
Futebol
|
Quem acompanha a Taça das Favelas do Rio de Janeiro já deve ter reparado em um rosto conhecido à beira do gramado. O ex-volante Douglas Silva, que teve passagens por Flamengo, Grêmio e Athletico-PR, é o técnico do time da Vila Vintém, comunidade localizada entre os bairros de Realengo e Padre Miguel, na Zona Oeste.
"Sou cria do bairro. Consegui uma carreira após passar pela base do Bangu e sei como muitos garotos querem ter a oportunidade de se tornar jogador. Tento retribuir", disse o ex-atleta.
O que aconteceu?
Douglas, que mora em Padre Miguel, tem um projeto que atende crianças e adolescentes. A escolinha de futebol está em funcionamento desde 2019 e foi criada ao lado do amigo ao lado do amigo e ex-jogador Raphael Carvalho, que se tornou auxiliar-técnico.
"Eu tento passar tudo que vivi. Aprontei muito dos 14 aos 17 anos, que é a idade que eles têm hoje. Aprendi tudo na rua. Sempre falo que o futebol salvou a minha vida. Com 17 anos eu tomei a decisão de deixar de fazer as coisas erradas e me dedicar ao futebol, e no Bangu consegui me profissionalizar", disse e continuou...
"Converso com eles sobre a importância do estudo. Nos dias de treinos, sempre troco uma ideia. Eu parei de jogar futebol e voltei a estudar. Essa molecada batalha, alguns estudam, trabalham e ainda vêm treinar. Teve aluno que tinha largado a escola e, depois que veio para cá, voltou aos estudos. Isso me deixou feliz para caramba", concluiu.
Quer ser treinador
Após pendurar as chuteiras, Douglas voltou à sala de aula e se formou em Educação Física. Atualmente, faz a licenciatura. No começo do ano passado, tornou-se integrante da comissão técnica permanente do Bangu. Na atual temporada, também ajudou o time sub-20 que conquistou a Taça Rio.
"A faculdade de Educação Física me abriu portas, como essa no Bangu. Agora, estou me dedicando à escolinha também. Estou fazendo licenciatura e quero fazer o curso da CBF para ter a licença de treinador. Quero estar preparado para o caso de surgir uma oportunidade em uma escola ou em um clube", contou.
O arqueiro do Mais Querido teve pouco trabalho na partida contra o Espérance, nesta última segunda-feira; agora ele se prepara para a decisão contra o Chelsea
|
O Flamengo venceu o Espérance (TUN) na noite desta última segunda-feira (16), pelo placar de 2 a 0. O Mais Querido dominou por quase toda a partida e Augustín Rossi pouco teve trabalho. Após o confronto, o goleiro rubro-negro enalteceu a vitória da equipe no Mundial de Clubes, destacando que é difícil vencer o Mengão.
Sabemos que é muito difícil ganhar o Flamengo. Isso é por conta do time todo", destacou Rossi.
O arqueiro Rubro-Negro continuou: "A gente sabe que se não toma gol, está mais perto de vencer. Isso é o que tentamos hoje, e tentamos sempre. Tive a oportunidade de fazer duas defesas. Uma com o pé. Estou aí para dar segurança ao time e ajudar quando a bola chegar", afirma.
Rossi também revelou que a ansiedade para a estreia do Flamengo no Mundial existiu, mas foi superada com a boa partida da equipe contra o Espérance: "A gente tinha aquela ansiedade por conta da estreia em uma competição nova. Mas sabíamos que, a gente fazendo o nosso jogo, do nosso jeito. O que o Filipe quer, dentro do campo. Sabíamos que as coisas poderiam dar certo. A gente fez o que tinha que fazer, conseguimos a vantagem no primeiro tempo. Depois, ampliamos. Naquele momento, o jogo tinha que ficar com bola. Foi o que a gente fez. Muito feliz pela vitória", ressalta.
Com a vitória diante do Espérance, o Flamengo assumiu a liderança do Grupo D, seguindo pelo Chelsea que possui a mesma pontuação. No entanto, o Rubro-Negro leva vantagem na quantidade de cartões amarelos recebidos: um contra três da equipe inglesa. Já o time tunisiano e o Los Angeles FC (EUA) aparecem nas últimas colocações.
