Futebol
15 Jul 2024 | 12:13 |
O ex-vice-presidente de Finanças do Flamengo, Rodrigo Tostes, decidiu abrir o jogo sobre sua recente saída da diretoria do clube ao jornalista Venê Casagrande. Em uma entrevista franca, ele detalhou os motivos de sua decisão, declarou seu apoio ao candidato Ricardo Lomba (Bap) na próxima eleição e falou sobre sua relação com o atual presidente, Rodolfo Landim.
Rodrigo Tostes começou explicando que sua decisão foi motivada por um alinhamento de visão e trabalho com Bap, e pela preocupação em evitar um conflito de interesses no clube. "Meu alinhamento de visão e de trabalho com o Bap é muito grande. Como sempre, escolho o que acredito ser melhor para o Flamengo. Tomei a iniciativa de conversar com o Presidente Landim porque seria ruim para o clube apoiarmos candidatos diferentes. De comum acordo decidimos que era melhor eu sair", disse Tostes.
ALIANÇAS NAS ELEIÇÕES
Tostes vê a eleição deste ano como crucial para o futuro do Flamengo, comparando-a com a eleição de 2013, quando o clube passou por uma significativa transformação administrativa. "A eleição desse ano é tão importante quanto a eleição de 2013. A complexidade do negócio futebol e o tamanho do Flamengo demandam experiência corporativa de altíssimo nível e um grupo de apoio muito qualificado como tivemos em 2013. Os sócios precisam entender que o processo eleitoral deve ser encarado com um rigoroso processo seletivo para decidir o presidente do Flamengo baseada em competências e habilidades", enfatizou.
Sobre uma possível volta ao cargo de VP de Finanças, Tostes foi reservado, preferindo focar no plano de governo de Bap. "Sou Flamengo e tenho uma honra enorme em ter feito parte do processo de transformação do Flamengo. Jamais discutiria cargo. Meu apoio está baseado no plano de governo que ele discutiu comigo e vai apresentar em breve."
Atacante foi negociado pelo Mengão com o clube mexicano pouco menos de um ano após sua chegada e rubro-negro manda recado
21 Dez 2025 | 15:15 |
O Pumas, do México, anunciou neste sábado (20) a contratação de Juninho, atacante do Flamengo. Pouco depois da confirmação oficial, o clube publicou uma mensagem de despedida nas redes sociais. Em postagem no X (antigo Twitter), o Rubro-Negro agradeceu ao jogador: “Obrigado, Juninho. As ruas jamais vão esquecer”.
Após o anúncio do Pumas, Juninho também usou as redes sociais para se despedir do Flamengo. Em um longo texto, o atacante afirmou que realizou um sonho ao vestir o Manto Sagrado e destacou a temporada vitoriosa de 2025.
O jogador ressaltou a emoção de atuar no Maracanã, conviver com atletas que antes via apenas pela televisão e sentir de perto a força da torcida rubro-negra. Juninho também exaltou o carinho recebido nas arquibancadas e afirmou que viver tudo isso foi algo inesquecível em sua carreira.
Com a venda, o Flamengo recupera integralmente o investimento feito no início de 2025. O Pumas vai pagar 5 milhões de euros (cerca de R$ 31,5 milhões) pelo atacante, o mesmo valor desembolsado pelo clube para tirá-lo do Qarabag, do Azerbaijão.
Contratado no começo da temporada 2025, Juninho não conseguiu se firmar na equipe comandada por Filipe Luís. Ao todo, o atacante disputou 32 partidas, marcou quatro gols e somou 880 minutos em campo. Dos gols anotados, um foi pela Libertadores, um pelo Brasileirão e dois pelo Campeonato Carioca. O vínculo com o clube ia até o fim de 2028, mas, diante da falta de sequência, as partes optaram pela saída.
