Futebol

Ex-Flamengo detona os 4 grandes clubes cariocas por conta do campeonato estadual estar enfraquecido

Após 51 anos, o Carioca teve sua primeira rodada com nenhuma vitória dos quatro grandes

Reprodução
Reprodução

14 Jan 2025 | 13:33 |

Icon Comentário0

Após 51 anos, o Carioca teve sua primeira rodada com nenhuma vitória dos quatro grandes do Estado. Enquanto Flamengo e Botafogo perderem seus jogos, Vasco e Fluminense ficaram apenas no empate. Para o ex-jogador e comentarista Zinho, isso foi o reflexo de uma suposta falta de seriedade dos times com o estadual.


Durante o programa 'ESPN FC', Zinho sugeriu até que a federação, colocasse os grandes para jogar depois, se for para no início usarem times alternativos, já que isso prejudica até o torcedor, que fica na dúvida se vai ou não para o estádio.



"O Carioca não é levado com a seriedade que o público merece, estou desabafando. Isso é um absurdo. Não começa o campeonato. Monta uma tabela para os grandes entrar depois. O próprio torcedor fica naquela de ir ou não para os jogos", disparou Zinho.


O Flamengo participa de pré-temporada nos Estados Unidos por conta de contrato, difícil de ser quebrado, que foi assinado ainda pela antiga direção junto a organização do Fc Series. Dessa forma, enquanto Filipe Luís e os principais jogadores treinam fora do país e tem amistoso marcado, um time "B", ficou para jogar as primeiras quatro rodadas do Carioca.

No entanto, para Zinho isso ainda é um grande problema, desviando a responsabilidade da credibilidade ruim do Carioca para os clubes, que estariam "acabando com o campeonato".

"Estou com a Leila. Não é legal sair. Todo mundo tem estrutura. Vocês não vão acabar com o campeonato, vocês estão acabando. Uma competição que começa com os treinadores e os times fazendo a pré-temporada. O maior time do estado joga fora do Rio", afirmou o ex-jogador, concordando com fala de Leila Pereira, que alfinetou clubes como o Flamengo, por fazerem pré-temporada fora do Brasil.

"Esse negócio de fazer pré-temporada no exterior é para dirigente passear. Não tem benefício para o atleta, benefício financeiro para o clube. Absolutamente nada. É para dirigente passear na Disney", disse a mandatária do Palmeiras.

Carioca está em crise por conta própria

Apesar das falas de Zinho, já há algum tempo o Carioca não tem a mesma credibilidade dos seus tempos áureos nos anos 70, 80 e 90. Com o futebol moderno, não só o estadual do Rio tem prejudicado o calendário, por exemplo. Times de outros estados tem tratado com cautela a disputa dos estaduais frente a um calendário brasileiro que pode chegar até 80 jogos no ano.

Com 2025 sendo um ano ainda mais apertado para clubes como o Flamengo, que disputará o Mundial em junho/julho. Ganhar tempo com descanso e preparo para os jogadores é crucial.

Outro fator que tira ainda mais o incentivo sob o Carioca, é uma falta de premiação para o torneio

Assim como tem sido nos últimos anos, o Campeonato Carioca de 2025 não terá premiação em dinheiro para o campeão ou vice. Os clubes receberão um valor fixo mínimo pela participação e uma porcentagem adicional ao final da competição, dependendo do desempenho comercial do torneio.

Por fim, tudo isso resulta em pouco estímulo da própria federação, especialmente com os times menos relevantes e emergentes. Isso causa disparidade técnica enorme em relação aos quatro grandes. Tendo raras exceções, como o Nova Iguaçu que chegou na final do torneio em 2024.


Futebol

Flamengo define ex-Fluminense como plano B ao Kaio Jorge

Diretoria rubro-negra mantém o argentino da Lazio como prioridade, mas avalia investida no jovem atacante do Shakhtar Donetsk que vive grande fase na Ucrânia

Destaque no Shakhtar e ex-Fluminense, Kauã Elias entra na mira do Flamengo como opção para o ataque - foto: reprodução
Destaque no Shakhtar e ex-Fluminense, Kauã Elias entra na mira do Flamengo como opção para o ataque - foto: reprodução

29 Dez 2025 | 21:40 |

Icon Comentário0

O Flamengo segue ativo no mercado em busca de um reforço de peso para o ataque em 2026. A prioridade da diretoria continua sendo Kaio Jorge, do Cruzeiro, mas as dificuldades na negociação fizeram o clube trabalhar com alternativas.


Segundo o jornalista Ekrem Konur, o plano B rubro-negro é Kauã Elias, atacante do Shakhtar. O jovem brasileiro passou a ser monitorado como opção concreta caso o negócio com o clube italiano não avance.


Kauã Elias foi negociado pelo Fluminense no início do ano por 17 milhões de euros fixos, além de bônus, totalizando cerca de 19 milhões de euros. A venda foi uma das maiores da história recente do clube carioca.


