
FlaBasquete
|
O Flamengo tem um novo nome para a armação no basquete. Após se destacar no NBB com a camisa do Minas, o argentino Franco Baralle, de 26 anos, aceitou a proposta do Rubro-Negro e vai defender o clube nas próximas duas temporadas. A informação foi divulgada inicialmente pelo jornalista Fabian Perez, da rádio argentina 3x3 Radio.
Na última edição do NBB, Baralle enfrentou o Flamengo pela semifinal, quando o Minas foi superado pelos cariocas. Na sequência, sua equipe acabou derrotada pelo Sesi Franca na grande final. Mesmo sem o título, o armador teve desempenho sólido e atraiu os olhares da diretoria rubro-negra.
A contratação de Baralle é estratégica. O técnico buscava uma peça que pudesse dividir a responsabilidade na armação com Alexey Borges, que segue como titular. O argentino deve oferecer mais profundidade ao elenco e aumentar o repertório de jogadas do time. Pelo Minas, Franco Baralle teve média de 11,7 pontos, 2,7 rebotes, 3,4 assistências e 11,3 de eficiência por partida.
Natural de Córdoba, Baralle começou sua trajetória no tradicional Atenas, onde fez toda a base e estreou no profissional em 2015. Ainda jovem, passou pelo Tomás de Rocamora, mas foi no retorno ao Atenas, entre 2018 e 2020, que se consolidou. Antes de vir ao Brasil, o armador viveu sua melhor fase no Quimsa, clube pelo qual foi campeão da Basketball Champions League Americas (BCLA) em 2020.
O título continental foi determinante para sua ida ao Minas, onde se adaptou rapidamente ao estilo do NBB. Embora seja sua estreia pelo basquete rubro-negro, o reencontro tem um motivo simbólico. Em 2023, Baralle esteve em negociação com o Flamengo, mas a transferência não avançou. Agora, com o acerto confirmado, o argentino realiza o desejo antigo de vestir o Manto.
Com treinos programados para agosto, a presença da equipe nacional em Guarapari impulsiona o turismo e reforça o investimento no esporte
|
A Seleção Brasileira de Basquete Masculina escolheu o Espírito Santo como local de preparação para a disputa da Americup 2025, que será realizada entre os dias 22 e 31 de agosto, em Manágua, na Nicarágua. A delegação brasileira desembarca em território capixaba no dia 3 de agosto, com a cidade de Guarapari sendo a base oficial dos treinos.
O anúncio foi feito oficialmente no Palácio Anchieta, em Vitória, com a participação do governador Renato Casagrande, do presidente da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), Marcelo Sousa, do presidente da Federação Capixaba de Basquete (Fecaba), Rogério Machado, além de autoridades municipais e representantes do SESC Fecomércio-ES.
A escolha da cidade como sede da preparação representa um avanço importante para o município. De acordo com o secretário de Esportes e Lazer de Guarapari, Lennon Monjardim, a conquista é fruto de um esforço coletivo e de investimentos contínuos na área esportiva.
“Guarapari está preparada para grandes desafios. Receber a Seleção Brasileira é o reconhecimento do trabalho sério que estamos fazendo na área esportiva, com estrutura, organização e apoio. Isso inspira nossas crianças, movimenta o turismo e coloca nossa cidade no mapa do alto rendimento esportivo nacional”, afirmou Monjardim.
Antes da preparação oficial para a Americup, a Confederação Brasileira de Basquete divulgou nesta semana a lista dos 12 atletas que representarão o Brasil na Solidarity Cup, torneio amistoso que acontece na China entre os dias 24 e 31 de julho.
Entre os convocados, estão dois nomes com vínculo ao Flabasquete: o ala-pivô Kayo Gonçalves e o recém-chegado Daniel Onwenu. A competição, que contará com cinco jogos, será liderada por Rodrigo Carlos da Silva e integra o processo de desenvolvimento da nova geração de talentos brasileiros, com foco no ciclo olímpico de Los Angeles 2028. Aleksandar Petrovic, técnico principal da Seleção, não participará deste compromisso.
