Futebol
13 Out 2023 | 18:26 |
Conselheiro e membro eleito do Conselho Fiscal do Flamengo, Julio James, encontra-se no epicentro de uma comissão de inquérito após tecer críticas à diretoria do clube em uma rede social e em um grupo privado de WhatsApp. Este episódio é o mais recente capítulo de uma série de investigações e punições que têm se tornado uma ocorrência comum nas dependências da Gávea.
Conselheiros ouvidos pelo UOL relataram um aumento notório nas demandas persecutórias, não escondendo o temor que permeia o ambiente em relação a futuras críticas e respectivas punições.A reportagem teve acesso à mensagem publicada por Julio James no referido grupo, após tomar conhecimento da investigação. Nela, ele lamentou o ocorrido e expressou a crença de que ali seria um "fórum seguro para debater". Procurado pela nossa equipe, o conselheiro limitou-se a informar que estava em processo de finalização de sua defesa e, por isso, não poderia se manifestar a respeito do assunto.
Algumas semanas atrás, Túlio Rodrigues, conselheiro e jornalista do "Coluna do Fla", experimentou sanções após emitir opiniões negativas acerca da atuação de Antonio Alcides, presidente do Conselho Deliberativo, no caso da camisa 3, que sofreu alterações após a aprovação do Conselho. Túlio Rodrigues explicou: "Minha crítica aconteceu em um comentário que fiz enquanto jornalista. Durante uma reunião no Conselho Deliberativo, um vice-presidente, de fato, admitiu que a camisa 3 sofreu alterações por desejo do presidente do clube, e isso ocorreu na presença do presidente do Conselho Deliberativo, que não defendeu o órgão. Após isso, fui informado sobre a punição."
Na defesa de Túlio, à qual o UOL teve acesso, foram destacadas incoerências em relação à punição, inclusive no que concerne ao estatuto do clube. O documento reforça os relatos obtidos pela reportagem, indicando inconsistências nas denúncias e punições diante das regras que regem o Flamengo.
Em 2020, Rodrigo Rötzsch foi alvo de punição por parte do Conselho Diretor em decorrência de críticas à maneira como o clube estava lidando com questões relacionadas à pandemia de covid-19. Naquela época, ele atuava como dirigente do "Flamengo da Gente". O processo teve início após sua participação em uma live no canal do jornalista Mauro Cezar Pereira, que também é colunista do UOL.
Rötzsch relembra o acontecido: "Houve uma reunião em Brasília e eu fiz um comentário em meu Twitter pessoal sobre uma foto de Landim com Bolsonaro, sem citar nominalmente o presidente. Posteriormente, reconheci que utilizei um termo que ele considerou ofensivo. Esse comentário ocorreu em maio, e o processo foi instaurado em junho, após minha participação na live, na qual mencionei que o 'Flamengo da Gente' havia enviado 20 perguntas ao Conselho Diretor relacionadas à pandemia, sem receber respostas. Fui incluído em várias acusações, incluindo o vazamento de informações internas, e fui condenado com base no artigo 49."
Esses episódios lançam luz sobre a delicada situação dos membros da oposição no Flamengo, que se veem diante de um cenário no qual críticas públicas à diretoria podem resultar em investigações internas e penalidades. A polarização dentro do clube se intensifica, levantando questionamentos sobre a liberdade de expressão e o funcionamento da democracia interna. Este é um tema que deve permanecer sob escrutí
Ainda há entradas disponíveis para todos os setores do Maracanã, onde o Mengão recebe o Colorado em seu primeiro jogo em casa no Brasileirão
03 Fev 2026 | 18:00 |
A expectativa de casa cheia no Maracanã cresce para o duelo entre Flamengo e Internacional. Em parcial divulgada nesta terça-feira (3), mais de 42 mil ingressos já foram comercializados para a partida válida pela segunda rodada do Brasileirão 2026, marcada para esta quarta-feira (4), às 19h (de Brasília). A informação foi divulgada pelo canal Paparazzo Rubro-Negro.
O confronto deve marcar a reestreia oficial de Lucas Paquetá no Maracanã, fator que impulsionou a procura por entradas. O Rubro-Negro busca somar seus primeiros pontos na competição, o que aumenta ainda mais a mobilização da torcida. Até o momento, todos os setores seguem disponíveis para compra, embora o Setor Norte esteja próximo de esgotar.
