Futebol

Ex-capitão do Flamengo diz que Tite não é coerente em suas falas e ações

Zagueiro não aprova atitudes do treinador a frente do Mais Querido

Reprodução
Reprodução

  |

Icon Comentário0

O ex-jogador Fábio Luciano, que foi zagueiro e capitão do Flamengo, trouxe sua análise sobre as atitudes de Tite, destacando uma possível contradição entre discurso e prática. O técnico frequentemente afirma que o clube está competindo em todas as frentes, sem dar prioridade a uma competição específica. No entanto, Fábio observa que, na prática, o Campeonato Brasileiro tem sido deixado de lado.


Um exemplo claro foi a partida contra o Grêmio, onde Tite optou por não levar os principais jogadores, deixando 12 atletas no Rio de Janeiro para treinarem com Matheus Bachi, seu filho e auxiliar técnico. Para Fábio, há uma incoerência, pois, apesar do discurso de equidade entre as competições, o Brasileiro segue em segundo plano.


“O Tite dá uma declaração de que o Flamengo disputaria todas as competições. Que sabe da responsabilidade, que o Flamengo é isso, ele deu essa declaração uma semana atrás. E aí uma semana atrás, você fala que tem o entendimento, que tem que ir forte em todas as competições, e uma semana depois você deixa os titulares no Rio de Janeiro, manda um time de garotos. Então acho que o recado… Entendo, mas não aceito, por se tratar de Flamengo o recado tinha que ser outro”, afirmou Fábio Luciano, antes de completar:


“Como instituição, não foi um bom recado. O Flamengo poderia ter um movimento diferente de segurar os jogadores no Rio de Janeiro, deixar treinando com outro profissional. Mas é uma questão particular”, definiu o comentarista.

O ex-capitão critica essa decisão, considerando que deixar a maior parte do elenco no Ninho do Urubu foi uma escolha inadequada. Na sua visão, Tite deveria ter levado todo o grupo para o Sul, ainda que concorde com a escalação de uma equipe mista, mas mais competitiva. Fábio também comenta que a logística de viagem do Rio Grande do Sul para Montevidéu seria simples, e o ideal seria que todo o elenco estivesse trabalhando diretamente com o técnico.


“Os jogadores poderiam estar juntos nesse momento, podia tomar uma decisão em Porto Alegre. Poderia colocar o time um pouco mais forte, entender quem tem condições de jogar ou não, dar valor ao Campeonato Brasileiro. Porto Alegre está do lado de Montevidéu, vai todo mundo, o Flamengo vai forte, depois chega lá e decide quem vai jogar ou não, e faz um planejamento já dentro de Porto Alegre, pensando no jogo no Uruguai”, finalizou o zagueiro.



Futebol

Palmeiras se pronuncia após campanha de jogadores sobre grama sintética

Jogadores do Flamengo aderiram à campanha, que foi iniciada por Neymar; a equipe alviverde defendeu o uso do piso e destacou os pontos positivos de usá-lo

Palmeiras se pronuncia após críticas de jogadores do Flamengo sobre gramado sintético no futebol brasileiro (Reprodução/Palmeiras)
Palmeiras se pronuncia após críticas de jogadores do Flamengo sobre gramado sintético no futebol brasileiro (Reprodução/Palmeiras)

  |

Icon Comentário0

Nesta terça-feira (18), alguns dos principais jogadores do futebol brasileiro iniciaram uma campanha contra o gramado sintético. Desse modo, Gerson, do Flamengo, Gabigol, do Cruzeiro, Neymar, do Santos e outros atletas participaram do movimento. Com isso, o Palmeiras, que utiliza grama artificial no Allianz Parque, emitiu uma nota oficial após as publicações.


O campo sintético do Allianz Parque é certificado pela Fifa, que realiza inspeções anuais desde a sua implementação, em 2020, a fim de aferir que o piso siga os mesmos parâmetros de um campo de grama natural em perfeito estado”, iniciou o Palmeiras.


