Futebol
Ex-Flamengo está próximo do Sporting Cristal para disputa da Libertadores
13 Dez 2025 | 16:44
Futebol
22 Jul 2024 | 09:15 |
Mário Jorge passou oito anos no comando das mais diversas categorias de base do Flamengo. Entre joias e grandes memórias com títulos, o treinador viveu o momento mais difícil da carreira em fevereiro de 2019, quando o alojamento onde dormiam 10 garotos pegou fogo no Ninho do Urubu. Ele conhecia nove deles e precisou de suporte para seguir em frente. Cinco anos depois, conquistou uma Libertadores no sub-20 com um dos sobreviventes, Rayan Lucas.
"Foi o momento mais difícil da minha carreira profissional. Pensei em parar e desistir. Como seria passar por aquele local todos os dias? Não foi fácil, mas nossas psicólogas na época [Duda e Michele] foram fantásticas, me deram muito suporte e força para continuar. Trabalhei com nove dos 10. Fizemos um trabalho para que tudo que fizéssemos a partir daquele momento fosse 'pelos nossos 10'. Houve uma mobilização e envolvimento geral.", disse Mário Jorge.
Mário saiu do Flamengo para assumir o Sub-17 da Arábia Saudita. Não sem antes deixar o último "legado" para trás: a mais nova joia do rubro-negro é o garoto Lorran, acionado principalmente durante e Copa América para substituir Arrascaeta. A estreia dele no time de cima marcou também o primeiro jogo do treinador no comando do profissional, contra o Audax, em 2023.
"Tivemos muitos momentos marcantes, mas fazer a estreia do Lorran no profissional foi especial. Foi a minha estreia no Maracanã no time principal. O Matheus França faz o gol e me chama para participar na entrevista depois. Foram alguns dos momentos marcantes."
Mário Jorge defendeu Lorran e pregou paciência O garoto sofreu pressão da torcida depois de algumas atuações ruins, mas tem atenção especial da comissão para não sentir a boa e nem a má fase.
"É um talento, temos de ter paciência. Muitas vezes expectativas são criadas e momentos de instabilidade acontecem com todos. Ele é um menino fantástico, ótimo no dia a dia e vai amadurecer. Alguns atletas conseguem fazer isso mais cedo, outros demandam um pouco mais de tempo. Acredito que cada um tem seu tempo. Ele pode chegar no mais alto nível, mas é preciso ter paciência."
Profissional com pressão
O Flamengo tenta repetir o sucesso da transição da base que teve com Mário Jorge agora com Filipe Luís. O treinador era importante dentro do sistema do clube para acompanhar e indicar os jovens que treinariam com o profissional. A missão ficou com o ex-jogador, que assumiu o sub-20.
"Todos são importantes. Mas no dia a dia tínhamos contato direto com o profissional, principalmente através do Cléber Xavier e Luiz Carlos. Já na base, com Noval e Gilberto. Tínhamos essa junção para tomar as decisões sobre quais atletas iriam treinar no profissional, iriam para o jogo. A relação era muito boa e a comunicação muito clara."
No profissional, Mário Jorge dirigiu o Flamengo interinamente em oito oportunidades. Foram três vitórias, quatro empates e uma derrota. O melhor momento no clube, porém, foi a conquista da Libertadores Sub-20 em março, contra o Boca Juniors.
"A primeira vez foi bem difícil. Nervosismo, ansiedade e preocupação. Pois era um momento delicado pós-Campeonato Carioca. Mas tive muito suporte para tomar as decisões. Já na segunda vez foi um pouco mais 'tranquilo', pois já havia contato com os jogadores e tivemos, entre um jogo e outro, quatro sessões de treino. Isso nos deu a oportunidade de colocar algumas de nossas ideias e foi um ótimo momento os jogos contra Bahia e Corinthians."
Atacante voltou a ter minutos em campo na partida diante do Pyramids e se mostrou pronto para disputar a final contra o PSG
14 Dez 2025 | 08:59 |
O atacante Pedro surpreendeu ao antecipar o retorno aos gramados após lesão na coxa. Inicialmente com volta prevista apenas para 2026, o camisa 9 quebrou os prognósticos e entrou em campo nos minutos finais da vitória por 2 a 0 sobre o Pyramids (EGI), no sábado (13), pela semifinal da Copa Intercontinental.
Pedro, do Flamengo, admite receio em jogo contra o Pyramids: "não fui para evitar qualquer coisa..."
Durante a partida, chamou atenção um lance em que o centroavante finalizou de carrinho com a perna direita, mesmo em posição favorável para a canhota. A decisão foi tomada por precaução, evitando sobrecarregar o músculo recém-recuperado. Recuperado, o ídolo se colocou à disposição de Filipe Luís para a final contra o PSG (FRA).
“Estou bem. Claro que tive pouco tempo de treinamento. Com o grupo, foram só dois treinos. Estou apto, disponível para a final. Recuperando a confiança. Em um lance ali que poderia ir com a esquerda, não fui para evitar qualquer coisa. Porque quarta-feira já é final, ali já estava 2 a 0. Estou bem, me sentindo confiante para ajudar na final”, afirmou Pedro.
