
Futebol
|
Abel Braga tem um longo histórico comandando clubes do Rio de Janeiro, principalmente o Flamengo. No entanto, o ex-técnico admitiu que o Mais Querido era o time que ele mais gostava de vencer, além de relembrar a goleada sofrida pelo Vasco, em 2023.
Na época, Abel Braga era coordenador técnico do Vasco, que tinha Maurício Barbieri como treinador. O técnico tentou ser ousado contra o Flamengo, mas o resultado foi uma goleada por 4 a 1.
Em entrevista, Abel falou sobre a diferença de um profissional com ou sem experiência no futebol, utilizando a goleada sofrida pelo Vasco de Maurício Barbieri como exemplo.
"Barbieri, que é um monstro. Não tem medo. Ele falou: 'Professor, tô pensando em fazer isso aqui'. E eu dava a minha opinião, sempre ressaltando: 'A cabeça é tua. Não tem que perder com a minha ou ganhar com a minha. Tem que ganhar com a sua porque sempre ganhei e perdi com a minha", disse ao "ge".
Na partida, o Flamengo abriu o placar aos 14 minutos do primeiro tempo, com Erick Pulgar. Aos 16', Gerson ampliou, com Pedro marcando o terceiro aos 42'. Ayrton Lucas fechou a contagem nos acréscimos da etapa inicial.
"Do primeiro gol até o último, foram 30 minutos de um baile. Não vimos a bola. Quer dizer, até os 15, o Flamengo não chegava. Fez um gol e sabe como é... o peso de um Vasco e Flamengo, né?", avaliou antes de revelar o que falou para Barbieri durante o 'baile' do Flamengo.
"Desci antes do juiz apitar intervalo. Cheguei no vestiário, o Maurício ia entrando e eu abracei ele. Fui com ele falando: 'Tu não pensa em empatar o jogo, em querer fazer três gols. Porque do jeito que está, nós vamos passar a maior humilhação da nossa vida", admitiu.
Clube carioca quer usar participação no Mundial da FIFA como estratégia para atrair atletas de fora da América do Sul e expandir a marca
|
Mesmo sem ser tratado como principal objetivo da temporada, o Super Mundial de Clubes ganhou importância estratégica dentro da diretoria rubro-negra. A ideia é utilizar o torneio como uma vitrine global, não para negociações de saídas, mas como ferramenta de atração para grandes nomes do futebol internacional, especialmente vindos de fora da América do Sul.
Internamente, a expectativa é de que um bom desempenho diante de equipes como o Chelsea aumente o poder de convencimento junto a jogadores de outros mercados. O objetivo é ampliar a força da marca rubro-negra em nível mundial e mostrar que há estrutura, competitividade e visibilidade suficientes para atrair atletas de elite para o futebol sul-americano.
O clube trabalha na preparação de jogadores como Viña, Plata, Pulgar, Allan e De La Cruz para estrearem no torneio. A comissão técnica estuda um cronograma que permita o retorno de alguns desses atletas apenas na competição.
Além disso, o volante Jorginho, atualmente no Arsenal, deve ser confirmado como novo reforço nas próximas semanas. O clube também busca uma peça que atue como substituto de Arrascaeta, com foco em ter uma nova alternativa para a função de criação.
Integrando o Grupo D, o Flamengo enfrenta o Espérance (Tunísia) no dia 16 de junho. Em seguida, no dia 20, a equipe encara o Chelsea (Inglaterra). O último jogo da fase de grupos seria contra o León (México), mas o time mexicano foi retirado do torneio por conflito de propriedade com o Pachuca. A FIFA ainda vai definir o substituto, que será decidido entre América do México e Los Angeles FC.
O defensor do Mais Querido abriu o jogo sobre seu início no Rubro-Negro e destacou como ex-técnico o ajudou a superar os desafios
|
Foi um período bem difícil...
