Futebol
Ex-Flamengo, Vinícius Souza revela interesse de clubes do Brasil: “Nunca tinha...”
16 Fev 2026 | 18:19
Futebol
27 Set 2023 | 11:27 |
A perda do título da Copa do Brasil deu fim ao ciclo de Jorge Sampaoli no Flamengo e adiantou a saída do oitavo técnico da 'Era Landim'. A demissão do argentino é questão de tempo, dependendo apenas do acerto com um novo comandante. A nova mudança mantém a rotatividade de treinadores no Rubro-Negro, o que se traduz na instabilidade da equipe nas últimas quatro temporadas.
O modelo tido como 'ideal' do Flamengo foi sob o comando de Jorge Jesus, com números avassaladores. Na época da contratação do Mister, o ex-diretor de futebol Paulo Pelaipe foi quem indicou o nome do português a Marcos Braz, vice-presidente da pasta. As negociações fluíram rapidamente, e Jesus chegou ao Rubro-Negro, culminando na inesquecível temporada de 2019.
Paulo Pelaipe não permaneceu no Flamengo em 2020, e todas as escolhas dos técnicos seguintes foram tomadas pelo comando de futebol, centralizadas nas figuras de Marcos Braz e Bruno Spindel, com o aval do presidente Rodolfo Landim. No caso de Jorge Sampaoli, por exemplo, a contratação foi um pedido do próprio Landim, que sempre 'sonhou' com o argentino.
O problema é que o sucesso de Jorge Jesus foi muito além de uma escolha acertada de técnico e compatibilidade com o elenco. O Mister também foi responsável por blindar o futebol do Flamengo, impedindo que fatores externos influenciassem no dia a dia do Ninho do Urubu. Essa receita não foi seguida por parte dos outros sete técnicos que passaram pelo Centro de Treinamento.
A saída de Jorge Jesus não resume apenas na perda da 'blindagem' ao futebol do Flamengo (visto que exercer tal função está diretamente relacionada à personalidade de cada técnico que assumiu o clube), mas dá o pontapé no processo de gangorra de troca de comando que não segue padrões.
Domènec Torrent, Rogério Ceni, Renato Gaúcho, Paulo Sousa, Dorival Júnior, Vitor Pereira e Jorge Sampaoli: sete técnicos completamente diferentes, com ideias e propostas de jogo também distintas. Não coincidentemente, os melhores resultados pós Jorge Jesus foram com os brasileiros, pela semelhança ao estilo de JJ. Por outro lado, os quatro piores trabalhos foram dos estrangeiros, que apresentaram total incompatibilidade com o elenco que o Flamengo tem à disposição.
Defensor que chegou nesta temporada ao Mais Querido foi questionado se tento de adversário foi por causa de erro defensivo da equipe semifinalista do Carioca
16 Fev 2026 | 19:55 |
O sistema defensivo do Mengão tem sido um dos motivos de preocupação entre os torcedores. O zagueiro Vitão comentou sobre o gol sofrido pelo Flamengo no clássico contra o Botafogo e analisou o momento da zaga da equipe.
Vitão sobre a defesa do Flamengo ser vazada mais uma vez: “Temos coisas a ajustar...”
Camisa 44 da Gávea respondeu se houve falha no gol de zagueiro: “O adversário tem o mérito deles, não foi erro de posicionamento, não falha individual. Barboza acertou uma grande cabeçada. Temos coisas a ajustar, vamos melhorar, mas é melhor que esse ajuste seja na vitória do que na derrota”.
Zagueiro ainda reconhece que o início da temporada não foi conforme o esperado: “Começamos mal o campeonato, mas a única forma de ajustar as coisas é com trabalho. Feliz pela vitória e pelo desempenho da equipe”.
O sistema defensivo rubro negro, que foi praticamente intransponível em 2025, apresentou oscilações neste início de ano. Em sete jogos oficiais, o time sofreu nove gols, o que causa um forte descontentamento entre torcedores, jogadores e dirigentes.
Antes tão elogiado, hoje é criticado mesmo com atletas de alto nível. Atualmente, Filipe Luís conta com Léo Ortiz e Léo Pereira considerados como a dupla titular. No entanto, tem no banco excelentes nomes como Danilo e Vitão. Mesmo nos primeiros jogos os zagueiros terem sido do sub-20, a falta de consistência na defesa liga o sinal de alerta.
