Futebol

Eleições no Flamengo podem esquentar devido a falta de chances de título no Campeonato Brasileiro

O Fla foi campeão em 2019 e 2020, mas não brigou nos anos seguintes. Depois, a prioridade se voltou para os torneios mata-mata e culminaram em títulos da Copa do Brasil em 2022 e 2024, além da Libertadores de 2022

Reprodução
Reprodução

  |

Icon Comentário0

O Flamengo acabou com as já remotas chances de um título do Campeonato Brasileiro com o empate diante do Fortaleza. A competição foi deixada de lado nos últimos anos em detrimento das copas, mas, se depender de Filipe Luís, esse cenário vai mudar. O tema também deve ganhar contornos políticos às vésperas das eleições para presidente.


O Fla foi campeão em 2019 e 2020, mas não brigou nos anos seguintes. Depois, a prioridade se voltou para os torneios mata-mata e culminaram em títulos da Copa do Brasil em 2022 e 2024, além da Libertadores de 2022. "Largar" o Brasileirão vem gerando duras críticas da torcida e pode esquentar ainda mais o clima político. Nos bastidores, o que se percebe é que o tema vai virar uma cobrança em 2025, independentemente de quem levar o pleito. A pressão será forte e o novo mandatário, seja quem for, precisará dar uma resposta.



Filipe Luís garante que fará do Brasileiro a prioridade absoluta. O treinador chegou já com a competição longe dos sonhos do Fla e também poupou jogadores pensando nas decisões da Copa do Brasil. Com Tite, isso se tornou uma constante.


"Enquanto eu estiver aqui, o Brasileiro sempre será prioridade absoluta. Levo como o campeonato mais difícil que existe, onde está a regularidade, passa por inúmeros momentos, Data Fifa, viagem. É o mais difícil e um dos que eu mais tive prazer em ganhar como jogador. Me incluo nessa culpa de não poder disputar", disse o jovem treonador.

Abriu mão

O Flamengo não venceu nenhum confronto direto contra times da parte de cima. O rubro-negro ainda enfrenta o Internacional no domingo pelo segundo turno, time que empatou no primeiro duelo. Com o Botafogo, foram duas derrotas. Com o Palmeiras, dois empates. Diante do Fortaleza, uma derrota e um empate.

Contra equipes da parte de baixo, o desempenho não foi o esperado. O único adversário que o Flamengo venceu as duas vezes foi o lanterna Atlético-GO. Na conta somando também Cuiabá, Bragantino, Criciúma, Fluminense, Grêmio, Athletico e Juventude foram nove vitórias, três empates e três derrotas. O Criciúma ainda faz o último confronto na penúltima rodada.

O time, que chegou a liderar o campeonato durante o período complicado da Copa América, viu o torneio escapar. Agora, encerra a temporada contra o Internacional, Criciúma e Vitória sem grandes sonhos.


Futebol

Por conta de briga das torcidas no último Fla-Flu, o Flamengo é multado pelo STJD

A confusão aconteceu na rua São Francisco Xavier, perto do Colégio Militar, região próxima ao Maracanã, mas fora do anel de isolamento do estádio

Reprodução
Reprodução

  |

Icon Comentário0

O Flamengo foi punido no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por causa da briga de torcida antes do clássico com o Fluminense, pelo Brasileirão. O rubro-negro foi multado em R$ 40 mil. A confusão aconteceu na rua São Francisco Xavier, perto do Colégio Militar, região próxima ao Maracanã, mas fora do anel de isolamento do estádio.


Por votos 4 a 1, o Flamengo foi condenado com base no artigo 213 no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). O texto fala em deixar de reprimir e prevenir desordens na praça de desporto. O Fluminense chegou a ser denunciado, mas foi absolvido. O clube era visitante no clássico.



