_20230926082457.jpeg)
Futebol
|
A CBF definiu a arbitragem para Cruzeiro x Flamengo, válido pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo será comandado por Wilton Pereira Sampaio, árbitro Fifa desde 2013. A partida acontece neste domingo (4), às 18h30 (de Brasília), no Mineirão.
Esta será a primeira vez em 2025 que Wilton apita um jogo do Flamengo, embora já tenha trabalhado em diversas competições neste ano. Recentemente, atuou em partidas da Libertadores envolvendo clubes estrangeiros, além de ter apitado quatro jogos do Brasileirão, incluindo duelos com clubes cariocas como Vasco e Fluminense.
Wilton tem um histórico extenso em jogos do Rubro-Negro. Ao todo, foram 33 partidas do Flamengo sob sua arbitragem no Brasileirão, com 19 vitórias, nove empates e cinco derrotas. O primeiro encontro ocorreu em 2008, na vitória por 3 a 1 sobre o Ipatinga, fora de casa.
Entre os jogos mais marcantes estão finais como a Supercopa do Brasil (2020 e 2023) e a Copa do Brasil de 2022. Na decisão do mata-mata nacional, o Flamengo superou o Corinthians nos pênaltis sob o comando de Wilton. Já na Supercopa de 2023, foi derrotado pelo Palmeiras por 4 a 3. Em 2024, Wilton apitou dois jogos do Mais Querido no Brasileirão: o empate por 1 a 1 com o mesmo alviverde e a vitória por 3 a 0 sobre o Criciúma, na penúltima rodada.
Diferentemente do Flamengo, o Cruzeiro já teve Wilton Pereira Sampaio como árbitro nesta temporada. O juiz comandou o empate por 1 a 1 entre Cruzeiro e América-MG, pela semifinal do Campeonato Mineiro. Nos pênaltis, o Coelho eliminou a Raposa.
Segundo dados do Transfermarkt, Wilton já apitou 587 partidas na carreira, com 2.933 cartões amarelos distribuídos — média de cinco por jogo. Ele também soma 83 vermelhos diretos e 165 pênaltis marcados. Antes de encarar o Cruzeiro, o Flamengo estreia na Copa do Brasil nesta quinta-feira (2), contra o Botafogo-PB, em São Luís. Depois, volta o foco para o Brasileirão, com Wilton no apito no Mineirão.
Técnico era o favorito para assumir o comando da Seleção, mas entidade mudou a chave para Carlo Ancelotti, o que não agradou o ‘mister’
|
Após o "não" definitivo de Carlo Ancelotti, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) voltou a colocar Jorge Jesus, ex-Flamengo, como principal alvo para assumir o comando da Seleção Brasileira. No entanto, o cenário para uma possível contratação do treinador português está longe de ser simples.
Segundo o jornalista Rodrigo Mattos, do UOL, Jorge Jesus ficou incomodado com a forma como foi tratado pela CBF no início do processo. À época, ele chegou a ser procurado por Ednaldo Rodrigues, presidente da entidade, e outros dirigentes, logo após a demissão de Dorival Júnior. As primeiras conversas foram promissoras, com indicativos de que o português era um dos favoritos para o cargo.
Contudo, com o avanço das negociações com Carlo Ancelotti, o contato com Jorge Jesus arrefeceu. O técnico interpretou o movimento como um rebaixamento de prioridade e não gostou de ser deixado em segundo plano.
Diante da recusa de Ancelotti, a CBF agora precisa agir com agilidade — e cuidado. Para contratar Jorge Jesus, a entidade terá que reconstruir a relação, demonstrando que o treinador é, de fato, o nome ideal para liderar o projeto rumo à Copa do Mundo de 2026. A missão não será fácil: o português exige garantias de protagonismo e respeito no processo, algo que ele sente que faltou na primeira abordagem da CBF.
Jorge Jesus pode estar com os dias contados no Al-Hilal. O ex-Flamengo não conseguiu na atual temporada repetir o sucesso da anterior e corre grande risco de demissão ainda nesta quarta-feira (30), quando terá uma reunião com os dirigentes do clube saudita para definir sua situação. A informação é do jornalista Pablo Oliveira.
