Futebol
14 Jan 2025 | 13:33 |
Após 51 anos, o Carioca teve sua primeira rodada com nenhuma vitória dos quatro grandes do Estado. Enquanto Flamengo e Botafogo perderem seus jogos, Vasco e Fluminense ficaram apenas no empate. Para o ex-jogador e comentarista Zinho, isso foi o reflexo de uma suposta falta de seriedade dos times com o estadual.
Durante o programa 'ESPN FC', Zinho sugeriu até que a federação, colocasse os grandes para jogar depois, se for para no início usarem times alternativos, já que isso prejudica até o torcedor, que fica na dúvida se vai ou não para o estádio.
"O Carioca não é levado com a seriedade que o público merece, estou desabafando. Isso é um absurdo. Não começa o campeonato. Monta uma tabela para os grandes entrar depois. O próprio torcedor fica naquela de ir ou não para os jogos", disparou Zinho.
O Flamengo participa de pré-temporada nos Estados Unidos por conta de contrato, difícil de ser quebrado, que foi assinado ainda pela antiga direção junto a organização do Fc Series. Dessa forma, enquanto Filipe Luís e os principais jogadores treinam fora do país e tem amistoso marcado, um time "B", ficou para jogar as primeiras quatro rodadas do Carioca.
No entanto, para Zinho isso ainda é um grande problema, desviando a responsabilidade da credibilidade ruim do Carioca para os clubes, que estariam "acabando com o campeonato".
"Estou com a Leila. Não é legal sair. Todo mundo tem estrutura. Vocês não vão acabar com o campeonato, vocês estão acabando. Uma competição que começa com os treinadores e os times fazendo a pré-temporada. O maior time do estado joga fora do Rio", afirmou o ex-jogador, concordando com fala de Leila Pereira, que alfinetou clubes como o Flamengo, por fazerem pré-temporada fora do Brasil.
"Esse negócio de fazer pré-temporada no exterior é para dirigente passear. Não tem benefício para o atleta, benefício financeiro para o clube. Absolutamente nada. É para dirigente passear na Disney", disse a mandatária do Palmeiras.
Carioca está em crise por conta própria
Apesar das falas de Zinho, já há algum tempo o Carioca não tem a mesma credibilidade dos seus tempos áureos nos anos 70, 80 e 90. Com o futebol moderno, não só o estadual do Rio tem prejudicado o calendário, por exemplo. Times de outros estados tem tratado com cautela a disputa dos estaduais frente a um calendário brasileiro que pode chegar até 80 jogos no ano.
Com 2025 sendo um ano ainda mais apertado para clubes como o Flamengo, que disputará o Mundial em junho/julho. Ganhar tempo com descanso e preparo para os jogadores é crucial.
Outro fator que tira ainda mais o incentivo sob o Carioca, é uma falta de premiação para o torneio
Assim como tem sido nos últimos anos, o Campeonato Carioca de 2025 não terá premiação em dinheiro para o campeão ou vice. Os clubes receberão um valor fixo mínimo pela participação e uma porcentagem adicional ao final da competição, dependendo do desempenho comercial do torneio.
Por fim, tudo isso resulta em pouco estímulo da própria federação, especialmente com os times menos relevantes e emergentes. Isso causa disparidade técnica enorme em relação aos quatro grandes. Tendo raras exceções, como o Nova Iguaçu que chegou na final do torneio em 2024.
Mengão entra em campo para a decisão nacional diante do Alvinegro neste domingo (1) e torcedores ainda podem adquirir entradas
26 Jan 2026 | 21:00 |
Os torcedores do Flamengo que ainda planejam marcar presença em Brasília para a decisão da Supercopa do Brasil precisam se apressar. O prazo para a compra dos ingressos da carga extra, destinada exclusivamente aos sócios-torcedores, termina nesta terça-feira (27), às 20h (horário de Brasília).
A final contra o Corinthians, que vale o primeiro título nacional da temporada, será disputada no próximo domingo (1º), às 16h, no Estádio Mané Garrincha. Por questões de segurança e organização, a comercialização acontece apenas de forma online, por meio do site da Bilheteria Digital.
O Flamengo e a organização do evento reforçam o alerta: ingressos adquiridos fora da plataforma oficial podem ser falsos. A recomendação é clara para que o torcedor evite compras por redes sociais, grupos de WhatsApp ou com cambistas.
Para acessar o Estádio Mané Garrincha, não basta apresentar o ingresso. Todos os torcedores de Flamengo e Corinthians deverão estar cadastrados no sistema de reconhecimento facial, incluindo menores de idade e acompanhantes.
