
Futebol
|
Após sair do Flamengo, Marcos Braz tem estado na lista de diversos clubes para assumir o departamento de futebol. Desse modo, o ex-dirigente do Mais Querido entrou na mira do Remo, negociou a saída de Sérgio Papellin, seu antigo diretor.
Segundo informações do jornal 'Estado do Pará', a diretoria do Remo já iniciou as negociações para tentar contratar um novo diretor. Mesmo Marcos Braz tendo força nos bastidores, o nome do ex-dirigente do Flamengo não é unanimidade entre os dirigentes da equipe do Pará.
Destacando que o Remo tem feito fortes investimentos durante a disputa do Campeonato Brasileiro da Série B. No atual momento, a equipe paraense é a segunda colocada, com 17 pontos, atrás apenas do Goiás.
Lembrando que Marcos Braz é alvo do Remo desde a saída do Flamengo. No início do ano, o ex-dirigente esteve no Baenão para conhecer a infraestrutura e as instalações do time paraense. No entanto, o profissional havia recusado um acordo, chegando a afirmar que estava no Pará como convidado e visitando alguns amigos.
Enquanto Marcos Braz segue tentando definir seu futuro, o elenco do Flamengo está focado nos próximos compromissos da temporada. O Mais Querido encara o Fortaleza no domingo (1), às 18h30, no Maracanã, em jogo válido pela 11ª rodada do Brasileirão.
LFU e Libra chegaram a um consenso para a criação definitiva da organização de um campeonato próprio, mas Mengão vê problemas comerciais
|
Os clubes da Libra e da Liga Forte União (LFU) avançaram nas tratativas para a criação de uma liga unificada para organizar o Campeonato Brasileiro. Um pré-acordo (MOU — Memorando de Entendimento) já foi elaborado e distribuído aos clubes, com propostas que englobam desde a estrutura da nova entidade até regras comerciais para os direitos de transmissão e exploração de propriedades de mídia a partir de 2030.
Apesar de ser favorável à criação da Liga, o Flamengo recusou assinar o documento por discordar dos termos comerciais incluídos no MOU. A diretoria rubro-negra defende que, neste momento, o foco da discussão deveria estar restrito à governança e estrutura organizacional da nova entidade. A informação é do jornalista Rodrigo Mattos, do Uol.
O MOU elaborado por executivos da Libra e da LFU propõe que todos os clubes passem a negociar em bloco os direitos de transmissão — incluindo TV aberta, fechada, streaming e exterior — além de propriedades como placas de publicidade no estádio, ativações em redes sociais e outras ações de marketing. A distribuição das receitas seguiria um modelo híbrido entre divisão igualitária, desempenho esportivo e audiência, com os percentuais já definidos.
O acordo é vinculativo: ou seja, os clubes que assinarem o MOU assumem o compromisso de negociar em conjunto a partir de 2030. No que diz respeito à governança, há previsão de um período de até seis meses para a definição e estruturação legal da nova entidade.
A resistência do Flamengo gira em torno da parte comercial do documento. O clube, que atualmente tem receitas superiores à média nacional com placas, transmissões e projetos próprios como a Flamengo TV, teme perder protagonismo financeiro com a distribuição coletiva.
A diretoria, liderada por Luiz Eduardo Baptista, também está insatisfeita com o modelo de divisão de receitas adotado no acordo firmado pela Libra com a Globo — que, segundo o clube, trouxe prejuízos em relação ao que arrecadava anteriormente. Diante disso, o Rubro-Negro afirma que só assinará um pré-acordo se a parte comercial for retirada da proposta.
A posição do Flamengo vem causando desconforto entre outros clubes da Libra e da LFU. A proposta de unificação, com apoio majoritário entre os 40 clubes das Séries A e B, busca selar um compromisso coletivo para consolidar a liga nacional, mas encontra obstáculos justamente por divergências como essa. As reuniões decisivas entre os blocos estão previstas para esta e a próxima semana. O desfecho pode determinar se o projeto de liga única avançará de forma unificada ou seguirá fragmentado.
Mengão aparece à frente de outras equipes do Brasil e até mesmo de dois europeus na lista, mas não é o melhor sul-americano
|
A poucos dias da estreia no Mundial de Clubes, o Flamengo, quinto melhor ataque entre clubes do torneio, apareceu como o clube brasileiro mais bem posicionado em um ranking publicado pelo site britânico The Athletic. Na lista, que avalia a "hierarquia global" dos 32 participantes do torneio, o Rubro-Negro ocupa a 12ª colocação, logo atrás do River Plate (11º).
O levantamento considera uma combinação de critérios: desempenho esportivo recente, finanças (incluindo investimentos em reforços), popularidade (média de público e engajamento em redes sociais) e conquistas históricas. O Bayern de Munique lidera o ranking, seguido por Real Madrid e Paris Saint-Germain.
O levantamento mostra o peso do Flamengo no cenário internacional, mesmo diante da forte concorrência de clubes europeus. Além da tradição, o Rubro-Negro aparece com destaque em critérios como engajamento de torcida e força financeira — fatores que ajudam a explicar a boa colocação no ranking.
Time de Filipe Luís alcança números impressionantes em 2025 que colocam o Mengão em lista restrita entre participantes do torneio
|
A estreia do Flamengo no Mundial de Clubes está marcada para a próxima segunda-feira (16), contra o Espérance de Tunis (TUN), às 22h (horário de Brasília), na Filadélfia. E o time de Filipe Luís chega à competição com um dos ataques mais produtivos do torneio, além de ser uma das equipes mais pressionantes do mundo.
Com 68 gols marcados em 2025, o Flamengo tem o melhor ataque entre os clubes brasileiros e o quinto melhor entre os 32 participantes do Mundial. Apenas PSG (91), Al-Hilal (81), Real Madrid (79) e Benfica (74) balançaram as redes mais vezes que o Rubro-Negro na temporada.
Artilheiro do Flamengo no ano, Arrascaeta é peça-chave na engrenagem ofensiva da equipe. O camisa 10 soma 12 gols e seis assistências em 2025, sendo também o principal goleador do Campeonato Brasileiro, com nove tentos.
O Flamengo estreia no Grupo D contra o Espérance, no dia 16. Depois, encara o Chelsea (ING) em 20 de junho, novamente na Filadélfia. A fase de grupos será encerrada diante do Los Angeles FC (EUA), no dia 24, em Orlando.
Líder do Brasileirão com 24 pontos, o time de Filipe Luís também está classificado para as oitavas de final da Copa do Brasil e da Libertadores. O bom momento embala a equipe na busca pelo inédito título do novo formato do Mundial de Clubes.