
Futebol
|
O bom momento que os jogadores revelados pelo Flamengo vivem atuando no futebol europeu é motivo de orgulho para rubro-negros. Além do melhor do mundo Vinicius Junior, há Garotos do Ninho brilhando por diferentes ligas e em especial a Premier League. Já mais estabelecido, Lucas Paquetá celebrou bom momento e falou sobre relação com outros três crias do Fla que atuam na Inglaterra.
Em entrevista à ESPN, o meio-campista do West Ham elogiou João Gomes, Vinicius Souza e Rodrigo Muniz. Os atletas são destaques de Wolverhampton, Sheffield United e Fulham, respectivamente, e estão chegando ao fim da temporada 2023/24 sob elogios não só de Paquetá, mas também de torceres e imprensa da Europa.
“A gente se fala, sempre que vai jogar contra troca as camisas e tudo mais. É muito gratificante ver eu, João Gomes, Vinícius (Souza), o (Rodrigo) Muniz, que vem fazendo uma temporada espetacular… A gente se fala bastante. Até o Andreas (Pereira), que eu não peguei no Flamengo, mas a gente jogou junto na Seleção”, disse Lucas Paquetá.
Paquetá vai encontrar João Gomes na Seleção Brasileira que disputará a Copa América. Os dois jogaram com Dorival Júnior em momentos diferentes pelo Flamengo, um em 2018 e outro em 2022, e agora devem formar parte do meio-campo titular do treinador na equipe nacional.
Rodrigo Muniz também é especulado na convocação agora que o treinador pode aumentar lista de 23 para 26 atletas, mas concorre com outros centroavantes. Ele teve grande destaque quando acionado em momento de necessidade do Fulham e, assim como Vinicius Souza, termina ano na Inglaterra com status diferente do que começou.
“Acho que é gratificante ver o poder do brasileiro, de estar ganhando espaço na Premier League, que é uma competição muito difícil, se não a melhor (do mundo). Feliz pelos brasileiros, pelos que jogaram no Flamengo, de estar conquistando esse espaço”, finalizou Paquetá.
Desde que se tornou treinador, o ex-goleiro jamais conseguiu outro resultado senão uma derrota diante do Mengão em 16 confrontos
|
O Flamengo venceu o Bahia por 1 a 0 neste sábado (10), no Maracanã, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Além de somar três pontos e alcançar a liderança provisória da competição, o Rubro-Negro ampliou a impressionante invencibilidade contra equipes comandadas por Rogério Ceni.
Desde que iniciou sua carreira como técnico, em 2017, Ceni enfrentou o Flamengo em 16 oportunidades e perdeu todas elas. São seis derrotas no comando do São Paulo, três no Fortaleza, uma no Cruzeiro e seis à frente do Bahia.
2017 – Flamengo 2x0 São Paulo (Brasileirão)
2019 – Flamengo 2x0 Fortaleza (Brasileirão)
2019 – Fortaleza 1x2 Flamengo (Brasileirão)
2019 – Cruzeiro 1x2 Flamengo (Brasileirão)
2020 – Flamengo 2x1 Fortaleza (Brasileirão)
2021 – São Paulo 0x4 Flamengo (Brasileirão)
2022 – Flamengo 3x1 São Paulo (Brasileirão)
2022 – São Paulo 0x2 Flamengo (Brasileirão)
2022 – São Paulo 1x3 Flamengo (Copa do Brasil)
2022 – Flamengo 1x0 São Paulo (Copa do Brasil)
2023 – Flamengo 1x0 Bahia (Brasileirão)
2024 – Flamengo 2x1 Bahia (Brasileirão)
2024 – Bahia 0x1 Flamengo (Copa do Brasil)
2024 – Flamengo 1x0 Bahia (Copa do Brasil)
2024 – Bahia 0x2 Flamengo (Brasileirão)
2025 – Flamengo 1x0 Bahia (Brasileirão)
Apesar do retrospecto negativo como adversário, Rogério Ceni tem história no Flamengo. Em sua passagem como técnico do clube, entre novembro de 2020 e junho de 2021, conquistou o Campeonato Brasileiro (2020), a Supercopa do Brasil (2021) e o Campeonato Carioca (2021).
Com a vitória sobre o Bahia, o Flamengo chegou aos 17 pontos e assumiu a liderança provisória do Brasileirão. A equipe comandada por Filipe Luís soma cinco vitórias, dois empates e uma derrota, com 17 gols marcados e apenas quatro sofridos.