O torcedor deve acessar o link oficial onboarding.ugopass.com.br/bd e clicar em “Iniciar Cadastro Facial”. Em seguida, basta seguir as instruções para a captura da imagem, procedimento que leva menos de 30 segundos. A foto deve ser, obrigatoriamente, da pessoa que utilizará o ingresso. O cadastro é individual e intransferível. A orientação é realizar o processo com antecedência para evitar filas e transtornos no dia da decisão.
Lado esquerdo teve de contar com a improvisação de Daniel Sales e Varela nas últimas duas partidas devido a ausência do camisa 6 do Mengão
26 Jan 2026 | 20:00 |
Nos dois últimos compromissos pelo Campeonato Carioca, Filipe Luís precisou recorrer a soluções improvisadas na lateral esquerda. Contra o Vasco, Daniel Sales iniciou a partida. Diante do Fluminense, foi a vez de Varela aparecer no setor, ambos em revezamento com Alex Sandro. Após o clássico, o treinador explicou, enfim, a ausência de Ayrton Lucas.
Filipe Luís revela lesão de Ayrton Lucas, do Flamengo: "fase final do tratamento..."
De forma objetiva, o técnico revelou que o jogador está em fase final de recuperação de um problema físico: “Quem pode explicar melhor é o médico. Ele está na fase final do tratamento da pubalgia que teve e deve retornar ao grupo a partir da semana que vem”, afirmou Filipe Luís, em entrevista coletiva após a derrota no Maracanã.
Na quarta-feira (21), diante do Vasco, Daniel Sales começou como titular na lateral esquerda, mas foi substituído no intervalo por Alex Sandro. Já no Fla-Flu deste domingo (25), o ala experiente iniciou o clássico e deixou o campo aos dez minutos do segundo tempo, dando lugar a Varela, improvisado na função. Nas duas partidas, Ayrton Lucas sequer foi relacionado, o que aumentou os questionamentos sobre sua situação física.
Curiosamente, em 2025, a lateral esquerda era vista como um setor com excesso de opções no Flamengo. Além de Alex Sandro e Ayrton Lucas, o elenco ainda contava com Viña, que chegou a ficar fora de alguns treinamentos pela concorrência interna e acabou sendo emprestado ao River Plate.
Agora, conforme destacou Filipe Luís, a prioridade é recuperar Ayrton Lucas o quanto antes. A expectativa é contar com o jogador já na próxima semana, período em que a equipe estreia no Campeonato Brasileiro, contra o São Paulo, e disputa a Supercopa do Brasil diante do Corinthians, no domingo (1º).
Mengão saiu derrotado no Maracanã na partida diante do Tricolor e técnico afirma que condição durante a semana impactou a equipe
26 Jan 2026 | 19:00 |
O Flamengo voltou a ser derrotado no Campeonato Carioca neste domingo (25). No Maracanã, o time foi superado pelo Fluminense por 2 a 1, pela quarta rodada do Estadual. Após o clássico, Filipe Luís avaliou o desempenho rubro-negro e destacou a falta de treinamentos como fator determinante para o resultado.
Filipe Luís explica derrota do Flamengo para o Fluminense: "falta de treino..."
Segundo o treinador, a equipe entrou em campo ainda sem estar completamente ajustada, o que impactou diretamente o rendimento durante a partida: “Hoje foi um jogo descaracterizado nesse sentido, até nas trocas. Foi um jogo equilibrado, tivemos chances de abrir o placar, eles também e acabaram conseguindo. Depois disso, ganharam confiança e fizeram o segundo gol em cobrança de escanteio. Foi decidido nos mínimos detalhes, que precisam ser trabalhados. Talvez a derrota tenha vindo pela falta de treino”, afirmou Filipe Luís.
O clássico foi marcado pelas fortes chuvas no Rio de Janeiro, que causaram a paralisação da partida por mais de 40 minutos devido às poças formadas no gramado do Maracanã. Após a retomada, o Fluminense teve maior posse de bola, enquanto o Flamengo chegou a balançar as redes com Carrascal, em lance posteriormente anulado por impedimento.
Mesmo com as mudanças promovidas por Filipe Luís no intervalo, o time voltou a cometer erros defensivos e sofreu dois gols. A reação veio com Everton Cebolinha, que marcou de cabeça após cruzamento de Vitão, mas o esforço não foi suficiente para evitar a derrota.
Após o revés no Estadual, o Flamengo agora volta as atenções para a estreia no Campeonato Brasileiro. O próximo compromisso será nesta quarta-feira (28), contra o São Paulo, às 21h30 (horário de Brasília), no Morumbis. A partida terá transmissão da Globo, na TV aberta, além do GE TV, no YouTube, e do Premiere, no pay-per-view.