Futebol
09 Dez 2024 | 08:09 |
O Flamengo terá pela frente Chelsea (Inglaterra), Espérance (Tunísia) e León (México) no Grupo D do Super Mundial de Clubes 2025. O torneio será disputado nos Estados Unidos, entre os dias 15 de junho e 13 de julho, e promete ser um dos maiores desafios do time comandado por Filipe Luís. Na coletiva após o empate diante do Vitória no Brasileirão, o treinador do Rubro-Negro fez uma projeção da participação no torneio.
"Tão longe o Mundial ainda para falar dele (risos). Mas… Como ficou o Chelsea hoje? Ganhou? Então, o Chelsea é um time muito difícil de roubar a bola, tem um grande treinador, mas daqui até lá muitas coisas vão acontecer, tanto para eles quanto para a gente, para o time do México, o León, e o time da Tunísia. O que a gente espera é chegar da melhor forma possível, com confiança, boa forma física, e que os jogadores tenham assimilado bem o nosso modelo, o que esperamos deles”, iniciou Filipe Luís.
“Futebol é momento. Às vezes uma semana ruim te elimina de duas competições e uma semana boa você é capaz de ganhar a competição mais complicada de todas. É um torneio relativamente curto, onde vamos ter os melhores times do mundo. Quando você coloca a camisa do Flamengo tem que ir para ganhar qual jogo estiver pela frente. Tem muito tempo até lá, o primeiro passo é fazer uma grande pré-temporada para fazer uma boa temporada”, concluiu o treinador do Flamengo.
CALENDÁRIO DO MENGÃO
16/06: Flamengo x Espérance – 22h (Brasília), no Lincoln Financial Field
19/06: Flamengo x Chelsea – 22h (Brasília), no Lincoln Financial Field
22/06: Flamengo x León – 21h (Brasília), no Camping World Stadium
DESAFIO HISTÓRICO
O Flamengo busca conquistar o segundo título mundial de sua história. A única conquista aconteceu em 1981, quando o Rubro-Negro venceu o Liverpool por 3 a 0 na final, sob o comando de Zico, em um formato que reunia apenas os campeões da América do Sul e da Europa.
Agora, com o Super Mundial expandido para 32 equipes, o desafio se torna ainda maior. Filipe Luís destacou a força dos adversários e a importância de uma preparação sólida para o torneio.
ASPIRAÇÕES NO MUNDIAL
Com a presença de gigantes do futebol mundial, como Chelsea, Real Madrid e Manchester City, o Flamengo terá que superar adversários de peso para alcançar a glória no cenário internacional. Além disso, o torneio será uma oportunidade para consolidar a trajetória do técnico Filipe Luís, que tem sido um dos grandes destaques do clube na temporada.
Mengão estreia na competição neste domingo (11) diante da Lusa com equipe formada por Garotos do Ninho e partida terá exibição em TV aberta
11 Jan 2026 | 09:29 |
O Flamengo entra em campo neste domingo (11) para enfrentar a Portuguesa, em jogo antecipado da quinta rodada do Campeonato Carioca. A partida marca a estreia do clube na temporada 2026 e contará com transmissão em TV aberta.
O duelo entre Flamengo e Portuguesa terá transmissão ao vivo da Rede Globo, em TV aberta, para boa parte do Brasil. Além disso, o Premiere, no sistema de pay-per-view, também exibirá a estreia rubro-negra no Campeonato Carioca.
Para o confronto em Volta Redonda, o Flamengo será representado por uma equipe formada integralmente por atletas das categorias de base. O time será comandado por Bruno Pivetti, técnico do sub-20, que vem trabalhando com o grupo desde o fim da última temporada.
Em relação aos desfalques, o Rubro-Negro tem apenas uma ausência confirmada. O meia-atacante Ryan Roberto segue em tratamento no departamento médico e não ficará à disposição para o jogo deste domingo.
Enquanto os Garotos do Ninho disputam as primeiras rodadas do Carioca, o elenco principal do Flamengo ainda está de férias. A reapresentação dos profissionais está marcada para esta segunda-feira (12), no CT Ninho do Urubu, onde será iniciada a pré-temporada, realizada no Brasil.
A tendência é que a equipe principal faça sua estreia oficial em 2026 no clássico contra o Vasco, no dia 21 de janeiro, pelo Campeonato Carioca. Outra possibilidade considerada pelo clube é a Supercopa do Brasil, diante do Corinthians, marcada para o dia 1º de fevereiro, em Brasília.
