Futebol

Ex-técnico do Flamengo, Tite se despede de ex-auxiliar e agradece pela amizade e parceria

Cleber anunciou fim da parceria de mais de duas décadas com Tite para se tornar treinador

Reprodução
Reprodução

  |

Icon Comentário0

Tite, ex-técnico do Flamengo, soltou um comunicado via assessoria de imprensa para se despedir de Cleber Xavier, que deixa a função de auxiliar para focar na carreira de treinador. Cleber esteve ao lado de Tite por 24 anos e acompanhou o técnico nos grandes momentos da carreira, como nas passagens por Grêmio, Corinthians, Seleção Brasileira e, por último, no Flamengo, onde ficaram por quase um ano.



Leia o comunicado de Tite


Cleber, tu merece ser o “Primeiro Técnico”. Esta foi minha frase inicial quando conversamos e tu colocaste do teu objetivo, neste momento da carreira. As 24 temporadas que passamos juntos foram alicerçadas na constante inquietação pelo saber. Sempre trabalhamos com lealdade e transparência, “esgrimindo” ideias para chegar a uma decisão deixando de lado, tanto quanto humanamente é possível, quem está certo, para encontrar “O QUE” está certo“, iniciou.


“Criamos uma relação de muito fortalecimento e acolhimento emocional em uma profissão linda e, ao mesmo tempo, muito exposta e que culminou com conquistas regionais, nacionais, sul-americanas e mundial. Falo agora no singular, Cléber: Muito obrigado pela amizade e parceria. Muita luz no teu caminho, com meu respeito e grato abraço“, finalizou Tite por meio da assessoria.

Números do trabalho no Flamengo

A comissão técnica de Tite deixou o Flamengo no dia 30 de setembro, com um histórico de 42 vitórias, 12 empates e 16 derrotas em 70 partidas disputadas. O treinador conseguiu cumprir o objetivo no final da temporada de 2023, quando chegou ao Mais Querido, que era de classificar o time de forma direta para a Libertadores deste ano.

Tite iniciou 2024 bem, com a conquista do Campeonato Carioca invicto. No entanto, após a Copa América, o time caiu de rendimento tanto em performance, quanto nas competições, com a eliminação nas quartas de final da Libertadores e a distância de nove pontos para o líder do Brasileirão.

No trabalho realizado no Flamengo, Matheus Bachi, filho e também auxiliar de Tite, foi quem ganhou mais holofotes nas ausências do treinador e em determinados momentos na beira do campo.

Após o jogo do Rubro-Negro nas oitavas de final da Libertadores, contra o Bolívar, na altitude, Tite teve problemas de saúde e não comandou a equipe na partida seguinte, que teve Matheus Bachi como o responsável na beira do gramado. Na ocasião, o Mais Querido derrotou o Bragantino por 2 a 1, na 24ª rodada do Brasileirão.

Comunicado de Cleber Xavier

“Escrevo aqui pra comunicar uma decisão que há muito tempo eu venho amadurecendo. Estou promovendo uma mudança na minha carreira e hoje eu deixo o cargo de assistente técnico do meu amigo Tite para buscar consolidar-me como treinador de futebol. É um momento de sensações conflitantes: se por um lado, deixar uma função onde fui extremamente feliz é difícil, por outro, a busca pelo velho sonho faz com que eu me sinta bastante empolgado.

Quero agradecer a todos que torceram por mim e aos clubes, instituições, jogadores e profissionais de comissões técnicas com quem trabalhei e que me ajudaram ao longo desses mais de 30 anos no futebol. Minha carreira tem sido uma grande escalada e sem o apoio de vocês eu não teria chegado até aqui e não me sentiria pronto para encarar o próximo estágio. E como não poderia ser diferente, quero deixar meu agradecimento mais do que especial ao Tite.

Ao lado dele, nos últimos 24 anos, eu tive as maiores alegrias que um profissional de futebol pode ter. E mais importante do que isso, criamos uma relação de laços eternos de afeto, respeito e, acima de tudo, amizade verdadeira. Muito obrigado a todos e nos vemos no próximo estágio dessa caminhada! Um abraço.”


