
FlaBasquete
9 Fev 2025 | 13:48 |
Com desfalque de Alexey, que foi poupado da partida por conta de um desconforto na posterior da coxa, FlaBasquete é superado pelo Boca Juniors, na Argentina, por 96 a 71. Apesar da derrota, o Orgulho da Nação já está classificado para a próxima fase da Basketball Champions League Americas (BCLA) em primeiro colocado do Grupo B.
Destaques
Gui Deodato - 22 pontos;
Kayo Gonçalves - 10 pontos;
Jhonatan Luz - 9 pontos e 9 rebotes.
1º Quarto
O jogo começou com o time adversário na liderança, que, na primeira metade do quarto, chegou a 12 pontos na frente do FlaBasquete. A vantagem chegou a aumentar, mas no final da etapa o FlaBasquete reagiu e se aproximou no placar: 24 a 17.
2º Quarto
A segunda etapa do jogo começou bem parecida com a primeira, mas o Boca Juniors chegou a uma vantagem maior no placar, foram 24 pontos na frente: 56 a 32 no final do quarto.
3º Quarto
O FlaBasquete voltou do intervalo ainda tentando buscar resultado, mas sem sucesso. Shaq Johnson foi o destaque do quarto, pontuando bem, porém o ritmo do time adversário continuou ditando a partida. 84 a 44 no final do quarto.
4º Quarto
O último quarto foi reflexo do resto do jogo. FlaBasquete até começou pontuando, mas não segurou a pressão do time da casa que venceu a partida por 96 a 71.
Atuando fora de casa no primeiro jogo, Orgulho da Nação fez 98 a 52 e largou na frente nas oitavas de final da competição nacional. Jogo 2 será no RJ
24 Abr 2025 | 08:26 |
Após conquistar o tricampeonato da América, o FlaBasquete voltou suas atenções para os playoffs do NBB e se deu bem! No primeiro jogo das oitavas de final, o Orgulho da Nação impôs seu ritmo em quadra e venceu com facilidade o Caxias do Sul por 98 a 52, nesta quarta-feira (23), no ginásio do Sesi-RS. Com 17 pontos, Jhonatan Luz foi o grande destaque da partida. O segundo jogo da série melhor de cinco acontece no próximo domingo (27), no Rio de Janeiro.
Jhonatan Luz – 17 pontos;
Jordan Williams – 13 pontos;
Gui Deodato – 12 pontos;
Lucas Siewert – 12 pontos.
1º Quarto
Os primeiros três pontos do jogo vieram das mãos de Kayo Gonçalves. Na sequência, foi a vez de Jordan Williams converter uma bola tripla. O Orgulho da Nação controlava as ações nos primeiros minutos, abrindo boa vantagem no placar. Na segunda metade do quarto, o Caxias foi encontrando mais espaços e encurtou um pouco a diferença. O FlaBasquete fechou o primeiro período vencendo por cinco pontos de vantagem: 20 a 15.
2º Quarto
No segundo quarto, o time rubro-negro seguiu se mantendo à frente, não permitindo que os donos da casa encostasse no placar. Em quadra, Jhonatan Luz entrou bem no jogo e acertou quatro bolas triplas na primeira metade do período, liderando o ranking de pontuação da partida. Em sua primeira bola, Gui Deodato converteu do perímetro para marcar mais três pontos na conta do Mengão. Com ótimo aproveitamento nas bolas de três, o Orgulho da Nação foi abrindo vantagem, indo para o intervalo vencendo por 49 a 33.
3º Quarto
Na volta para o terceiro quarto, o FlaBasquete continuou dominando as ações, explorando principalmente as jogadas de infiltração no garrafão. Jordan Williams recebeu livre para três e a bola caiu. Se o ataque rubro-negro funcionava, a defesa também se mostrava segura, conseguindo neutralizar as jogadas do Caxias, que ficou mais de meio período sem pontuar. O Orgulho da Nação fechou a parcial com uma vantagem ainda maior: 73 a 35.
4º Quarto
No último quarto, Jhonatan Luz voltou pro jogo e já anotou outra bola tripla, chegando a 17 pontos. Com grande vantagem no placar, o time rubro-negro se sentia à vontade em quadra e continuava com ótimo aproveitamento nas bolas triplas. Nos minutos finais, o FlaBasquete administrou a enorme vantagem, venceu por 98 a 52 e largou na frente no primeiro jogo das oitavas do NBB.