Na sequência, o atacante detalhou o processo de recuperação e agradeceu ao departamento médico. “Não é fácil estar de fora. A gente quer jogar, estar em campo. Infelizmente vieram as lesões. Graças a Deus pude recuperar a tempo de jogar essa competição tão importante. Era uma lesão de seis semanas e pude recuperar em três e meia. Muito antes do previsto. Agradeço ao departamento médico e aos fisioterapeutas que trabalharam diariamente comigo para estar no meu melhor”, completou.
Pedro não atuava desde o fim de outubro, quando entrou em campo na semifinal da Libertadores, contra o Racing (ARG), no Maracanã. Na ocasião, deixou o gramado com o braço quebrado. Já na reta final de recuperação, sofreu nova lesão, desta vez na coxa.
Agora, plenamente recuperado, o camisa 9 busca coroar o processo com participação na grande final da Copa Intercontinental. A decisão entre Flamengo e PSG acontece nesta quarta-feira (17), às 14h (horário de Brasília). A partida terá transmissão da Globo (TV aberta), GE TV (YouTube) e Cazé TV (YouTube).
Com negociação de R$ 32 milhões encaminhada para ao time mexicano, treinador do Mengão diz que conta com o jogador para a final contra o PSG
13 Dez 2025 | 21:30 |
A classificação do Flamengo para a final da Copa Intercontinental, confirmada neste sábado (13) após a vitória sobre o Pyramids, dividiu as atenções com o mercado da bola. A possível transferência do atacante Juninho para o Pumas, do México, ganhou força nos bastidores, mas o discurso oficial no Catar ainda é de cautela.
Segundo informações divulgadas pela ESPN, o negócio estaria encaminhado por 5 milhões de euros (aproximadamente R$ 32 milhões), valor que permitiria ao clube carioca recuperar integralmente o investimento feito para tirar o atleta do Qarabag, do Azerbaijão.
Apesar de a imprensa noticiar um cenário avançado nas tratativas, o técnico Filipe Luís adotou uma postura conservadora durante a entrevista coletiva pós-jogo. O comandante rubro-negro afirmou que não recebeu nenhuma confirmação de seus superiores e garantiu que o camisa 23 segue nos planos para o confronto decisivo contra o Paris Saint-Germain, na próxima quarta-feira (17).
"Meu diretor de futebol [José Boto] não falou nada sobre o Juninho. Por agora, é meu jogador. E estou feliz com ele. Vamos ver o que vai acontecer depois do Mundial", declarou Filipe Luís. O treinador fez questão de ressaltar a relevância do momento esportivo: "Ser campeão deste torneio é muito importante. Sabemos da importância desse torneio no Brasil".
Os atacantes Plata e Luiz Araújo brincaram com a recusa do companheiro em conceder entrevistas. "Ele está saindo daqui para o ônibus", comentou Luiz Araújo, que emendou uma provocação amistosa aos risos: "Fala, Juninho. Eu também estou querendo saber". A definição oficial do caso deve ocorrer somente após o encerramento da participação do Flamengo no torneio internacional.
Durante a transmissão da semifinal da Copa Intercontinental na CazéTV, o ídolo rubro-negro exaltou a precisão do uruguaio na assistência para Léo Pereira
13 Dez 2025 | 20:30 |
Flamengo confirmou seu favoritismo e garantiu vaga na final da Copa Intercontinental da FIFA 2025 ao vencer o Pyramids (EGI) por 2 a 0, na tarde deste sábado (13). Enquanto o time comandado por Filipe Luís brilhava no gramado do Estádio Ahmad bin Ali, no Catar, um ídolo histórico roubava a cena nos microfones.
Convidado especial da transmissão da CazéTV, Adriano Imperador não poupou elogios à atuação de Giorgian De Arrascaeta, autor das assistências para os gols da classificação. O momento de maior descontração ocorreu logo após o primeiro gol, quando Arrascaeta cobrou falta na medida para o zagueiro Léo Pereira. Impressionado com a qualidade técnica do camisa 14, Adriano lamentou não ter tido a oportunidade de dividir o ataque com o uruguaio.
Ao comentar o lance capital da partida, o Imperador destacou a facilidade com que o meia encontra os companheiros na área. "O Arrascaeta nem se fala, parece que ele colocou a bola com a mão. Ele facilita demais. Quem dera ele estivesse do meu lado na minha época", afirmou o ex-atacante.
Rapidamente, Adriano completou o raciocínio com uma brincadeira direcionada a outro grande ídolo da Nação, para evitar qualquer "ciúme" retroativo. "Não desmerecendo o Pet [Petkovic], né? Se não ele fica com ciúmes!", riu o Imperador, referindo-se ao maestro sérvio com quem formou uma dupla letal em sua última passagem vitoriosa pelo clube.
A fala de Adriano remete diretamente à mágica temporada de 2009. Naquele ano, o atacante fez parceria com Petkovic no meio-campo, onde fora fundamentais para a arrancada que resultou na conquista do Hexacampeonato Brasileiro.