Mengão entra em campo neste domingo (11) diante da Lusa com equipe formada inteiramente por Garotos do Ninho; conheça alguns nomes
11 Jan 2026 | 09:23 |
Com o elenco profissional ainda em período de férias, o Flamengo inicia a temporada 2026 com a equipe sub-20 nas primeiras rodadas do Campeonato Carioca. Sob o comando do técnico Bruno Pivetti, os Garotos do Ninho entram em campo neste domingo (11), às 18h (de Brasília), contra a Portuguesa, em Volta Redonda. Diante do cenário, alguns nomes da base merecem atenção especial logo na estreia. A lista foi compilada pelo GE.
Um dos destaques da geração, o goleiro conquistou a confiança de Filipe Luís ao longo de 2025 e passou a treinar com frequência junto ao elenco profissional. Na última temporada, foi relacionado para cinco partidas do time principal e disputou 31 jogos pelas categorias de base. Com contrato até o fim de 2029, Léo Nannetti tem multa rescisória estipulada em 70 milhões de euros (R$ 439 milhões).
O lateral-direito ganhou espaço no profissional em 2025, especialmente após a venda de Wesley para a Roma, em julho. Mesmo com a posterior chegada de Emerson Royal, o jovem seguiu integrado ao elenco e disputou sete partidas no time principal, além de ter sido relacionado em outras dez. Pelo sub-20, Daniel Salles teve números expressivos: seis gols e quatro assistências em 32 jogos.
Titular absoluto do sub-20 e presença constante nas seleções de base, o zagueiro viveu uma temporada de alto nível. Campeão do Sul-Americano Sub-20 com a Seleção Brasileira, Iago também levantou a Libertadores e o título Intercontinental da categoria com o Flamengo. Foi autor do gol rubro-negro contra o Barcelona e terminou o ano com nove gols e uma assistência em 30 partidas pelo sub-20.
O meia estreou no time profissional ainda em novembro de 2024 e rapidamente virou peça de confiança de Filipe Luís, que já o conhecia do sub-20. Considerado um dos xodós do treinador, Guilherme teve números expressivos em 2025: três gols e três assistências em sete partidas pelo profissional, incluindo um golaço contra o Mirassol.
Na base, o desempenho também chamou atenção. Foram 14 gols e duas assistências em 42 jogos pelo sub-20. Aos 15 anos, o meia já treinava com atletas adultos no Azuriz, do Paraná, e chegou a disputar a Série D do Brasileirão antes de se transferir para o Flamengo.
O atacante teve impacto imediato ao estrear no time profissional em 2025. Contra o Sport, precisou de apenas 47 segundos para marcar seu primeiro gol com a camisa rubro-negra. Mais tarde, voltou a balançar as redes diante do Mirassol, no encerramento do Brasileirão, quando o elenco principal já estava no Catar para a disputa do Intercontinental.
Mengão estreia no Carioca com equipe formada inteiramente de Garotos do Ninho diante da Lusa enquanto o time profissional não se reapresenta
11 Jan 2026 | 09:04 |
O Flamengo encerrou a preparação na manhã deste sábado (10) para a estreia no Campeonato Carioca e, na sequência, viajou para Volta Redonda, onde enfrenta a Portuguesa neste domingo (11), às 18h (de Brasília), no Estádio Raulino de Oliveira. Com o elenco principal ainda em período de férias, o clube será representado pela equipe sub-20, comandada pelo técnico Bruno Pivetti, no início do Estadual.
O principal destaque do grupo é Wallace Yan, de 20 anos, único atleta já integrado ao elenco profissional. O atacante antecipou o retorno das férias nesta semana, treinou com os Garotos do Ninho e tem presença praticamente confirmada entre os titulares. A base da equipe deve ser a mesma que empatou em 3 a 3 com o Mirassol, na última rodada do Campeonato Brasileiro, quando o time principal disputava a Copa Intercontinental.
A tendência é que o Flamengo inicie a partida diante da Portuguesa com: Léo Nannetti; Daniel Salles, João Victor, Iago e Johnny; Pablo Lúcio, Bruno Xavier e Guilherme; Joshua, Douglas Telles e Wallace Yan.
Ao todo, 24 jogadores foram relacionados por Bruno Pivetti e viajaram para Volta Redonda. Todos são oriundos das categorias de base rubro-negras, com média de idade inferior a 19 anos. A única ausência é a do meia-atacante Ryan Roberto, que segue em recuperação de lesão.
Desde que assumiu o sub-20, Pivetti já comandou os Garotos do Ninho em 25 partidas, com 15 vitórias, cinco empates e cinco derrotas, alcançando um aproveitamento de 66,6%. Duas dessas atuações foram à frente do time profissional: a goleada por 5 a 1 sobre o Bayer Leverkusen, em amistoso na Gávea, e o empate em 3 a 3 com o Mirassol, pelo Brasileirão.