Futebol

Filipe Luís explica Flamengo com 4 atacantes diante do Fortaleza

Técnico do Mengão reforçou o grande momento vivido por Gonzalo Plata e disse que para vencer o Leão no Castelão precisava de força ofensiva

Filipe Luís explica os 4 atacantes diante do Fortaleza - Foto: Reprodução/FlaTV
Filipe Luís explica os 4 atacantes diante do Fortaleza - Foto: Reprodução/FlaTV

  |

Icon Comentário0

Filipe Luís surpreendeu na última terça-feira (26) ao escalar o Flamengo com quatro atacantes no confronto contra o Fortaleza, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Apesar da estratégia ofensiva, o Rubro-Negro não conseguiu furar a defesa adversária, e o jogo terminou em 0 a 0 na Arena Castelão.


“Se você me identificou com variações estáticas, quer dizer que eu tomo isso como um elogio. Porque realmente temos muitas variações, muitos detalhes dentro do jogo, dependendo do adversário que temos pela frente. E hoje a minha escalação é simples: fui para cima. Vir aqui na casa do Fortaleza, um time que não tinha perdido ainda em casa durante o ano inteiro, e continua sem perder, eu acreditava que a única forma de vencê-los seria ir atacando e tentando ir para cima deles. Tentei aproveitar o Plata, que está num grande momento”, disse o treinador na entrevista coletiva pós-jogo.


Escalação ousada e expulsão impactam o jogo


O técnico rubro-negro apostou em um quarteto ofensivo formado por Bruno Henrique, Gabigol, Michael e Gonzalo Plata, aproveitando o bom momento do equatoriano. O Flamengo dominou as ações ofensivas, mas a expulsão do volante Erick Pulgar obrigou o time a recuar e reorganizar o meio de campo, dificultando a busca pelo gol.

“Com a falta do Evertton (Araújo) e do Nico (De la Cruz), que está voltando de lesão, aproveitei para usar o Gerson ali, um volante que também consegue ser mais um homem de ataque. E tentamos explorar mais ou menos os pontos que acreditávamos que poderíamos contra o Fortaleza, que é um time que defende muito bem, bloqueia muito o meio. A gente tentou desmontar um pouco essa defesa deles para conseguir machucá-los. Não é fácil, como eu falei, é um time que não vai perder em casa, mas não só isso, era o terceiro ou quarto colocado do campeonato por méritos próprios”, finalizou.


Estatísticas da partida

Segundo o portal Sofascore, o Flamengo teve:

61% de posse de bola, contra 39% do Fortaleza;

16 finalizações, sendo seis grandes chances de gol.

Já o Fortaleza, comandado por Juan Pablo Vojvoda, somou sete finalizações e priorizou a defesa para conter o ímpeto rubro-negro.

Situação na tabela

Com o empate, o Flamengo chegou aos 63 pontos, permanecendo na quinta posição do Brasileirão. O Rubro-Negro está atrás de Botafogo (73), Palmeiras (70), Internacional (65) e Fortaleza (65). O São Paulo, com 59 pontos, segue na sexta posição, quatro pontos atrás do Mengão.

Próximo confronto

O Flamengo volta a campo no próximo domingo (01), pela 36ª rodada do Brasileirão. No Maracanã, a equipe enfrenta o Internacional, às 16h (horário de Brasília). O jogo será transmitido pela Rede Globo e pelo Premiere (pay-per-view).


Futebol

Flamengo tem 2 jogadores com futuro incerto após fechamento da janela de transferências interna

O Mais Querido não recebeu propostas pelos atletas e agora busca prepará-los para novas negociações no meio deste ano de 2025

O Flamengo não recebeu propostas pelos jogadores e agora busca prepará-los para novas negociações no meio deste ano ( Reprodução/ Flamengo)
O Flamengo não recebeu propostas pelos jogadores e agora busca prepará-los para novas negociações no meio deste ano ( Reprodução/ Flamengo)

  |

Icon Comentário0

Nesta última sexta-feira (11), a janela de transferências extra para jogadores que participaram dos estaduais fechou e o Flamengo não conseguiu negociar Lorran e o zagueiro Pablo. Assim, os atletas continuam com futuro incerto no clube.


