
Futebol
|
Desde sua chegada ao Flamengo em 2019, Gabriel Barbosa, o Gabigol, não vivia momentos de tanta incerteza em sua trajetória profissional. O atacante rubro-negro viajou nesta quarta-feira para a Suíça, esperando se defender no processo movido pela Associação Brasileira de Controle de Dopagem. No entanto, ao chegar ao destino, foi informado sobre o adiamento do julgamento, que agora deve ocorrer apenas no segundo semestre deste ano.
Com o adiamento, as negociações para uma possível renovação contratual com o Flamengo estão paralisadas, assim como a chance de surgirem propostas ao jogador, cujo contrato vai até dezembro deste ano. A informação é do jornal O Dia.
Sem a segurança de poder contar com Gabigol, clubes como Cruzeiro e Corinthians começam a buscar outras alternativas no mercado, deixando o atacante rubro-negro em segundo plano ou até mesmo descartando sua contratação.
POSIÇÃO DOS CLUBES
Enquanto o Cruzeiro se movimenta para se reforçar, o Corinthians ainda sonha com Gabigol, mas a incerteza sobre sua situação profissional faz com que o clube de Itaquera busque opções. A falta de propostas concretas impede Gabigol de negociar um contrato melhor com o Flamengo.
POSIÇÃO DO FLAMENGO
O Flamengo, por sua vez, adota uma postura de espera tanto pelo desfecho do julgamento quanto por uma mudança de comportamento dentro e fora de campo para decidir sobre uma possível extensão contratual com o atacante. Internamente, o conselho de futebol do clube é contra a renovação, mas Marcos Braz, vice-presidente de futebol, tenta convencer os conselheiros a manter Gabigol no Ninho do Urubu por pelo menos mais três temporadas.
Após serem poupados da viagem à altitude de Quito, Filipe Luís terá 2 reforços no Mengão e atletas devem ser relacionados para duelo do Brasileirão
|
Flamengo iniciou nesta quinta-feira (24) a preparação para o duelo contra o Corinthians, que será realizado no domingo (27), às 16h, no Maracanã, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. A comissão técnica comandada por Filipe Luís contou com dois reforços no treinamento: os meio-campistas Allan e De La Cruz. Ambos não participaram da última partida, disputada na altitude de Quito, por orientação do departamento médico.
De acordo com a equipe médica, os dois jogadores foram preservados para evitar complicações físicas que poderiam ser intensificadas pelas condições de baixa oxigenação em Quito, localizada a quase 2.900 metros acima do nível do mar. A decisão foi tomada com base em avaliações fisiológicas, considerando o histórico recente de desgaste dos atletas.
A exposição a grandes altitudes pode causar diversos sintomas, como tonturas, fadiga, náuseas, dores de cabeça e até vômitos, principalmente a partir dos 2.000 metros. Esses efeitos são provocados pelo ar rarefeito, que reduz a oferta de oxigênio para o organismo. Com isso, o esforço físico necessário para competir se intensifica, o que levou a comissão técnica a adotar uma postura preventiva com os atletas considerados chave para o restante da temporada.
Com o retorno ao Rio de Janeiro e a expectativa de casa cheia, o técnico Filipe Luís poderá contar com Allan e De La Cruz entre os relacionados para o jogo contra o Corinthians. O Flamengo soma 11 pontos e está na vice-liderança do Brasileirão, dois atrás do líder Palmeiras. No último fim de semana, a equipe empatou sem gols com o Vasco, enquanto o rival paulista venceu o Fortaleza por 2 a 1.
A tendência é que a equipe entre em campo com força máxima, já que o duelo no Maracanã será fundamental para recuperar a liderança da competição nacional. Com a volta dos dois meio-campistas, o setor de criação do Flamengo ganha novas alternativas para encarar o Corinthians em um clássico interestadual que promete movimentar a rodada.
O rubro-negro carioca recebeu a informação que o ítalo-brasileiro deverá estar totalmente recuperado em, no máximo, três semanas
|
Jorginho está cada vez mais próximo do Flamengo. Apesar de lesionado, o volante do Arsenal não preocupa o Rubro-Negro para a iminente vinda após o término da temporada europeia. Segundo o "ge", o rubro-negro recebeu a informação que o ítalo-brasileiro deverá estar totalmente recuperado em, no máximo, três semanas. No dia 12 de abril, Jorginho sofreu uma lesão na região torácica em partida contra o Brentford, na Premier League.
De acordo com a reportagem, o meio-campista começará a transição para o trabalho com bola na próxima semana. Vale lembrar que a temporada do Arsenal tem data-limite de encerramento no dia 25 de abril. Contudo, caso o clube de Londres supere o PSG na semifinal da Champions League, Jorginho terá compromisso com a equipe até o final de maio, quando será disputada a decisão do torneio.
Na final da Champions ou não, Jorginho terá pouco tempo para voltar a ter ritmo de jogo, ou seja, não deverá atuar muitos minutos pelo Arsenal. Nesta terça-feira (22), Mikel Arteta, técnico do clube, falou sobre a situação do atleta em tom pessimista.
"Espero que sim (voltar nesta temporada), mas não tenho certeza. Então, temos que ver como ele evolui nos próximos dias, eu diria algumas semanas. O médico ainda estava bastante cauteloso em falar sobre datas. Então, vamos ver. A boa notícia é que ele está melhorando, está se sentindo muito melhor. Foi uma situação bastante assustadora, e ele está bem agora", afirmou o treinador.
Apesar do Rubro-Negro estar na liderança na "corrida" pela contratação do jogador, outras equipes correm por fora. Segundo o portal, um clube da Arábia Saudita e outro da Itália já sondaram o ítalo-brasileiro. Seja Flamengo, Europa ou "mundo árabe", qualquer decisão de Jorginho e seus staff sobre o futuro do mesmo será tomada após o encerramento da participação da equipe na Champions League.
No dia 29 de abril, o Arsenal receberá o PSG pela partida de ida da semifinal. Na semana seguinte, no dia 7 de maio, o clube inglês terá a difícil missão de enfrentar a equipe francesa fora de casa.
Delegação do Flamengo chegou ao Rio de Janeiro na manhã da última quarta-feira e ganhou uma merecida folga, após jogar contra a LDU na altitude de Quito
|
Após o merecido descanso e da folga dada ontem (23) aos jogadores do Flamengo, devido ao empate sem gols contra a LDU, na altitude de Quito, no Equador, o elenco se reapresenta nesta quinta-feira, com o foco total na partida contra o Corinthians. Os jogadores do Fla têm treino marcado para começar às 15h30.
Se a situação no grupo da Libertadores é delicada, no brasileiro, o time está em segundo lugar com 11 pontos, dois a menos que o líder Palmeiras, com 13. Sendo assim, para voltar a liderança, o time de Filipe Luís precisa vencer o Corinthians e os treinamentos desta quinta, sexta e sábado serão primordiais.
Com o empate na terceira rodada, o Flamengo chegou aos quatro pontos, mas segue em terceiro lugar na tabela de classificação do Grupo C da Libertadores. Dessa forma, no momento, o Fla está fora da zona de classificação para as oitavas de final. Na segunda posição está o Central Córdoba (ARG), com os mesmos quatro, porém, com melhor saldo de gols.
Como dito acima, o próximo adversário do Flamengo é o Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro. A partida acontece no próximo domingo, às 16h (horário de Brasília), no Maracanã. Os ingressos para o duelo estão à disposição para venda desde o começo da semana.