Futebol
|
0Na luta pelo pentacampeonato da Copa do Brasil, o Flamengo eliminou o Bahia nas quartas de final da competição. No ‘reencontro’ entre Rogério Ceni e o Rubro-Negro, mais uma vez o técnico se deu mal e seguiu sem vencer diante do Fla.
Em resumo, Rogério Ceni conduziu o Flamengo à conquista do último título brasileiro da equipe, em 2020. Agora, comandante do Bahia, o treinador chegou a 14ª derrota sofrida para o Mais Querido. Isso porque, em 14 jogos contra o Rubro-Negro, o técnico perdeu todos.
VEJA LISTA DE DERROTAS DE ROGÉRIO CENI CONTRA O FLAMENGO:
2017 – Flamengo 2 x 0 São Paulo (Brasileirão)
2019 – Flamengo 2×0 Fortaleza (Brasileirão)
2019 – Fortaleza 1×2 Flamengo (Brasileirão)
2019 – Cruzeiro 1×2 Flamengo (Brasileirão)
2020 – Flamengo 2×1 Fortaleza (Brasileirão)
2021 – São Paulo 0x4 Flamengo (Brasileirão)
2022 – Flamengo 3×1 São Paulo (Brasileirão)
2022 – São Paulo 0x2 Flamengo (Brasileirão)
2022 – São Paulo 1×3 Flamengo (Copa do Brasil)
2022 – Flamengo 1×0 São Paulo (Copa do Brasil)
2023 – Flamengo 1×0 Bahia (Brasileirão)
2024 – Flamengo 2×1 Bahia (Brasileirão)
2024 – Bahia 0x1 Flamengo (Copa do Brasil)
2024 – Flamengo 1×0 Bahia
Antes de mais nada, vale ressaltar que, das 14 derrotas de Rogério Ceni para o Flamengo, seis foram quando o ex-goleiro era técnico do São Paulo. Três, quando comandou o Fortaleza, uma como treinador do Cruzeiro. Por fim, quatro como comandante do Bahia.
E AGORA?
Agora, depois de ter ampliado ainda mais o retrospecto favorável contra Rogério Ceni, o Flamengo se prepara para as semifinais da Copa do Brasil. Na próxima fase, o Mais Querido vai enfrentar o Corinthians, do técnico argentino Ramón Diaz.
ANTES DISSO…
Contudo, antes disso, o Flamengo vira a chave rapidamente para focar na disputa do Campeonato Brasileiro. Isso porque, neste domingo (15), o Mais Querido enfrenta o Vasco da Gama, a partir das 18h30 (horário de Brasília), no Maracanã, pela 26ª rodada do Brasileirão.
Rubro-negro tem atualmente 51 pontos, ou seja, nove a menos do que o líder, Botafogo
|
0Após a chegada de Filipe Luís no comando do Flamengo, o otimismo de parte da torcida do Mengão reacendeu. Com duas vitórias nos últimos dois jogos pelo Brasileirão, os rubro-negros voltaram a sonhar com o título do campeonato. Principalmente porque uma arrancada na reta final não é novidade para o rubro-negro.
Isso porque, na era dos pontos corridos, o Flamengo já protagonizou duas arrancadas marcantes no Brasileirão, rumo ao título: 2009 e 2020. Nas duas ocasiões, o Mengão assumiu a liderança apenas na 37ª rodada e terminou sendo campeão.
BRASILEIRÃO 2009
No início do segundo turno do Brasileirão 2009, o Flamengo tinha mais chances de cair do que ser campeão. Liderados por Petkovic e Adriano Imperador, o Mengão chegou a ocupar a 14ª colocação na 23ª rodada. Porém, uma chave virou no Fla e a equipe começou a acumular vitórias. Sendo assim, a partir da 24ª partida, o Flamengo perdeu apenas um jogo até o final do campeonato.
Além disso, o Mengão venceu concorrentes diretos ao título, como Atlético-MG, Palmeiras e São Paulo. Na ocasião, o Fla assumiu a liderança após derrotar o Corinthians, na 37ª partida. No último jogo da competição, o Rubro-Negro dependia apenas de si mesmo. Desse modo, no confronto que ficou marcado pelo gol de Ronaldo Angelim, o Flamengo bateu o Grêmio por 2 a 1, se sagrando hexacampeão do Brasileirão.
BRASILEIRÃO 2020
Em 2020, a campanha do Flamengo no Brasileirão também deixava a desejar. Durante o campeonato, o Mengão viu São Paulo e Internacional dispararem na reta final. Além disso, a equipe paulista chegou a abrir 11 pontos de vantagem. Mesmo assim, o Fla não desistiu e assumiu a liderança na penúltima rodada, após vencer o Colorado, rival na busca pelo título.
