Futebol
|
0O zagueiro Léo Ortiz praticamente jogou a toalha sobre as chances do Flamengo em ser campeão do Campeonato Brasileiro. Após a derrota para o Fluminense por 2 a 0, o defensor taxou como difícil a possibilidade do Rubro-Negro arrancar na competição e pediu foco total na semifinal da Copa do Brasil, contra o Corinthians, no final de semana.
“É difícil, é distante (título Brasileiro). Mas temos que jogar jogo a jogo. Agora precisamos focar na Copa do Brasil, que temos uma decisão no domingo e depois temos que pensar jogo a jogo (no Brasileiro). É buscar uma vitória a cada partida e depois ver o que vai acontecer até o final”, disse Léo Ortiz.
Em outro ponto, o zagueiro apontou que o objetivo era vencer o clássico contra o Fluminense para chegar mais confiante diante do Corinthians. Entretanto, não foi possível. Por outro lado, o time paulista goleou o Athletico-PR pelo Brasileirão: 5 a 2 na Neo Química Arena.
“Lógico que não é bom, ressaltamos a importância de vencer hoje para dar mais confiança para domingo. Mas agora é juntar os cacos, identificar o que erramos, o que acertamos e focar no jogo de domingo. Temos uma grande decisão, espero que a gente saia de lá classificado”, finalizou.
Próximos jogos do Flamengo
Pelo Brasileirão, o Flamengo volta a campo no próximo sábado, dia 26, contra o Juventude, no estádio do Maracanã. A partida será às 19h (horário de Brasília). Antes disso, o Rubro-Negro terá uma grande decisão no domingo (20), pela semifinal da Copa do Brasil, diante do Corinthians. O jogo será na Neo Química Arena e o Mengão tem a vantagem do empate, já que venceu na ida por 1 a 0.
Volante vê o xará como o melhor jogador revelado no Mengão nos últimos 24 anos e lembra convivência com Jorge Jesus no rubro-negro
|
0Formado nas categorias de base do Flamengo e atualmente volante do Sheffield United, da Inglaterra, Vinicius Souza participou de uma brincadeira promovida pela ESPN para eleger a maior revelação do Rubro-Negro no século XXI. Após um acirrado "torneio", Vini Jr. foi o escolhido pelo jogador, em grande parte devido à sua recente conquista como melhor jogador do mundo pela FIFA.
O duelo simbólico
Na disputa, participaram nomes de peso revelados pelo Flamengo: Vini Jr., Reinier, Lucas Paquetá, João Gomes, Hugo Souza (Neneca), Felipe Melo, Adriano Imperador e Renato Augusto.
Quartas de final:
Vini Jr. superou Reinier;
Paquetá venceu João Gomes;
Hugo Souza eliminou Felipe Melo;
Adriano Imperador passou por Renato Augusto.
Semifinais:
Vini Jr. derrotou Lucas Paquetá;
Adriano Imperador superou Hugo Souza.
Final:
Em uma decisão apertada entre Vini Jr. e Adriano, o prêmio de melhor do mundo pesou, e o atacante do Real Madrid foi o escolhido.
Ver no Threads
Polêmica com Adriano e ausências sentidas
Embora Adriano Imperador tenha sido incluído, sua revelação nos profissionais ocorreu em 2000, tecnicamente ainda no século XX. Por isso, alguns torcedores apontaram a ausência de Júlio César, outro destaque revelado no Flamengo, que também poderia ter integrado a lista.
Lembranças de Jorge Jesus e a comparação com Matic
Na mesma entrevista, Vinicius Souza relembrou o trabalho com Jorge Jesus em 2019 no Flamengo. O treinador português comparou o estilo de jogo do volante ao do sérvio Nemanja Matic, ex-jogador de Chelsea e Manchester United e que trabalhou com o ex-comandante do Mengão em sua primeira passagem pelo Benfica.
“No início, eu não sabia quem era o Matic. Ele dizia: ‘Vai ver os vídeos dele’. Quando assisti, achei incrível. Ele era alto, com um nível absurdo, jogando no United. Jesus ficava no meu pé para eu observar os treinos dele e sua passagem por Portugal. Foi muito inspirador”, relatou Vinicius.
Carreira de Vinicius Souza
Vinicius foi promovido aos profissionais do Flamengo em 2019, mas jogou apenas quatro partidas pelo clube. Em 2020, disputou mais quatro jogos antes de ser vendido ao Lommel (Bélgica). Posteriormente, foi emprestado ao Mechelen (Bélgica) e ao Espanyol (Espanha). Em 2022, foi adquirido pelo Sheffield United, onde já acumula 58 partidas e um gol desde sua chegada.
