Futebol
|
0De passagem recente pelo Flamengo, o técnico português Vítor Pereira foi anunciado nesta quinta-feira (19) pelo Wolverhampton, da Inglaterra. De acordo com o anúncio da equipe inglesa, que disputa a Premier League, o vínculo entre as partes é de 18 meses. Ou seja, até o fim da temporada 2025/2026.
Vítor esteve no Flamengo em 2023, após passagem pelo Corinthians, mas decepcionou. Fez apenas 16 jogos e, depois de perder Mundial, Recopa Sul-Americana e Campeonato Carioca, acabou demitido do cargo.
O treinador português chega para substituir Gary O'Neil, que comandou os Wolves por 18 partidas na atual temporada. O inglês caiu após uma sequência de quatro derrotas seguidas no Campeonato Inglês para Bournemouth, Everton, West Ham e Ipswich Town. Contra o time de Liverpool, a contagem foi de 4 a 0.
Neste momento, a briga do Wolverhampton é contra o rebaixamento. O time é o 19º colocado entre 20 clubes da Premier League, com apenas duas vitórias em 16 jogos. Já são 11 derrotas no total, com mais três empates.
Desafio na defesa
Uma das maiores preocupações iniciais de Vítor no comando do Wolverhampton será sanar a parte defensiva, grande defeito da equipe na temporada. Em 16 jogos do Campeonato Inglês, os Wolves sofreram 40 gols, pior marca em toda a liga. Além dos Lobos, só outros dois times levaram mais de 30 tentos: Leicester City (34), o 17º; e Southampton (36), o último.
Elenco de brasileiros
Além do volante João Gomes, revelado nas categorias de base do Flamengo, Vítor vai encontrar outros brasileiros no Wolverhampton. O volante André, ex-Fluminense; o lateral-direito Pedro Lima, ex-Sport; e o atacante Matheus Cunha, ex-Atlético de Madrid (ESP), também integram o plantel.
Histórico de Vítor
Natural de Portugal, o treinador iniciou a carreira no país lusitano. Comandou Sanjoanense, Espinho, Santa Clara e Porto até se aventurar em outros locais. Após passar por Al Ahli Jeddah (ARA), Olympiacos (GRE), Fenerbahçe (TUR), 1860 München (ALE), Shanghai SIPG (CHI) e voltar ao clube turco, assinou com o Corinthians.
Depois de 64 jogos e 26 vitórias com o clube paulista, Vítor treinou o Flamengo por um breve período em 2023. Na última temporada, esteve à frente do Al-Shabab (ARA), com 30 partidas e 16 triunfos.
Mengão encara o Nova Iguaçu mirando se recuperar após início complicado no estadual; outras 3 partidas encerram a 3ª rodada
|
0O Campeonato Carioca segue a todo vapor, mas o Flamengo ainda não conseguiu vencer na competição. Neste domingo (19), o rubro-negro entra em campo pela terceira rodada, enfrentando o Nova Iguaçu no Estádio Castelão, em São Luís, às 21h (horário de Brasília). Além deste duelo, outras três partidas movimentam o Estadual.
Jogos do dia
A rodada começa às 17h, quando a Portuguesa recebe o Madureira no Estádio Luso-Brasileiro. Mais tarde, às 19h, o Boavista enfrenta o Vasco no Estádio Elcyr Resende de Mendonça. Às 20h, o Bangu recebe o Volta Redonda no Estádio Moça Bonita, encerrando os jogos antes do embate entre Flamengo e Nova Iguaçu.
Confira a programação deste domingo no Carioca:
17h: Portuguesa x Madureira | Estádio Luso-Brasileiro
19h: Boavista x Vasco | Estádio Elcyr Resende de Mendonça
20h: Bangu x Volta Redonda | Estádio Moça Bonita
21h: Flamengo x Nova Iguaçu | Estádio Castelão de São Luís
Flamengo x Nova Iguaçu
O Flamengo busca sua primeira vitória no Carioca diante do Nova Iguaçu. A partida será transmitida ao vivo pelo Premiere, no pay-per-view, pela Band, na TV aberta, e pelo canal Goat, no YouTube. Com o apoio da torcida em São Luís, o Mais Querido tenta reagir após os resultados das primeiras rodadas e retomar o caminho das vitórias no Estadual.
Situação na tabela
O Flamengo é o penúltimo colocado no estadual na 11ª posição e precisa vencer para voltar à briga pela classificação à fase final do Campeonato Carioca. Já o Nova Iguaçu está na terceira posição após dois jogos e pode empatar em pontos com o líder, Maricá, em caso de vitória diante do Mengão.
O narrador entrou na polêmica entre os craques e pediu moderação ao atacante do Al-Hilal
|
0A declaração de Neymar sobre Rivaldo segue sendo o principal assunto no meio esportivo brasileiro. Agora, foi a vez do narrador Galvão Bueno sair em defesa do ex-jogador em suas redes sociais.