Com todos os jogadores à disposição, o Flamengo enfrenta o Chelsea na próxima sexta-feira (20), em confronto válido pela segunda rodada da fase de grupos do Mundial de Clubes. O jogo terá início às 15h (horário de Brasília), no Lincoln Financial Stadium, mesmo local que o Rubro-Negro encarou o Espérance (TUN), na Filadélfia.
As equipes entram em campo para darem sequência na primeira rodada do torneio; o Flamengo venceu o Espérance nesta última segunda-feira (16)
|
Nesta última segunda-feira (16), o Flamengo estreou no Mundial de Clubes com vitória sobre o Espérance. Desse modo, nesta terça (17), mais 4 partidas dão sequência à primeira rodada do torneio, inclusive, mais um brasileiro entrará em campo: o Fluminense.
13h – Fluminense x Borussia Dortmund – MetLife Stadium
16h – River Plate (ARG) x Urawa Red Diamonds (JAP) – Lumen Field
19h – Ulsan Hyundai (COR) x Mamelodi Sundows (AFS) – Inter&Co Stadium
22h – Monterrey (MEX) x Inter de Milão (ITA) – Rose Bowl
Quem abre a sequência de jogos desta terça-feira (17) é o Fluminense, que encara o Borussia Dortmund (ALE), às 13h (horário de Brasília), pelo grupo E. Logo em seguida, o River Plate (ARG) enfrenta o Urawa Red Diamonds, pelo grupo F.
Já às 19h, Ulsan Hyundai e Mamelodi Sundows, integrantes do grupo do Fluminense, se enfrentam no Inter&Co Stadium, em Orlando. Encerrando a terça de jogos, Monterrey (MEX) e Inter de Milão (ITA) duelam às 22h.
O Flamengo dominou a partida contra o Espérance durante boa parte do confronto e chegou a ter mais de 70% de posse de bola, nesta última segunda (16). Desse modo, Arrascaeta não demorou a abrir o placar, após assistência de Luiz Araújo. O camisa 7 ainda deixou o segundo tento do Mais Querido no confronto, após receber um lindo passe de Jorginho.
O Flamengo enfrenta o Chelsea na próxima sexta-feira (20), em confronto válido pela segunda rodada da fase de grupos do Mundial de Clubes. O jogo terá início às 15h (horário de Brasília), no Lincoln Financial Stadium, mesmo local que o Rubro-Negro encarou o Espérance (TUN), na Filadélfia.
O Mais Querido bateu o Espérance (TUN) pelo placar de 2 a 0 e assumiu a liderança do Grupo D, seguido pelo Chelsea, próximo adversário no torneio
|
O Flamengo bateu o Espérance (TUN) pelo placar de 2 a 0 e após a partida Filipe Luís elogiou a atuação do elenco. No entanto, não foi só o técnico do Mais Querido que se encantou com a performance da equipe. Isso porque, o jornal espanhol "Marca", enalteceu o desempenho do Rubro-Negro no Mundial de Clubes.
A primeira rodada do Grupo D terminou com a partida entre Flamengo e Esperance de Tunis. Os brasileiros não se pouparam e deram tudo de si", destacou o periódico espanhol.
O jornal continuou os elogios aos Flamengo: "De Arrascaeta abriu o placar após passe de Araújo, e este último selou a partida com um chute de canhota no segundo tempo", disse, antes de finalizar:
"A figura mais importante da partida foi o camisa 10 uruguaio, que não só marcou o primeiro gol, como também controlou toda a partida, e por isso usa esse número tão valioso. O verdadeiro teste acontece na próxima rodada, com os dois clubes que devem avançar para a próxima fase se enfrentando: Flamengo x Chelsea. Do outro lado do grupo, os “azarões”, LA FC x Esperance, esperam um milagre para avançar às oitavas de final", concluiu o noticiário espanhol.
Com a vitória diante do Espérance, o Flamengo assumiu a liderança do Grupo D, seguindo pelo Chelsea que possui a mesma pontuação. No entanto, o Rubro-Negro leva vantagem na quantidade de cartões amarelos recebidos: um contra três da equipe inglesa. Já o time tunisiano e o Los Angeles FC (EUA) aparecem nas últimas colocações.
Com todos os jogadores à disposição, o Flamengo enfrenta o Chelsea na próxima sexta-feira (20), em confronto válido pela segunda rodada da fase de grupos do Mundial de Clubes. O jogo terá início às 15h (horário de Brasília), no Lincoln Financial Stadium, mesmo local que o Rubro-Negro encarou o Espérance (TUN), na Filadélfia.