FLAMENGO ENCONTRA DIFICULDADES EM NEGOCIAR PABLO


Recebendo um dos maiores salários do clube, o zagueiro Pablo segue afastado da equipe principal do Flamengo. A ideia do Mais Querido era negociá-lo para aliviar a folha salarial, porém, segundo o GE, o Rubro-Negro não recebeu nenhuma proposta pelo defensor.


Vale lembrar que o contrato de Pablo com o Flamengo vai até dezembro deste ano. O defensor foi comprado pelo Mais Querido junto ao Lokomotiv (RUS) pelo valor de 2,5 milhões de euros (R$ 14 milhões), e disputou 51 jogos com o Manto Sagrado em três anos, não conseguindo se firmar na equipe principal e sendo alvo de críticas da torcida.

SITUAÇÃO DE LORRAN É MAIS COMPLEXA


Já a situação de Lorran é diferente da de Pablo. Isso porque, o Flamengo ainda acredita no jovem meia e o tem incentivado no seu crescimento profissional. Alvo de outros clubes no início do ano, chegando a ser negociado com o CSKA (RUS), o jogador viu a venda melar nos últimos instantes. Depois, o Rubro-Negro encaminhou o empréstimo do meia ao Fortaleza, o que também não se concretizou. Fora dos planos de Filipe Luís, ele segue treinando com o sub-20, sendo destaque na equipe e já tendo anotado 3 gols.

Assim, no atual momento o Flamengo não cogita mais emprestar Lorran para outra equipe na atual temporada. O Mais Querido vê o retorno do jovem ao sub-20 como oportunidade para ele seguir em seu processo de desenvolvimento e ser reaproveitado no elenco profissional.


Futebol

Jornal espanhol destaca motivo que levou o ex-Flamengo, Vinícius Júnior, cair de rendimento

O portal diz que o declínio do cria do Mais Querido começou após a premiação da Bola de Ouro em 2024 e destacou que a queda é incompreensível

O Marca diz que o declínio de Vini Jr, ex-Flamengo, começou após a premiação da Bola de Ouro em 2024 (Reprodução/ Instagram)
O Marca diz que o declínio de Vini Jr, ex-Flamengo, começou após a premiação da Bola de Ouro em 2024 (Reprodução/ Instagram)

  |

Icon Comentário0

Cria do Flamengo, Vinícius Júnior não tem feito uma grande temporada, com muitos jogos em baixa pelo Real Madrid e Seleção Brasileira. Assim, o jornal Marca', da Espanha, destacou que a queda de rendimento do brasileiro começou com a perda da Bola de Ouro de 2024, conquistado por Rodri, do Manchester City.




 O craque brasileiro não hesitou em desafiar o mundo do futebol...


"Vinicius, que se viu com a Bola de Ouro no bolso, descobriu na última hora que o troféu iria para Rodri e, 20 minutos depois de confirmar o que já era um segredo aberto, o craque brasileiro não hesitou em desafiar o mundo do futebol, sentindo que seu sonho de ganhar seu primeiro prêmio de ouro tinha acabado de ser arrebatado. Enigmático, mas também desafiador", destacou a publicação, lembrando de postagem daquele dia do jogador em suas redes sociais.

VINI JR NÃO FOI MAIS O MESMO DESDE A PREMIAÇÃO


O jornal ainda destaca que desde aquele dia, Vini Jr não foi mais o mesmo no Real Madrid. A publicação também fala que a noite do ex-Flamengo contra o Arsenal, considerada a pior da temporada, é um verdadeiro reflexo do jogador sendo uma sombra do que era antes.

É um verdadeiro reflexo de Vinicius sendo uma sombra do que era antes...

"No entanto, as coisas não estão indo como esperado. A mensagem, longe de ser internalizada, caiu em ouvidos moucos. Desde aquela segunda-feira, 28 de outubro, o desempenho do 7 não foi mais o mesmo. Não apenas os números, mas a perda completa daquele medo que ele colocava em seus rivais. Agora parece mais complicado encontrar aquele sentimento de que era imparável, que o tornava praticamente indefensável. Sua noite contra o Arsenal, a pior da temporada, é um verdadeiro reflexo de Vinicius sendo uma sombra do que era antes", destaca.

