
Futebol
|
Ídolo do Flamengo, Filipe Luís é um exemplo de que a primeira impressão nem sempre é definitiva. Após 15 anos na Europa, o então lateral-esquerdo estreou pelo Rubro-Negro em 4 de agosto de 2019, contra o Bahia, na Fonte Nova, em um jogo que não deixou boas lembranças: ele teve uma atuação abaixo do esperado, e o Flamengo foi derrotado por 3 a 0.
No entanto, essa lembrança ruim foi rapidamente ofuscada por inúmeras conquistas. Filipe Luís se tornou um dos protagonistas do clube, ajudando a conquistar duas Libertadores, dois Brasileirões, uma Copa do Brasil, duas Supercopas do Brasil, dois campeonatos estaduais e uma Recopa Sul-Americana. O Bahia, que foi um obstáculo em sua estreia, deixou de ser um problema. Desde então, enfrentou o time baiano mais cinco vezes e saiu vitorioso em todas: 3 a 1, 5 a 3, 4 a 3, 5 a 0 e 1 a 0.
Primeiro Duelo com um Ex-Treinador
Em seu segundo jogo como treinador, Filipe Luís terá pela primeira vez a oportunidade de enfrentar um técnico que o comandou. O adversário deste sábado será Rogério Ceni, que dirigiu Filipe entre novembro de 2020 e julho de 2021.
Também craque nos tempos de jogador, o ex-goleiro Rogério conquistou um Brasileirão, uma Supercopa do Brasil e um Carioca ao lado de Filipe Luís. Durante os 45 jogos em que comandou o Flamengo, Ceni escalou Filipe Luís em 35 partidas, todas como titular. O lateral foi substituído apenas seis vezes, acumulando 3.100 minutos jogados de um total de 3.150 possíveis, sem contar os acréscimos. Juntos, conquistaram 19 vitórias, sete empates e nove derrotas.
Missão de Preservar a Invencibilidade contra o Bahia
Além de manter o Flamengo na disputa pelo título do Campeonato Brasileiro, Filipe Luís tem a missão de preservar a invencibilidade rubro-negra contra o Bahia. Desde a derrota por 3 a 0 em 2019, o Flamengo enfrentou o Tricolor em 10 ocasiões e venceu todas.
Por outro lado, Rogério Ceni enfrenta seu próprio desafio. Desde que iniciou sua carreira como treinador, o ex-goleiro já enfrentou o Flamengo 14 vezes e nunca conseguiu sequer um empate. Além disso, as equipes comandadas por Ceni nunca marcaram mais de um gol por partida contra o Rubro-Negro.
Mengão recebe o Galo pela 17ª rodada do Brasileiro no Maracanã e pode retomar a liderança do campeonato em caso de vitória
|
O Flamengo volta a campo neste domingo (27) para mais um compromisso importante no Campeonato Brasileiro. Pela 17ª rodada, o Rubro-Negro enfrenta o Atlético-MG, no Maracanã, às 20h30 (de Brasília) e o Gazeta do Urubu te deixa informado sobre todos os detalhes do confronto.
A partida não será transmitida na TV aberta, já que, devido ao horário do duelo, a Rede Globo optou por exibir o duelo entre São Paulo e Fluminense. O confronto entre Flamengo e Atlético-MG será exclusivo do Premiere, via sistema pay-per-view.
O Flamengo chega para o confronto como vice-líder, com 33 pontos. O líder momentâneo é o Cruzeiro, com 34, e que nesta rodada enfrenta o Ceará. Para reassumir a ponta da tabela, o time comandado por Filipe Luís precisa vencer o Galo e torcer por um tropeço da equipe celeste.
O Rubro-Negro terá ausências importantes. Estão fora da partida: Alex Sandro e Ayrton Lucas, que se lesionaram na vitória sobre o São Paulo, Michael, com dores no tornozelo, Erick Pulgar, em recuperação de cirurgia após fratura no pé direito, e De La Cruz, que recebeu liberação do clube para viajar ao Uruguai e passar o fim de semana com a família, após episódios de tensão nos bastidores.
No Maracanã, o Flamengo vai promover a apresentação da dupla Saúl Ñíguez e Emerson Royal para os torcedores presentes no estádio. Antes do começo do confronto, os dois entrarão no gramado e terão um momento para receber o carinhos dos rubro-negros. Após o evento, os reforços vão acompanhar a partida de um dos camarotes.
