
Futebol
Deportivo Táchira entra com dois tabus para serem retirados contra o Flamengo na Libertadores
Futebol
|
Formado nas categorias de base do Flamengo e atualmente volante do Sheffield United, da Inglaterra, Vinicius Souza participou de uma brincadeira promovida pela ESPN para eleger a maior revelação do Rubro-Negro no século XXI. Após um acirrado "torneio", Vini Jr. foi o escolhido pelo jogador, em grande parte devido à sua recente conquista como melhor jogador do mundo pela FIFA.
O duelo simbólico
Na disputa, participaram nomes de peso revelados pelo Flamengo: Vini Jr., Reinier, Lucas Paquetá, João Gomes, Hugo Souza (Neneca), Felipe Melo, Adriano Imperador e Renato Augusto.
Quartas de final:
Vini Jr. superou Reinier;
Paquetá venceu João Gomes;
Hugo Souza eliminou Felipe Melo;
Adriano Imperador passou por Renato Augusto.
Semifinais:
Vini Jr. derrotou Lucas Paquetá;
Adriano Imperador superou Hugo Souza.
Final:
Em uma decisão apertada entre Vini Jr. e Adriano, o prêmio de melhor do mundo pesou, e o atacante do Real Madrid foi o escolhido.
Ver no Threads
Polêmica com Adriano e ausências sentidas
Embora Adriano Imperador tenha sido incluído, sua revelação nos profissionais ocorreu em 2000, tecnicamente ainda no século XX. Por isso, alguns torcedores apontaram a ausência de Júlio César, outro destaque revelado no Flamengo, que também poderia ter integrado a lista.
Lembranças de Jorge Jesus e a comparação com Matic
Na mesma entrevista, Vinicius Souza relembrou o trabalho com Jorge Jesus em 2019 no Flamengo. O treinador português comparou o estilo de jogo do volante ao do sérvio Nemanja Matic, ex-jogador de Chelsea e Manchester United e que trabalhou com o ex-comandante do Mengão em sua primeira passagem pelo Benfica.
“No início, eu não sabia quem era o Matic. Ele dizia: ‘Vai ver os vídeos dele’. Quando assisti, achei incrível. Ele era alto, com um nível absurdo, jogando no United. Jesus ficava no meu pé para eu observar os treinos dele e sua passagem por Portugal. Foi muito inspirador”, relatou Vinicius.
Carreira de Vinicius Souza
Vinicius foi promovido aos profissionais do Flamengo em 2019, mas jogou apenas quatro partidas pelo clube. Em 2020, disputou mais quatro jogos antes de ser vendido ao Lommel (Bélgica). Posteriormente, foi emprestado ao Mechelen (Bélgica) e ao Espanyol (Espanha). Em 2022, foi adquirido pelo Sheffield United, onde já acumula 58 partidas e um gol desde sua chegada.
Mengão precisa da vitória diante do Deportivo Táchira para avançar às oitavas de final da competição pode causa temor em adversários
|
Apesar de ter começado a Libertadores como um dos favoritos ao título, o Flamengo chega à última rodada da fase de grupos ainda precisando confirmar a vaga nas oitavas de final. O Rubro-Negro enfrenta o eliminado Deportivo Táchira nesta quarta-feira (28), às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, com chances de terminar em primeiro, mas também risco de ficar fora.
O jornalista Mauro Beting destacou a decepção com a campanha do time carioca na fase de grupos. “Para mim, antes da bola rolar na Libertadores, o maior favorito para fazer a melhor campanha na fase de grupos era o Flamengo. Mas se complicou sozinho. Chega na última rodada pendurado, mas vai se classificar”, avaliou.
Ainda assim, a expectativa é de que, uma vez classificado, o Flamengo volte a ser o adversário mais temido da América do Sul. Para Beting, se o time terminar em segundo lugar, será um “grande problema” para qualquer líder de grupo que cruze seu caminho nas oitavas.
“E se não for o primeiro (colocado), vai ser problema para todo mundo, como a gente acabou de ver no jogo contra o Palmeiras no Allianz Parque”, afirmou o comentarista, referindo-se à vitória rubro-negra no Brasileirão.
