
Futebol
|
Com um início de trabalho sólido no Flamengo, Filipe Luís já se destaca por sua forte organização defensiva. Natural para um ex-lateral, o treinador tem implementado um sistema eficiente, tornando-se o técnico rubro-negro com a menor média de gols sofridos nos últimos dez anos.
Em 24 jogos sob seu comando, o Flamengo sofreu apenas 12 gols, o que equivale a uma média de 0,5 gols sofridos por partida. Em 2025, os números são ainda mais impressionantes: apenas um gol sofrido em nove partidas.
Defesa é prioridade para Filipe Luís
O técnico destaca que a fase defensiva não depende apenas dos zagueiros, mas de todo o time.
"Dou muito valor para a fase defensiva, que não é só zagueiro e lateral, é a equipe toda. Todos participam. Sou fissurado em atacar, mas entendo que temos que saber defender. Se for para perder, quero que seja desse jeito. A longo prazo, a defesa tem o mesmo peso que o ataque", disse Filipe após a vitória sobre o Vasco.
Com isso, o treinador supera Dorival Júnior (2018), que tinha a segunda melhor média com 0,58 gols sofridos por jogo. O terceiro da lista é Paulo César Carpegiani, com 0,65.
Técnicos do Flamengo com melhor média defensiva na última década
1- Filipe Luís (2024-2025): 0,50 (12 gols sofridos em 24 jogos)
2- Dorival Júnior (2018): 0,58 (7 gols sofridos em 12 jogos)
3- Paulo César Carpegiani (2018): 0,65 (11 gols sofridos em 17 jogos)
4- Tite (2023-2024): 0,72 (51 gols sofridos em 70 jogos)
5- Maurício Barbieri (2018): 0,74 (29 gols sofridos em 39 jogos)
6- Muricy Ramalho (2016): 0,80 (21 gols sofridos em 26 jogos)
7- Jorge Jesus (2019-2020): 0,82 (47 gols sofridos em 57 jogos)
8- Dorival Júnior (2022): 0,83 (35 gols sofridos em 42 jogos)
9- Reinaldo Rueda (2017): 0,84 (26 gols sofridos em 31 jogos)
10- Renato Gaúcho (2021): 0,86 (32 gols sofridos em 37 jogos)
Com uma defesa sólida e organizada, Filipe Luís coloca seu nome entre os melhores técnicos defensivos do Flamengo nos últimos anos.
O Mais Querido teve seu grupo definido e deverá estrear na competição no início de abril; Rubro-negro buscará o tetracampeonato no torneio
|
Na noite desta segunda-feira (17), a Conmebol definiu os grupos da primeira fase da Libertadores 2025. A cerimônia foi realizada em Luque, no Paraguai, sede da entidade. Desse modo, o Flamengo conheceu seus primeiros adversários no torneio.
Ao todo, sete equipes brasileiras disputarão a fase de grupos da Libertadores 2025. O cabeça de chave do Grupo A é o Botafogo, atual campeão do torneio. Além disso, Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Internacional, Fortaleza e Bahia também disputarão a competição.
CONFIRA TODOS OS GRUPOS DA LIBERTADROES 2025:
GRUPO A
Botafogo
Estudiantes (ARG)
Universidad de Chile (CHI)
Carabobo (VEN)
GRUPO B
River Plate (ARG)
Independiente del Valle (EQU)
Universitario (PER)
Barcelona (EQU)
GRUPO C
Flamengo
LDU (EQU)
Deportivo Táchira (VEN)
Central Córdoba (ARG)
GRUPO D
São Paulo
Libertad (PAR)
Talleres (ARG)
Alianza Lima (PER)
GRUPO E
Racing (ARG)
Colo-Colo (CHI)
Fortaleza
Bucaramanga (COL)
GRUPO F
Nacional (URU)
Internacional
Atlético Nacional (COL)
Bahia
GRUPO G
Palmeiras
Bolívar (BOL)
Sporting Cristal (PER)
Cerro Porteño (PAR)
GRUPO H
Peñarol (URU)
Olimpia (PAR)
Velez (ARG)
Bulo-Bulo (BOL)
CALENDÁRIO DA FASE DE GRUPOS E JOGOS ELIMINATÓRIOS
Assim, com todos os grupos definidos, a competição terá início entre os dias 2 de abril e 28 de maio, com confrontos de ida e volta dentro de cada grupo. Lembrando que os dois primeiros avançam para as oitavas de final.
