
Futebol
|
O Flamengo de Filipe Luís vem ganhando a aprovação da torcida após as vitórias sobre o Corinthians e o Bahia, pela Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro, respectivamente. Após o triunfo na Arena Fonte Nova, no último sábado (05), o novo treinador destacou as alterações que implementou desde que assumiu o comando da equipe principal.
“Tentei passar bastante conteúdo nos vídeos e, como falei, esse time está bem treinado. É um time que já tem um certo lastro em algumas facetas que também penso igual, então os ajustes que fiz no vídeo eles assimilaram bem, muito bem. O que mais gosto é que esse grupo é inquieto, é um grupo que pergunta e que não entra em campo com dúvidas”, iniciou Filipe Luís, lembrando do trabalho de Tite.
“Então quando alguma coisa não fica clara, eles são os primeiros a perguntarem. Se alguma coisa não está saindo bem no campo, eles olham para o treinador e perguntam o que fazer. Isso, para mim, é fundamental porque eles estão seguindo a minha ideia, eles não estão usando a ideia deles cada um por separado”, concluiu o treinador do Flamengo.
Mudanças no time
Desde sua chegada, Filipe Luís fez pequenas modificações nas escalações, mas o Flamengo já apresenta um estilo de jogo mais ofensivo. Contra o Corinthians, o time criou cinco grandes oportunidades de gol, enquanto, diante do Bahia, foram três chances claras, totalizando oito oportunidades em apenas dois jogos.
Situação do Flamengo
Com a vitória de 2 a 0 sobre o Bahia, com gols de Ayrton Lucas e Carlos Alcaraz, o Flamengo alcançou 51 pontos no Campeonato Brasileiro. O time ocupa a quarta posição, mas se aproximou do Palmeiras e do Fortaleza, que não venceram na rodada.
Próximo jogo
O Flamengo volta a campo apenas após a pausa para a Data FIFA, que ocorre nesta semana. O próximo compromisso da equipe será o clássico contra o Fluminense, no dia 17 de outubro, no Maracanã, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O defensor do Mais Querido também destacou que deseja ter um programa na TV após pendurar as chuteiras; contrato do jogador vai até dezembro de 2026
|
Reforço do Flamengo na última janela de transferências, Danilo abriu o jogo sobre seu futuro, quando se aposentar dos gramados. Com contrato até dezembro de 2026, o defensor revelou que seu sonho é ter um programa na TV.
"Não penso em continuar no futebol. Se isso acontecer, precisaria ser treinador.
Gosto do jogo, dos movimentos táticos e da estratégia. A parte extracampo não me apaixona muito… Mas se eu tivesse que dar uma resposta agora, diria que gosto muito da comunicação, de conversar com as pessoas, de entretenimento, de contar histórias. Talvez ter um programa na TV, sair Brasil afora entrevistando pessoas", disse o jogador.
Danilo também destacou o sonho em cursar psicologia. O zagueiro é bastante conhecido no meio do futebol por sempre estar ajudando outros jogadores com conselhos.
"Tenho o sonho de cursar Psicologia na universidade.
Talvez não para atender em uma clínica, mas para usar junto à comunicação e ajudar as pessoas no meu entorno", finalizou.
FOCO NA RECUPERAÇÃO
Enquanto Danilo não se aposenta, o defensor segue focado no Flamengo e em sua recuperação de lesão. Assim, o zagueiro deve ficar à disposição do Flamengo apenas nas próximas semanas. O Mais Querido volta a campo na quinta-feira (3), contra o Deportivo Táchira (VEN), pela Libertadores.
Mengão vai para a competição nos Estados Unidos com sonho de conquistar o mundo de novo e diretor vê grande diferença para os europeus no lado físico
|
Os clubes europeus chegam como favoritos ao Mundial de Clubes, mas, para José Boto, diretor técnico do Flamengo, os times sul-americanos podem surpreender. Segundo ele, a fase da temporada pode equilibrar as forças, já que as equipes do Velho Continente estarão encerrando o calendário, enquanto os representantes da Libertadores estarão em plena forma física.
