Futebol
|
0O Mengão está a um passo de garantir a presença na próxima fase da Libertadores, podendo até ser primeiro lugar do grupo ou perder a próxima partida na Libertadores e se classificar à mesma.
O Flamengo está nesta situação depois de bater o Racing (ARG), líder do grupo, por 2-1 no Maracanã lotado. A vitória foi marcada pelo sangue novo do Flamengo, com Wesley e Victor Hugo ambos de 19 anos a marcar os gols do Mais Querido.
A contrastar com a juventude vivida no elenco do Flamengo, o Maracanã viu o retorno de um antigo conhecido, o ex-jogador do Flamengo Paolo Guerrero, centroavante peruano de 39 anos que representou o Mengão de 2015 a 2018.
Quando o seu nome foi anunciado no telão do Maracanã antes da partida começar o atleta recebeu insultos por parte da bancada. Já quando entrou aos 31 minutos do segundo tempo em campo, foi muito mal recebido pela torcida rubro-negra que não tem memória curta.
Paolo Guerrero ouviu vaias no Maracanã quando teve o nome anunciado no telão do estádio, antes da partida iniciar. No segundo tempo, entrou aos 31 minutos, e novamente foi alvo das arquibancadas. Dentro de campo, o peruano fez o ‘de sempre’, desde a passagem pelo Flamengo. Muita reclamação com a arbitragem, pouca efetividade e a tradicional cara de choro para lamentar as oportunidades perdidas.
O atacante tem sido um dos grandes destaques na sua volta ao Mais Querido
|
0Desde sua reestreia no Flamengo, Michael tem se destacado como o principal jogador do Rubro-Negro em diversas estatísticas no Brasileirão. Sob a orientação de Filipe Luís, que assumiu como técnico interino, o atacante não apenas mostrou evolução técnica, mas também tornou-se peça fundamental na equipe. Confira os números e a importância do jogador neste novo momento.
Michael lidera o Flamengo em gols, participações diretas em jogadas ofensivas e finalizações no gol desde seu retorno ao clube. Em apenas 10 jogos disputados no Brasileirão, sendo 6 como titular, ele marcou 4 gols e contribuiu com 1 assistência, totalizando 5 participações diretas em gols.
O FINALIZADOR NATO
Com 11 finalizações certeiras em 17 tentativas, Michael se tornou um dos jogadores mais eficientes no ataque do Flamengo. Sua precisão impressiona, evidenciando o trabalho aprimorado nos treinos e a confiança em campo. O atacante também lidera em passes-chave na equipe, com 11 ações que resultaram em oportunidades claras para os companheiros. Essa característica ressalta sua capacidade de desequilibrar não apenas como finalizador, mas também como criador de jogadas.
EVOLUÇÃO COM FELIPE LUIS
Desde que Filipe Luís assumiu a equipe, Michael encontrou um ambiente propício para evoluir. O treinador tem dado liberdade para que o atacante explore sua habilidade em jogadas individuais, além de trabalhar na consistência defensiva quando necessário. Essa dinâmica tem contribuído para o crescimento do atleta.
O esquema de Filipe Luís favorece atletas com velocidade e capacidade de decisão, características que Michael incorporou de forma brilhante. O jogador tem mostrado maior entendimento tático e participação coletiva, sem perder sua essência de jogador incisivo. Michael tem sido decisivo em jogos-chave, seja abrindo o placar ou sendo a referência nas transições ofensivas. Essa capacidade de aparecer em momentos cruciais tem sido elogiada pela comissão técnica e torcida.
Em programa da TNT Sports, Mengão é escolhido como a equipe que tem melhor desempenho em momentos chaves em todas as competições
|
0Com o pentacampeonato da Copa do Brasil conquistado neste ano, o Flamengo alcançou um aproveitamento de 50% em finais da competição, tendo disputado dez decisões ao longo da história. Esse desempenho reforça a capacidade do clube de se impor em momentos decisivos, independentemente da competição. Baseado nesses fatores, o jornalista Bruno Formiga apontou o Flamengo como o time mais decisivo do Brasil.
No programa Polêmicas Vazias, exibido no canal do YouTube da TNT Sports, Formiga conduziu um debate sobre qual clube brasileiro demonstra maior poder de decisão, ou seja, aquele que, ao chegar em uma final ou reta decisiva, costuma conquistar o título.