Futebol

Flamengo conhece os valores para ter Roberto Firmino - confira

Novo diretor de futebol enfrenta desafios para reforçar o ataque do Mengão na próxima temporada

Roberto Firmino é sondado no Flamengo - foto: Al-Ahli
Roberto Firmino é sondado no Flamengo - foto: Al-Ahli

  |

Icon Comentário0

O Flamengo está ativo no mercado de transferências em busca de um substituto para Gabigol, que deixou o clube após uma passagem marcante. Sob a nova gestão do diretor de futebol José Boto, o Rubro-Negro enfrenta dificuldades para encontrar o nome ideal. Lassina Traoré, que chegou a ser cogitado, foi descartado devido a questões físicas, enquanto Roberto Firmino voltou a ser considerado como opção.


Atualmente no Al-Ahli, da Arábia Saudita, Firmino tem um preço fixado em 7 milhões de euros (cerca de R$ 44,7 milhões) para uma eventual liberação. Além disso, o atacante, de 33 anos, recebe salários em torno de R$ 12 milhões mensais, valor que precisaria ser ajustado para se encaixar na realidade financeira do clube carioca.




PASSAGEM VITORIOSA E INTERESSE DO CORINTHIANS

Roberto Firmino construiu uma carreira de destaque no futebol europeu, tendo conquistado a Premier League, a Champions League e o Mundial de Clubes da Fifa durante sua passagem pelo Liverpool, da Inglaterra. No Brasil, o atacante também desperta interesse de outros clubes, como o Corinthians, que monitora sua situação no mercado.



TÉCNICO DO AL-AHLI ESTARIA ABERTO A NEGOCIAR FIRMINO

De acordo com o portal local 'Al-Youm', Matthias Jaisse, técnico do Al-Ahli, estaria disposto a liberar Firmino como parte de um processo de reformulação do elenco. O treinador alemão planeja trazer novos reforços estrangeiros, com nomes como Riyad Mahrez, Ivan Toney e Firas Al-Braikan na lista de prioridades.

Essa possível mudança no planejamento do Al-Ahli pode abrir caminho para que o Flamengo avance nas negociações, especialmente se conseguir ajustar os valores envolvidos na operação.


Twitter: @pabloraphaelrua


Futebol

Agora ex-Flamengo, Gabigol tem numeração da camisa definida pelo Cruzeiro

O atacante assinou um contrato de três anos com a equipe mineira e foi anunciado na última quarta-feira (1)

Cruzeiro define numeração de Gabigol, ex-Flamengo (Reprodução/Cruzeiro)
Cruzeiro define numeração de Gabigol, ex-Flamengo (Reprodução/Cruzeiro)

  |

Icon Comentário0

Anunciado pelo Cruzeiro na última quarta-feira (1), Gabigol teve sua numeração definida pela equipe mineira. Com contrato até o fim de dezembro de 2028, o atacante ex-Flamengo usará novamente a camisa 9.


Lembrando que Gabigol usou a camisa 9 do Flamengo entre as temporadas de 2019 e 2022. O jogador deixou de utilizar a 9 para vestir a 10 a partir de 2023, já que Diego Ribas se aposentou dos gramados.


PERDA DA CAMISA 10


No entanto, Gabigol não se deu muito bem com a camisa 10 do Flamengo. O atacante, inclusive, perdeu a numeração na temporada de 2024, após aparecer usando usando uma camisa do Corinthians  durante um churrasco, algo que não agradou os dirigentes rubro-negros.

NÚMERO 99


Após perder a 10, Gabigol passou a utilizar a 99 até os últimos jogos com o Manto Sagrado. Com ela, marcou dois gols diante do Atlético-MG na final da Copa do Brasil e garantiu mais um título para o Mais Querido.

NA HISTÓRIA DO FLAMENGO

Com o título da Copa do Brasil, Gabigol entrou para o seleto grupo dos maiores vencedores da história do Flamengo, ao lado de Júnior, Arrascaeta, Zico e Bruno Henrique. Ou seja, o jogador conquistou 13 troféus em seis anos no Rubro-Negro.