Já o diretor de futebol do Flamengo, Bruno Spindel, foi punido com uma advertência por fazer um gesto de roubo durante o jogo. Ele foi denunciado no artigo 258, por agir de forma contrária à ética esportiva. Como a decisão foi em primeira instância, na 5ª Comissão Disciplinar, cabe recurso ao Pleno do STJD.


Por aquele trajeto fazer parte da ida e volta ao local do evento, entendo que deve haver responsabilização do clube mandante (Flamengo), que falhou no dever de fiscalização e repressão.

Raoni Lacerda Vita, auditor relator do processo.


Futebol

Cruzeiro impõe data limite para definir contratação de Gabigol, do Flamengo - afirma jornalista

Raposa quer que o atacante assine um pré-contrato com o clube para garantir que não haverá leilão pelo jogador e estipula prazo

Cruzeiro define data limite para contratar Gabigol - Foto: Reprodução/Flamengo
Cruzeiro define data limite para contratar Gabigol - Foto: Reprodução/Flamengo

  |

Icon Comentário0

O Cruzeiro estabeleceu o dia 6 de dezembro como prazo final para formalizar um pré-contrato com Gabigol para a temporada de 2025. Apesar de já existir um acordo verbal entre o clube mineiro e o atacante, anunciado após a confirmação de sua saída do Flamengo, a diretoria teme perder o jogador devido ao interesse de outros clubes e sondagens do exterior. A informação é do jornalista Thiago Fernandes.


Concorrência acirrada e incertezas


Gabigol recebeu proposta oficial do Santos, além de sondagens internacionais, e há rumores de que ele ainda não descartou totalmente renovar com o Flamengo. A proximidade da eleição presidencial do clube carioca, marcada para o dia 9 de dezembro, é vista como um fator que pode influenciar uma possível permanência no Rubro-Negro.


Além disso, o dia 6 de dezembro antecede a provável despedida do jogador diante da torcida flamenguista no Maracanã, quando o time enfrenta o Vitória na última rodada do Brasileirão. A expectativa é que o camisa 99 receba homenagens e que as 13 taças conquistadas por ele com o Flamengo estejam presentes na celebração.

Proposta cruzeirense


O Cruzeiro ofereceu a Gabigol um contrato de quatro anos, com pagamento de luvas pela assinatura e vencimentos totais estimados em R$ 2,5 milhões por mês. A diretoria considera o atacante uma peça-chave para retomar a competitividade do clube e brigar por títulos na próxima temporada.

Expectativa e cautela da diretoria

Pedro Lourenço, dono da SAF do Cruzeiro, reforçou a importância de definir a situação até o prazo estipulado, enquanto o CEO Alexandre Mattos destacou que, embora exista interesse mútuo, o negócio só será confirmado com a assinatura de um contrato.

"Foi uma situação que pegou a gente de surpresa, também da maneira que foi colocada, cravando um posicionamento de o Gabigol já ser do Cruzeiro. A gente não tem absolutamente nada assinado," afirmou Mattos.

Impacto no Santos e futuro indefinido

A assinatura de um pré-contrato com o Cruzeiro frustraria os planos do Santos, clube formador de Gabigol. Após garantir o acesso à Série A de 2025, o time paulista apresentou uma proposta oficial e aguarda resposta em dezembro.

Com o futuro ainda incerto, Gabigol é alvo de grandes expectativas tanto no Cruzeiro quanto no Santos, enquanto o Flamengo mantém o nome do atacante no radar até a definição final.



Futebol

Zagueiro do Lille lembra de passagem pelo Flamengo: ‘não dava para continuar’

Defensor passou pelas categorias de base do Mengão onde foi companheiro de Vini Jr e hoje disputa a Champions League pela equipe francesa

Zagueiro do Lille relembra passagem pelo Flamengo - Foto: Reprodução/Lille
Zagueiro do Lille relembra passagem pelo Flamengo - Foto: Reprodução/Lille

  |

Icon Comentário0

Hoje destaque no Lille, da França, o zagueiro Alexsandro teve uma trajetória marcada por desafios antes de se consolidar no futebol europeu. Com passagem pela base do Flamengo, onde conviveu com jogadores como Vini Jr., o atleta precisou deixar o clube em busca de melhores oportunidades.