O atacante destacou o momento em que vive na carreira e disse que estar em sua melhor fase
|
0Anunciado pelo Cruzeiro para as próximas três temporadas, Gabigol destacou o momento que vive na carreira em uma das primeiras entrevistas divulgadas após a confirmação. Em entrevista ao GE, o jogador surpreendeu ao dizer que vive 'o melhor momento dentro e fora de campo', algo que não condiz com os números de seu último ano no Flamengo. E a declaração repercutiu.
O jornalista Renato Maurício Prado foi um dos mais incisivos e criticou abertamente a fala de Gabigol. De acordo com ele, o atacante não jogo 'bulhufas' há dois anos e não deveria dizer que se encontra na melhor fase.
"Falta semancol ao Gabriel... Melhor momento? Não joga bulhufas há dois anos", comentou RMP, criticando Gabigol por sua fala após ser anunciado no Cruzeiro.
FALA DE GABIGOL
"Um momento especial na minha vida. Tenho 28 anos, passei por muita coisa, aprendi muito. Creio que é o meu melhor momento dentro de campo e fora. Então, nada melhor que um projeto novo para eu poder alcançar algumas metas que ainda tenho, junto com um clube que também quer de novo se reerguer", afirmou.
Gabigol também destacou o retrospecto favorável em Belo Horizonte e disse feliz com o próprio desempenho nas vezes em que jogou no local. O atacante quer que isso continue durante a passagem pelo clube mineiro.
"Tenho recebido um carinho enorme de todos os torcedores, de todos os fãs. Como eu falei, ansioso para o dia 4, para poder encontrá-los, estar junto da torcida, chegar a BH, que é a minha próxima casa. É uma cidade que eu sempre gostei bastante, sempre tive sorte quando joguei lá. Então, espero que continue assim", disse o atacante.
Técnico campeão brasileiro com o Mengão em 2009 não emplacou à beira do campo e explicou o motivo que o fez deixar a carreira de lado
|
0Andrade, ícone da história do Flamengo, brilhou como técnico ao conquistar o Campeonato Brasileiro de 2009. No entanto, sua trajetória como treinador foi breve. Em recente entrevista durante o Jogo das Estrelas, no Maracanã, o ex-comandante do Rubro-Negro destacou que sua decisão de se afastar da função foi motivada por escolhas pessoais e não por questões raciais.
Família como prioridade
Questionado sobre o impacto do racismo na sua curta carreira como técnico, Andrade descartou essa possibilidade e explicou:
“Não, acredito que não. Roger Machado vem trabalhando em grandes clubes, o filho do Jair também (Jair Ventura). Acho que não é racismo, não. São caras que estão estudando para isso, buscando esse espaço no dia a dia. Eu também tive oportunidades, saí para trabalhar em outros clubes menores, mas achei melhor parar para aproveitar a família."
O ex-técnico enfatizou que, após anos dedicados ao futebol, optou por passar mais tempo com seus entes queridos.
“Fiquei muito tempo distante, longe. Por isso resolvi parar como treinador. Se eu quisesse seguir e tivesse estudado um pouco mais, com certeza estaria trabalhando como treinador ainda.”
Trajetória como técnico
Andrade assumiu o Flamengo em 2009 e liderou a equipe em uma campanha histórica no Campeonato Brasileiro, destacando nomes como Adriano Imperador e Petkovic. Apesar do sucesso, o treinador foi demitido em 2010, durante a disputa da Copa Libertadores.
Após deixar o Flamengo, Andrade comandou clubes como Brasiliense (2010), Paysandu (2011), Bangu-RJ (2012), além de passagens por São João da Barra, Jacobina, e Petrolina, encerrando a carreira de treinador em 2017.
Carreira como jogador no Flamengo
Antes de brilhar como técnico, Andrade já era um ídolo no Flamengo por sua carreira como jogador. Parte do melhor time do Mengão de todos os tempos ao lado de Zico, Leandro e Júnior, o antigo camisa 6 conquistou:
4 Campeonatos Brasileiros
1 Copa Libertadores
1 Mundial de Clubes
3 Campeonatos Cariocas
Sua história no Flamengo consolidou um legado que permanece vivo na memória da torcida rubro-negra.
Legado no futebol
Andrade deixou claro que, apesar de ter escolhido se afastar do cargo de treinador, ele se orgulha de suas conquistas tanto dentro quanto fora de campo. Hoje, ele aproveita sua aposentadoria enquanto segue sendo lembrado como uma das grandes figuras da história do Flamengo.