
Futebol
|
O jovem Evertton Araújo, volante revelado pelo Flamengo, entrou de vez no radar de grandes clubes da Europa. Após a primeira sondagem do Wolverhampton, da Inglaterra, em fevereiro, outras quatro equipes do continente intensificaram o acompanhamento do atleta. Eintracht Frankfurt, da Alemanha, além de Sevilla, Villarreal e Getafe, da Espanha, realizaram contatos com o estafe do jogador nos últimos dias.
O alemão Stefan Krausse, agente com atuação direta no mercado brasileiro, representa os interesses do Eintracht Frankfurt no país e passou a observar de perto as atuações de Evertton. Segundo informações divulgadas pelo portal RTI Esporte, o contato mais recente entre as partes ocorreu na segunda-feira (19), sinalizando o interesse do clube germânico em reforçar o meio-campo com o atleta.
Representantes de Sevilla, Villarreal e Getafe iniciaram conversas com o entorno do jogador ainda no início de maio. As três equipes espanholas seguem em diálogo contínuo, observando o desempenho do volante com regularidade. A busca por jovens talentos do futebol brasileiro é prioridade para os clubes da La Liga, que veem em Evertton uma opção promissora para a próxima janela de transferências.
Ainda em fevereiro, o Wolverhampton foi o primeiro clube europeu a realizar contato formal com o staff do jogador. A iniciativa partiu do técnico português Vítor Pereira, recém-contratado pelo time inglês, que sugeriu a contratação de Evertton como uma das prioridades da temporada.
Antes das sondagens mais recentes, Atlético de Madrid, Borussia Dortmund e Bayer Leverkusen também demonstraram interesse no meio-campista. O valor da multa rescisória do atleta gira em torno de R$ 40 milhões para tirar o atleta do Flamengo.
O lateral chega ao Mais Querido para ser uma reposição de Wesley, que está sendo vendido à Roma (ITA); as partes seguem em negociação
|
Após o aceite da proposta feita pelo Flamengo, Emerson Royal e o Rubro-Negro estão próximos de um final feliz. Isso porque, o Mais Querido já entrou em um acordo com o Milan para a contratação do lateral-direito e jogador deve chegar ao Rio ainda nesta semana.
Segundo informações do jornalista Fabrizio Romano, o Flamengo comprará Emerson Royal em definitivo por 9 milhões de euros (R$ 58 milhões). Vale lembrar que o lateral estava prestes a se transferir para o Besiktas (TUR). Porém, o Rubro-Negro entrou na jogada e acertou de última hora a contratação do atleta.
Já acordado com a Roma para a venda de Wesley, o Flamengo corre contra o tempo para encontrar uma reposição para o lateral-direito antes de liberá-lo para a equipe italiana. Desse modo, caso as negociações com Emerson Royal avancem, o jogador se despedirá do clube ainda nesta semana.
Com a confirmação da contratação de Emerson Royal, o lateral-direito será o segundo reforço do Flamengo na janela de transferências. Isso porque, nesta última quarta-feira (23), o Mais Querido anunciou a contratação do meia espanhol Saúl Ñínguez, que estava no Atlético de Madrid.
Assim, enquanto a diretoria rubro-negra segue acertando os últimos detalhes para o anúncio de Emerson Royal, o elenco rubro-negro foca as atenções para o próximo compromisso. O Mais Querido volta a campo no domingo (27), em confronto válido pela 17ª rodada do Brasileirão, contra o Atlético-MG, no Maracanã.
Português marcou época pelo Mengão ao comandar a histórica campanha de 2019 e carinho da torcida ainda vive em sua memória
|
Atualmente técnico do Al-Nassr, da Arábia Saudita, onde comanda um elenco estrelado liderado por Cristiano Ronaldo, Jorge Jesus abriu o coração ao relembrar sua vitoriosa passagem pelo Flamengo. Em entrevista ao programa Primeira Pessoa, da RTP, o treinador português exaltou o carinho da torcida rubro-negra e apontou o período no clube carioca como o mais marcante de sua trajetória.
Jorge Jesus sobre o Flamengo: "nunca vivi algo assim"
“70 mil vozes... olé olé, mister. Tenho muitos vídeos gravados que, de vez em quando, eu assisto. Em Portugal, nunca vivi algo assim. Nem no Benfica, nem no Sporting. O Flamengo é um marco muito bonito da minha carreira. Se calhar, o mais bonito”, afirmou Jorge Jesus.