Atacante foi campeão brasileiro e da Libertadores pelo Mengão e recebeu proposta do tricolor, mas alto salário pode ser entrave
|
Livre no mercado desde que deixou o Al-Ettifaq, da Arábia Saudita, o atacante Vitinho, ex-Flamengo, pode estar próximo de retornar ao futebol brasileiro. Segundo informações do portal ‘GE’, o Fluminense formalizou uma proposta pelo jogador, que avalia seu futuro.
O clube carioca já havia demonstrado interesse em Vitinho antes da disputa do Mundial de Clubes, mas, à época, o atleta não se mostrava disposto a voltar ao Rio de Janeiro. Desta vez, no entanto, o cenário é diferente.
De acordo com a reportagem, o técnico Renato Gaúcho, que trabalhou com Vitinho no Flamengo, é um dos principais entusiastas da contratação. Sob seu comando, o atacante viveu uma das melhores fases no Rubro-Negro. Além da aprovação do treinador, a comissão técnica do Fluminense vê no ex-camisa 11 do Mengão uma peça versátil e útil ao elenco: ele pode atuar pelos dois lados do campo ou como segundo atacante.
Além do Fluminense, um clube da Arábia Saudita também apresentou proposta a Vitinho, com valores considerados altos. A oferta pode pesar na decisão do jogador, que analisa as possibilidades antes de definir o próximo passo na carreira.
Nas últimas semanas, outros dois clubes do Rio de Janeiro demonstraram interesse em Vitinho. Segundo o RTI Esporte, o Vasco sondou a situação do atacante, mas não chegou a formalizar uma proposta, apenas manteve contato com o estafe do atleta.
Já o Botafogo recebeu uma oferta por parte dos representantes do jogador, segundo o portal FogãoNET. Apesar de uma ala da diretoria ver a contratação com bons olhos, houve receio de resistência da torcida, especialmente pelo fato de Vitinho ter sido revelado nas divisões de base do próprio clube alvinegro. A negociação, por ora, não avançou.
Meia fala pela primeira vez após ter sua venda para o Everton e demonstrou insatisfação com o tratamento que recebeu do clube, mas agradeceu à torcida
|
Negociado em definitivo com o Everton, da Inglaterra, após boa passagem por empréstimo, o meio-campista Carlos Alcaraz fez um desabafo ao falar sobre sua saída do Flamengo. Em entrevista após jogo de pré-temporada com o clube inglês, o argentino afirmou que gostaria de ter permanecido no Rubro-Negro e se mostrou incomodado com rumores envolvendo seu nome.
Alcaraz sobre saída do Flamengo: "tudo o que falaram sobre mim é mentira"
“Não tenho muito o que dizer. O pouco tempo que passei no Flamengo foi muito bonito. Tenho muito carinho pela torcida. Só posso dizer que tudo o que falaram sobre mim é mentira. Muitas coisas foram inventadas. Filipe (Luís), (José) Boto e eu sabemos o real motivo da minha saída. Só quero que as pessoas fiquem tranquilas. Eu realmente queria ficar. Sei o nível de jogador que sou e queria continuar mostrando isso no Flamengo”, declarou Alcaraz.
“Falaram que eu não tinha posição definida, e isso me incomodou. Sou jogador profissional e posso atuar onde for preciso. Hoje mesmo joguei em uma função totalmente nova e procurei me adaptar. Disseram muitas coisas que não são verdade. Só tenho a agradecer à torcida do Flamengo. Mesmo com pouco tempo de clube, sempre me fizeram sentir querido, sempre recebi mensagens de apoio. Que fique claro: eu queria ficar. A decisão de sair não foi minha”, finalizou.
Carlos Alcaraz chegou ao Flamengo em agosto de 2024 como a contratação mais cara da história do clube junto ao Southampton e disputou 19 partidas com o Manto Sagrado. O meia marcou três gols e deu duas assistências durante sua passagem.
A última partida de Alcaraz pelo Flamengo aconteceu em fevereiro de 2025, no Maracanã, pela sexta rodada do Campeonato Carioca, contra o Sampaio Corrêa. Na ocasião, o Rubro-Negro venceu por 2 a 0, e o argentino deixou sua marca no fim da partida, encerrando sua trajetória no clube com gol e aplausos.