Futebol
06 Abr 2025 | 11:29 |
Durante participação no podcast Toca e Sai, o ex-jogador Diego Souza foi direto ao analisar o atual momento do Flamengo. Para ele, o time treinado por Filipe Luís é, sem dúvidas, o mais difícil de ser vencido no cenário nacional. Com boas atuações recentes e um elenco considerado “acima da média”, o Rubro-Negro desponta como principal candidato aos títulos do Brasileirão e da Libertadores.
"É o melhor time, o melhor futebol, é difícil marcar” - disse Filipe Melo
FALA DE DIEGO SOUZA REFORÇA A IDEIA DE TIME EQUILIBRADO
Para Diego Souza, o que mais impressiona no time atual é a capacidade de manter o padrão de jogo independentemente do local da partida. “É o time que vai jogar igual dentro e fora de casa. Tem elenco para isso”, resumiu o ex-atacante, que acredita em mais um bom resultado diante do Vitória, no domingo, às 18h30, no Barradão.
A confiança do ex-jogador se justifica também pelo retorno de peças importantes. O volante Gerson, recuperado de uma lesão na coxa, voltou a ser relacionado e viajou com o grupo para Salvador. Além dele, Wesley, Gonzalo Plata e Arrascaeta também estão à disposição de Filipe Luís para o confronto válido pela segunda rodada do Brasileirão.
POSICIONAMENTO NA TABELA AINDA NÃO REFLETE POTENCIAL DO TIME
Na estreia do Campeonato Brasileiro, o CRF empatou em casa com o Internacional por 1 a 1 e, por enquanto, ocupa a oitava colocação na tabela. Apesar disso, a expectativa interna e externa é de rápida ascensão. A base do time que venceu o Estadual foi mantida, e a chegada de reforços pontuais tende a aumentar o nível de competitividade ao longo da temporada.
Outro nome que entrou na discussão foi Felipe Melo. Atualmente comentarista do Grupo Globo, o ex-volante analisou a final do Carioca e se disse impressionado com a superioridade técnica do time de Filipe Luís. Para ele, a diferença de nível ficou clara no segundo tempo do clássico contra o Fluminense. “O Flamengo atropelou o Fluminense no segundo tempo. Teve posse de bola, chances de gols, muitas vezes quando perdia a bola já a roubava no campo adversário. E o gol do Keno foi um achado. É o melhor time, o melhor futebol, é difícil marcar”, avaliou Felipe, destacando a consistência tática da equipe.
Mengão saiu de campo amassado diante do Voltaço e volante admite dificuldades, principalmente após expulsão no início do jogo
18 Jan 2026 | 17:00 |
O time sub-20 do Flamengo ainda não venceu no Campeonato Carioca. Neste sábado (17), a equipe foi derrotada pelo Volta Redonda por 3 a 0, no Estádio Raulino de Oliveira, em partida válida pela segunda rodada da competição. Após o revés, o volante Pablo Lúcio falou em nome do elenco e pediu desculpas à torcida rubro-negra pelo resultado.
Pablo Lúcio se desculpa após derrota do Flamengo para o Volta Redonda: "são coisas que acontecem no jogo..."
“Gostaria de pedir desculpas a toda a Nação pelo placar. Acredito que fizemos uma boa partida. Claro que a expulsão do Carbone prejudicou a equipe, mas são coisas que acontecem no jogo. Conseguimos lidar com isso, porém tivemos dificuldade na marcação e acabamos sofrendo três gols”, afirmou o jogador.
Pablo Lúcio também comentou o impacto da expulsão precoce de Carbone, que alterou completamente o cenário da partida. O defensor, improvisado na lateral, recebeu o primeiro cartão amarelo aos três minutos após falta dura e, aos dez, levou o segundo ao cometer um carrinho por trás, sendo expulso.
“Não houve cobrança nenhuma, de ninguém. Pelo contrário, foi mais apoio. São situações que acontecem com qualquer jogador, e temos que saber lidar. Apoiamos ele e vamos apoiar até o final”, completou o volante. Com um jogador a mais desde o início do confronto, o Volta Redonda passou a controlar as ações e construiu o placar elástico diante da equipe rubro-negra.
Único atleta do Flamengo a conceder entrevista após a partida, Pablo Lúcio também foi questionado sobre a possibilidade de atuar pela equipe profissional. O volante destacou o respaldo recebido de Filipe Luís, técnico do time principal, e garantiu estar preparado caso receba uma oportunidade.
