Futebol
Arrascaeta agita festa da torcida do Flamengo pela Libertadores: “estamos…”
30 Nov 2025 | 10:03
Futebol
20 Out 2024 | 13:01 |
Tite, ex-técnico do Flamengo, soltou um comunicado via assessoria de imprensa para se despedir de Cleber Xavier, que deixa a função de auxiliar para focar na carreira de treinador. Cleber esteve ao lado de Tite por 24 anos e acompanhou o técnico nos grandes momentos da carreira, como nas passagens por Grêmio, Corinthians, Seleção Brasileira e, por último, no Flamengo, onde ficaram por quase um ano.
Leia o comunicado de Tite
“Cleber, tu merece ser o “Primeiro Técnico”. Esta foi minha frase inicial quando conversamos e tu colocaste do teu objetivo, neste momento da carreira. As 24 temporadas que passamos juntos foram alicerçadas na constante inquietação pelo saber. Sempre trabalhamos com lealdade e transparência, “esgrimindo” ideias para chegar a uma decisão deixando de lado, tanto quanto humanamente é possível, quem está certo, para encontrar “O QUE” está certo“, iniciou.
“Criamos uma relação de muito fortalecimento e acolhimento emocional em uma profissão linda e, ao mesmo tempo, muito exposta e que culminou com conquistas regionais, nacionais, sul-americanas e mundial. Falo agora no singular, Cléber: Muito obrigado pela amizade e parceria. Muita luz no teu caminho, com meu respeito e grato abraço“, finalizou Tite por meio da assessoria.
Números do trabalho no Flamengo
A comissão técnica de Tite deixou o Flamengo no dia 30 de setembro, com um histórico de 42 vitórias, 12 empates e 16 derrotas em 70 partidas disputadas. O treinador conseguiu cumprir o objetivo no final da temporada de 2023, quando chegou ao Mais Querido, que era de classificar o time de forma direta para a Libertadores deste ano.
Tite iniciou 2024 bem, com a conquista do Campeonato Carioca invicto. No entanto, após a Copa América, o time caiu de rendimento tanto em performance, quanto nas competições, com a eliminação nas quartas de final da Libertadores e a distância de nove pontos para o líder do Brasileirão.
No trabalho realizado no Flamengo, Matheus Bachi, filho e também auxiliar de Tite, foi quem ganhou mais holofotes nas ausências do treinador e em determinados momentos na beira do campo.
Após o jogo do Rubro-Negro nas oitavas de final da Libertadores, contra o Bolívar, na altitude, Tite teve problemas de saúde e não comandou a equipe na partida seguinte, que teve Matheus Bachi como o responsável na beira do gramado. Na ocasião, o Mais Querido derrotou o Bragantino por 2 a 1, na 24ª rodada do Brasileirão.
Comunicado de Cleber Xavier
“Escrevo aqui pra comunicar uma decisão que há muito tempo eu venho amadurecendo. Estou promovendo uma mudança na minha carreira e hoje eu deixo o cargo de assistente técnico do meu amigo Tite para buscar consolidar-me como treinador de futebol. É um momento de sensações conflitantes: se por um lado, deixar uma função onde fui extremamente feliz é difícil, por outro, a busca pelo velho sonho faz com que eu me sinta bastante empolgado.
Quero agradecer a todos que torceram por mim e aos clubes, instituições, jogadores e profissionais de comissões técnicas com quem trabalhei e que me ajudaram ao longo desses mais de 30 anos no futebol. Minha carreira tem sido uma grande escalada e sem o apoio de vocês eu não teria chegado até aqui e não me sentiria pronto para encarar o próximo estágio. E como não poderia ser diferente, quero deixar meu agradecimento mais do que especial ao Tite.
Ao lado dele, nos últimos 24 anos, eu tive as maiores alegrias que um profissional de futebol pode ter. E mais importante do que isso, criamos uma relação de laços eternos de afeto, respeito e, acima de tudo, amizade verdadeira. Muito obrigado a todos e nos vemos no próximo estágio dessa caminhada! Um abraço.”
Com a conquista do tetra da competição sul-americana, o Mengão também garantiu vaga no torneio da FIFA após o fim do Brasileirão
30 Nov 2025 | 13:00 |
Tetracampeão da Copa Libertadores ao superar o Palmeiras por 1 a 0 no último sábado (29), o clube garantiu vaga na Copa Intercontinental, marcada para dezembro. Após a decisão em Lima, o presidente rubro-negro, Bap, não poupou críticas ao formato da competição e ainda fez uma provocação bem-humorada à presidente alviverde, Leila Pereira.
Bap após título da Libertadores do Flamengo: "o Intercontinental é absolutamente injusto"
Logo depois da conquista, Bap reclamou da logística e da diferença de condições entre os participantes do torneio mundial: “Acho que o Intercontinental é absolutamente injusto. Vamos chegar menos de 20 horas antes do jogo, e a gente perde dinheiro se cair no primeiro jogo. Olha o que aconteceu com o Botafogo ano passado. Outro dia estávamos discutindo Fair Play financeiro”, afirmou o dirigente.