"O Flamengo tem quatro finais de Libertadores e três títulos, o que da 75% de aproveitamento. São dez finais de Copa do Brasil e cinco títulos. No Brasileirão, olhando só para decisões, são seis finais de brasileiro e cinco títulos. Lembrando, lá atrás, nos anos 60, o Flamengo tem um vice-campeonato. Mas depois, se a gente olhar de 71 pra cá, o Flamengo toda vez que decidiu o campeonato brasileiro acabou ganhando", pontuou Formiga.
A análise foi feita a partir de critérios como grandes arrancadas no Brasileirão, vitórias inesperadas contra adversários favoritos e histórico de desempenho em finais.
Critérios que consagram o Flamengo
Bruno Formiga destacou o alto aproveitamento do Rubro-Negro em competições importantes, com ênfase em conquistas na Copa do Brasil, Libertadores e Brasileirão. Além disso, ele mencionou momentos históricos em que o Flamengo, mesmo sem ser apontado como favorito, surpreendeu e levantou a taça.
Arrancadas no Brasileirão
Outro ponto determinante para a escolha foi o histórico de campanhas memoráveis no Campeonato Brasileiro. Em algumas edições, o Flamengo saiu de posições intermediárias na tabela para conquistar o título, demonstrando resiliência e capacidade de reação nos momentos mais críticos.
"Se a gente falar de arrancada nos pontos corridos, você tem 2009 e 2020 como exemplos. Em 2009 o time não era favorito e terminou campeão. E em 2020, o Flamengo era o atual campeão da Libertadores, era o então campeão brasileiro, base do time estava lá. Só que precisou de uma arrancada muito precisa para chegar e ser campeão...Tanto em 2009, como em 2020, o Flamengo só assumiu a liderança na 37ª rodada", analisou o jornalista.
Flamengo: o mais decisivo do Brasil
Por fim, Formiga concluiu que o Flamengo se destaca como o time mais decisivo do país, mesmo em contextos de adversidade. Para ele, quando o Rubro-Negro alcança a fase final de uma competição, a chance de título é altíssima, consolidando seu status como o Mais Querido e um clube de grande poder de decisão.
"Se a gente somar brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores, historicamente falando, tem um clube que foi campeão inclusive com times piores, sem ser favorito sempre, que é o Flamengo. O “deixou chegar” para o Flamengo acho que cola mais do que para outros times. Então, me parece que o Flamengo é o time mais decisivo, ou o time que quando chega, consegue ser campeão até sem jogar bem", decretou Bruno Formiga.
Mengão treinou normalmente nesta segunda-feira (02) e ruma para Santa Catarina na terça; após o jogo diante do Tigre, elenco terá folga
|
0O Flamengo concentra suas atenções no encerramento do Brasileirão e se prepara para enfrentar o Criciúma na próxima quarta-feira (4), em partida válida pela 37ª rodada do campeonato. O confronto acontecerá às 20h (horário de Brasília), no Estádio Heriberto Hülse, em Santa Catarina, e o Rubro-Negro já organizou sua programação para o duelo.
Após a vitória por 3 a 2 contra o Internacional no último domingo (1), os jogadores não terão folga. As atividades voltadas para o jogo contra o Criciúma começam nesta segunda-feira (2), com treinamento comandado por Filipe Luís a partir das 15h30, no CT Ninho do Urubu.
Na terça-feira (3), o elenco do Flamengo realiza o último treino, às 9h, também no Ninho do Urubu. Durante a atividade, o técnico rubro-negro definirá a escalação titular para o confronto. Após o treino, a delegação embarca para Santa Catarina, onde ficará concentrada até o dia do jogo.
Cronograma do Flamengo:
Segunda-feira (02): Treino no Ninho do Urubu
Terça-feira (03): Treino pela manhã + viagem para Santa Catarina
Quarta-feira (04): Jogo contra o Criciúma
Quinta-feira (05): Folga
Criciúma x Flamengo
O duelo entre Flamengo e Criciúma é fundamental para os cariocas, que atualmente ocupam a terceira posição na tabela, com 66 pontos. Com Internacional e Fortaleza logo atrás, ambos com 65, o Rubro-Negro precisa vencer para se manter no G-4 e manter-se na briga para conseguir a melhor colocação possível no Campeonato Brasileiro.