O Orgulho da Nação volta à quadra no domingo (27) para enfrentar novamente o Caxias do Sul, às 11h, no ginásio do Tijuca Tênis Clube, pelo segundo jogo das oitavas de final do NBB.
Quinteto inicial
Alexey, Shaq Johnson, Jordan Williams, Kayo Gonçalves e Ruan Miranda.
Técnico: Sergio Hernández.
Após o título da BCLA, FlaBasquete volta suas atenções para a liga nacional e quer estender a longa hegemonia na categoria no Brasil
23 Abr 2025 | 14:33 |
Após conquistar o tricampeonato da BCLA — a "Libertadores do basquete" — com uma vitória imponente sobre o Boca Juniors (ARG), o Flamengo volta à quadra nesta quarta-feira (23) para iniciar sua caminhada nos playoffs do Novo Basquete Brasil (NBB) 2024/25. O duelo contra o Caxias do Sul, válido pelas oitavas de final, acontece às 20h30 (horário de Brasília), no Rio Grande do Sul.
A partida terá transmissão ao vivo pelo canal SporTV (TV por assinatura), além da FlaTV+, no YouTube, que também exibirá o confronto direto do NBB.
As oitavas de final do NBB seguem o formato de série melhor de cinco jogos, assim como as fases seguintes — quartas, semifinal e final. Os oito melhores colocados da temporada regular enfrentam os oito de pior campanha que avançaram à próxima fase.
Na primeira fase, o Flabasquete terminou com a segunda melhor campanha, vencendo 26 dos 34 jogos disputados — ficando atrás apenas do Minas, que venceu 29 partidas. O Caxias do Sul, por sua vez, ficou na 15ª colocação, com 11 vitórias e 23 derrotas, sendo o penúltimo classificado para os playoffs.
O Flamengo quer a vitória para matar a série ainda em três partidas, mas o Caxias vai em busca de uma possível zebra. Quem avançar deste confronto enfrentará nas quartas de final o vencedor da série entre União Corinthians e Corinthians.
MVP da Champions League das Américas, o armador estaca amadurecimento, tranquilidade e diversão como chaves para sua evolução no basquete
21 Abr 2025 | 16:24 |
A conquista da Champions League das Américas no último fim de semana marcou não apenas mais um título importante para o Flamengo, mas também um ponto de virada na trajetória de Alexey Borges. Eleito o MVP da competição, o armador revelou ter mudado sua forma de enxergar o basquete nos últimos anos e, hoje, atua com mais tranquilidade, maturidade e prazer em quadra.
MATURIDADE COMO COMBUSTÍVEL NO BASQUETE
Alexey tem se destacado pelo rendimento técnico e pela forma como lida com a pressão. Aos 28 anos, ele afirma que sua principal motivação sempre foi viver momentos como os da final contra o Boca Juniors. A diferença agora está na forma como encara esses desafios: com mais autoconfiança. “Hoje, estou muito mais confiante. Me sinto tranquilo para jogar, mesmo sabendo da responsabilidade que é vestir essa camisa”, disse o armador, referência do elenco do Mais Querido.
DESEMPENHO INDIVIDUAL QUE CHAMOU ATENÇÃO
Durante o torneio continental, Alexey acumulou números expressivos. Na semifinal contra o Franca, anotou 24 pontos e distribuiu nove assistências. Na final, foram 15 pontos, quatro rebotes e seis assistências. Ele terminou a competição com média de 19,5 pontos, 7,5 assistências e três rebotes nos dois jogos decisivos, além de liderar o ranking de eficiência com 21,7%.
Apesar da seriedade com que encara o esporte, Alexey destacou que a leveza ao jogar tem sido essencial. Segundo ele, esse é um dos fatores que explicam seu bom momento. “Procuro me divertir ao máximo, como se estivesse brincando no quintal de casa”, afirmou. O armador soma, até o momento, 452 pontos, 114 rebotes e 288 assistências na temporada, números que comprovam sua consistência.
Além da performance técnica, Alexey também se consolidou como uma das lideranças do elenco rubro-negro. O técnico Sérgio Hernández, conhecido por valorizar o aspecto mental dos atletas, não poupou elogios ao armador. “É um cara muito tranquilo, mas que ajuda bastante na parte tática. Ele pensa o jogo como um técnico. Para ele, cada partida tem peso de final”, comentou.
É TRI! Flamengo detona o Boca Juniors e é campeão da Basketball Champions League Américas
20 Abr 2025 | 07:04