“Não há qualquer comprovação científica de que o risco de lesão em campos artificiais seja maior do que em campos naturais. Pelo contrário: recente estudo publicado pela revista “The Lancet Discovery Science” aponta que a incidência de contusões em jogos de futebol disputados em gramados artificiais é inferior à de lesões em campos naturais”, concluiu o clube paulista, por meio de comunicado oficial.


RECLAMAÇÃO DOS ATLETAS

Além dos jogadores do Flamengo, Philippe Coutinho (Vasco), Gabigol (Cruzeiro), Thiago Silva (Fluminense), Lucas Moura (São Paulo) e Neymar (Santos) também aderiram à campanha, pedindo o fim da grama sintética no futebol brasileiro. Nas redes sociais, os atletas publicaram a seguinte frase: “FUTEBOL PROFISSIONAL NÃO SE JOGA EM GRAMADO SINTÉTICO!”.


ESTÁDIOS DO BRASIL QUE UTILIZAM A GRAMA SINTÉTICA

Nesta temporada, haverá dois três na Série A do Brasileirão que terão grama sintética: Allianz Parque (Palmeiras) e Nilton Santos (Botafogo). No entanto, vale lembrar que o Maracanã e a Neo Química Arena estão utilizando um gramado híbrido, que mistura natural e artificial. Já o Atlético-MG iniciou obras para a colocação de grama sintética no estádio, ou seja, a Arena MRV passará a utilizar o piso em 2025.

CONFIRA A NOTA DO PALMEIRAS:





Futebol

Jornalista detona pai de Gerson, do Flamengo: ‘Cópia de Neymar Pai’

Marcão, que também é o empresário do capitão do Mengão, foi a público para exigir uma valorização do meia por parte do clube após boas apresentações

Renato Maurício Prado detona atitude do pai de Gerson, Marcão, após cobrar renovação com o Flamengo - Foto: Reprodução
Renato Maurício Prado detona atitude do pai de Gerson, Marcão, após cobrar renovação com o Flamengo - Foto: Reprodução

  |

Icon Comentário0

A declaração de Marcão, pai e empresário de Gerson, sobre o salário do volante não repercutiu bem, tanto internamente no Flamengo quanto na imprensa esportiva.


O jornalista Renato Maurício Prado (RMP) criticou publicamente a postura de Marcão, comparando-o a Neymar Pai, que também é agente do craque do Santos, e Assis, irmão e empresário de Ronaldinho Gaúcho. Para RMP, a prioridade desses agentes não é o clube, mas sim garantir o máximo de retorno financeiro para seus jogadores.


"O Marcão é da mesma estirpe que o pai do Neymar, mesmíssima estirpe do irmão do Ronaldinho, do Assis. São caras que não estão nem aí pro clube. O que eles querem é arrancar cada vez mais dinheiro e fazem isso de uma maneira completamente conivente com alguns dos jornalistas, o que eu acho realmente lamentável."


Acusações de lobby e manipulação na imprensa

RMP também sugeriu que influenciadores estariam sendo usados por Marcão para aumentar o valor de mercado do filho. Ele afirma que a notícia da suposta proposta do Zenit pelo volante teria sido plantada para pressionar o Flamengo.


"Acho isso aí muito triste. O jornalismo de hoje em dia está virando muito mais um jornalismo de especulação do que de apuração. Você se servir de megafone para o pai do Gerson não tem nada a ver com jornalismo, ainda mais sem questionamentos."

O jornalista classificou a atitude como um "baita lobby", destacando que Marcão manipularia alguns youtubers e jornalistas ao oferecer informações estratégicas.

"O Marcão manipula uma série de repórteres que cobrem o Flamengo, na maioria youtubers, porque ele dá informação, ele troca informação e a hora que ele quer, ele vai lá e diz o que quer. O que o Marcão tem falado ultimamente é um absurdo."

Flamengo mantém prioridades na renovação

RMP também minimizou a proposta do Zenit, sugerindo que a movimentação tem como principal objetivo forçar um aumento salarial.

"Isso aí me parece muito mais um lobby para tentar fazer o Gerson ter um aumento do que realmente interesse do Zenit. Eu acho que tem que renovar com o Gerson, o Gerson pode ter um aumento, mas tem até 2027, calma."