O treinador destacou o contexto em que chegou ao clube e a transformação que ajudou a conduzir: “São 50 milhões de torcedores. Tive a sorte de contar com um grupo de trabalho espetacular, uma estrutura que acreditava muito em mim e jogadores que confiavam no meu trabalho. Foi o melhor grupo que eu já tive”, declarou.
Sob o comando de Jorge Jesus, o Flamengo viveu uma das fases mais vitoriosas de sua história recente. Em 2019, o clube conquistou cinco títulos, incluindo a Libertadores da América e o Campeonato Brasileiro, no que ficou marcado como uma temporada histórica.
“Ganhamos cinco títulos e só perdemos quatro vezes. Não foi só a Libertadores. Teve também a Recopa Sul-Americana... Só não vencemos o Mundial de Clubes. Perdemos para o Liverpool na prorrogação, por 1 a 0”, lembrou o treinador.
O português ainda comentou sobre a relação única que construiu com a torcida rubro-negra: “Depois de tantos títulos, eles cantavam ‘olé, olé, mister’. É bonito e emociona. Eles me obrigavam a agradecer. Só tive real noção disso tudo depois que saí. Hoje, 70% dos seguidores do meu Instagram são brasileiros. Não podia andar na rua. Bastava aparecer um que se juntavam mais 30 ou 40. Foi no Brasil onde mais gostei de estar. Gosto muito da Arábia Saudita também, mas o Flamengo foi especial.”
Espanhol foi confirmado como reforço do Mengão até 2028 e comentarista acredita que pode dar certo, apesar de não vir em boa fase
|
Durante participação no programa Seleção SporTV, o volante Felipe Melo, do Fluminense, comentou a chegada de Saúl Ñíguez ao Flamengo. O experiente jogador elogiou a contratação, mas fez uma ressalva importante: o torcedor precisa entender que o espanhol, embora renomado, não vive mais o auge técnico e físico que apresentou há alguns anos no futebol europeu.
Felipe Melo sobre Saúl no Flamengo: "não é o atleta de uma década atrás"
“É uma boa contratação do Flamengo. Só que o torcedor que não conhece tem que entender que não é o atleta de uma década atrás. Ele pode fazer a função no meio com o De La Cruz lesionado, mas atua um pouco mais à frente. É um jogador com mais cadência e técnica de jogo”, avaliou Felipe Melo.
Sem espaço no Atlético de Madrid, Saúl optou por encerrar sua longa passagem pelo clube colchonero — marcada por títulos e protagonismo sob o comando de Diego Simeone — e iniciar um novo capítulo da carreira no Brasil. O meio-campista de 29 anos assinou com o Flamengo até dezembro de 2028 e foi oficialmente anunciado nesta quarta-feira (23).
Apesar de ter mercado na Europa, Saúl preferiu vestir o Manto Rubro-Negro e trabalhar novamente com Filipe Luís, com quem atuou no futebol espanhol. Felipe Melo reconhece o talento e a bagagem internacional do novo reforço, que também passou por clubes como o Chelsea. No entanto, reforça que a adaptação ao futebol brasileiro exigirá tempo.
“Eu não sei como ele está agora, não posso dizer. O jogador do Atlético foi um jogadorzaço, jogou no Chelsea… tem muita experiência. Mas o torcedor tem que entender: calma. É muito bom jogador e pode se destacar, mas existe um processo. Não é o jogador de 10 anos atrás.”
Felipe Melo também comentou a discreta atuação de Saúl no Sevilla, onde esteve emprestado recentemente. Segundo o volante, o estilo de jogo reativo da equipe espanhola não favoreceu o rendimento do meia, que pode ter desempenho mais expressivo em um Flamengo que joga com maior posse de bola.
“No Sevilla, ele fez um campeonato pífio. O time jogava com pouca posse, muitas vezes o empate era considerado vitória. Agora ele vai para um time protagonista, que vai dar aquilo que ele gosta: bola no pé. Acho que ele vai correr muito menos sem a bola do que corria no Sevilla.”
A expectativa é que Saúl Ñíguez ganhe espaço no elenco rubro-negro à medida que evolui fisicamente. Com as lesões de Pulgar e De La Cruz, o espanhol chega com boas chances de ser titular na equipe de Filipe Luís — mas, como destacou Felipe Melo, o sucesso depende da adaptação e da paciência da torcida.