IMPORTÂNCIA DE VINI NA EQUIPE DE ANCELOTTI

Mesmo com as críticas, o diário espanhol ressalta a importância de Vini Jr no time de Carlo Ancelotti: "O brasileiro chegou a Madri após a saída de Cristiano Ronaldo e, enquanto os demais rivais esfregavam as mãos e os torcedores riam e o ridicularizavam após suas constantes falhas na frente do gol, Vini se encheu de orgulho para brilhar quando tentaram arruinar sua carreira. Ele concentrou sua mente em uma única tarefa, não tão simples quanto parecia inicialmente, e os resultados acabaram demonstrando que nem sempre é o mais forte que triunfa, mas sim aquele que persevera. O resumo é um recorde invejável para sua idade, com 14 títulos, incluindo 3 títulos da liga e 2 títulos da Liga dos Campeões", destacou o portal antes de completar.

Para comprovar a queda de rendimento de Vinícius, o Marca trouxe números da atual temporada do cria do Flamengo: "Ele não conseguiu cumprir sua promessa. Antes da cerimônia da Bola de Ouro, sua proporção de gols por assistência por jogo era de 0,87. Depois do pesadelo de Paris, caiu para 0,66. Esses números explicam a queda do brasileiro após desafiar o mundo do futebol. Então, o 7 está passando por um dos seus piores momentos com a camisa do Real Madrid. Sem o apoio total do Bernabéu, ele foi vaiado na última partida e ainda tem dois pênaltis perdidos como pesadelo. Vini aprendeu a realidade do futebol através de golpes duros, quase sempre injustos. E ele precisa reaprender", destacou o periódico sobre Vinícius Júnior.


Futebol

Flamengo define prioridades para janela do meio do ano após mudanças no scouting

José Boto tratou como uma de suas primeiras tarefas reformular o setor de busca de jogadores no clube e trouxe profissionais de sua confiança

José Boto promoveu grandes reformulações no Scouting do Flamengo após sua chegada no clube - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
José Boto promoveu grandes reformulações no Scouting do Flamengo após sua chegada no clube - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

  |

Icon Comentário0

Uma das missões centrais de José Boto no Flamengo tem sido reestruturar o departamento de scouting. Nos últimos dois meses, o diretor de futebol vem promovendo mudanças ao lado do ucraniano Andrii Fedchenkov, novo chefe do setor. Com foco em modernizar o processo de análise de mercado, a reformulação começa a ganhar forma e será colocada à prova nas próximas janelas de transferência: a do Mundial de Clubes (extraordinária, entre 2 e 10 de junho) e a regular (de 10 de julho a 2 de setembro).




Depois de identificados, são analisados por mim e pelo treinador"



JORGINHO NA MIRA


Há um trabalho agora da minha parte de identificar possíveis lacunas daqui a seis meses, possíveis saídas daqui a seis meses, e a partir daí nós focamos nestas posições. Há um trabalho do scouting para identificar jogadores nestas funções, que estejam de acordo com o modelo de jogo, com o dinheiro que temos para gastar, que tenha o perfil. Depois de identificados, são analisados por mim e pelo treinador”, explicou Boto em entrevista ao portal ‘GE’.

Embora a posição de volante não seja considerada prioritária, o Flamengo já tem um alvo definido para a janela do Mundial: Jorginho. O clube acertou os valores com o jogador e aguarda a decisão final do meio-campista do Arsenal. A contratação é vista como uma oportunidade de mercado.

FOCO NO ATAQUE

A grande prioridade, no entanto, é reforçar o setor ofensivo. O Flamengo busca um camisa 10 para dividir funções com Arrascaeta e também quer mais um ponta — apesar de já contar com cinco opções. O perfil desejado é de atacantes habilidosos no um contra um, com rendimento em espaços curtos.

Além disso, com a possível venda de Wesley, o clube mapeia nomes para a lateral direita. O trabalho de scouting tem ao menos duas a três opções para cada posição, como forma de prevenção a lesões ou saídas inesperadas.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Portal revela possível sálario de Jorginho no Flamengo
Futebol

Portal revela possível sálario de Jorginho no Flamengo

 

Icon Comentário0
Nada diferente! Torcida do Flamengo esgota ingressos para área visitante na Arena do Grêmio
Futebol

Nada diferente! Torcida do Flamengo esgota ingressos para área visitante na Arena do Grêmio

 

Icon Comentário0
Ex-Flamengo, Vini Jr entra a campo pelo Real Madrid neste domingo por La Liga
Futebol

Ex-Flamengo, Vini Jr entra a campo pelo Real Madrid neste domingo por La Liga

 

Icon Comentário0