Além de Juninho, o Flamengo já tem outras baixas confirmadas para 2026. O Wolfsburg, da Alemanha, anunciou a contratação do zagueiro Cleiton, enquanto o goleiro Matheus Cunha assinou um pré-contrato com o Cruzeiro em junho e defenderá o clube mineiro na próxima temporada. O zagueiro Pablo, que não atuou sob o comando de Filipe Luís, é outro que teve seu contrato encerrado com o Mais Querido e já tem acerto com o São Bernardo.
Capitão da equipe Sub-20 destaca a importância tática e a comunicação do volante ítalo-brasileiro, afirmando que ele funciona como uma extensão do treinador
21 Dez 2025 | 15:00 |
A influência de Jorginho no elenco do Flamengo vai muito além da técnica refinada no meio-campo. Quem garante é o zagueiro Iago, capitão da equipe Sub-20 do Rubro-Negro. Em entrevista recente à CazéTV, o defensor rasgou elogios ao companheiro de equipe, destacando seu papel fundamental na organização tática e na liderança durante as partidas, comparando-o diretamente ao técnico Filipe Luís.
Segundo Iago, a experiência internacional de Jorginho é um diferencial vital, especialmente em momentos onde a comunicação com o banco de reservas se torna difícil devido ao barulho da torcida nos estádios. O zagueiro revelou que o volante atua como um verdadeiro treinador dentro de campo, orientando o posicionamento dos demais atletas.
Para o jovem defensor, as intervenções de Jorginho são precisas e essenciais para o funcionamento da equipe. Iago utilizou uma expressão curiosa e afetuosa para definir o estilo de cobrança do camisa 5.
"Sim, ele é um chato do bem. Tudo que ele faz e fala dentro de campo, fica perfeito. Ele é o Filipe Luís dentro de campo. Por conta do barulho no estádio, não dá para ouvir direito o treinador, então ele entra em ação. Ele joga muito e faz muita diferença", afirmou Iago.
Contratado no meio da temporada visando a disputa do Mundial de Clubes, Jorginho adaptou-se de forma imediata. Tornou-se titular absoluto e um dos pilares de confiança de Filipe Luís. Desde sua chegada, o ítalo-brasileiro soma 32 partidas com a camisa do Flamengo, com três assistências e cinco gols marcados, todos convertidos em penalidades máximas, incluindo o último tento do clube em 2025, na final contra o PSG.
Diretoria rubro-negra comunica estafe do jogador que não há interesse em ouvir propostas neste momento; foco total será no tratamento do problema articular
21 Dez 2025 | 14:30 |
O Flamengo definiu sua estratégia para o meio-campista Nicolás de la Cruz visando a temporada de 2026. Ao contrário das especulações sobre uma possível saída, o clube carioca decidiu apostar todas as fichas na recuperação física e técnica do jogador de 28 anos.
Segundo informações apuradas pelo jornalista Diogo Dantas, do jornal O Globo, a diretoria já sinalizou aos representantes do atleta que não há intenção de abrir conversas com outras equipes nesta janela de transferências.
O objetivo principal do departamento de futebol é recuperar o alto nível de desempenho do uruguaio antes de cogitar qualquer movimentação de mercado. O entendimento interno é de que o potencial do camisa 18 é indiscutível e que seu rendimento abaixo do esperado em 2025 teve uma causa clínica clara.
A queda de rendimento de De la Cruz na última temporada está diretamente ligada a um problema articular crônico no joelho esquerdo. A questão física limitou a minutagem do atleta, especialmente no segundo semestre, quando ele passou a figurar frequentemente no banco de reservas — inclusive na final da Copa Intercontinental contra o PSG.
Para 2026, a meta é realizar um trabalho específico que permita ao jogador atuar sem dores. O Flamengo fez um investimento pesado em sua contratação em dezembro de 2023, desembolsando cerca de R$ 102 milhões. Com contrato válido até junho de 2028, a diretoria vê o meia como peça fundamental e não busca reposição para a posição no mercado, confiando que o elenco atual é suficiente para suprir as demandas do setor.