Só a vitória interesse ao Flamengo nesta quarta-feira de Libertadores. O Mais Querido soma oito pontos e ocupa a segunda posição do Grupo C. O Central Córdoba lidera com 11, e a LDU aparece em terceiro, também com oito, mas com saldo de gols inferior.
Para se classificar sem depender de outros resultados, o Flamengo precisa vencer o Táchira. Caso o Central Córdoba perca para a LDU, em Quito, o Rubro-Negro pode terminar em primeiro lugar. Com ambos os times empatados em 11 pontos, o saldo de gols será o critério de desempate. Atualmente, o Mais Querido tem +2 e o time argentino tem +3.
Com esquema forte, o treinador da Seleção Brasileira estará novamente no estádio nesta quarta-feira (28) para assistir ao duelo pela Libertadores
|
A presença de Carlo Ancelotti nos jogos no Brasil é, por si só, um atrativo. Mas, mais do que ver futebol ao vivo, o treinador da Seleção está atento a nomes que poderão compor a próxima convocação, especialmente os que atuam nos clubes cariocas. No caso do confronto desta quarta, no Maracanã, o interesse tem endereço certo: Pedro. O camisa 9 do Rubro-Negro, que ficou de fora da última lista por conta de uma lesão, voltou a atuar e está no radar. Ancelotti quer ver de perto a condição física e técnica do centroavante.
No entanto, o técnico italiano tem evitado qualquer exposição desnecessária. Segundo o jornalista Igor Siqueira, do UOL, a CBF reforçou a segurança de Ancelotti desde sua chegada ao Brasil. A preocupação maior é com deslocamentos e possíveis imprevistos ligados à violência urbana e criminalidade.
Durante a visita ao Engenhão, para assistir ao jogo entre Botafogo e um clube argentino, Ancelotti chegou com escolta e foi conduzido até a entrada pouco antes do apito inicial. O mesmo esquema será adotado para o jogo do Flamengo. A logística inclui ainda segurança exclusiva no hotel onde está hospedado e também nas idas à Granja Comary, em Teresópolis, onde a Seleção realiza parte da preparação.
A ideia da CBF é não deixar brechas para situações desconfortáveis, ainda mais diante da atenção que o técnico atrai. Apesar do reforço, os familiares de Ancelotti têm aproveitado a estadia na capital fluminense. Chloe McClay, enteada do treinador, publicou vídeos curtindo samba em uma roda no Rio antes de seguir para o estádio na terça-feira.
A presença de Ancelotti no Maracanã nesta quarta tem, além do aspecto técnico, um caráter simbólico. Com cinco atletas do clube na última convocação – Léo Ortiz, Wesley, Alex Sandro, Danilo e Gerson – o técnico reforça o olhar atento sobre o elenco rubro-negro. Embora ainda não tenha garantias sobre a ida de Pedro para a próxima Data Fifa, o comandante da Seleção pretende avaliar de perto a recuperação do atacante. A dúvida sobre o retorno do centroavante gira em torno da parte física.
A equipe venezuelana ainda não venceu na Libertadores e entrará em campo com força máxima, em jogo válido pela sexta e última rodada da competição
|
Na noite desta quarta-feira (28), o Flamengo enfrenta o Deportivo Táchira em jogo válido pela sexta e última rodada da fase de grupos da Libertadores. Para o confronto, a equipe promete ter força máxima em campo.
Jesús Camargo, Rosales, Vivas, Maidana e Yanniel Hernández; Cova, Requena, Saggiomo, Fioravanti e Jean Castillo; Bryan Castillo
Lembrando que o Deportivo Táchira não pontuou na atual edição da Libertadores. Assim, a equipe venezuelana não tem chances de se classificar para a próxima fase da competição continental.
Para o confronto contra o Flamengo, o Deportivo Táchira possui quatro desfalques para o jogo desta quarta-feira (28). Isso porque, Pipo Vivas, Tamiche e Sosa cumprirão suspensão automática. Já Mauro Maidana está lesionado.
O Flamengo entra em campo nesta quarta-feira (28) com apenas um objetivo: vencer. Isso porque, o Mais Querido precisa do triunfo para não depender do resultado entre LDU x Central Córdoba. Para terminar a fase de grupos na liderança, o Rubro-Negro precisa torcer por uma vitória dos equatorianos.