BOM MOMENTO

Na Ucrânia, o atacante rapidamente justificou o investimento. Em 26 jogos pelo Shakhtar, marcou 11 gols e deu três assistências, números que chamaram a atenção do Flamengo para uma possível repatriação.


Antes da ida à Europa, Kauã foi peça importante na recuperação do Fluminense no Brasileirão, ajudando o clube a evitar o rebaixamento. A boa fase atual e o histórico recente o colocam como alvo forte do Rubro-Negro.


Futebol

Ex-Flamengo, Gabigol vira alvo do exterior mas prioriza time paulista

Atacante do Cruzeiro recebe novas sondagens do exterior, mas deseja permanecer no país de olho na Copa do Mundo; Peixe estuda modelo de empréstimo

Na mira do exterior e do Santos, Gabigol prioriza permanência no Brasil visando vaga na Copa do Mundo - foto: reprodução
Na mira do exterior e do Santos, Gabigol prioriza permanência no Brasil visando vaga na Copa do Mundo - foto: reprodução

29 Dez 2025 | 21:10 |

Icon Comentário0

Enquanto o Cruzeiro avalia a possível venda de Kaio Jorge ao Flamengo, outro nome do ataque pode deixar a Toca da Raposa. Gabriel Barbosa, o Gabigol, entrou no radar do mercado internacional, com sondagens de clubes da MLS e do Oriente Médio nesta janela.


Segundo a Rádio Itatiaia, o interesse não é novidade. No meio da temporada, equipes dessas regiões já haviam apresentado propostas, que não avançaram. Com o encerramento do calendário, os contatos foram retomados em busca de um acordo.


Apesar das cifras elevadas, Gabigol não se anima com a saída. O atacante prioriza seguir no futebol brasileiro, entendendo que atuar no Brasileirão aumenta suas chances de voltar à Seleção e disputar a próxima Copa do Mundo.


INTERESSE DO MERCADO

Com a negativa ao exterior, clubes do Brasil se movimentam. Corinthians e Santos monitoram a situação, mas o Peixe lidera a corrida. A diretoria santista estuda um empréstimo, devido ao alto custo do jogador. A ideia é o camsa 9 fazer dupla de ataque com Neymar. 


REAPRESENTAÇÃO E FUTURO 

Enquanto negociações seguem nos bastidores, Gabigol aproveita os últimos dias de férias. A reapresentação ao Cruzeiro está marcada para sexta-feira (02), quando o atacante iniciará a pré-temporada aguardando a definição do seu futuro.


Futebol

Allan aceita projeto do São Paulo e Flamengo estuda troca de jogadores

Volante rubro-negro dá sinal verde para atuar no Morumbi, mas diretoria carioca planeja contraproposta para incluir destaque tricolor no negócio definitivo

Flamengo tenta envolver Allan em negociação para tirar Marcos Antônio do São Paulo visando 2026 - foto: reprodução
Flamengo tenta envolver Allan em negociação para tirar Marcos Antônio do São Paulo visando 2026 - foto: reprodução

29 Dez 2025 | 20:41 |

Icon Comentário0

O volante Allan está perto de deixar o Flamengo. Alvo do São Paulo para a próxima temporada, o jogador de 27 anos aprovou o projeto esportivo apresentado pelo clube paulista. A negociação, porém, ganhou novos contornos nos bastidores da Gávea.


Ciente do interesse tricolor, o Flamengo pretende usar Allan como peça estratégica. A ideia da diretoria é transformar a saída do volante em oportunidade para tentar a contratação de Marcos Antônio, desejo antigo do clube.


ESTRATÉGIA DE MERCADO


Segundo o jornalista Alexsander Vieira, o Rubro-Negro planeja oferecer Allan em definitivo, além de uma compensação financeira, para convencer o São Paulo a liberar Marcos Antônio. O objetivo é uma troca que beneficie tecnicamente os dois elencos.

O negócio, no entanto, é complexo. Marcos Antônio pertence à Lazio e está emprestado ao São Paulo, que tem prioridade de compra fixada em 4 milhões de euros. Qualquer acordo exigiria um ajuste financeiro para viabilizar a liberação do atleta.


APROVAÇÃO INTERNA 

O nome de Marcos Antônio é bem avaliado por José Boto e Filipe Luís. Com passagem por clubes da Europa e aos 25 anos, o meia é visto como peça importante para 2026, mas o São Paulo deve endurecer as negociações por considerá-lo um ativo valioso.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Flamengo define volta do elenco principal em janeiro - confira
Futebol

Flamengo define volta do elenco principal em janeiro - confira

29 Dez 2025 | 18:50

Icon Comentário0
Ex-Flamengo enaltece nova contratação do clube: "Altíssimo nível"
Futebol

Ex-Flamengo enaltece nova contratação do clube: "Altíssimo nível"

29 Dez 2025 | 18:43

Icon Comentário0
Cria do Ninho é eleito o melhor jogador do Japão
Futebol

Cria do Ninho é eleito o melhor jogador do Japão

29 Dez 2025 | 17:53

Icon Comentário0