"Cheguei para suprir o Pablo Marí, que tinha acabado de ser campeão com aquele grupo fantástico de 2019. Chego com esse papel, para formar dupla com o Rodrigo Caio. O Jorge Jesus falou comigo no início: ‘Você tem potencial para ser um dos melhores do time, um dos melhores do Brasil.’ Depois da pandemia, o Jesus saiu e começaram os altos e baixos, realmente. Foi um período bem difícil", disse, antes de finalizar:
"Tive que ter muita resiliência para que pudesse retomar o meu futebol. Fiz partidas boas, mas outras em que também deixei a desejar, erros pessoais mesmo. Eu tive que ser resiliente, tive que trabalhar, até para que eu pudesse ter a oportunidade de mostrar o quanto realmente eu podia entregar para o clube. Essa reviravolta na minha passagem pelo clube se deve muito à chegada do Dorival", concluiu Léo Pereira, em entrevista ao ‘Mengo Cast’.
Léo Pereira chegou ao Flamengo em janeiro de 2020, vindo do Athletico-PR. Assim, o Mais Querido teve que desembolsar cerca de 7 milhões de euros (R$ 32 milhões). No entanto, a vida do zagueiro não foi fácil nos primeiros anos no clube, já que amargou no banco de reservas, além de ter sido bastante criticado pela torcida.
No entanto, foi em 2022 que a carreira de Léo Pereira mudou. O defensor se firmou como titular da posição e se transformou em um dos grandes atletas da história recente do Mais Querido. Com o Manto Sagrado, o defensor atuou em 239 partidas, somando 12 gols e cinco assistências, além de ter levantado 12 títulos.
Assim, com Léo Pereira à disposição, Filipe Luís finaliza o treino da equipe para enfrentar o Botafogo-PB, pela Copa do Brasil. O Flamengo volta a campo nesta quarta-feira (21), às 21h30, em jogo de volta da terceira fase da competição, no Maracanã.
Com estreia marcada para junho, clube carioca intensifica preparação e planeja integrar novos atletas, incluindo reforços internacionais e estreantes
|
O Flamengo está se preparando para disputar o inédito Super Mundial de Clubes da FIFA, marcado para junho de 2025, nos Estados Unidos. O clube trabalha com um plano robusto que inclui a preparação específica de jogadores já integrados ao elenco e a chegada de novos reforços. A comissão técnica planeja utilizar nomes como Viña, Plata, Pulgar, Allan e De La Cruz exclusivamente para o torneio, com possibilidade de retorno aos gramados apenas na estreia da competição.
Além dos nomes já no elenco, o Flamengo deve oficializar a contratação do meia Jorginho, atualmente no Arsenal. O brasileiro é considerado peça-chave para fortalecer o setor de marcação e transição, sendo uma das quatro contratações previstas pela diretoria para o torneio. O clube também busca finalizar a chegada de um jogador com características semelhantes às de Arrascaeta, com objetivo de garantir uma alternativa qualificada para a camisa 10 na competição mundial.
Integrando o Grupo D, o Flamengo tem estreia agendada contra o Espérance, da Tunísia, no dia 16 de junho. Na segunda rodada, o adversário será o Chelsea, da Inglaterra, em 20 de junho. Inicialmente, o clube enfrentaria o León, do México, na terceira partida, mas a equipe foi retirada da competição por questões regulatórias envolvendo conflito de propriedade com o Pachuca. A FIFA ainda definirá o substituto, que sairá de um confronto entre América do México e Los Angeles FC.
O torneio distribuirá cerca de 1 bilhão de dólares (aproximadamente R$ 5,8 bilhões) em premiações, tornando-se a edição mais lucrativa da história. Além do Mengão, outros três clubes brasileiros estão confirmados na competição: Botafogo, Fluminense e Palmeiras. A participação dos representantes nacionais deve intensificar a rivalidade sul-americana e elevar o nível técnico do torneio.
Antes da viagem aos Estados Unidos, o Rubro-Negro concentra suas atenções na Copa do Brasil. O time entra em campo nesta quarta-feira (21), às 21h30 (de Brasília), contra o Botafogo-PB, no Maracanã, pela segunda partida da terceira fase.