“É uma competição eliminatória (a partir das oitavas de final), um dia ruim todo mundo tem. Nessas condições é possível. Se fosse uma liga (campeonatos nacionais) com esses clubes, seria muito mais difícil. Agora, numa competição em que certo momento um time será eliminado, é possível um clube sul-americano ganhar o Mundial. Em termos esportivos é melhor para nós, clubes sul-americanos, do que para aos europeus. Estamos no meio da temporada, os jogadores vão chegar na sua melhor forma física”, afirmou José Boto ao jornal O Globo.
"Não sei o que os europeus vão fazer. Ou seguem treinando até o Mundial para os atletas não perderem a forma ou vão dar férias e encarar o Mundial como pré-temporada."
O dirigente também destacou que a forma como os europeus vão encarar o Mundial pode impactar no nível de competitividade do torneio.
“Não sei o que os europeus vão fazer. Ou seguem treinando até o Mundial para os atletas não perderem a forma ou vão dar férias e encarar o Mundial como pré-temporada. Do nosso ponto de vista, prefiro que eles encarem como pré-temporada. Alguns dos times europeus que vão são realmente muito fortes. Em condições normais são mais fortes do que os sul-americanos. Essa forma como eles vão encarar o Mundial vai dar uma equilibrada nas coisas”, acrescentou.
O Flamengo está no Grupo D e fará sua estreia contra o Espérance de Tunis, no dia 16 de junho. O segundo compromisso será diante do Chelsea, no dia 20. O terceiro adversário seria o León, do México, mas o clube foi excluído por pertencer ao mesmo grupo proprietário do Pachuca, algo proibido pelo regulamento. A FIFA planeja fazer um playoff para definir a última equipe da chave rubro-negra.
16/06 – 22h | vs. Espérance – Lincoln Financial Field, Filadélfia
20/06 – 15h | vs. Chelsea – Lincoln Financial Field, Filadélfia
24/06 – 22h | vs. adversário a definir – Camping World Stadium, Orlando
A competição segue o formato semelhante ao da Copa do Mundo de seleções, com 32 clubes divididos em oito grupos de quatro equipes. Os dois primeiros de cada chave avançam às oitavas de final, e os confrontos seguem em jogo único até a grande final, marcada para o dia 13 de julho.
O Rubro-Negro encara a equipe venezuelana nesta quinta-feira (3) e tenta encerrar a sequência negativa como visitante no torneio continental.
|
O Flamengo iniciou a semana de treinamentos visando a estreia na Libertadores contra o Deportivo Táchira. O duelo está marcado para esta quinta-feira (3), às 21h30, no Estádio Polideportivo de Pueblo Nuevo, na Venezuela. Comandado por Filipe Luís, o time busca iniciar a competição com uma boa atuação e, ao mesmo tempo, encerrar um longo jejum de vitórias como visitante no torneio continental.
O Flamengo não conseguiu vitórias atuando fora de seus domínios nas edições de 2023 e 2024, acumulando uma sequência negativa de nove partidas. Durante esse período, foram quatro empates e cinco derrotas, resultando em um baixo aproveitamento de 14,8% como visitante.
Em 2023, a fase de grupos terminou com derrota para o Aucas e empates contra Racing e Ñublense. A eliminação precoce ocorreu após um revés por 3 a 1 contra o Olimpia, no Paraguai, nas oitavas de final.
TEMPORADA 2024 FOI MARCADA POR MAIS RESULTADOS NEGATIVOS FORA DE CASA
Sob o comando de Tite, a campanha na edição passada também teve dificuldades longe do Maracanã. O time foi derrotado por Bolívar e Palestino, além de empatar com o Millonarios. Na fase de mata-mata, nova derrota para os bolivianos, dessa vez em La Paz, e um empate com o Peñarol no Uruguai, que culminou na eliminação do torneio.
ÚLTIMA VITÓRIA FORA DE CASA NA LIBERTADORES FOI NA SEMIFINAL DE 2022
O último triunfo do Flamengo como visitante na Libertadores aconteceu em 2022, quando goleou o Vélez Sarsfield por 4 a 0 na semifinal. Naquela temporada, o clube conquistou o título continental, consolidando mais um período vitorioso de sua história. Agora, com Filipe Luís no comando e a equipe vivendo um bom momento, a expectativa é que esse jejum seja encerrado diante do Deportivo Táchira.