O mandatário do Flamengo também destacou o impacto esportivo da viagem: “Fair Play esportivo, não é legal o time campeão da Libertadores chegar para jogar com menos de 24 horas, fazer uma viagem de 15 horas, com sete horas de fuso… Hoje vamos desfrutar, e segunda-feira vou decidir o que vamos fazer”, completou.
Classificado diretamente para as quartas de final, o time estreia no dia 10 de dezembro, contra o Cruz Azul (MEX), no Catar. O elenco, no entanto, terá um desafio antes: enfrentar o Mirassol, em 7 de dezembro, pela última rodada do Brasileirão. A sequência causa preocupação pela proximidade das datas e pela longa viagem até o Oriente Médio.
Bap também revelou uma brincadeira com Leila Pereira, presidente do Palmeiras, durante um evento da Conmebol, na véspera da final. A alusão recorda a derrota de 2021, por 2 a 1, em Montevidéu. Desta vez, porém, o troco veio: vitória na capital peruana e a consagração com o quarto título continental.
“Na sexta-feira comentei com a Leila, brincando, que o raio não cai duas vezes no mesmo lugar (em referência à final perdida em 2021). Ela pediu a palavra e respondeu: “Cai sim”. Eu estava pensando aqui com meus botões… ela estava certa. Em Lima, cai”, disse o presidente.
Mengão foi campeão da Libertadores e treinador fez questão de mencionar atletas que participaram da campanha, mas saíram do clube
30 Nov 2025 | 12:00 |
O Flamengo derrotou o Palmeiras por 1 a 0 no sábado (29) e conquistou o tetracampeonato da Libertadores. Após a final em Lima, o técnico Filipe Luís valorizou a consistência do elenco e fez questão de mencionar jogadores que deixaram o clube ao longo da campanha, como Gerson e Wesley.
Filipe Luís lembra de Gerson e Wesley no título do Flamengo: "Sem eles, não estaríamos onde estamos hoje"
“No fim das contas, a decisão final é minha, mas eu queria saber o sentimento dele. Um jogador que nos deu muito. E, no fim, jogou o Danilo. Um jogador multicampeão por onde passou. Alex Sandro, Jorginho… se eu começar a falar aqui, não paro mais. São jogadores que entram em campo com experiência, campeões”, afirmou Filipe Luís.
O treinador destacou ainda a serenidade e a maturidade do grupo em campo: “Você sente que não estão jogando uma final. Estão disputando um jogo comum, tranquilos, serenos, dominando os espaços. Hoje, a glória individual foi do Danilo, mas o mais importante é a equipe. Sem ela, não estaríamos aqui. Lembrar de Wesley, Gerson… Sem eles, não estaríamos onde estamos hoje. Pedro também. Esse título é muito dedicado ao que ele fez pela gente”, completou.
Gerson deixou o clube no início de julho, quando o Flamengo acertou sua venda ao Zenit (RUS) por 25 milhões de euros — cerca de R$ 160 milhões na época. A transferência ocorreu durante a janela de meio de ano do futebol europeu.
No mesmo mês, Wesley também se despediu. O jovem defensor foi negociado com a Roma (ITA), igualmente por 25 milhões de euros, valor que representou aproximadamente R$ 161,5 milhões na cotação daquele período.
Mengão foi campeão da Libertadores com assistência do meia, que cobrou o treinador por sua permanência no comando técnico
30 Nov 2025 | 11:00 |
O Flamengo derrotou o Palmeiras por 1 a 0 neste sábado (29) e conquistou o tetracampeonato da Libertadores. Depois da decisão em Lima, Arrascaeta não só celebrou o título, como também fez questão de reforçar publicamente a importância de Filipe Luís e cobrou o clube pela renovação do treinador.
Arrascaeta sobre Filipe Luís no Flamengo: "não tem como ele ir embora"
“Eu acredito que não tem como ele ir embora. Ele é um treinador muito promissor e que tem um ano e pouco como profissional. A missão que ele tem, como ele arrumou o grupo… Ele é muito respeitado entre nós”, afirmou o meia, antes de completar:
“Acredito que isso foi um grande diferencial nesse ano: manter um treinador que sabe o que quer, com jogadores que o respeitam e acreditam na ideia dele. Estamos colhendo todos esses frutos”, concluiu Arrascaeta após o título do Mengão.
Filipe Luís tem vínculo com o Flamengo somente até o fim de 2025. A diretoria mantém conversas para estender o contrato, mas as negociações seguem travadas por divergências sobre salário e duração do novo acordo.
Promovido ao comando do time principal do Flamengo em outubro de 2024, após a saída de Tite, o treinador rapidamente ganhou protagonismo no cenário sul-americano. Desde então, somou títulos importantes: Copa do Brasil, Supercopa do Brasil, Campeonato Carioca e, agora, a Libertadores.
Com Filipe Luís novamente na área técnica, o Flamengo retorna ao Maracanã nesta quarta-feira (03), para enfrentar o Ceará, às 21h30 (de Brasília). O duelo é válido pela 37ª rodada do Brasileirão e, em caso de vitória, o Mengão confirma o título nacional. A partida será transmitida pela Globo, GE TV (YouTube) e SporTV.