Futebol
|
0O Wolverhampton deve fechar a contratação de Vítor Pereira, ex-Flamengo, como seu novo treinador. O clube inglês desembolsou cerca de 1 milhão de euros (R$ 6,4 milhões) para rescindir o contrato do técnico português com o Al Shabab, da Arábia Saudita. A negociação, que já era especulada, foi concretizada, e o contrato assinado será válido por um ano e meio. A informação foi publicada primeiramente pelo jornalista César Luis Merlo.
Chegada à Premier League
Aos 56 anos, Vítor Pereira terá sua primeira experiência no futebol inglês, chegando aos Wolves para suceder Gary O’Neil. O técnico é esperado ainda nesta terça-feira (data não especificada) na Inglaterra, onde dará início à sua jornada na Premier League.
O Wolverhampton atualmente ocupa a penúltima posição da liga, com apenas nove pontos, estando cinco atrás da zona de permanência. A missão do treinador será recuperar a equipe e afastá-la do rebaixamento.
Nos Wolves, Vítor Pereira terá a oportunidade de treinar João Gomes, cria das categorias de base do Flamengo, mas que não conseguiu ter durante sua passagem pelo rubro-negro, já que o jovem volante foi vendido ao clube inglês na janela de janeiro, pouco antes da chegada do português ao comando técnico do Mengão.
Carreira internacional de Vítor Pereira
Desde que deixou o FC Porto em 2013, clube em que teve o maior sucesso na carreira, onde conquistou dois Campeonatos Portugueses, Vítor Pereira acumulou passagens por diversos países e competições, construindo uma trajetória internacional diversa:
Arábia Saudita
Grécia
Turquia
Alemanha
China
Brasil
Agora, com sua chegada ao Wolverhampton, o treinador terá a oportunidade de atuar em uma das ligas mais competitivas do mundo, com o objetivo de salvar os Wolves da zona de rebaixamento e consolidar seu nome no cenário do futebol inglês.
No Flamengo
Na curta passagem pelo Flamengo, o que mais pesou para sua demissão foi o fato de ter sido derrotado em todas as finais que disputou pelo clube até então: Recopa Sul-Americana; Supercopa do Brasil; e Campeonato Carioca. Além disso, perdeu a semifinal do Mundial de Clubes para o Al-Hilal e acabou com o terceiro lugar.
Vítor Pereira deixou o Mais Querido com um aproveitamento de 57%, que foi o pior dentre os três treinadores que estiveram à frente do time no ano de 2023. Sampaoli, depois de disputar 39 jogos, perder oito, empatar em 11 e ganhar 20, saiu com 60,7% de aproveitamento. Tite esteve com o time em 12 jogos, conquistando sete vitórias, um empate e tendo quatro derrotas. O aproveitamento foi de 60,8%.
Uruguaio desejava vestir a 10 após saída de Gabigol
|
0A temporada 2024 chegou ao fim e, atualmente, o elenco do Flamengo está de férias. Contudo, Rodolfo Landim, que preside o clube pelos últimos dias, se antecipou à nova gestão e deu a camisa 10 para Arrascaeta. Dessa forma, o Coluna do Fla listou os últimos jogadores que vestiram o número histórico.
Em resumo, o último jogador a vestir a camisa 10 do Flamengo foi Gabigol. Inicialmente, o atacante chegou ao clube, em 2019, com a 9. Contudo, devido ao grande desempenho, o jogador foi agraciado com o número histórico a partir de 2023. Entretanto, no decorrer da temporada 2024, Gabigol foi punido pelo Flamengo, que tirou a camisa 10 do atacante. Com isso, o jogador passou a usar o Manto Sagrado 99 até se despedir do clube, no último dia 08 de dezembro, contra o Vitória.
VEJA LISTA DE ÚLTIMOS CAMISAS 10 DO FLA:
Gabigol (2023-24)
Diego Ribas (2017-22)
Ederson (2015-16)
Lucas Mugni (2014-15)
Gabriel (2013)
Carlos Eduardo (2013)
Nixon (2013)
Ronaldinho (2011-12)
Petkovic (2010)
Adriano (2009-10)
A ESCOLHA POR ARRASCAETA
Em suma, com a saída de Gabigol, que não renovou o contrato com o Flamengo, o número histórico ficaria vago de vez. Com isso, Arrascaeta era o mais cotado para assumir a camisa 10 a partir de 2025. Inclusive, a nova diretoria, que vai ser comandada pelo presidente Luiz Eduardo Baptista, o Bap, já se movimentava nos bastidores para oficializar a mudança.
Porém, Landim se antecipou e fez uma chamada de vídeo com Arrascaeta, revelando o que chamou de “presente de Natal”. De acordo com informações confirmadas pela reportagem do Coluna do Fla, Landim não conversou com Bap e ‘atravessou’ a entrega da camisa 10 ao uruguaio.
O QUE DISSE ARRASCAETA?