Futebol

Rodri responde às críticas de Cristiano Ronaldo em favor de Vini Jr., ex-Flamengo, à Bola de Ouro

Vencedor do prêmio da revista France Football, o espanhol disse que foi surpreendido com as falas do craque português em favor do cria do Mengão

Rodri responde a críticas de Cristiano Ronaldo - Foto: Reprodução
Rodri responde a críticas de Cristiano Ronaldo - Foto: Reprodução

  |

Icon Comentário0

Vencedor da Bola de Ouro 2024, Rodri, do Manchester City, gerou polêmica ao responder as declarações de Cristiano Ronaldo sobre a premiação. O português havia considerado injusto que Vinícius Júnior, destaque do Real Madrid, não tivesse recebido o prêmio, apesar de sua temporada impressionante.


A resposta de Rodri


Em entrevista ao jornal espanhol As, Rodri não poupou palavras ao comentar as críticas de Cristiano. O volante espanhol lembrou que o próprio CR7 já se beneficiou do sistema de votação dos jornalistas no passado.


"Bem, foi mesmo uma surpresa, porque ele sabe melhor do que ninguém como funciona essa premiação e como se escolhe o vencedor. Esse ano, os jornalistas que votaram decidiram que eu deveria vencer. Esses mesmos jornalistas, a certa altura, votaram para que ele vencesse, e imagino que ele tenha concordado", declarou Rodri.

O jogador também comentou como a conquista impactou sua vida:


"Mudou minha vida. Talvez eu não fosse consciente ao ganhar, mas mudou minha vida. O impacto de sair à rua já não é o mesmo. Muitas coisas que antes eu podia fazer, evidentemente já não posso. Mas é bom, é por uma boa razão, é por esse reconhecimento que tive e que foi tão importante para mim e minha família. É um momento inesquecível."

O que disse Cristiano Ronaldo?

A declaração que provocou a resposta de Rodri foi feita por Cristiano Ronaldo no Globe Soccer Awards, evento em que Vini Jr. foi reconhecido como melhor jogador do mundo, assim como no The Best. CR7 elogiou o brasileiro e questionou os critérios da Bola de Ouro.

"Eu adoro o jeito que eles estão fazendo a carreira deles... Bellingham, Lamine (Yamal), essa nova geração. Vinícius, que está fazendo um trabalho fantástico. Ele merecia a Bola de Ouro. Foi injusto. Eu falo na frente de todo mundo. Eles deram para o Rodri. Ele merece também. Mas Vinícius ganhou a Champions League, fez gol. As outras questões não são importantes. Quando você merece, você tem que receber."

Vinícius Jr. reage às palavras de Cristiano Ronaldo

Após a declaração de Cristiano, Vinícius Júnior não escondeu a admiração pelo ídolo.

"Se o Cristiano Ronaldo está falando, eu vou acabar acreditando que sou o melhor jogador do mundo. Ele é o meu ídolo, junto com o Neymar", afirmou Vini Jr., destacando sua gratidão pelo reconhecimento.

O debate sobre a Bola de Ouro 2024

A decisão de premiar Rodri gerou controvérsia entre fãs e especialistas. Enquanto muitos reconhecem o papel fundamental do espanhol na conquista da Eurocopa e outros títulos pelo Manchester City, parte da torcida acredita que o impacto individual de Vinícius Júnior na temporada deveria ter sido mais valorizado, além dos título da Champions League. A discussão, no entanto, reforça o protagonismo de ambos no futebol mundial.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Cria do Flamengo aponta Vini Jr. como maior revelação do século
Futebol

Cria do Flamengo aponta Vini Jr. como maior revelação do século

 

Icon Comentário0
Comentarista critica fala de Gabigol após anúncio no Cruzeiro: "Não joga há dois anos"
Futebol

Comentarista critica fala de Gabigol após anúncio no Cruzeiro: "Não joga há dois anos"

 

Icon Comentário0
Ídolo do Flamengo, Andrade não se arrepende de não ter seguido carreira como treinador
Futebol

Ídolo do Flamengo, Andrade não se arrepende de não ter seguido carreira como treinador

 

Icon Comentário0