Assim como em 2009, o título foi definido na última partida. No Morumbi, o Flamengo perdeu para o São Paulo, mas por conta do tropeço do Internacional contra o Corinthians, no Beira-Rio, o Mengão se sagrou octacampeão do Brasileirão.
E AGORA?
Agora, em 2024, o Flamengo ocupa a quarta colocação no Brasileirão, com 51 pontos, Atualmente, a equipe comandada por Filipe Luís está a nove de distância do Botafogo, líder do campeonato. Na próxima rodada, o Mengão enfrenta o Fluminense, dia 17 de outubro, às 20h (horário de Brasília), no Maracanã.
Jornalista diz que não existe negociação por renovação e Filipe Luís ainda não salvou o ex-companheiro
|
0O Flamengo não alterou a postura em relação a Gabigol após as declarações de Marcos Braz, dando sobrevida ao atacante e a possibilidade de uma renovação contratual nos últimos dois meses do atacante no Mengão. Apesar de declarar que o atleta se beneficia da chegada de Filipe Luís para tentar permanecer, não se movimentou por uma permanência do jogador.
“Com Filipe Luís, você tem os novos ares, um novo norte. A gente enxerga que pode ter uma renovação de contrato”, disse Marcos Braz em entrevista à jornalista Raisa Simplicio. Na prática, porém, nada mudou internamente entre Flamengo e Gabigol, de acordo com o jornalista Rodrigo Mattos. Em sua coluna no Uol, o repórter garante que não existe nenhuma movimentação nesse sentido.
“Apesar da titularidade recente e de declaração de Marcos Braz, não houve alteração na situação de Gabigol em relação a uma possível renovação. Lembrando, a diretoria tinha proposto um ano de extensão com aumento. O jogador não aceitou”, lembra.
Mesmo percebendo evolução de Gabigol, o entendimento é de que ainda não há margem para uma mudança de decisão.
“Não houve nenhum novo movimento da diretoria do Flamengo em relação à negociação com o jogador. A avaliação interna é que ele está evoluindo em campo. Ou seja, não há no momento algo que justifique mudança de postura”, escreve Rodrigo.
Gabigol atinge marca no Flamengo com Filipe Luís
Com Tite, Gabigol tinha pouquíssimos minutos em campo. Mas a chegada de Filipe Luís revigorou seus últimos meses de Flamengo. O atacante volta a ser titular, e nos primeiros jogos, até voltou a jogar bem, mas viu o VAR anular por impedimento seu gol contra o Corinthians, jogo em que ainda quase marcou um golaço de letra.
Sendo colocado para jogar, Gabigol completou 300 jogos pelo Flamengo diante do Bahia, mas mesmo com o papel fundamental de Filipe Luís nas suas escalações, a situação de Gabi segue indefinida. Vale lembrar que a declaração de Marcos Braz se deu na véspera da eleição no Rio de Janeiro, quando o mandatário não conseguiu se reeleger para o cargo de vereador.
Atacante sofreu uma grave lesão no dia 01 de setembro
|
0O torcedor do Flamengo ainda sente falta de Pedro. O atacante vivia a melhor fase na carreira quando rompeu o rompeu o ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho esquerdo durante um treino da Seleção Brasileira. Mesmo sem jogar desde o dia 01 de setembro, o atacante ainda lidera a artilharia do ano no futebol brasileiro, com 30 bolas na rede.
VEJA O RANKING DOS ARTILHEIROS DO BRASIL EM 2024
1o Pedro, Flamengo – 30 gols
2o Lucero, Fortaleza – 23
3o Mastriani, Athletico – 22
4o Anselmo Ramon, CRB – 22
5o Flaco López, Palmeiras – 21
Com 30 gols, Pedro tem sete de vantagem para Lucero, do Fortaleza, o segundo colocado. Como ainda faltam nove rodadas para o fim do Brasileirão, o camisa 9 rubro-negro precisa ‘secar’ por alguns meses o atacante argentino. Além disso, Mastriani, do Atheltico, e Flaco López, do Palmeiras, são os principais concorrentes.
OS GOLS DE PEDRO
Pedro fez mais gol no Campeonato Carioca: 11. Além disso, o atacante foi às redes cinco vezes na Libertadores, 11 no Brasileirão e três na Copa do Brasil. O jogador tinha tudo para bater o recorde pessoal de gols em um ano. A marca principal acontecem eu 2023, com 25 gols. Já na atual temporada.
O Flamengo sente falta do artilheiro, já que o time comandado por Filipe Luís cria muitas oportunidades, mas não consegue concluir. Além disso, o Mengão tem apenas quatro gols marcados nos últimos três jogos. Antes Tite, e agora Filipe Luís, estavam preocupados com a então falta de confiança.
QUEM FAZ OS GOLS?
Gabigol deve ser o centroavante do Flamengo no dia 17 de outubro, quando enfrenta o Fluminense, no Maracanã, pela Seleção Brasileira.