Libertadores da América em 2022. Além do Mengão, outros times brasileiros já ‘carimbaram’ presença na competição: Fluminense e Palmeiras, que venceram o torneio continental em 2023 e 2021, respectivamente. Por fim, finalistas da edição deste ano, Botafogo e Atlético-MG brigam para estarem na disputa, que terá início em junho de 2025, nos Estados Unidos.
O rubro-negro entende que essa é uma das principais fontes de renda para construir o estádio no Gasômetro sem ferir os cofres do clube
|
0O Flamengo planeja usar o potencial construtivo da Gávea com o intuito de obter recursos para a construção de seu estádio próprio no terreno do Gasômetro, localizado na zona portuária do Rio de Janeiro. Em evento na sede do clube nesta sexta (22), o presidente Rodolfo Landim revelou que o prefeito Eduardo Paes assinará o documento autorizando a transferência na segunda-feira.
“Na segunda-feira (25), o prefeito vai estar aqui nessa sala, assinando um decreto no qual ele vai estar tirando todo o potencial construtivo daquele terreno. Fruto de uma negociação que foi feita com a Caixa Econômica Federal. Esse potencial construtivo foi repassado para uma série de outros terrenos que a Prefeitura repassou. Está tudo aprovado”, pontuou Landim após apresentar o projeto do estádio.
Em seguida, o atual mandatário destacou que Eduardo Paes dará mais detalhes sobre a transferência do potencial construtivo.
“O prefeito vai estar encaminhando um projeto de ação especial com o potencial construtivo daquele terreno. Ou seja, de dar o potencial construtivo do terreno da Gávea como dinheiro carimbado para a construção do estádio. É um dinheiro que nós só poderemos utilizar para a construção do estádio. E ele vai estar aqui segunda-feira falando exatamente disso”, acrescentou.
O que é potencial construtivo? Flamengo deseja o mecanismo pelo estádio
Esse instrumento, chamado de Transferência do Direito de Construir (TDC), concede ao proprietário de um local utilizar seu potencial construtivo em outro lugar, vendê-lo a outro proprietário ou doá-lo ao poder público. O Flamengo entende que essa é uma das principais fontes de renda para construir o estádio no Gasômetro sem ferir os cofres do clube.
Depoimentos e bastidores exclusivos estão no conteúdo
|
0Completando neste sábado (23), cinco anos de uma das conquistas mais históricas da Libertadores, o Flamengo ganhou um documentário, do streaming Disney+, sobre o título da competição de 2019. Nomeada como “A Glória por Eles”, estreou na última sexta-feira (22), às 20h, tem duração de uma hora, e conta com entrevistas exclusivas de nomes como Diego Ribas, Bruno Henrique, Rafinha, Diego Alves e Pablo Marí.
O material obviamente relembra a campanha completa do Flamengo naquela Libertadores, e momentos históricos de um time que marcou era no futebol sulamericano. Bastidores exclusivos da campanha também são mostrados. A série traz todo o enredo daquele ano, que começa com a saída de Abel Braga e a chegada de Jorge Jesus, até a virada histórica diante o River Plate, em Lima, no Peru.
Spoilers do documentário do Flamengo já foram divulgados
Em teasers do documentário, algumas falas de jogadores e momentos que estarão na produção já apareceram. Um dos que mais viralizou foi uma fala de Rafinha, em que o ex-lateral do Flamengo, hoje no São Paulo, fala que a equipe comandada por Jorge Jesus, entrava em campo já sabendo que ia ganhar.
“Entrar sabendo que vai ganhar, no Brasil? Por isso que o torcedor do Flamengo fala de 2019. Porque a gente já sabia (que iria ganhar antes dos jogos), a gente aplicava tudo que a gente treinava. E não dava errado, tudo dava certo”, contou Rafinha.
“Em 2019 era gente (que tinha o melhor futebol do país), não tinha para ninguém. O Flamengo estava sobrando naquele ano. Era muito bom, era muito gostoso”, completou.