Mengão tenta recuperar o título continental após três anos e estreia na competição diante de equipe sul-americana; confira adversários
|
Na noite desta segunda-feira (17), a Conmebol realizou o sorteio da fase de grupos da Libertadores 2025, em Luque, no Paraguai. O Flamengo, cabeça de chave no Pote 1, conheceu seus adversários na competição, que terá início em abril. O Mais Querido, tricampeão do torneio, busca o tetracampeonato após o último título conquistado em 2022.
O Flamengo caiu em um grupo desafiador, mas evitou confrontos contra outras equipes brasileiras. O regulamento do torneio não permite que times do mesmo país fiquem na mesma chave, a menos que venham da fase preliminar — como foi o caso do Bahia, que garantiu sua vaga no Pote 4.
GRUPO DO FLAMENGO TEM ADVERSÁRIOS TRADICIONAIS E DUELOS EQUILIBRADOS
Com o sorteio concluído, a equipe Carioca enfrentará LDU (EQU), Táchira (VEN) e Central Córdoba (ARG). na fase de grupos da Libertadores. A equipe comandada por Filipe Luís terá um caminho desafiador rumo ao mata-mata, mas a expectativa é de uma boa campanha na fase de grupos. O Rubro-Negro terá o Maracanã como um de seus trunfos, onde historicamente tem um ótimo desempenho em competições continentais.
MENGÃO BUSCA VOLTAR AO TOPO DA AMÉRICA APÓS TRÊS ANOS
Com três títulos no currículo (1981, 2019 e 2022), o Flamengo quer novamente erguer o troféu da maior competição de clubes da América do Sul. Desde a última conquista, o clube passou por mudanças no elenco e na comissão técnica, mas mantém a ambição de se consolidar como uma das grandes potências do futebol sul-americano.
Na edição passada, o Flamengo ficou pelo caminho e não conseguiu chegar à final. Agora, o objetivo é corrigir os erros e brigar pelo tetracampeonato, reforçando seu protagonismo na Libertadores. A fase de grupos começa em abril e vai até maio. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para as oitavas de final, que serão disputadas no formato mata-mata.
O técnico do Flamengo tem chamado a atenção com o estilo adotado na equipe rubro-negra e já esteve em contato com um grande treinador
|
Filipe Luís tem feito um ótimo trabalho à frente do Flamengo até o atual momento. Desse modo, o técnico do Mais Querido está chamando a atenção do Brasil e da Europa. Assim, o diretor técnico do Rubro-Negro, José Boto, analisou o cenário nacional e destacou que a equipe do comandante tem o melhor futebol do país.
"Em termos de estética, como diria meu conterrâneo Jorge Jesus, a nota artística, temos, claramente, o melhor futebol do Brasil nesse momento. E não exagerando, não vejo muitos times no mundo com futebol tão atrativo, tão ofensivo como o nosso. Se isso vai dar para ganhar tudo, ninguém sabe. Mas não é fácil ver uma equipe que jogue um futebol tão atrativo", inicia José Boto, em entrevista ao jornalista Venê Casagrande.
Boto também revelou que está recebendo mensagens de colegas europeus que estão encantados com o estilo de jogo de Filipe Luís: "Recebi mensagens de amigos europeus que viram o jogo ontem. Estavam completamente deliciados com a forma como jogamos", conta.
Um deles é Roberto De Zerbi, técnico italiano que comanda o Olympique de Marseille. Boto ainda destaca que Filipe Luís conversou com o comandante em uma reunião online.
"Ele gosta muito do Roberto De Zerbi. Sou muito amigo dele, porque veio do Sassuolo para o Shakhtar. Há duas semanas, tivemos uma reunião online, eu, Filipe e ele, e ele é um apaixonado pela forma como Filipe joga. Há uma paixão recíproca, o Filipe gosta do Zerbi, e o Zerbi gosta do futebol do Filipe", conta.
FOCO NO BRASILEIRÃO
Após conquistar o Campeonato Carioca, Filipe Luís iniciará a preparação do elenco do Flamengo para a estreia no Brasileirão. O Mais Querido encara o Internacional, no dia 29 deste mês, às 21h, no Maracanã, pela primeira rodada da competição.