"Eu fico feliz com essa notícia e minhas palavras desde que cheguei ao Flamengo são só de gratidão por tudo o que eu tenho vivido dentro do clube. A camisa 10 é muito especial. Eu sei o tamanho e o peso que ela tem. Vou me preparar da melhor forma possível para representar da melhor forma dentro de campo e fora também", disse Arrascaeta, em vídeo publicado nas redes sociais do Fla.
Ex-Mengão lembra que a imagem dos craques de meio campo e ataque que o Brasil forma e por isso os arqueiros nacionais são pouco observados
|
0Revelado pelo Flamengo e campeão da Champions League com a Inter de Milão, Julio Cesar sempre foi um símbolo da excelência dos goleiros brasileiros no futebol mundial. Durante entrevista recente, o ex-jogador lamentou a falta de reconhecimento que muitos arqueiros do país recebem, mesmo com carreiras vitoriosas na Europa. Entre os exemplos citados por Julio, está Diego Alves, que teve passagem marcante tanto no cenário internacional quanto com o Manto Sagrado.
“Teve o Hélton, Diego Alves, Gomes, Rubinho, o Doni, que não posso deixar de fora, Arthur Moraes, Neto, Rafael… olha quantos goleiros brasileiros tiveram sua importância. O goleiro brasileiro não tinha oportunidade lá fora. A galera lá fora falava que o futebol brasileiro era camisa 10 e camisa 9. Eu fico feliz de ter participado um pouco disso”, disse Julio Cesar, em entrevista nesta segunda-feira (16).
Trajetória de Diego Alves fora do Brasil
Antes de ganhar notoriedade no Flamengo, Diego Alves teve uma sólida carreira na Europa. O goleiro atuou por dez anos na Espanha, divididos entre:
Almería (2007-2011): onde começou a se destacar no cenário europeu.
Valencia (2011-2017): consolidou-se como especialista em pênaltis, ganhando destaque por defender cobranças de lendas como Cristiano Ronaldo e Messi.
Embora tivesse grande reconhecimento na Europa, Diego Alves ainda era pouco conhecido pelos torcedores brasileiros antes de retornar ao país.
Diego Alves no Flamengo
Em 2017, após uma década na Espanha, Diego Alves retornou ao Brasil para defender o Flamengo. O goleiro se tornou peça fundamental na reconstrução do clube, que culminou em um período de conquistas nacionais e continentais.
Sob comando de Jorge Jesus, Diego foi titular em momentos decisivos como na Libertadores de 2019, conquistando o título histórico contra o River Plate, e no Campeonato Brasileiro de 2019, parte do lendário ano rubro-negro.
Ao longo de sua passagem pelo Flamengo, Diego Alves somou 11 títulos:
2 Libertadores (2019 e 2022)
2 Campeonatos Brasileiros (2019 e 2020)
3 Campeonatos Cariocas (2019, 2020 e 2021)
2 Supercopas do Brasil (2020 e 2021)
1 Recopa Sul-Americana (2020)
1 Copa do Brasil (2022)
Diego Alves não apenas deixou um legado de conquistas, mas também solidificou sua posição como um dos grandes goleiros da história do Flamengo. Para Julio Cesar, é exatamente esse tipo de trajetória que merece maior admiração e respeito por parte dos torcedores brasileiros.
O jovem meia se reapresenta no CT Ninho do Urubu com o restante do elenco rubro-negro no dia 08 de janeiro
|
0O Flamengo disputará grandes competições em 2025 e já começou o planejamento para a nova temporada. Desse modo, Matheus Gonçalves projetou o ano do Mais Querido e abriu o jogo sobre qual campeonato será o foco da equipe.
"Acredito que quando entramos em campo não tem essa de escolher qual competição vale mais. O Super Mundial é o nosso foco, assim como a Libertadores, o Brasileirão, a Copa do Brasil… a gente é Flamengo e o Flamengo sempre quer ganhar tudo. Mas acho que o sonho seria o Mundial né, claro. Já pensou ganhar do Real Madrid na final", disse Matheus Gonçalves, em entrevista ao ‘Lance!’
Vale lembrar que Matheus Gonçalves não teve tantas oportunidades quando Tite ainda era técnico do Flamengo. O meia, inclusive, jogou diversas vezes pelo sub-20, já que não era relacionado pelo antigo técnico. Porém, com Filipe Luís, tudo mudou.
MAIS OPORTUNIDADES EM CAMPO
Após Filipe Luís assumir o comando da equipe principal, Matheus Gonçalves voltou a aparecer no Flamengo e foi decisivo em diversas partidas. Uma delas aconteceu contra o Cuiabá, na vitória por 2 a 1, pelo Brasileirão.
FLAMENGO NO NOVO MUNDIAL
O Flamengo disputará o Super Mundial de Clubes da Fifa, que terá início em junho de 2025. Desse modo, ficou definido em sorteio que o Mais Querido disputará uma vaga no mata-mata contra Espérance (TUN), Chelsea (ING) e León (MEX). Destacando que o Mais Querido é o cabeça de chave do grupo D.