Ex-Mengão garante que o treinador trabalha incansavelmente e demonstra característica que tinha ainda quando era jogador
|
Companheiro de longa data de Filipe Luís no Atlético de Madrid e no Flamengo, Diego Ribas falou sobre o atual técnico rubro-negro em entrevista ao jornal Lance, durante o evento "Web Summit Rio 2025". Segundo o ex-meia, o estilo analítico e estudioso do treinador já era perceptível nos tempos de jogador.
Sempre gostou de estudar o adversário...
“Filipe sempre gostou de estudar o adversário, de analisar quem iria marcar. Ele é muito inteligente para fazer essa leitura sem perder a espontaneidade, contextualizando todas essas informações para a equipe”, afirmou Diego, ressaltando a capacidade do amigo em transformar conhecimento tático em prática coletiva.
Além do olhar técnico, Diego Ribas destacou a habilidade de Filipe Luís na condução do elenco. Para ele, a forma como o técnico gerencia o ambiente emocional do grupo tem sido um dos trunfos do sucesso recente.
“A partir desse conhecimento tático, o que mais se destaca é a maneira como ele está gerindo emocionalmente o grupo. Todos se sentem importantes, têm sede de vitória. A intensidade está conectada à motivação e inspiração dos jogadores, mas também à organização. Eu destacaria essa consciência, com conhecimento técnico e uma gestão excelente”, concluiu.
Durante a trajetória como jogadores, Diego e Filipe dividiram a conquista de títulos importantes pelo Flamengo entre 2019 e 2022, incluindo dois Campeonatos Brasileiros, duas Libertadores e uma Copa do Brasil.
Efetivado como técnico rubro-negro em outubro de 2024, Filipe Luís já soma três taças em menos de um ano: Copa do Brasil, Supercopa do Brasil e Campeonato Carioca.
Os jogadores foram pra lá de fundamentais para a goleada diante do Corinthians, na última rodada do Campeonato Brasileiro
|
Além de Pedro e Arrascaeta, quem também brilhou na goleada por 4 a 0 sobre o Corinthians foi Everton Cebolinha, outro que balançou a rede e, na avaliação do técnico Filipe Luís, possui uma "relação socioafetiva" com a dupla.
O treinador quer dizer que o trio se procura em campo com tabelas e triangulações, principalmente com Pedro realizando o pivô para o meia ou para o ponta. No caso específico de Cebolinha, Filipe Luís avalia que suas jogadas em linha de fundo se tornam mais perigosas quando ele busca o camisa 9, que retornou este mês aos gramados após ficar sete meses afastado.
Ele tem essa relação socioafetiva com o Pedro e o Arrascaeta"
"Ele (Cebolinha) tem essa relação socioafetiva com o Pedro e o Arrascaeta, eles se entendem muito bem. Muitas vezes o Pedro gosta de fazer um jogo associativo e ele (Cebolinha) é o cara que dá profundidade. O Cebolinha vem de uma lesão muito grave e é outro jogador que parece que não sentiu todo esse tempo parado", disse o treinador.
Cebolinha perdeu as semifinais e as finais do Carioca em função de uma lesão na coxa direita. Após retornar, foi titular contra o Deportivo Táchira, na Libertadores, e diante do Vitória, no Brasileiro. Em seguida, ficou como opção no banco de reservas em cinco partidas consecutivas, até voltar aos 11 iniciais diante do Corinthians, no último domingo.
A coletividade do Flamengo foi um ponto enaltecido por Pedro. Eleito o craque do jogo na goleada sobre o Corinthians, ele compartilhou o prêmio com o grupo.
"Craque todo mundo foi, o conjunto da equipe que se sobressaiu. Quando o coletivo sobressai, o individual aparece também. É dividir o prêmio porque o mais importante é dentro de campo ajudando o Flamengo", relatou o camisa 9.
Cebolinha foi comprado pelo Flamengo em 2022 por 13,5 milhões de euros (cerca de R$ 74 milhões na época). O atacante já conquistou a Libertadores de 2022, a Copa do Brasil de 2022 e 2024 e a Supercopa do Brasil de 2025 e o Campeonato Carioca de 2024 e 2025.