A permanência na ponta depende do resultado de Palmeiras x São Paulo, que acontece neste domingo (11). Caso o tricolor paulista vença o clássico, ou a partida termine empatada, o Rubro-Negro termina a rodada na liderança.
O Flamengo agora vira a chave para a Libertadores. O próximo compromisso é na quinta-feira (15), contra a LDU (EQU), pela quinta rodada do Grupo C. A partida será disputada às 21h30, no Maracanã.
Meia vive grande fase com o Manto e marcou novamente diante do tricolor, alcançando marca grandiosa e tem temporada comparável a 2019
|
O Flamengo voltou a vencer no Campeonato Brasileiro ao bater o Bahia por 1 a 0, neste sábado (10), no Maracanã, pela oitava rodada. O gol da vitória foi marcado por Giorgian De Arrascaeta, que vive grande fase e se aproxima de sua temporada mais artilheira com o Manto Sagrado.
Em 2025, o camisa 10 já balançou as redes dez vezes, ficando a apenas oito gols de igualar sua melhor marca pelo clube, registrada em 2019, com 18 gols.
Arrascaeta participou de dez gols nos últimos sete jogos do Flamengo no Brasileirão — foram sete gols e três assistências, confirmando o protagonismo do uruguaio na campanha rubro-negra. O uruguaio também marcou o último tento do Mais Querido na Libertadores, no empate em 1 a 1 com o Central Córdoba.
Com sete gols no campeonato, Arrascaeta é o artilheiro isolado do Brasileirão 2025, seguido por Vegetti (Vasco), que tem cinco. O uruguaio também é o vice-líder em assistências, com três passes para gol — apenas um a menos que Alan Patrick (Internacional).
Apesar da boa fase, as conversas pela renovação contratual de Arrascaeta, cujo vínculo vai até dezembro de 2026, estão paradas. A diretoria do Flamengo decidiu adiar as tratativas, priorizando outras renovações, como as de Rossi, Varela e Pedro. O empresário do camisa 10, Daniel Fonseca, chegou a apresentar uma proposta de renovação com aumento salarial até 2028, mas o clube recusou no momento.
Agora, o Flamengo volta o foco para a Copa Libertadores. O próximo desafio será contra a LDU (EQU), na próxima quinta-feira (15), às 21h30, no Maracanã, pela quinta rodada da fase de grupos.
Rubro-Negro volta a vencer após sequência de tropeços, domina o adversário e supera lesões e expulsão no Maracanã neste sábado
|
A vitória foi fundamental para acalmar o ambiente interno após dois jogos sem vencer. Mesmo diante das ausências e de um elenco bastante modificado, o time comandado por Filipe Luís impôs seu ritmo desde o início, teve mais volume e criou chances suficientes para não depender de um placar mínimo.
Essa turbulência ela é externa. ...." - AFIRMOU FILIPE LUIS
A assistência para o gol decisivo veio dos pés de Michael, que cruzou na medida para Arrascaeta. O camisa 14 cabeceou firme, sem chances para o goleiro do Bahia, colocando o Flamengo na frente logo no início e dando tranquilidade para a condução do restante da partida. Apesar do domínio, o jogo ficou mais tenso na reta final. Gerson foi expulso ao cometer falta dura no meio de campo, deixando o Flamengo com um a menos. O time recuou, mas conseguiu se fechar bem para segurar a vantagem até o apito final.
Após o jogo, Filipe Luís tratou de reforçar a confiança no trabalho realizado e minimizou qualquer ruído externo sobre uma possível turbulência no clube. “Essa turbulência ela é externa. A gente aqui continua acreditando no que está fazendo. Tenho uma convicção muito grande no meu trabalho”, afirmou o técnico.
O treinador também valorizou a postura da equipe diante das adversidades, como as lesões de Allan e Pulgar ainda no primeiro tempo e a necessidade de mexer bastante na estrutura. “Tínhamos que ganhar. Dominamos o jogo, controlamos o jogo e fizemos o gol. No final, tivemos que sofrer. E uma equipe tão forte, sabe sofrer”, completou.
Sobre a arbitragem, Filipe Luís preferiu manter o tom contido. Questionado sobre lances polêmicos envolvendo o árbitro Anderson Daronco, o técnico evitou críticas diretas: “Sei que vocês estão esperando que eu fale da arbitragem, mas prefiro não opinar, da mesma forma que foi no último jogo.”