Os ingressos continuam à venda por meio do site oficial do clube, e a expectativa é de novo aumento na carga comercializada até o dia da partida. Os torcedores que não forem ao Maracanã podem acompanhar o duelo pelo Premiere (pay-per-view).
Diretoria do Mengão já declarou que não pretende se desfazer de titulares, mas português não nega possibilidades caso oferta sedusente surja
03 Fev 2026 | 17:00 |
O Flamengo segue executando o planejamento para a temporada de 2026 mesmo com a janela de transferências ainda aberta. Nesta terça-feira (3), o diretor de futebol José Boto falou sobre a possibilidade de movimentações no elenco e reforçou que entradas e saídas seguem condicionadas às cláusulas contratuais.
José Boto sobre saídas do Flamengo: "pode chegar alguém e pagar a multa..."
“Enquanto a janela estiver aberta, não podemos dizer que não vai entrar nem sair ninguém, até porque os jogadores têm cláusulas, e pode chegar alguém e pagar a multa. Aí não temos nada a fazer”, afirmou o dirigente sobre o mercado da bola.
Apesar da contratação de Lucas Paquetá, que se tornou a mais cara da história do futebol brasileiro, o clube não considera a janela totalmente encerrada. Ainda assim, o dirigente deixou claro que o momento exige cautela financeira.
“No futebol não dá para dizer que a janela acabou, ainda mais que no Brasil ela fica aberta até março. Estamos atentos ao mercado. É óbvio que nossa disponibilidade financeira agora é muito pequena para esta janela”, explicou Boto, em entrevista ao ge.
Na sequência, o diretor reforçou que eventuais contratações dependerão de oportunidades específicas e afastou qualquer expectativa de novos aportes elevados. “Se surgir algo que nos satisfaça do ponto de vista desportivo, em alguma posição que identificamos como necessária, podemos agir. Mas não esperem gastos altos depois de uma contratação desse porte. Quando falo em valores altos, me refiro a 10 ou 12 milhões de euros”, completou.
Enquanto o departamento de futebol avalia os próximos passos no mercado, o elenco mantém o foco dentro de campo. O Flamengo enfrenta o Internacional nesta quarta-feira (4), às 19h (de Brasília), no Maracanã, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.
Atacante esteve muito próximo de reforçar o Red Bull Bragantino, mas permaneceu no Mengão após presidente Bap rejeitar acordo
03 Fev 2026 | 16:00 |
A situação de Wallace Yan no Flamengo foi detalhada pelo diretor de futebol José Boto, em entrevista ao ge. Segundo o dirigente português, o atacante de 20 anos ainda pode deixar o clube nos próximos dias. Na avaliação do diretor, a negociação com o Red Bull Bragantino pode ser concluída até o fim da janela de transferências, que se encerra em 3 de março.
José Boto sobre venda de Wallace Yan pelo Flamengo: "Penso que podemos resolver as divergências..."
“O Wallace Yan esteve praticamente fechado, houve uns problemas que estamos tentando resolver com o Bragantino. Penso que podemos resolver as divergências até o fim da janela”, afirmou José Boto. O jogador já se reapresentou ao Flamengo e segue treinando à disposição de Filipe Luís.
Após comentar o caso envolvendo Wallace Yan, José Boto reforçou que o Flamengo segue atento ao mercado e não descarta mudanças no elenco até o encerramento do período de transferências: “Enquanto a janela estiver aberta, não podemos dizer que não vai entrar nem sair ninguém, até porque os jogadores têm cláusulas, e pode chegar alguém e pagar a multa. Aí não temos nada a fazer”, completou o dirigente.
Flamengo e Red Bull Bragantino chegaram a ficar muito próximos de fechar um acordo pela venda de Wallace Yan. No entanto, divergências na forma de pagamento acabaram atrasando a conclusão do negócio. Do lado rubro-negro, a alegação é de que a diretoria do clube paulista tentou alterar os termos previamente acordados. A proposta formal, no valor total de 10 milhões de euros (cerca de R$ 62 milhões), teria sido enviada com parcelamento diferente do combinado verbalmente.
Já o Bragantino sustenta que seguiu exatamente o que havia sido discutido entre as partes. A ideia do clube paulista é pagar 5 milhões de euros em 2026 e os outros 5 milhões apenas na temporada seguinte, modelo que não agradou à diretoria do Flamengo e acabou esfriando a negociação neste momento.