Internamente, o Flamengo prioriza no momento as renovações de Pulgar, Varela, Matheus Cunha e Cleiton, cujos contratos se encerram no final do ano. Já Gerson tem vínculo até 2027, o que reduz a urgência para uma revisão salarial.


Futebol

Gerson, do Flamengo, Neymar e principais jogadores do Brasil se juntam contra o gramado sintético

Atletas liberaram nota conjunta contra a propagação dos campos artificiais que vem sendo cada vez mais usados na Série A do Brasileirão

Grandes jogadores do futebol brasileiro, como Gerson, do Flamengo, e Neymar, se unem em nota contra gramados sintéticos - Foto: Reprodução/Maracanã
Grandes jogadores do futebol brasileiro, como Gerson, do Flamengo, e Neymar, se unem em nota contra gramados sintéticos - Foto: Reprodução/Maracanã

  |

Icon Comentário0

Um grupo de jogadores do futebol brasileiro iniciou um movimento pedindo o fim dos gramados sintéticos no país. Nomes como Neymar, Gerson (capitão do Flamengo), Thiago Silva, Philippe Coutinho, Lucas, Alan Patrick e Gabigol (ex-Mengão) compartilharam, nesta terça-feira, um manifesto criticando o uso desse tipo de campo.


No texto, os atletas demonstram insatisfação com os rumos do futebol brasileiro e cobram que os jogadores tenham mais voz nas decisões. A mensagem inclui ainda um slogan de protesto: "Futebol é natural, não sintético."



O Flamengo, que está no processo de construir seu próprio estádio, já criticou em diversas oportunidades o gramado sintético. Em 2023, Marcos Braz e Bruno Spindel, respectivamente vice-presidente e diretor de futebol do clube, disseram que, nos campos artificiais, deixava de ser futebol e que se tratava de outro esporte.

“A posição (do Flamengo) é contrária ao gramado sintético. A gente entende que é outro esporte. Pela nossa experiência em pós-jogo, é prejudicial à saúde dos jogadores, o Departamento Médico pode falar melhor, pois o prazo de recuperação dos jogadores no pós-jogo no sintético é maior”, declarou Spindel em entrevista.


Confira a Nota na íntegra

"Preocupante ver o rumo que o futebol brasileiro está tomando. É um absurdo a gente ter que discutir gramado sintético em nossos campos.

Objetivamente, com tamanho e representatividade que tem o nosso futebol, isso não deveria nem ser uma opção. A solução para um gramado ruim é fazer um gramado bom, simples assim.

Nas ligas mais respeitadas do mundo os jogadores são ouvidos e investimentos são feitos para assegurar a qualidade do gramado nos estádios. Trata-se de oferecer qualidade para quem joga e assiste.

Se o Brasil deseja definitivamente estar inserido como protagonista no mercado do futebol mundial, a primeira medida deveria ser exigir qualidade do piso que os atletas jogam e treinam.

FUTEBOL PROFISSIONAL NÃO SE JOGA EM GRAMADO SINTÉTICO!", diz o comunicado feito pelos jogadores

Regras da CBF sobre gramados artificiais

Atualmente, o uso de gramados sintéticos é permitido pela CBF e segue regulamentações específicas. No ano passado, os clubes aprovaram algumas mudanças em relação a esse tipo de superfície.

Agora, times que jogam em campos artificiais precisam liberar o acesso para que a equipe visitante realize um treino no local um dia antes da partida. A regra, no entanto, se aplica apenas ao Campeonato Brasileiro, não abrangendo competições como a Copa do Brasil.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Lugano vê lance de Wesley, do Flamengo, como razão para agressão no futebol
Futebol

Lugano vê lance de Wesley, do Flamengo, como razão para agressão no futebol

 

Icon Comentário0
"Já é ídolo", jornal internacional se derrete por Alcaraz, ex-Flamengo
Futebol

"Já é ídolo", jornal internacional se derrete por Alcaraz, ex-Flamengo

 

Icon Comentário0
Flamengo vê chances de Lorran se desvalorizar após CSKA desistir da compra
Futebol

Flamengo vê chances de Lorran se desvalorizar após CSKA desistir da compra

 

Icon Comentário0