Saída do Flamengo e início difícil


Em entrevista à ESPN, Alexsandro contou que optou por sair do Flamengo por não fazer parte do grupo de atletas mais promissores na época. Após deixar o clube, enfrentou um período de incertezas, passando por peneiras, jogando na várzea e até cogitando desistir do futebol.


“Fui muito feliz, infelizmente não dava para continuar, porque a safra era muito boa e eu não era um dos jogadores promissores. Tomei a decisão de ir embora e ver algo melhor para a minha vida”, contou Alexsandro.

Durante esse tempo, trabalhou em feiras, como pedreiro e até coletando garrafas PET para ajudar a família.


"Cara, vou ser bem sincero, quase todos os dias eu pensava isso (em desistir), só que ao mesmo tempo eu tinha que me reerguer, porque minha família precisava de mim. Então toda vez que batia o desânimo, que as coisas não davam certo, que eu recebia um não… Era normal ficar triste, só que eu olhava para o lado em casa e via meus irmãos, minha família passando dificuldade, eu sabia que tinha que voltar”, declarou Alexsandro.

“Eu estava muito desanimado porque já tinha passado em oito clubes e não queria mais. Estava cansado, sabe? E já tinha 18 anos, então eu tinha a responsabilidade de ajudar em casa e não estava fazendo, e eu sou irmão mais velho. Ia largar o futebol para poder trabalhar”, completou.

A virada em sua trajetória veio com a ajuda do técnico Léo Percovich, então treinador do sub-20 do Fluminense, que intermediou uma oportunidade no Praiense, clube da 3ª divisão de Portugal. Foi a chance que Alexsandro precisava para dar início à sua ascensão no futebol.

“Eu tinha tudo para dar errado, cara, tudo para hoje estar no crime. Mas estou aqui, e tenho que desfrutar disso, aproveitar cada momento, porque sei que muitos queriam estar aqui. Muitos jogadores, muitas promessas na base como tinha lá no Flamengo e eles não chegaram. Por quê? Não sei, mas eu cheguei, por mérito, por trabalho, por dedicação e quero desfrutar cada vez mais”, concluiu.

Conquista do espaço no Lille

Após passar por clubes menores em Portugal, Alexsandro chamou atenção do Lille enquanto jogava pelo Chaves. Desde sua chegada ao clube francês, tornou-se titular absoluto, com atuações sólidas. Um dos momentos mais marcantes da carreira foi o duelo contra o ex-companheiro de Flamengo, Vini Jr., na vitória do Lille sobre o Real Madrid pela Champions League.

Avaliado em 8 milhões de euros

Atualmente, aos 25 anos, Alexsandro é avaliado em 8 milhões de euros (cerca de R$ 50 milhões) e é uma das peças-chave da equipe francesa. Sua trajetória inspira pela superação e pelo esforço em transformar dificuldades em oportunidades para alcançar o sucesso no futebol internacional.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Melhor jogando bola! Wesley e Gerson aproveitam a folga no Flamengo com pescaria pra lá de divertida no Rio
Futebol

Melhor jogando bola! Wesley e Gerson aproveitam a folga no Flamengo com pescaria pra lá de divertida no Rio

 

Icon Comentário0
Gabigol vive expectativa de últimos 3 jogos pelo Flamengo; Camisa 99 está pendurado
Futebol

Gabigol vive expectativa de últimos 3 jogos pelo Flamengo; Camisa 99 está pendurado

 

Icon Comentário0
Flamengo pode terminar a temporada com marca negativa bem expressiva e que preocupa para 2025
Futebol

Flamengo pode terminar a temporada com marca negativa bem expressiva e que preocupa para 2025

 

Icon Comentário0