Embora o setor defensivo esteja sendo um motivo de dor de cabeça, o Flamengo segue na sua preparação para a Recopa. O adversário será o Lanús que recebe o Mengão no Estádio La Fortaleza nesta quinta (19), às 21h30 (pelo horário de Brasília).
Comandados de Filipe Luís estiveram no Ninho do Urubu para fazer ajustes necessários visando a final contra equipe argentina campeã da Sul-Americana
16 Fev 2026 | 19:34 |
O Flamengo já iniciou a preparação para a grande final da Recopa Sul-Americana 2026 contra o Lanús. O elenco se reapresentou nesta segunda-feira, dia 16 de fevereiro, após a vitória sobre o Botafogo pelo Carioca, e começou os treinos focados no duelo de ida, marcado para quinta-feira (19), às 21h30 (de Brasília), no Estádio Ciudad de Lanús, na Argentina.
Uma das novidades é o retorno do lateral Guillermo Varela, que se recuperou de uma lesão no tornozelo direito e participou normalmente das atividades. A presença do uruguaio pode ser um reforço importante para o esquema de Filipe Luís, já que o jogador vinha sendo desfalque nos últimos jogos.
O Flamengo chega para a decisão com retrospecto positivo na competição. Em duas participações anteriores, conquistou o título em 2020 contra o Independiente Del Valle e foi derrotado pelo mesmo rival em 2023. Já o Lanús disputou a Recopa apenas uma vez, em 2014, quando perdeu para o Atlético-MG.
A volta da final está marcada para o Maracanã, no dia 26 de fevereiro, também às 21h30, diante da Nação Rubro-Negra. O clube carioca busca ampliar sua coleção de títulos internacionais e manter o ritmo de conquistas que vem embalando a torcida desde 2025.
O camisa 9 da Gávea era dúvida no confronto depois de ter sentido dores musculares antes mesmo de entrar em campo contra o Botafogo. Por este motivo, o jogador ficou no banco de reservas. Na manhã desta segunda (16), o centroavante foi submetido a exames que não constaram lesão. Se nada mudar, Pedro estará à disposição para a final.
Ex-treinador do Mengão atualmente comanda o Cruzeiro que tem Gérson como um dos jogadores do elenco; campeão mundial, tenta voltar a boa fase na carreira
16 Fev 2026 | 19:17 |
O técnico Tite, atualmente no Cruzeiro, se envolveu em uma polêmica ao recusar tirar uma foto com um torcedor do Flamengo. O episódio aconteceu no último sábado (14), após a vitória da Raposa por 2 a 1 sobre a URT, pelo Campeonato Mineiro. Abordado por um jovem com a camisa rubro negra, o treinador respondeu de forma direta: “Não, Flamengo não!”
A atitude repercutiu entre os flamenguistas, já que Tite teve passagem pelo clube entre 2023 e 2024, mas não deixou boas lembranças. Contratado para substituir Jorge Sampaoli, o treinador conquistou apenas o Campeonato Carioca de 2024. No entanto, a eliminação para o Peñarol nas quartas de final da Libertadores e a queda de rendimento no Brasileirão resultaram em sua demissão em setembro daquele ano.
Após a saída, Filipe Luís assumiu o comando e rapidamente mudou o cenário, conquistando títulos importantes como a Copa do Brasil 2024 e, em 2025, uma temporada histórica com seis troféus, incluindo a Libertadores e o Brasileirão.
No Cruzeiro, Tite tenta retomar o alto nível que o consagrou no Corinthians e na Seleção Brasileira, mas ainda enfrenta dificuldades no início de trabalho. A recusa em tirar a foto com o torcedor flamenguista reforçou a distância entre o treinador e a Nação rubro-negra, que não guarda boas recordações de sua passagem pela Gávea.
Deixando Tite de lado, o Flamengo segue se preparando para a final contra o Lanús. O duelo do jogo de ida está marcado para a próxima quinta (19), às 21h30 (de Brasília), no Estádio La Fortaleza, na Argentina.
Ex-Flamengo, Vinícius Souza revela interesse de clubes do Brasil: “Nunca tinha...”
16 Fev 2026 | 18:19
Filipe Luís fala sobre saída de Evertton Araújo do Flamengo: “Valorizado...”
16 Fev 2026 | 17:46
Lucas Paquetá marca pelo Flamengo e manda recado: “Estou à disposição...”
16 Fev 2026 | 17:16