Com destaque do time do Flamengo de basquete, Confederação Brasileira de Basquete chama atletas para amistosos na China visando os Jogos de 2028
|
A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) anunciou, nesta semana, os nomes dos atletas selecionados para representar o Brasil na Solidarity Cup, torneio amistoso que acontecerá na China entre os dias 24 e 31 de julho. Entre os 12 convocados, estão dois nomes ligados ao Flamengo: o ala-pivô Kayo Gonçalves e o recém-contratado Daniel Onwenu.
A competição, com cinco jogos previstos, servirá como plataforma de desenvolvimento de novos talentos e será utilizada como etapa preparatória do ciclo olímpico rumo a Los Angeles 2028. A equipe será comandada por Rodrigo Carlos da Silva, enquanto o técnico principal da Seleção, Aleksandar Petrovic, ficará fora dessa missão.
Com 26 anos, Kayo Gonçalves voltou ao Flamengo na temporada passada após passagem pela base do clube. No último ano, teve média de 6,9 pontos e 4,1 rebotes, contribuindo significativamente para as conquistas da BCLA (Basketball Champions League Americas) e da Copa Super 8.
Já Daniel Onwenu, de 25 anos, é uma das novas apostas do FlaBasquete. Recém-contratado, o ala tem passagens por Paulistano, Corinthians e pela G-League, liga de desenvolvimento da NBA. Suas qualidades físicas e técnicas prometem agregar ainda mais à rotação ofensiva da equipe carioca.
CONVOCAÇÃO TRAZ NOMES JOVENS E VARIADOS
Elinho Corazza – armador
Caio Pacheco – armador
Pedro Figueiredo – armador
João Gluck – ala/armador
Daniel Onwenu – ala/armador
Pedro Pastre – ala/armador
Victão – ala
Daniel Von Haydin – ala
Gabriel Jaú – ala/pivô
Rafael Paulichi – ala/pivô
Kayo Gonçalves – ala/pivô
Bernardo da Silva – pivô
O calendário oficial da seleção brasileira inclui as seguintes partidas:
26/07 – Brasil x Nova Zelândia – 06h30
27/07 – Brasil x Montenegro – 08h45
28/07 – Brasil x Guangdong – 08h45
30/07 – Brasil x Nova Zelândia – 06h30
31/07 – Adversário a definir
Kayo Gonçalves e Daniel Onwenu representarão o Mais Querido em torneio amistoso internacional com foco no ciclo olímpico até 2028
|
A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) anunciou nesta semana a lista de atletas convocados para disputar a Solidarity Cup, torneio amistoso internacional que ocorrerá na China entre os dias 24 e 31 de julho. Dois jogadores do Flamengo, o ala-pivô Kayo Gonçalves e o recém-contratado Daniel Onwenu, estão entre os escolhidos para vestir a camisa da Seleção Brasileira.
Com cinco partidas programadas, a competição servirá como plataforma de observação para jovens talentos e dará rodagem a atletas que podem integrar o elenco nacional no ciclo até os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028. O técnico principal Aleksandar Petrovic não comandará a equipe nesta fase; a missão ficará a cargo de Rodrigo Carlos da Silva.
Aos 26 anos, Kayo Gonçalves é cria da base do Flamengo e retornou ao clube na temporada passada. Com médias de 6,9 pontos e 4,1 rebotes, ele teve papel importante nas conquistas da BCLA e da Copa Super 8, sendo recompensado com a renovação de contrato para a temporada 2025/26.
Já Daniel Onwenu, de 25 anos, foi anunciado recentemente como reforço do time. Com passagens por Paulistano, Corinthians e pela G-League — liga de desenvolvimento da NBA —, o ala traz ao Mengão características físicas e técnicas que reforçam a rotação ofensiva da equipe para os próximos desafios.
De acordo com a CBB, a Solidarity Cup tem o objetivo de ampliar o leque de opções para o ciclo olímpico. A competição reunirá adversários como Nova Zelândia, Montenegro e o time chinês Guangdong. O quinto adversário ainda será anunciado.