“É muito gratificante disputar essas partidas do Carioca. O Filipe Luís confia muito em nós. Tenho muito a aprender com os jogadores do profissional, mas vou manter o foco e a concentração para que, se precisarem de mim, eu esteja pronto para jogar”, declarou. Sem vitórias nas primeiras rodadas, o Flamengo sub-20 segue pressionado no Campeonato Carioca e busca reação nos próximos compromissos do Estadual.
Alvinegro estava insatisfeito com decisão da entidade que acreditava favorecer o Mengão antes da decisão do dia 1º de fevereiro em Brasília
18 Jan 2026 | 16:00 |
O Corinthians conseguiu antecipar seu duelo de estreia no Campeonato Brasileiro 2026. Com a mudança, o time de Itaquera enfrentará o Bahia no dia 28 de janeiro, às 20h (horário de Brasília), na Vila Belmiro, mesmo dia da estreia do Flamengo, que encara o São Paulo, às 21h30, no Morumbis.
Inicialmente, a CBF havia programado o confronto Corinthians x Bahia para quinta-feira, dia 29 de janeiro. A alteração atende à estratégia do clube paulista, que alegou que jogar um dia antes do Flamengo na semana da Supercopa, marcada para 1º de fevereiro em Brasília, seria mais vantajoso, garantindo um dia a mais de descanso para o time rubro-negro antes do clássico decisivo.
Para antecipar o duelo, o Corinthians precisou entrar em acordo com o Santos. A medida também considerou normas da Polícia Militar de São Paulo, que não permite dois grandes da capital jogando no mesmo dia. Em contrapartida, o Peixe deverá mandar uma partida do Brasileirão na Neo Química Arena, possivelmente contra o Red Bull Bragantino, em maio.
Com a mudança, o Flamengo perde a suposta vantagem de jogar depois do Corinthians e ainda precisará enfrentar a viagem até o Morumbis para sua estreia na competição, enquanto o Alvinegro terá deslocamento muito menor da capital paulista até Santos, onde fará seu jogo.
Com a Supercopa apenas no início de fevereiro, o Flamengo segue focado na preparação e estuda a utilização de alguns jogadores do time principal no Campeonato Carioca. Após três jogos com resultados aquém do esperado, o clube estuda reforçar a equipe alternativa com algumas peças do elenco profissional, entre os que estiverem em melhor condição física, já nesta quarta-feira (21) contra o Vasco.
Entidade planejava ter tecnologia fundamental já no início da competição, mas logística deve adiar funcionalidade; Mengão encara o São Paulo
18 Jan 2026 | 15:00 |
A promessa de implementação do impedimento semiautomático no Campeonato Brasileiro não será cumprida logo na largada da competição. Apesar do compromisso público feito por Samir Xaud, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a tecnologia não estará disponível na primeira rodada do Brasileirão, marcada para começar no dia 28 de janeiro.
O principal entrave envolve questões logísticas. A empresa responsável pela instalação enfrenta dificuldades na compra dos equipamentos e na adaptação da tecnologia aos estádios dos 20 clubes da Série A. Com isso, não será possível implementar o sistema de forma integral em todas as arenas, inviabilizando o uso já na rodada inicial. Diante do cenário, a CBF optou por adiar a estreia do impedimento semiautomático e, até o momento, não há uma nova data definida para o início da utilização da ferramenta no futebol brasileiro.
O impedimento semiautomático é uma tecnologia que combina câmeras de alta velocidade espalhadas pelo estádio e sensores instalados na bola, permitindo ao VAR identificar com maior precisão o momento do passe e a posição exata dos jogadores. O sistema traça linhas virtuais automáticas e envia alertas ao árbitro de vídeo, acelerando a tomada de decisão. Apesar do alto grau de automação, a validação final ainda é humana, respeitando a interpretação da regra.
Quando for implementada, o Brasileirão se tornará a primeira competição da América do Sul a utilizar o impedimento semiautomático. Ainda assim, o futebol nacional segue atrás das principais ligas europeias. A Itália adota o sistema desde 2023, enquanto Inglaterra, Espanha e Alemanha já utilizam a tecnologia há mais tempo.
Antes de iniciar sua caminhada no Brasileirão, contra o São Paulo, o Flamengo ainda entra em campo duas vezes pelo Campeonato Carioca. O primeiro compromisso será na quarta-feira (21), no clássico diante do Vasco. Em seguida, no domingo (25), o adversário será o Fluminense, encerrando a preparação para a estreia nacional.