Vale lembrar que em entrevista para Romário, Neymar afirmou que, no auge de sua carreira, jogaria no lugar de Rivaldo na seleção brasileira que conquistou o pentacampeonato mundial de 2002. A declaração soou como desrespeitosa para o campeão mundial, que reagiu, afirmando em suas redes sociais que, com '100% de certeza', isso jamais aconteceria.
Desse modo, a discussão ganhou ainda mais repercussão após Galvão Bueno entrar no assunto. O narrador se posicionou a favor de Rivaldo, defendendo a história do ex-jogador e pedindo cautela por parte de Neymar.
"Neymar disse em entrevista a Romário que, auge por auge, jogaria no lugar de Rivaldo no penta em 2002!! Calma, Neymar!! Você é bom demais!! Mas Rivaldo tem muito mais história que você!! Duas finais de Copa, 98 e 2002!! Melhor do mundo em 99, pentacampeão e melhor jogador da Copa em 2002!! E parabéns, Rivaldo, vc foi muito educado na resposta!! - publicou o narrador".
NEYMAR REBATE DECLARAÇÃO DE RIVALDO
Após a fala de Neymar repercutir, Rivaldo se pronunciou em suas redes sociais, dizendo que reconhece o talento do jogador, mas que diferente do atleta, ele estava focado em sua carreira. Logo em seguida, o atacante do Al-Hilal comentou na publicação do campeão mundial e disse que foi apenas uma escolha entre ele, Ronaldo e Ronaldinho.
"Calma, meu amigo... Todos os jogadores brasileiros que disputaram copa se dedicaram e focaram 100%... Uns conseguiram o objetivo final, outros infelizmente não, e faz parte do futebol. Sempre te respeitei e jamais vou tirar o mérito de quem você é pro futebol brasileiro... Foi apenas uma escolhar entre os 3 e você não quer que eu tire Ronaldo e Ronaldinho, ne?", disse Neymar.
Clube da Costa Rica entrou com pedido junto à FIFA para que um clube mexicano seja excluído do torneio por serem do mesmo dono
|
0Faltando menos de cinco meses para o início do Mundial de Clubes, a FIFA ainda não definiu como resolverá a situação envolvendo León e Pachuca, times mexicanos com o mesmo proprietário. A duplicidade fere o regulamento do torneio, que proíbe dois clubes com o mesmo dono de participarem da mesma competição. Frente a isso, o Alajuelense, da Costa Rica, formalizou um pedido de esclarecimento à entidade máxima do futebol nesta semana.
Alajuelense pressiona, mas vaga mexicana deve ir ao América
Embora tenha pressionado a Fifa por respostas, a Alajuelense, apenas 44ª colocada no ranking da Concacaf, não é favorita a assumir uma vaga no Mundial em caso de exclusão de um dos clubes mexicanos. O mais provável é que o América do México, segundo no ranking, herde o lugar de León ou Pachuca, caso necessário.
León, adversário do Flamengo no Grupo D, está na mesma chave de Chelsea e Esperánce de Tunis. Já o Pachuca integra o Grupo H, ao lado de Al-Hilal, RB Salzburg e Real Madrid, de Vini Jr.
Cenário complicado e precedentes da FIFA
Os Estados Unidos, líderes do ranking da Concacaf com o Columbus Crew, já atingiram o limite de dois representantes no torneio: Seattle Sounders e Inter Miami. A exceção a essa regra só ocorre em países com mais de dois campeões continentais nos últimos quatro anos, como o Brasil, que terá Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo no Mundial.
León e Pachuca garantiram vaga ao vencer a Liga dos Campeões da Concacaf em 2023 e 2024, respectivamente. Ambos pertencem ao conglomerado de Jesús Martínez Patiño, que também controla Mineros de Zacatecas, Coyotes de Tlaxcala (ambos do México), Talleres (Argentina) e Everton (Chile).
Uma solução especulada seria um compromisso formal que atestasse a gestão independente dos clubes, como já ocorreu na UEFA com Manchester United e Nice, ambos ligados ao empresário Jim Ratcliffe. Outra possibilidade seria a venda de um dos times para atender ao regulamento.
Manifestação oficial da Alajuelense
Em comunicado divulgado na última quinta-feira (16), a Alajuelense afirmou ter protocolado uma queixa formal à FIFA em novembro, cobrando uma decisão até o fim de janeiro de 2025.
"A LDA solicita à FIFA que emita e comunique uma decisão antes do fim de janeiro de 2025. Essa decisão é crucial para garantir a integridade do torneio e proteger os direitos dos clubes participantes", destacou o clube.
Até o momento, a FIFA manteve os dois mexicanos no sorteio dos grupos, realizado em 5 de dezembro, enquanto busca uma solução definitiva para o impasse.