
Futebol
|
Em jogo com de seis gols e reação incrível, Bahia e Flamengo empataram por 3 a 3, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro Feminino, disputado na tarde desta quinta-feira. As cariocas chegaram a abrir três gols de vantagem no primeiro tempo do Joia da Princesa, em Feira de Santana-BA, mas viram as donas da casa buscarem uma reação incrível até empatar o jogo na segunda etapa. Fernandinha, Laysa e Cristiane colocaram as rubro-negras na frente. No segundo tempo, as Mulheres de Aço reagiram, com gols de Ellen, Cássia e Aila.
O Flamengo foi dominante no início ao fim do primeiro tempo e ignorou a condição de visitante. Cristiane abriu o placar de cabeça aos sete, Laysa aumentou a vantagem em finalização de fora da área aos 32, e Fernandinha marcou o terceiro aos 39 em chute de dentro da área. Uma vitória já encaminhada, mas não para as tricolores.
Na etapa final, o Bahia reagiu e comandou o jogo. A reação começou com a zagueira Aila aos 12 minutos. Cássia sofreu um pênalti aos 24 e ela mesmo converteu a cobrança. Seis minutos depois, Ellen deixou tudo igual com uma finalização dentro da área.
Agora, as equipes voltam a campo pela terceira rodada do Brasileirão Feminino. O Flamengo, afinal, volta para campo, às 18h, deste domingo (horário de Brasília), quando enfrenta o 3B da Amazônia no Estádio Luso-Brasileiro. Já o próximo compromisso do Bahia é na segunda-feira, às 20h, contra o América-MG, no Estádio Independência.
Se a contratação se concretizar, atacante da série b da Premier League será o primeiro jogador irlandês a atuar em um clube de elite da América do Sul
|
O Flamengo está em vias de oficializar a contratação do atacante Michael Johnston, de 26 anos, atualmente vinculado ao Celtic, da Escócia. O jogador deve desembarcar no Rio de Janeiro nos próximos dias para exames médicos e, caso tudo ocorra como esperado, pode se tornar o primeiro irlandês a atuar por um clube de grande expressão no futebol sul-americano — fato que tem gerado grande repercussão na imprensa de seu país.
O possível reforço faz parte da estratégia do Rubro-Negro de buscar soluções criativas e eficazes para o setor ofensivo, especialmente após lesões que atingiram peças importantes do elenco. Johnston é visto como uma oportunidade de mercado e um atleta com perfil técnico distinto dos nomes já disponíveis no grupo.
A diretoria do clube enxerga em Michael Johnston um jogador de estilo diferenciado, capaz de se adaptar rapidamente ao sistema tático comandado por Filipe Luís. A contratação se alinha com o objetivo do clube de renovar suas opções ofensivas e oferecer ao treinador alternativas mais dinâmicas no ataque.
Apesar da rica trajetória internacional do Flamengo, atletas nascidos na Europa ainda são uma raridade com o Manto Sagrado. Em mais de 100 anos de história, apenas cinco europeus defenderam oficialmente o clube carioca.
Harry Welfare – Inglaterra
José Ufarte – Espanha
Mariusz Piekarski – Polônia
Petkovic – Sérvia
Pablo Marí – Espanha
Caso seja confirmado como o sexto nome dessa lista, o atacante irlandês escreverá um novo capítulo na história do Mais Querido, representando não apenas um reforço técnico, mas também um marco simbólico nas relações entre o futebol europeu e o sul-americano.
Além do repertório ofensivo, Mikey também se destaca pela entrega sem a bola, segundo os relatos, o irlandês possui boa leitura para recomposição
|
O Flamengo segue ativo no mercado da bola e está muito perto de oficializar a contratação de Mikey Johnston, ponta irlandês que pertence ao West Bromwich, clube da segunda divisão da Inglaterra. O valor do acordo gira em torno de 5 milhões de libras, o equivalente a R$ 37 milhões na cotação atual. A informação foi divulgada inicialmente pelo portal GE e confirmada por jornalistas do setor.
Venê Casagrande sobre Mikey Jonhston no Flamengo: "É um cara que não te entrega muito gol."
O jogador é aguardado no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (08) para realizar exames médicos e assinar contrato por quatro temporadas com o clube carioca. Caso não ocorra nenhum imprevisto, Mikey será o mais novo nome a reforçar o elenco comandado por Filipe Luís.
A diretoria trabalha para atender uma demanda específica da comissão técnica: um ponta pela esquerda que tenha capacidade de quebrar linhas defensivas. Mesmo com um histórico modesto em números, Mikey chama atenção pela velocidade, habilidade nos dribles e leitura de espaços curtos pontos considerados valiosos dentro do modelo ofensivo que Filipe Luís busca implementar.
Apesar do otimismo da diretoria, a possível chegada do jogador não é unanimidade entre analistas que acompanharam de perto sua trajetória. O jornalista Venê Casagrande, em publicação no X (antigo Twitter), trouxe impressões de olheiros que destacaram limitações relevantes no desempenho do irlandês.
O setorista do clube ainda externou algumas falas: ‘Eu enxergo como um jogador para jogar 35, 40 minutos de média por jogo porque é um cara que não te entrega muito gol. Ele não faz gols, mas é um cara que pode abrir defesas. Ele é muito ágil, movimento de pernas dele é muito rápido'”, relatou Venê.
Meio-campista é desejo da diretoria, mas clube aguarda negociações por jogadores pouco utilizados para seguir com a contratação para a temporada
|
A diretoria do Flamengo, sob coordenação de José Boto, já tem um acordo com Barco em relação ao salário. A negociação com o jogador argentino avançou nos últimos dias, e o meio-campista se mostrou disposto a defender o clube carioca. Resta, agora, a liberação do Spartak Moscou que depende de uma proposta oficial.
O Flamengo esbarra em um ponto crucial. O clube não pretende fazer qualquer tipo de oferta antes de enxugar o elenco. A ideia é abrir espaço no setor ofensivo, tanto técnica quanto financeiramente. Segundo apuração do jornalista Julio Miguel Neto, o avanço oficial da negociação por Barco está condicionado à saída de quatro jogadores que atualmente têm pouco espaço com Filipe Luís: Michael, Everton Cebolinha, Matheus Gonçalves e Lorran.
A direção entende que, com a liberação desse grupo, haverá espaço na folha e nos planos do técnico para investir em Barco. Nenhum deles tem sido utilizado com frequência, o que reforça a expectativa de desfecho nas próximas semanas. Michael tem negociações avançadas com o Al-Duhail, do Catar. O jogador chegou a ser apontado como alternativa ao lesionado Everton Cebolinha, mas internamente o Flamengo entende que o ciclo dele está perto do fim.
A ida ao Oriente Médio deve ser sacramentada nos próximos dias, o que representaria uma das quatro peças que precisam sair para o negócio com Barco ganhar corpo. Outro nome próximo de deixar o clube é Matheus Gonçalves. O meia-atacante de 18 anos é alvo do Grêmio, que negocia sua chegada por empréstimo até o fim da temporada. Ainda sem espaço no time principal, o jogador é visto como uma opção para ganhar rodagem em Porto Alegre.
O Flamengo vê com bons olhos a movimentação, principalmente se o clube gaúcho assumir parte dos vencimentos do atleta. Apesar de ter sido titular em momentos importantes, Everton Cebolinha perdeu espaço com Filipe Luís e, nos bastidores, já há movimentações por sua saída. Ainda sem proposta formalizada, o atacante está no radar de clubes dos Emirados Árabes e da Major League Soccer (MLS).